Besalú

Besalú, Girona

Besalú é um pequeno vilarejo de 2.500 habitantes que fica na província de Girona, ao oeste da Costa Brava. É um bate-volta muito fácil para quem está percorrendo a região de Girona e da Costa Brava e um bate-volta mais puxado para quem pretende sair de Barcelona.

Antigo vilarejo campesino, hoje a principal riqueza de Besalú é a indústria e, especialmente, o turismo. Milhares de pessoas visitam Besalú cada ano atraídos pelo excelente estado de conservação do seu conjunto histórico-artístico medieval, um dos melhor preservados da Catalunha e uma autêntica viagem de volta à Idade Média.

Um pouco de história

Besalú, Girona

Besalú foi ocupada pelos celtas, os íberos e os romanos. Seu nome em latim, Bisuldunum, indicava sua localização entre dois rios, o Fluvià e o Capellades.

O vilarejo de Besalú cresceu séculos mais tarde ao redor do Castelo de Besalú, que já aparece mencionado em documentos do século X. A partir do ano de 988, é a sede do próspero condado independente de Besalú, onde residiram seus condes. O primeiro deles foi Miró I El Joven. A partir da morte de Vifredo I de Barcelona (Guifré el Pilós em catalão) em 902, Besalú cresceu em importância. Os lindos prédios românicos que ainda podem ser vistos são o legado desta época de esplendor. Em 1111 o condado de Besalú passou a formar parte da casa de Barcelona.

Besalú, Girona

No século XIV, na guerra contra Castela, o rei Pedro IV ergue a muralha de defesa da cidade, que ainda pode ser vista atualmente.

No ano de 1415, a importante judería de Besalú foi fechada e seus limites marcados. Unicamente uma porta permitia entrar no nessa área, sendo que todas as portas e janelas exteriores foram muradas. Poucos anos mais tarde, os judeus foram expulsos da Península Ibérica.

Besalú, Girona

O governo espanhol reconheceu a importância de Besalú em 1966, declarando o vilarejo como Conjunto Histórico-Artístico Nacional.

O que fazer em Besalú

Besalú é um vilarejo muito lindo cujo destaque está no conjunto da obra. A delícia em Besalú é se perder pelas ruas estreitas e irregulares e percorrer o vilarejo sem rumo definido. Mesmo assim, existem vários pontos de destaque em Besalú.

1. Ponte Medieval

Besalú, Girona

O cartão postal de Besalú é sua extraordinária ponte medieval, com uma extensão de apenas 105 metros. É uma visão que encanta e fascina, desde qualquer ângulo. A ponte é linda vista desde qualquer lado do rio e desde qualquer extremo da mesma. A ponte conta com sete arcadas em forma angular, apoiadas sobre as pedras do rio, e uma torre fortificada (na época medieval, a torre marcava o ponto onde eram cobrados os tributos dos condes).

Besalú, Girona

As primeiras referências históricas à ponte são do século XI. Ao longo da história, a ponte foi reconstruída e reformada muitas vezes. Foi destruída durante a Guerra Civil Espanhola, já no século XX, e reconstruída mais uma vez.

Besalú, Girona

Tome seu tempo para percorrer a ponte. Há uma ponte moderna, destinada a veículos e com uma parte habilitada para pedestres, quase paralela à ponte medieval, de onde é possível tirar fotos muito bonitas da ponte antiga.

2. Mikvé e sinagoga, a Besalú dos judeus

Besalú, Girona

Besalú forma parte da Red de Juderías da Espanha por conta do seu notável patrimônio judaico, único na Catalunha. Os destaques são um mikvé (o local destinado ao ritual de imersão em água do judaísmo) do século XII e resto de uma sinagoga que foi fechada no século XIII. Na Idade Média, havia aproximadamente entre 190 a 200 judeus vivendo em Besalú, de uma população total de 1.000 habitantes.

Besalú, Girona

Era uma comunidade bem estruturada, com privilégios similares aos dos judeus de Girona. O relacionamento entre judeus e não judeus foi cordial, até a data em que foram expulsos da Espanha.

Besalú, Girona

As ruas da judería de Besalú, onde os judeus foram obrigados a morar a partir de 1415, ficam na região paralela ao rio. Vale a pena se perder por elas.

3. Centro medieval

Besalú, Girona

Em um passeio pelo centro de Besalú o visitante vai encontrar lindas construções de pedra. Os destaques estão por conta de prédios importantes como o Ayuntamiento (prefeitura), a Igreja de Sant Vicenç, o Monasterio de Sant Pere, o Hospital de Sant Julià ou a Curia Real.

Besalú, Girona

As muralhas que rodeiam o vilarejo e o castelo no alto também formam parte do conjunto arquitetônico.

Besalú, Girona

Se tiver vontade, aproveite a sorveteria artesanal que está logo depois de entrar no vilarejo, saindo da ponte, à direita!

Como distribuir seu tempo em Besalú

Besalú é uma cidade bastante pequena. Por isso, você não precisa se preocupar em seguir um roteiro pré-estabelecido. Pode caminhar tranquilamente pelo vilarejo, fazendo pequenas descobertas. Há um escritório de turismo no extremo da ponte que fica fora do vilarejo, aproveite para pegar um mapinha por lá.

Quando visitar Besalú

Besalú pode ser visitada o ano todo. Durante os finais de semana, e muito especialmente durante os meses de julho e agosto, a cidade pode ficar insuportavelmente lotada.

Durante a semana, especialmente entre setembro e junho, e se não houver alguma festa local, você vai ter o vilarejo inteirinho para você, ainda mais se você ficar nele até o fim do dia.

Como chegar em Besalú

Como não há trem até Besalú, o viajante conta unicamente com duas opções básicas para ir de Barcelona até o vilarejo: o carro ou o ônibus.

1. Até Besalú de carro.

Visitar Besalú de carro será interessante somente se você estiver realizando um roteiro pela Costa Brava ou pela província de Girona. Pode interessar também no caso de grupos de três ou mais pessoas.

Há 132 quilômetros entre Barcelona e Besalú, e o tempo aproximado de viagem é de 1 hora e meia. Parte da rodovia que leva até Besalú (o trecho entre Barcelona e Girona) é pedagiada. Veja aqui o caminho a ser seguido.

Existem vários estacionamentos gratuitos na entrada de Besalú. Estão bem sinalizados. Na temporada alta pode ser difícil encontrar um lugar para estacionar. Veja as dicas para alugar um carro na Espanha do nosso Espanha Total.

2. Até Besalú de ônibus.

O ônibus é a melhor opção para quem quer realizar um passeio descomplicado até Besalú. A empresa que viaja entre Barcelona e Besalú é a Teisa (confira aqui preços e horários atualizados).

Os ônibus partem de um ponto que fica na rua, no cruzamento entre as ruas Pau Claris e Consell de Cent (veja aqui no Google Street View). As passagens são vendidas num guichê da própria, na Carrer de Pau Claris, 117.

Em Besalú, o ponto de ônibus fica muito próximo da parte histórica do vilarejo (veja aqui sua localização no mapa).

Há quatro ônibus por dia, e o tempo aproximado de viagem é 1 hora e 40 minutos.

Besalú combina com…

É muito fácil visitar Besalú a partir de Girona.

Se você estiver de carro, é muito fácil combinar a visita a Besalú com as vizinhas Castellfollit de la Roca e Banyoles.

A opinião do passaporte BCN

Besalú, Girona

Besalú é um dos vilarejos mais lindos da Catalunha. Se você estiver percorrendo a província de Girona, onde há muitos outros vilarejos fantásticos, Besalú deve ser visita obrigatória.

45 pensamentos sobre “Besalú”

  1. Olá Tony,

    Parabéns pelo post! Seu site e fantástico!!
    Gostaria de saber se e possível fazer no mesmo dia (na primeira semana de novembro) Girona e Besalu estando sem carro.Em caso positivo, qual seria a logística mais recomendada saindo de Barcelona para essas cidades?

    Agradeço desde ja pela atenção!
    Ariadne.

    1. Tony

      Prezada Ariadne, em novembro vai ficar escuro por volta das 6 da tarde. Por essa razão, a visita que você está querendo fazer não é viável. Tecnicamente até daria, se fosse o caso de chegar nos lugares, ficar 1 hora e continuar o caminho, mas essa é uma proposta de maraturismo que aqui no passaporte BCN tentamos desincentivar. ABraço.

      1. Prezado Tony,

        Obrigada pelo esclarecimento!! Você tem razão ao incentivar as visitas racionais (pois realmente não faz sentido correr com o roteiro sem desfrutar de tudo o que as cidades tem para oferecer). Porém, estive pensando que, como estarei sem carro, o melhor seria sair de ônibus de Barcelona bem cedo até Besalu e passar o dia por lá. Posso, todavia aproveitar que, em se tratando de uma cidade pequena, conhecer também a vizinha Castellfollit de la Roca (vi em um de seus posts que esse trajeto é possível de ser feito por ônibus (dada a curta distância). Portanto, imagino que seria factível conhecer essas duas no mesmo dia sem comprometer a qualidade do passeio.

        Um abraço,
        Ariadne.

      2. Tony

        Prezada Ariadne, tentamos incentivar uma forma de viajar mais pausada e que dê o devido valor aos lugares visitados. Mas cada um é dono do seu tempo e do seu dinheiro e faz o que quiser. Ficamos felizes ao saber que você entendeu nossa forma de pensar. Sua proposta é perfeita, vá primeiro até Besalú, pega um ônibus local para conhecer Castellfollit de la Roca, e dedique o resto do seu tempo a Besalú. Se você precisar de qualquer ajuda na pesquisa de horários dos ônibus, avise a gente! Abraço.

  2. Oi Tony, parabéns pelo site!! Vou para Barcelona no fim de dezembro, e como amo história pretendo ir de ônibus ate besalu, ao queria saber como faco para comprar as passagens de ônibus, é diretamente com o condutor? Pelo que estive vendo besalu não é um bate volta de um dia inteiro, posso colocá-lo com algum outro?
    Obrigada pela atenção

    1. Tony

      Prezada Lais, nunca tomamos o ônibus para ir até Besalú mas acreditamos que a compra das passagens seja feita com o motorista mesmo, até porque o ponto de embarque de passageiros é no meio de Barcelona, não há nenhuma bilheteria próxima. Você poderia combinar Besalú com Castellfollit de la Roca. Pense que no fim de dezembro às 5 horas da tarde já vai estar escuro, seu passeio vai render muito menos do que você imagina. Gostando de história, Girona seria um bate-volta alternativo com bastante mais conteúdo que Besalú. Abraço.

  3. Obrigada pelas dicas!
    O site é sensacional!
    Não havia ouvido falar de Besalu. Vou passar uns 5-6 dias em Barcelona no ano que vem e pretendo conhecer a cidade!
    Abraço,

    1. Tony

      Prezada Aline, seja bem-vinda ao passaporte BCN! Besalú é muito linda mesmo, tomara que você consiga encontrar tempo para visitar a cidadezinha. Se você tiver qualquer dúvida relacionada com sua viagem, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  4. Olá, já conheço Girona, e gostaria de pegar um ônibus dessa vez para conhecer Besalu e Castellfollit de la Roca.
    Você acha que consigo fazer um bate e volta partindo de Barcelona?
    Você sabe me informar onde compro as passagens e os valores?
    grata
    Vera

    1. Tony

      Vera, tudo vai depender da época do ano, nos dias mais curtos do inverno fica escuro por volta das 5 horas da tarde, nesse caso o bate-volta fica muito puxado. Você compra a passagem com o motorista. Os detalhes estão no texto acima. Abraço.

  5. Oi Tony!

    Sou eu de novo rsrsrs… Vou fazer um bate-volta pra Besalú e gostaria de combinar com Girona. Estaremos em Barcelona em abril. Vi os horários dos ônibus e percebi que terei que escolher uma das duas cidades para ficar duas horas. Qual delas você acha que ocupa menos tempo. Sei que ficará muito corrido mas não teremos como ir de outra forma. Você acha que tem outra opção melhor combinando duas cidades? Besalú e Costa Brava é melhor? Ou outro lugar? Tem outra opção de transporte além da Teisa?
    Obrigada pela sua atenção!
    Abraços!
    Luciene

    1. Tony

      Olá de novo, Luciene. Besalú é uma cidadezinha pequena, quase um vilarejo. Girona é uma cidade. Girona demanda muito mais tempo que Besalú. Não há outra opção de transporte. Sem carro, combinar Besalú com a Costa Brava no mesmo dia é impossível. Abraço.

  6. Ola, estou indo agora em setembro 2017 estudar arquitetura em Barcelona, irei passar 6 meses. Eu e mais 3 estudantes gostaríamos de sugestões de bairros bem localizados que estejam entre o centro de Barcelona e a nossa universidade (que fica em San Cugat del Valles)

    Desde ja, agradeço a atençao e parabens pelo site, estou pesquisando varias coisas a respeito de Barcelona;)

  7. olá Tonny olha eu aqui de novo…………

    Tonny no site da empresa que vai pra Besalu não da pra adiantar a compra da passagem. e os horarios tb estão meios confusos. vc sabe se e só chegar neste endereço que está ai em cima e pegar o onibus? e se não for abusar d + vc saberia me informar os horarios dos onibus….. tb não consegui encontrar……………..

    valeu Tony………..um abraço…..

    1. Tony

      Se você ainda estiver querendo ir para Besalú, informe a data da sua viagem para que possamos pesquisar os horários. Abraço.

    1. Tony

      Ricardo, no dia 13/06 você teria que ir no ônibus das 9:30, que chega em Besalú às 11:11, e voltar no ônibus das 16:55, que chega em Barcelona às 18:55. Não há horários nem antes nem depois dos horários indicados. Você compra as passagens no ônibus. Abraço.

      1. Oi, Tony! Seguindo sua recomendação no seu excelente site, estamos em Besalú, uma linda e preservada cidade medieval! Obrigado pela dica. No intuito de completar sua informação, agora a passagem dos ônibus de Barcelona a Besalú/Olot são vendidas num guichê da própria empresa Tilsa , na Carrer de Pau Claris, 117 em BCN, de onde partem os ônibus e fornecem todas as informações de horários.
        O mais conveniente é mesmo o que parte as 9:30 hs. Um abraço e obrigado pela dica.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Muito obrigado pelo retorno, Rubens. Incorporamos sua valiosa dica no texto acima, para benefício de outros leitores. Grande abraço!

  8. ola Tony estarei undo para barcelona em agosto e gostaria de conhecer Besalu,vc me indicaria?sairia de barcelona e retornaria no final do dia ,vc saberia os horario de volta do onibus? obrigado

    1. Tony

      Olá Melissa, Besalú é um bate-volta muito bonito. No texto acima colocamos um link onde você pode pesquisar os horários do ônibus para a data exata da sua viagem. Abraço.

  9. Olga B. K. Sartori

    Olá, Tony.
    Não há possibilidade de comprar passagem on line de Besalú para Barcelona, correto? E de Girona a Besalú, é o mesmo caso?
    Obrigada mais uma vez.

  10. Tony
    Maravilha de site. Eu e minha irmã iremos desembarcar em Barcelona no dia 27 de dezembro. Gostaríamos de passar o dia primeiro de janeiro em Besalu Tentamos fazer uma simulaçao na empresa do ônibus sugerida, com o objetivo de sabermos os horarios de partida,( quanto mais cedo melhor) e não conseguimos resultado. Será que você poderia nos ajudar?
    Estamos organizando todo o nosso roteiro seguindo suas sensacionais dicas.
    Abraço

    1. Tony

      Bom dia, Maria, sejam bem-vindas ao passaporte BCN. Acabamos de fazer a pesquisa de horários no site da empresa sem problemas. No dia 1, o primeiro ônibus parte de Barcelona às 9:30 e chega em Besalú às 11:11. Para voltar, o último ônibus parte de Besalú às 18:55 e chega em Barcelona às 20:55. Besalú pode não ser a melhor escolha para o dia 1, pode ter muitos lugares fechados na cidadezinha. Abraço.

  11. Tony
    Obrigada por responder rapidamente.Vamos então escolher outra programação para este dia, seguindo como sempre suas sugestões.
    Abraço

  12. Oi, Tony
    E quanto ao dia 31 de dezembro, domingo, saindo pela manhã de Barcelona, de ônibus e retornando à tarde, você acha que encontraríamos alguns lugares fechados em Besalu?
    Suas sugestões são muito preciosas e não marcamos nada em nossa viagem, sem antes consultá – las.
    Mais uma vez obrigada.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Maria, é possível que tenha lugares fechados, sim, ao se tratar de um domingo e ainda o último dia do ano. Besalú é um destino turístico, mas não sabemos como pode estar no dia 31 do presente ano. Abraço.

  13. Letícia Alberich

    Ola Tony, boa tarde!
    Moro em Sabadell e já conheço Besalu. Adoro e quero levar amigos agora em outubro. Recomenda algum restaurante para almoçarmos? Obrigada ?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Letícia, é difícil dar indicações às cegas (você está procurando alta culinária, um lugar econômico?), mas o Amb els 5 sentits (aqui) e o Pont Vell (aqui) são dois restaurantes excelentes. Abraço.

      1. Olá! Acabei de voltar de Barcelona, com um bate volta a Besalú e Girona, e gostaria de compartilhar uma experiência, já que o restaurante Amb els 5 sentits foi mencionado. Eu e meu marido fomos tratados com muita arrogância pelo garçon deste restaurante, ao ponto de resolvermos ir embora antes de realizar o pedido.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Olá Simone, é uma pena que a atitude de um garçom tenha estragado sua experiência em um restaurante muito bem avaliado. É uma pena também que você unicamente tenha compartilhado essa parte negativa do seu passeio.

  14. Oi Tony. Vou para Barcelona agora em novembro com marido e filho com todas as suas dicas! Ficaremos 3 dias inteiros em Girona e estaremos de carro. Gostaríamos de conhecer Besalu, Peratallada, Palls, Monels, Begur e Pubol… OU algumas delas… Será que você pode nos indicar a melhor opção de roteiro para isso (mais de uma por dia, por qual começar ou qual não vale a pena…)? Obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Márcia, no presente texto respondemos dúvidas específicas sobre Besalú. Contamos com vários roteiros prontos pela região que você pode consultar no texto Costa Brava. Abraço.

  15. Bom dia. Estou de férias em Barcelona e gostaria de conhecer Besalu e, como quero fazer em um dia, ida e volta, não encontrei os horários de retorno de Besalu para Barcelona, nem o valor da passagem. Poderia me ajudar? Obrigado.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Wagner, no texto acima colocamos um link que permite pesquisar os horários de ida e volta. Poderíamos pesquisá-los para você, mas para isso precisaríamos saber a data do passeio. Abraço.

  16. Oi Tony, este tempo das 11h as 16:55 é suficiente para conhecer Besalú, né? Vou com meu filho em julho, tem alguma indicação de restaurante econômico?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Esse tempo deve ser suficiente para uma visita rápida, sim. Há vários restaurantes no centro, vocês vão poder escolher em função dos seus gostos e da sua definição de econômico. Abraço.

  17. Oi Tony, amei seu site, estou montando meu roteiro com suas dicas, ficarei 5 dias em Barcelona, separei 1 dia para cada lugar (Montserrat, Barcelona, Girona e Besalú), vou 6 dias para Menorca e na volta terei mais um dia para Barcelona. Minha pergunta é: Para comprar as passagens de trem para Girona precisa ser com antecedência (no caso, irei 25/07/2018)? E para Besalú tb? Montserrat vi que dá pra comprar nos guichês na hora.

    Att., Luciana.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Luciana, seja bem-vinda ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre Besalú (veja o texto 5 dias ou mais em Barcelona). Pode comprar as passagens de ônibus para Besalú na hora. Achamos uma pérdida de tempo ir um dia para Girona e outro dia para Besalú, sendo que grande parte do percurso é o mesmo. Seria melhor tentar dormir uma noite em Girona para maximizar o aproveitamento do seu tempo. Vamos responder a consulta muito parecida que você deixou no texto sobre Girona. Abraço.

  18. Olá Tony, bom dia, vou a Barcelona no final de Outubro e vou tentar fazer os passeios a Girona e Besalu, gostaria de saber se as atrações, restaurantes e lojas fecham no domingo ou segunda-feira. Outra questão, caso eu tenha que escolher entre Besalu e Girona, qual o mais indicado para conhecer? Obrigado!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Cristiano. Girona conta com muito mais conteúdo que Besalú. A primeira é uma cidade, a segunda é um vilarejo. As principais atrações não costumam fechar aos domingos, alguma pode fechar na segunda-feira. Em ambas cidades, o principal programa é caminhar pelas suas ruas. Besalú não rende um passeio de um dia, seria necessário combiná-la com outro destino. Estando de carro, daria para tentar combinar Besalú e Girona no mesmo dia. Caso contrário, escolha Girona. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *