Menu

Casa Amatller

Casa Amatller, Barcelona

A Casa Amatller é uma das obras modernistas mais importantes da cidade. Encontra-se no Passeig de Gràcia, no coração da Barcelona modernista, vizinha de parede da maravilhosa Casa Batlló, que tenta ofuscar sua beleza.

Casa Amatller, Barcelona

Em 1898, Antoni Amatller, que era industrial do chocolate, comprou a casa para que fosse sua residência. Como o prédio não tinha nada de especial, Amatller solicita ao arquiteto modernista Puig i Cadafalch a reforma integral do edifício. Puig i Cadafalch transformou a Casa Amatller em um palácio gótico urbano, seguindo seu estilo pessoal, que o diferenciava de outros arquitetos modernistas.

Casa Amatller, Barcelona

A rica fachada, que já foi descrita como a “apoteose das artes decorativas”, tem influências da arquitetura de palácios do norte da Europa e está coroada por um espetacular frontão flamengo, decorado com azulejos vitrificados.

Casa Amatller, Barcelona
Casa Amatller, Barcelona

As figuras que aparecem na fachada recriam criaturas fantásticas típicas de construções góticas.

Casa Amatller, Barcelona
Casa Amatller, Barcelona

O interior da casa está ricamente decorado.

Casa Amatller, Barcelona
Casa Amatller, Barcelona
Casa Amatller, Barcelona
Casa Amatller, Barcelona

La manzana de la discordia

Manzana de la Discordia, Barcelona

“Manzana de la discordia”, expressão que faz referência à mitologia grega, aplica-se ao trecho do Passeig de Gràcia, compreendido entre o carrer d’Aragó e o carrer del Consell de Cent.

“Manzana”, que em espanhol significa tanto maçã como quarteirão, lembra a maçã dourada da discórdia e refere-se ao trecho onde três casas modernistas e seus respectivos autores competiram entre si pelo título de a mais bela. Essas casas foram realizadas pelos três arquitetos mais importantes do modernismo catalão: a Casa Lleó Morera de Domènech i Montaner, a Casa Amatller, de Puig i Cadafalch, e a Casa Batlló de Antoni Gaudí.

A grande rivalidade profissional e as propostas arquitetônicas, para esse trecho do Passeig de Gràcia, estabeleceram uma relação com o mito do “Pomo da Discórdia” e foram objeto de comentários e críticas na época.

Visita

Casa Amatller, Barcelona

A Casa Amatller abriu as portas à visitação em 2015, depois de uma detalhada restauração. Há visitas guiadas ao andar principal da casa, de aproximadamente uma hora de duração, entre as 10h e as 18h, de segunda a domingo.

Casa Amatller, Barcelona

Ingressos

ingresso

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Casa Amatller aqui.

Como chegar

A Casa Amatller se encontra no número 41 do Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

Se você gosta do estilo de Puig i Cadafalch, não deixe de visitar também a fantástica Casa Macaya.

9 comentários em “Casa Amatller”

  1. Avatar

    Oi Tony, parabéns pelo site!!!! Afinal, já é possível visitar a casa Amatller? Vou agora em fevereiro de 2015. Outra coisa, vale a pena? Quanto tempo dura a visita? Abraços,

  2. Avatar

    Oi Tony!
    Vocês visitaram a Casa Amatller nessa última viagem?
    Infelizmente o orçamento não permite visitar todas, então fico me perguntando quais são as imperdíveis!
    Obrigada,
    Laura.

    1. Tony

      Laura, ainda não entramos na casa Amatller. Realmente, para visitar todas as casas e prédios modernistas de Barcelona é necessário um orçamento considerável. Veja três textos que podem ajudar com suas escolhas: top 5: a Barcelona de Gaudí, top 5: modernismo em Barcelona e Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?. Realmente imperdíveis são a Sagrada Família, o Park Güell, a Casa Batlló, o Palau de la Música Catalana e o Hospital de Sant Pau. Abraço.

  3. Avatar

    Tony, li em algum lugar que existe uma marca de chocolate com esse nome, amatller, e que haveria uma loja dela nesse prédio. Você sabe se isso é verdade? Dizem que o chocolate é muito bom…
    Abraço.

    1. Tony

      Patrícia, como explicado no texto acima, a Casa Amatller foi uma encomenda de um industrial do chocolate. Hoje ainda é possível comprar os produtos da marca Amatller (que hoje pertence à empresa Simón Coll, visitamos sua fábrica e contamos como foi a experiência aqui) em muitos lugares de Barcelona. A apresentação dos chocolates é lindissima, eles são um presente perfeito para levar de volta para casa. No andar térreo da Casa Amatller há uma lojinha dos chocolates Amatller onde dá para experimentar e comprar. Não perca! Abraço.

      1. Avatar

        Agora fiquei com vontade de de comer chocolate rsrsrsr!
        Essa viagem vai ser um festival gastronômico!
        Obrigada pela resposta, com certeza irei lá!!!
        Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima