Menu

Carrer Blai, o paraíso dos bares de “tapas”

Carrer Blai, Barcelona

Não é de hoje que muitos barceloneses, e vários visitantes também, trocaram os inflacionados bares do El Born, do Eixample e outras áreas muito turísticas de Barcelona, pelos bares de uma singela rua do bairro do Poble Sec: o carrer (de) Blai. Nos últimos tempos, o que começou como uma tímida peregrinação, tomando essa direção da cidade, está se transformando em um fenômeno de massas. O Carrer Blai está bombando!

Carrer Blai, Barcelona

O passaporteBCN vai contribuir espalhando a boa notícia: Barcelona conta com uma rua inteira onde dá para comer tapas deliciosas sem causar nenhum rombo no seu orçamento.

Por que o Carrer Blai faz tanto sucesso ?

Carrer Blai, Barcelona

Em Barcelona a cultura das tapas não tem a mesma tradição que em outras cidades da Espanha (sim, em Barcelona ir de tapas é coisa de guiris, de gringos). O Carrer Blai reinterpreta essa tradição e apresenta uma paisagem urbana que, de alguma forma, transporta quem a visita a lugares tão emblemáticos como a Parte Vieja de San Sebastián ou as estreitas ruas das partes históricas de Granada ou Zaragoza, por mencionar três cidades onde as tapas são um assunto muito sério.

Carrer Blai, Barcelona

Há quatro grandes razões para o presente sucesso do Carrer Blai:

  • a concentração de muitos bares em uma única rua para pedestres, onde é muito agradável caminhar.
  • a grande variedade de comidinhas que podem ser encontradas nas barras (balcões) dos bares.
  • o fato do Carrer Blai estar localizado fora dos eixos turísticos mais massificados de Barcelona.
  • os preços muito, mas muito amigos, que permitem que a experiência de ir de tapas não faça um estrago irreparável no orçamento da sua viagem.

Como é um programa no Carrer Blai?

Carrer Blai, Barcelona

O gostoso no Carrer Blai é ir de tapas. Faça como os locais. Esqueça do jantar em um único local, e se prepare para um pinga-pinga. Entre em um bar, tome uma cerveja acompanhada por duas ou três tapas e siga para o próximo bar. Assim é a cultura do tapeo, assim é como se faz.

Carrer Blai, Barcelona

Você vai querer saber como escolher em qual bar entrar e qual não. A dica é se deixar levar pela intuição. Entre no bar, dê uma olhada no balcão, veja se as iguarias expostas piscam para você. Uma piscada pode ser um sim!

Carrer Blai, Barcelona

Dentro de cada bar, o esquema é muito parecido. Peça, por um lado, sua bebida. Por outro, pegue um prato vazio (você vai vê-los no balcão) e selecione as tapas que mais chamarem sua atenção e coloque-as no seu prato. Cuidado para não exagerar, lembre-se que há muitos bares para percorrer! Você vai ver que cada tira-gosto tem um palito ou pratinho. Deixe os pratinhos ou os palitos no seu prato. Quando for pagar, o garçom vai contar o número de palitos e diferentes pratinhos antes de fechar sua conta. Muitos bares tem diferentes preços dependendo da complexidade de elaboração do tira-gosto e dos ingredientes utilizados. A informação costuma estar colocada de forma visível atrás do balcão. Palitos ou pratinhos diferentes identificam preços diferentes.

O passaporteBCN tem algum bar favorito?

Carrer Blai, Barcelona

Na verdade, o nível dos bares e do tapeo nessa rua é muito bom, mas temos um favorito, o bar Blai 9, que fica, veja só, no número 9 do Carrer Blai 🙂

Carrer Blai, Barcelona

É um bar bastante pequeno. A faixa de preços é um pouco acima da média da rua, mas o nível de elaboração das tapas é bem superior e por isso sempre somos fisgados a passar por lá e entrar novamente. Sempre estão com novas propostas e caprichadas elaborações, constantemente saindo da cozinha. E ainda com um atendimento muito cordial.

Quando visitar o Carrer Blai?

Carrer Blai, Barcelona

O Carrer Blai fica mais animado no final do dia. Se você chegar por volta das 6 da tarde, vai encontrar bares meio vazios com muitas cadeiras para sentar. Mais próximo das 21 horas, a região começa a lotar de gente e conseguir entrar nos bares é uma aventura. Se você gosta de tranquilidade, chegue um pouco mais cedo; se o agito é com você, não apareça por lá antes das 9 da noite.

De segunda a quinta a rua está mais tranquila; já entre a sexta e domingo a movimentação é muito intensa.

Onde fica o Carrer Blai e como chegar?

O Carrer Blai fica no bairro do Poble Sec, que forma parte do distrito de Sants-Montjuïc. Veja no mapa a seguir sua localizaçao:

Os bares do Carrer Blai estão espalhados ao longo da rua, em ambos os lados, entre a Avinguda del Paral·lel e o Carrer del Roser. O Carrer Blai, aliás, é vizinho da famosa região do El Paral·lel e fica muito próximo do bairro do El Raval.

A forma mais fácil de chegar no Carrer Blai é o metrô. Pegue a linha 2 (lilás) até a estação Paral·lel ou, ainda melhor, a linha 3 (verde), até a estação Poble Sec. Esta última fica a poucos metros do Carrer Blai.

A opinião do passaporteBCN

Se você quiser experimentar a cultura do tapeo em um ambiente que não é frequentado exclusivamente por turistas, pegue o metrô e visite o Carrer Blai, onde uma noite de tapas será uma divertida e saborosa experiência.

24 comentários em “Carrer Blai, o paraíso dos bares de “tapas””

  1. Avatar

    Ótima dica o Blai 9! Nós adoramos, as tapas são maravilhosas, o atendimento muito bom!
    Comemos e bebemos muito bem, pagando pouco por isso!
    Aliás, parabéns pelo site! Usamos muitas dicas daqui e nossa viagem foi perfeita graças a vocês.
    As explicações são detalhadas e certeiras!
    Obrigada!

  2. Avatar

    Olá pessoal do BCN vim aqui para agradecer as dicas de vocês… Fui ao Blai9, la rumbetas, wine & cava etc… E todas as dicas muito boas! Graças a vocês meu passeio a Barcelona se tornou inesquecível!!! Dificilmente eu faço qualquer post e nunca faço perguntas… Por falta de paciência mesmo! Mas aqui eu fiz questão do tirar um tempo para te elogiar e agradecer… Inclusive lá no blai 9 tinha um brasileiro trabalhando e eu falei do seu site que foi aqui que encontrei eles…
    Parabéns pela dedicação e paciência heeh … Porque eu não tenho rs… Mais uma vez obrigada!

    1. Tony

      Prezada Denise, que ótimo, ficamos muito felizes em saber que sua viagem foi um sucesso. Muito obrigado por compartilhar! A próxima vez que formos no Blai 9 vamos procurar pelo brasileiro. Você gostou do passeio do vinho e cava? Se você quiser deixar, nem que seja uma frase sobre o passeio, agradeceremos muito. Desse jeito, outros leitores saberão que é um passeio que vale muito a pena. O texto sobre o passeio, para deixar seu comentário, está aqui. Abraço.

  3. Avatar

    Olá, antes de mais nada estou adorando ler seus post, são informativos e detalhados é quase um dossiê de Barcelona rsrsrs.
    Lendo fiquei realmente animada em experimentar a cultura do tapeo, deve ser uma delícia.
    Mas tenho uma dúvida, vamos a Barcelona, levaremos os filhos de 07 e 16 anos, é aconselhável levá-los aos bares de tapas da Carrer Blai, ou é um ambiente tipicamente adulto?
    Agradeço a ajuda e mais uma vez parabéns pelo Blog.
    Abraço.

    1. Tony

      Prezada Ana, bem-vinda ao passaporteBCN. Realmente, “ir de bares” é uma atividade para adultos, mas você vai se surpreender com a quantidade de menores (e até bebês) que podem ser vistos em bares. A legislação não permite a entrada de menores de 16 anos em “bares com música”, mas em bares de “tapas”, como é o caso do Carrer Blai, não deveria ser um problema. Seus filhos vão se divertir com as comidinhas e a cultura das “tapas”. No caso improvável de ter problemas em algum bar (o dono do bar decide quem entra e sai no seu estabelecimento), a rua está cheia de alternativas. Mas não deve ter nenhum problema. Adoraremos saber como foi sua experiência na hora que vocês voltarem de Barcelona. Abraço.

  4. Avatar

    Olá! Vou para BCN em maio e seu site está sendo um guia maravilhoso!
    No entanto, queria saber sobre o horário de funcionamento do Carrer Blai! Abre normalmente aos domingos e dias de semana? Até que horas os bares permanecem funcionando?
    Obrigada!

    1. Tony

      Prezada Isabel, bem-vinda ao passaporteBCN! Não existe um horário comum a todos os bares. Mas costumam abrir até meia noite durante a semana e um pouco mais tarde durante o final de semana (podem funcionar até as 2 da madrugada). Abraço.

  5. Avatar
    Pedro Ivo Alves Fonseca

    Olá, pelo que li a parte baixa del raval é um pouco estranho, qual o melhor caminho para eu chegar no blai 9 da forma mais segura, saindo de las ramblas da parte inferior isso umas 8 da noite?

    1. Tony

      Olá de novo, Pedro. Você pode pegar a linha verde do metrô até a estação Poble Sec ou atravessar El Raval pela rua Nou de la Rambla, que vai levar você até um extremo do Carrer Blai. Abraço.

  6. Avatar
    Luciene Rodrigues

    Olá Tony,

    Nossa viagem finalmente começou e é muito bom ter tido a ajuda de vocês na elaboração do roteiro!
    Fomos ontem a Carrer Blai e é realmente uma experiência muito legal. Fomos com nossa filha de 12 anos e o clima era muito acolhedor e divertido! Pra quem quer algo não turístico, junto aos locais, é o lugar certo.
    Abraços!

  7. Avatar

    Olá Tony,
    mais uma vez estou precisando de suas dicas preciosas.
    Gostaria de saber se os bares de tapas da Carrer Blai são abertos no domingo à noite.
    Muito obrigada pelas solicitude e atenção. =)

  8. Avatar

    Olá,

    Amamos a indicação do Blai 9, ótima comida e atendimento. Tinham dois tipos de preço 1,20€ e 1,70€… Meu marido gostou muito da experiência (ele estava meio desconfiado pelo caminho que pegamos hahahahaha)

    Obrigada

  9. Avatar

    Olá Tony!
    Estamos viajando com 2 adolescentes e uma criança de 8 anos. Vimos que haverá um jogo do Barcelona no dia 06/1 fora de Barcelona, e pensamos em assistir ao jogo nos bares de tapas da Carrer Blai. Acha que teremos algum tipo de problema pela idade dos adolescentes/crianças?
    Mais uma vez obrigada por ajudar com tantas informações!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia de novo, Cristina. O jogo da rodada do dia 6 ainda não teve sua data e horário confirmados, pode acontecer no dia 6 ou no dia 5. Os bares do Carrer Blai não seriam o melhor lugar para assistir o jogo, muitos não tem nem tv. Seus menores de idade não deverão ter problemas para entrar nos bares. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada Tony!
        Vou ficar aguardando a confirmação da data e horário do jogo… o sonho era assistir um jogo no Camp Nou, mas pelo calendário não teremos chance, então pensamos em assistir junto aos torcedores para sentir um pouquinho da emoção. Você indicaria algum lugar viável para assistir e ainda levar os menores?
        Novamente, obrigada pela atenção… o Passaporte BCN é imprescindível para quem quer visitar a cidade!
        Abraços!

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Olá de novo, Cristina. Não existe um point de destaque para assistir os jogos menos empolgantes (como deve ser o Getafe-Barcelona). Ele deve ser mostrado em muitos bares da cidade, mas sem especial destaque ao se tratar de um jogo corriqueiro. Vamos aguardar a definição da data e horário para ver como integrar o jogo no seu dia em Barcelona. Abraço!

  10. Avatar

    Fala Tony, tudo bem? Quero muito conhecer esses bares, meu hotel fica a 950 metros a pé dessa região, fiquei super feliz em saber que é perto. Mas me diz: beber umas duas cervejas e comer tapas, quanto gastari +- aí em uma noite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima