A Casa Batlló é uma das obras mais importantes e impressionantes do genial Antoni Gaudí, refletindo o periodo de plenitude criativa do artista. A casa também é conhecida popularmente como a “casa de las máscaras” ou a “casa de los huesos” (ossos) pela semelhança de alguns elementos decorativos da fachada com máscaras e ossos.
Pela sua importância para a história da arte e da arquitetura, foi declarada, em 2005, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Sua história começou em 1903, quando Josep Batlló, um rico empresário da área têxtil, comprou o prédio, situado no Passeig de Gràcia, no coração da Barcelona modernista. A construção do edifício data de 1877, numa época em que não havia luz elétrica em Barcelona. Batlló encomendou a remodelação quase que total do prédio a Antoni Gaudí, que na época já era um arquiteto famoso.
No trabalho de reforma do prédio, Gaudí contou com a colaboração dos seus ajudantes habituais e de um seleto grupo de artesãos da época. Essa mão de obra de primeira ordem contribuiu para que o resultado final se convertesse em um trabalho com desenho extraordinário. A obra foi completada entre 1904 e 1906 e Batlló ficou tão contente com o trabalho realizado por Gaudí, que o indicou para a construção de La Pedrera, de seu amigo Pere Milà i Camps.
O exterior da Casa Batlló
O trabalho de Gaudí reflete um estilo muito pessoal, que busca inspiração em formas orgânicas da natureza. Gaudí criou uma nova fachada, com muros ondulados, sobre os quais colocou seu característico trencadís (fragmentos de cerâmica e vidros quebrados), acrescentando um maravilhoso colorido e relevos à fachada principal. Admirar o prédio, a partir da calçada, é como ver um enorme quadro impressionista, onde é possível imaginar a superfície do mar, brincando com os reflexos da luz do sol.
O grande balcão do primeiro andar, feito com pedra arenosa, possibilita uma visão interna do salão.
Os outros andares, com balcões decorados com ferro fundido em forma de máscaras, retribuem os inúmeros olhares que são lançados pelos espectadores.
No alto do prédio, a torre coroada com uma cruz de quatro braços lembra a espada de Sant Jordi atravessando o corpo do dragão, uma referência a São Jorge, padroeiro da Catalunha. Essa é uma das interpretações dadas para a fachada da casa Batlló, onde as colunas em forma de ossos e as janelas que lembram caveiras simbolizariam as vítimas do dragão, antes de ser morto por São Jorge.
A parte superior do telhado assemelha-se ao dorso de um réptil (seria um dragão?) e suas escamas. O dorso do dragão equilibra esteticamente quatro grupos de sinuosas chaminés situadas no terraço da casa.
Outra interpretação mais amena da obra de Gaudí está relacionada ao Carnaval, onde os detalhes de mosaicos e cerâmicas representariam confetes, no teto estaria o chapéu de arlequim e nas janelas as máscaras de carnaval.
O interior da Casa Batlló
Se a fachada e as partes externas da Casa Batlló deixam qualquer um boquiaberto, o interior não fica atrás, apresentando surpresas a cada passo.
Entrando na casa, há uma escada que leva até o salão principal.
Dali até o terraço do prédio é um desenrolar constante de maravilhas.
Preste atenção aos detalhes, às cores, às formas, aos espaços, à luz.
Mais fotos da Casa Batlló
Pode ver nossa coleção completa de fotografias da Casa Batlló aqui. Veja uma amostra a continuação.
La manzana de la discordia
“Manzana de la discordia”, expressão que faz referência à mitologia grega, aplica-se ao trecho do Passeig de Gràcia, compreendido entre o carrer d’Aragó e o carrer del Consell de Cent.
“Manzana”, que em espanhol significa tanto maçã como quarteirão, lembra a maçã dourada da discórdia e refere-se ao trecho onde três casas modernistas e seus respectivos autores competiram entre si pelo título de a mais bela. Essas casas foram realizadas pelos três arquitetos mais importantes do modernismo catalão: a Casa Lleó Morera de Domènech i Montaner, a Casa Amatller, de Puig i Cadafalch, e a Casa Batlló de Antoni Gaudí
A grande rivalidade profissional e as propostas arquitetônicas, para esse trecho do Passeig de Gràcia, estabeleceram uma relação com o mito do “Pomo da Discórdia” e foram objeto de comentários e críticas na época.
Visita
A Casa Batlló abre de 9:00h a 21:00h todos os dias do ano. Fique atento, pois determinados eventos privados podem fechar a casa para visitas em algumas datas.
O site oficial da Casa Batlló é consulta obrigatória para quem quer visitar o prédio. Ele contém informações detalhadas sobre horários, incluindo as datas nas quais estará fechada para algum evento privado.
Ingressos para a Casa Batlló
[veja mais informações no novo texto como comprar ingressos para a Casa Batlló]
O site oficial da Casa Batlló contém informações detalhadas sobre os ingressos. Os menores de 7 anos não pagam é há descontos para estudantes e aposentados. O preço do ingresso inclui a utilização de audioguia.
Indicamos a compra dos ingressos para a Casa Batlló na Visit Barcelona Tickets, a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui.
Os ingressos comprados na Visit Barcelona Tickets contam com uma grande vantagem:
- os ingressos permitem furar a fila da bilheteria na Casa Batlló. Com o voucher que você vai receber na sua caixa postal, deve ir até a entrada da casa sem passar pela fila da bilheteria.
Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Casa Batlló aqui.
Como chegar
A Casa Batlló encontra-se no número 43 do Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).
Dica do passaporte BCN
Se seu orçamento permitir, não deixe de visitar também a La Pedrera (Casa Milá), a outra magnífica obra de Antoni Gaudí no mesmo Passeig de Gràcia. Veja também nosso texto Casa Batlló ou La Pedrera, qual escolher?
Outros textos de interesse: compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona | atrações imperdíveis de Barcelona | top 5: modernismo em Barcelona | top 5: a Barcelona de Gaudí
Boa tarde, Tony!
O site é simplesmente FABULOSO! Parabéns! Super completo !
Me tira uma duvida, por favor!
To querendo comprar o ingresso naquele site de turismo que indicaste, no entanto, ele não dá opção de data e horário, como no site oficial da CASA BATLO.
Portanto, o ingresso que eu comprar neste site indicado, vale para qualquer dia e horário!?
Queria me certificar pois estarei com uma criança de 6 anos.
Prezada Iza, seja bem-vinda ao passaporte BCN! Muito obrigado pelas suas palavras. Os ingressos para a Casa Batlló comprados no site oficial de turismo de Barcelona (o Visit Barcelona Tickets) são válidos para qualquer dia e horário, sim. Abraço!
Tony ! foi um dos lugares que mais gostei de visitar em Barcelona . A experiencia junto com o audio guia é maravilhosa . Voce poder ver como era aquela casa antigamente, uma experiencia sensorial muito boa . FIquei apaixonado pelo trabalho dele , realmente é fantastico
Muito obrigado, João Carlos, a Casa Batlló é fantástica mesmo.
Bom dia, estou com uma dúvida em relação ao ticket de entrada “open date”. Ao comprar esse tipo de ingresso, eu tenho a garantia que entrarei no dia e no horário que eu desejar ou há o risco de não conseguir entrar se a Casa estiver cheia naquele horário? Em outras palavras, eles contam no número limite de pessoas com as vagas para esses ingressos open date? Obrigada!
Prezada Mirlane, no caso dos ingressos comprados no Visit Barcelona Tickets, e como explicado no texto acima, eles não exigem marcação de dia e hora. Chegando na Casa Batlló, você vai pegar a fila (preferencial) de quem está com voucher, e trocá-lo pelo ingresso. Quando a casa está cheia, todo mundo vai entrando aos poucos, com ou sem horário marcado, é um assunto relacionado com a segurança. Abraço.
Parabéns pelo melhor site de viagem que já pesquisei, completo.
Vou a Barcelona em abril, gosto muito de fotografar e vi que há um ingresso para 20 pessoas entrarem antes da casa abrir, há muito movimento no seu interior que atrapalhe as fotos no melhor horário, com luz mais alta, que compense entrar cedo, antes de todo mundo?
Prezada Imara, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Estivemos agora há pouco na Casa Batlló, mais uma vez, no final do dia. Não importa o horário, sempre há muita gente dentro da casa. Se você pagar por entrar cedo, vai encontrar a casa vazia, mas o sol ainda vai estar muito baixo e a luminosidade dentro da casa não será tão legal quanto é um pouco mais tarde. É uma escolha muito pessoal. Abraço.
Olá Tony, o que sugeres visitarmos na região da Casa Battló e da La Pedrera, a principio, devido o custo, só passaremos por fora.
Como já comprei ingressos para a Igreja pensei em ir na Sagrada Familia das 9 às 12 horas, ao Park Guell das 13 às 15 horas; depois fazer fotos na Casa Batlló e La Pedrera e seguir a barceloneta.
Estaremos de carro, achas que conseguimos fazer isso? Ou sugeres conhecer outros bairros?
Grata, super parabéns pelo site!
Prezada Pati, seja bem-vinda ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre a Casa Batlló. Não sabemos com quanto tempo você conta em Barcelona, mas no menu roteiros você vai encontrar inúmeras dicas sobre como organizar seu tempo na cidade. No texto de carro explicamos porque esse meio de transporte não é uma boa ideia para Barcelona. Abraço.
Irei a Barcelona em julho e comprarei antecipadamente os ingressos recomendados acima (para qualquer dia e horário). Gostaria da sua opinião sobre o horário de entrada na Casa Batlló no que se refere à questão da luminosidade e da quantidade de gente na casa. Estou na dúvida entre entrar às 9hs ou às 18hs. Obrigada!
Olá mais uma vez, Paula. Como era o caso na Sagrada Família, na Casa Batlló o primeiro horário do dia vai garantir uma visita com a presença bem menor de turistas. Em termos de luminosidade é um bom horário, sendo que no verão o sol sai muito cedo. Abraço.
Olá, Tony.
Qual a média de tempo para vistar a casa sem correria? Sei que é subjetivo, mas gostaria de saber uma média. Pretendo ir as 10 horas no final de julho na Casa Batló e quero saber se posso ir pelas 12 horas na Casa Milá ou se corro o risco de ter que fazer a visita à Casa Batló correndo. Entre as duas casas, vamos caminhando.
Olá Rachel, sem correria, calcule duas horas. Abraço!
Obrigada, Tony! Abraços!
Boa tarde. qual a sua orientação para internet em celular em Barcelona. Fala-se muito em comprar um chip ou é melhor usar a internet brasileira, no caso da vivo? Se sim, funciona bem?
Obrigada
Bom dia, no presente texto respondemos consultas sobre a Casa Batlló… Veja nossa indicação para usar internet no texto wifi no bolso em Barcelona e na Espanha. Obrigado.
Minha dúvida é quanto a compra dos ingressos, não só para a Batllo, mas para todos os pontos turísticos. O preço dos sites de cada atração e do Barcelona tickets é o mesmo? quais as vantagens dessa segunda opção?
Só divulgamos a venda de ingressos no site oficial de turismo de Barcelona quando seus preços são iguais ou menores que no site oficial das atrações. As vantagens de comprar no site oficial de turismo é dupla: por um lado, aproveitar os descontos oferecidos em vários ingressos; e por outro lado, poder fazer todas suas compras em uma única vez. Contamos com um canal de comunicação direto con a Visit Barcelona Tickets, caso houver qualquer incidência na compra dos ingressos. O mesmo não acontece no site oficial das atrações. Abraço.
Boa noite. 🙂
Eu comprei as entradas pelos sites oficiais tanto para a casa milá como para a casa batlló…a casa milá para as 9:30 horas e a batlló às 14:00 horas com receio de aproximar muito as visitas e não conseguir aprecia-las devidamente.
No entanto, se por ventura terminar a primeira visita mais cedo posso pedir na receção da casa batlló para antecipar a hora da visita ou não é permitido?
Obrigada pela atenção.
Bom dia Raquel. O habitual é que você unicamente consiga entrar na casa no horário marcado no seu ingresso. Você vai ter bastante tempo entre as duas visitas, aproveite para conhecer outros pontos interessantes no Passeig de Gràcia, poderia tentar fazer nosso roteiro pelo Passeig de Grácia ao contrário. Abraço.
Olá. Tony, boa tarde. Em outra oportunidade já visitei seu site e obtive várias informações mas, infelizmente, a viagem não se concretizou, Agora, estaremos em Barcelona em junho. Já comprei ingressos sem hora marcada e com audioguia para a Casa Batlló e La Pedreira. Gostaria de visitar a Casa Milá, após a Casa Batlló e, em sequência, o Palau de La Musica Catalana, todos no mesmo dia, pois são próximos. O que acha? A sequência está boa? Agradeço sua atenção e gentileza. Um abraço
Bom dia, Gilberto. Que bom que você conseguiu finalmente fechar sua viagem para Barcelona. Junho é um mês fantástico para conhecer a cidade. No presente texto respondemos consultas específicas sobre a Casa Batlló. Respondemos as consultas sobre a organização do seu tempo em Barcelona nos textos que você vai encontrar no menu Roteiros. Abraço!
Olá, Tony, desculpe, é que me empolguei com seu texto. Vou colocar minha consulta lá. Abraço
Olá!
Comprando pelo site oficial, o valor com fastpass é 29,50€. Se o ingresso for adquirido no site de turismo de Barcelona, o valor é de 24,50€, também com a opção fastpass. Tem alguma diferença nesses ingressos, além do valor, que eu não estou percebendo? Obrigado.
Stuart, o Visit Barcelona Tickets não oferece o FastPass, unicamente o fura-fila. O FastPass é um fura-fila turbinado, que dispensa a fila rápida da troca do voucher e a fila igualmente rápida da retirada do audioguia. Não achamos que a compra do FastPass (para as duas filas) compense.
Boa noite, Tony. Fui simular uma compra para entradas na Casa Battló no Visit Barcelona e está perguntando dia e horário da visita. Vi nos comentários que antigamente não era necessário fazer essa escolha adiantado. Isso realmente mudou?
Bom dia, Lucas, como explicamos no texto como comprar seus ingressos para a Casa Batlló, é preciso definir a data e horário da visita no momento da compra. Antigamente não era necessário, mas isso mudou mesmo. Abraço.
Olá. Estava para comprar os ingressos da casa batlló, e no site da casa anuncia que durante janeiro a visita é para ver a restauração monumental que esta sendo feita no interior. Queria saber se a visita interna valeria a pena ainda assim, ou se fica muito comprometida. Sonho em conhecer por dentro, e estava certa de escolher essa para a visita interna, mas nao sei se nesse caso nao seria melhor visitar a casa milla ao inves? Sinceramente, estou um tanto quanto frustrada com as atrações que não conseguirei visitar muito bem, o park guell esta em reforma, a fonte magica nao funciona em janeiro para manutenção, e agora, a casa batllo. Talvez janeiro nao é uma boa escolha para a visita. 🙁
Mabel, você poderia indicar para a gente onde está o aviso sobre a restauração monumental? Tentamos achá-lo mas não conseguimos. No texto Barcelona em janeiro explicamos as vantagens e desvantagens de visitar a cidade no primeiro mês do ano. Se você deixar sua consulta no texto Park Güell esclarecemos a parte que está em restauração, o parque não está em reforma, unicamente uma pequena parte.
Bom dia, passaportebcn… Fiz a compra do ticket da casa batllo na data errada… Vou pra bcn em março, comprei o ticket para fevereiro. Será q consigo alterar a data da visita? Mandei um email para o endereço informado no site. Será q consigo trocar a data da visita.. Para data correta?
Bom dia, Hudson, em qual site você fez a compra?
olá, boa noite, Gostaria de saber se vcs acham que vale a pena comprar o ingresso gold, 10 euros a mais que o blue?
ps: orçamento da trip esta enxuto e já eliminei la pedrera rsrs
Bom dia, Vitoria, como você menciona que seu orçamento é apertado, escolha o ingresso blue. Abraço.
Olá, Tony! Primeiramente parabéns pelo seu site, está sendo muito útil para organizar a minha viagem a BCN em setembro. Em relação à Casa Battló, gostaria de saber se vale a pena o investimento adicional dos ingressos SILVER e GOLD. O que seria exatamente a visita à fachada inclusa no ingresso SILVER e ao salão modernista incluso no ingresso GOLD? Não seriam “pega-turistas” apenas para cobrar mais caro?
Bom dia de novo, André Paulo. A visita básica é sensacional, e se você não for arquiteto ou tiver um interesse específico na obra de Gaudí, muito provavelmente será suficiente. Esses ingressos mais caros não são necessariamente pega-turista, mas acrescentam um valor que para a maioria dos turistas não costuma compensar a despesa adicional. Abraço.
Tony, novamente muito obrigado por seus valiosos esclarecimentos! Abraço.
Olá!!!
Nunca vi um site de viagem tão bem explicado como esse. O Passaporte BCN está de parabéns!
Viajo com meu marido em agosto/2019 e fiquei com uma dúvida em relação à compra para a Casa Batló. No site oficial há 3 tipos de ingresso: Blue, Silver e Gold. Qual vocês aconselham a fazer sendo que no mesmo dia visitarei a Sagrada Família e La Pedrera?
Abraço e muito sucesso para o Passaporte BCN! 🙂
Prezada Caroline, seja bem-vinda ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e o EspanhaTotal). No texto como comprar ingressos para a Casa Batlló falamos sobre o assunto com bastante detalhe. O ingresso BLUE deve ser suficiente para a maioria das pessoas que visitam a casa. Abraço.
Oi Tony boa noite!
Eu gostaria de saber se tem uma faixa horária melhor pra visitar a Casa Batlló, tanto na questão de entrar luz pelas janelas, quanto para ter um número menor de visitantes. Achei uma pergunta parecida por aqui, mas no meu caso, planejo ir em março, finzinho do inverno, e como escurece mais cedo fiquei com essa dúvida.
Obrigada desde já!
Bom dia, Erika, mais do que uma faixa horária, o ideal seria poder fazer a visita em um dia com sol. Mas isso, você não controla. Os visitantes ficam concentrados entre as 11 horas e as 15 horas. Abraço.
Muito obrigada pela ajuda Tony!!
Parabéns pelo excelente conteúdo, extremamente detalhado, de vocês.
As informações de acesso são atuais? Fiquei na dúvida se o site de vocês continua sendo atualizado.
Uma outra questão: qual a melhor hora para visitar a Casa Batllò? Vi a experiência 10D que está ocorrendo lá e fiquei na dúvida se ela não é mais interessante à noite. Qual a opinião de vocês?
Muito obrigado pelo retorno.
Mais uma vez, obrigado pelo belo trabalho.
Bom dia, Antonio Carlos, tentamos manter o site atualizado, mas não revisamos os milhares de textos publicados regularmente, unicamente quando existe uma grande mudança. Nosso Barcelona em 15 roteiros é atualizado anualmente e acaba de sair do forno a edição de 2023. 10D é o nome que estão dando agora à visita, independente do tipo. Para a gente, a mais básica é suficiente. À noite você vai perder as soluções de Gaudí para a entrada de luz natural durante o dia. Abraço.
Precisa reservar data e horário pra visita?
Fora dos horários mais críticos não seria necessário.