No coração turístico de Barcelona, em Las Ramblas, encontra-se o Café de l’Òpera, um estabelecimento modernista com muita história.
O café nasceu como um hotel barato no final do século XVIII. Durante mais de 50 anos era o ponto de encontro das carruagens que chegavam em Barcelona ou partiam para outros lugares.
A partir da metade do século XIX, Barcelona se tornava muito mais elegante e a burguesia da cidade passa a frequentar Las Ramblas, com a inauguração do Gran Teatre del Liceu. Situado bem em frente do teatro, o Café de l’Òpera se transforma em uma chocolateria de estilo vienense. Os espelhos que podem ser vistos até hoje no café são daquela época.
Anos mais tarde, passa a ser uma cafeteria e restaurante, conhecido como “La Mallorquina”. Foi um ponto de encontro da elite sócio-cultural e um dos lugares mais elegantes de Barcelona.
Em 1928, passa para novas mãos e é reformado em estilo modernista, mas conservando alguns traços neoclássicos. Em 1929 é reinaugurado como o Café de l’Òpera atual.
Na parte externa do café, chama a atenção o delicado trabalho em madeira com motivos florais e vegetais de estilo modernista.
A parte interior do café está distribuída em um salão na entrada, um balcão e um salão ainda maior ao fundo.
Os painéis pintados mostram mulheres carregando cestas e flores, além de vários vasos com flores. A mais recente restauração foi feita pelo arquiteto Antoni Moragas e, sem cessar atividade desde 1929, transformou-se em patrimônio histórico de Barcelona.
Nos espelhos aparecem elegantes figuras femininas, representando personagens de diversas óperas. A estética das imagens nos espelhos é mais próxima do estilo modernista.
Visita
O Café de l’Òpera abre de 9:00h até 3:00 da madrugada.
Como chegar
O Café de l’Òpera está no número 74 de Las Ramblas, do outro lado do Gran Teatre del Liceu. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Liceu na linha 3 (verde).
Dica do passaporte BCN
Devido à grande presença de turistas, a atmosfera do café está bastante descaraterizada e seu cardápio, muito parecido com o de restaurantes caça-turistas do pedaço, não contribui muito com o resgate do ambiente da época. Peça um café ou um chocolate quente. Também oferece 30 variedades de chá. Esqueça da comida.