Menu

capital da Catalunha

a bandeira e escudo da cidade de Barcelona

Barcelona é a capital da Catalunha, uma das regiões que constituem a Espanha, as quais recebem o nome administrativo de Comunidad Autónoma.

a “senyera”, a bandeira da Catalunya

Comunidad Autónoma é um termo que você precisa conhecer, pois é tão importante no contexto espanhol, como é o estado no contexto da organização política do território brasileiro. As comunidades autônomas espanholas poderiam ser comparadas aos estados brasileiros, enquanto que as províncias teriam seu equivalente nas cidades que compõem um estado.

A Wikipedia em português define comunidade autônoma da seguinte forma:

Uma comunidade autônoma é uma entidade territorial que, no ordenamento constitucional de Espanha, é dotada de autonomia legislativa e competências executivas, bem como da faculdade de se administrar mediante representantes próprios.

A divisão política e administrativa de Espanha tem a forma de dezessete comunidades autônomas, a que se somam Ceuta e Melilla, cujos estatutos de autonomia lhes atribuem a categoria de cidades autônomas.

Como acontece com os estados brasileiros, as comunidades autônomas têm competências relacionadas ao turismo.

A Catalunha é uma comunidade autônoma formada pelas províncias de Barcelona, Tarragona, Lérida (Lleida em catalão) e Gerona (Girona em catalão).

O governo da Catalunha é chamado de Generalitat. O orgão de governo de cada província dentro da Catalunha é a Diputació.

Barcelona é capital tanto da província de Barcelona como da comunidade autônoma da Catalunha.

Bandeiras independentistas

A Catalunha tem uma forte identidade cultural que a diferencia de outras partes da Espanha. Uma parte da população catalã gostaria que a Catalunha se tornasse um estado independente, fora da Espanha. Outra parte significativa da população está satisfeita com a situação atual, na qual a Catalunha forma parte da Espanha, mas tem amplos poderes sobre temas como educação, saúde, cultura, polícia, comércio e outros.

A cultura catalã está presente, com mais força, nas regiões do interior da Catalunha. Em alguns lugares do interior da Catalunha, é difícil ouvir alguém falando espanhol (veja mais informações em idioma). Pelo seu caráter multicultural, a cidade de Barcelona apresenta uma forma mais diluída de identidade nacionalista catalã.

8 comentários em “capital da Catalunha”

  1. Avatar

    Olá Tony . Eu aqui novamente, agora no Passaporte BCN. Como a minha viagem está prevista para 20 de Janeiro , gostaria que você me esclareça algumas dúvidas sobre governo da Catalunia em relação a fazer o movimento de independência do resto da Espanha. Como é o comportamento da cidade e dos cidadãos em relação a isso ? Há paralisação de transportes, tumultos inconvenientes que possam atrapalhar o turismo? Desculpe essa dúvida mas acho que de alguma forma você possa me ajudar. Nas redes de TV brasileira o assunto está surgindo ultimamente. Abraços

    1. Tony

      Prezada Bena, bem-vinda também ao passaporteBCN. Pensamos, há já muito tempo, em fazer um texto tentando explicar a situação atual na Catalunha. Mas depois de ver os textos publicados por alguns brasileiros que moram em Barcelona, sentimos uma mistura de constrangimento, raiva e frustração pela falta de seriedade e as inverdades publicadas, e resolvemos que um site de viagens não era, provavelmente, o melhor lugar para o texto que gostariamos de publicar.
      Mas não queremos deixar você sem resposta, e por isso vamos apontar duas ideias muito importantes:
      – a população catalã está dividida. Nas últimas eleições, os partidos favoráveis à independência conseguiram 47% dos votos; os partidos contra a independência, o 53% restante. Porém, como resultado do sistema eleitoral, os partidários da independência, que não conseguiram a maioria de votos, conseguiram a maioria de deputados no parlamento regional e agora estão querendo impulsar um processo de independência, mesmo sem o apoio da maioria dos catalães. Durante sua estadia na Catalunha, você vai ver que os partidários da independência são mais organizados e barulhentos que os que são contra, mas isso não deve nunca esconder o fato de que eles não são maioria. São unicamente metade da população de Catalunha, nem mais nem menos do que isso.
      – o atual conflito político está acontecendo de forma pacífica. Não existem tumultos nem atos violentos, o máximo que acontece são manifestações na rua. O turismo não está se vendo afetado pelo conflito político.
      Abraço.

      1. Avatar

        Tony, agradeço sua resposta , que além de esclarecedora me deixou mais tranquila para poder fazer a minha viagem de férias sem muitas preocupações.Abraço

      2. Tony

        Por nada, Bena. Você já sabe que se tiver qualquer outra dúvida sobre sua viagem, as caixas de comentários do site estão à sua disposição. Estamos por aqui para tentar ajudar. Abraço.

  2. Avatar

    Ola Tony!
    Sou brasileira e moro em Doha. Em julho, passo ferias no Brasil, e na volta, minha viajem tem escala em Barcelona.
    Fico dois dias lá. Minha duvida é: vou sem meu marido, somente eu e minha filha de 11 anos.
    Estou muito receosa, gostaria da sua opinião.
    Falamos ingles, e eu portunhol.
    Ja li suas dicas de segurança, OK. Somos do Rio e espertas. Lugares mais tranquilos para visitar, meios de transporte seguros? Metro? Onibus, taxi? Como são só dois dias, somente a Sagrada Familia … Mais algum?
    Hoteis p família, bem localizados?
    Obrigada desde ja!

    1. Tony

      Prezada Daniela, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Pode ficar tranquila, Barcelona é uma cidade muito preparada para o turismo e você vai se dar muito bem, mesmo sem falar espanhol ou catalão. Repetimos, pode ficar sossegada. Sobre a segurança, Barcelona é fichinha para quem é do Rio! Você já fez seu dever de casa, que é ler nossas dicas sobre segurança. Como parece que vai ser sua primeira vez em Barcelona, vamos indicar a leitura das nossas dúvidas frequentes, com respostas para quase todas suas dúvidas. Se você quiser ajuda com a programação dos seus dois dias em Barcelona, aproveite para deixar sua pergunta no texto 2 dias em Barcelona. Aproveite para conhecer nosso texto sobre Barcelona para crianças, aqui. Abraço.

  3. Avatar

    Prezado Tony, boa noite.
    Como já falei em outra oportunidade, estarei em Barcelona de 24 a 28 de Outubro deste ano.
    Temos acompanhado aqui no Brasil as manifestações e passeatas de independência da Catalunha. Vi suas explicações para a Sra. Bena para os fatos ocorridos em 2015. Neste ano elas ainda se mantêm ou a situação é diferente podendo afetar o turismo ? Se sim, de que maneira ? Grato novamente. Abs. Nilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima