Menu

Casa Comalat

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

A Casa Comalat, do arquiteto Salvador Valeri i Popurull, é uma surpreendente casa modernista, dotada de duas fachadas e com claras influências de Antoni Gaudí. Está localizada no nobre distrito do Eixample.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

A Casa Comalat foi construída entre 1909 e 1911, pouco mais tarde que outros exemplos maravilhosos do modernismo catalão. Por sua localização, a casa pôde ser concebida para ter duas fachadas, que compartilham de uma curva gaudiniana como elemento comum.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

A fachada principal está na avenida Diagonal e mostra sua torre revestida de cerámica vitrificada verde, com formato de chapéu de arlequim.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

A fachada posterior está no carrer Còrsega e é menos formal e simétrica que a fachada principal. Nessa outra face do edifício, as formas irregulares e as cores são predominantes.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

Os arcos das portas mostram uma forte influência das obras de Gaudí.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

A fachada posterior está ricamente decorada com cerâmica policromada, uma obra do artista Lluís Bru i Salelles, que também foi responsável por parte da decoração do interior do edifício.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

Outro detalhe que chama a atenção está nos curiosos terraços de madeira, decorados com janelas de vitral, que acompanham o movimento ondulado dessa fachada. Todas as janelas de vitral contam ainda com persianas externas de madeira.

Casa Comalat, Las Ramblas, Barcelona

Infelizmente, o interior da casa não está aberto à visitação. Pudemos ver por fotos e reportagens que o interior da Casa Comalat é ainda mais impressionante e maravilhosamente decorado. As paredes estão quase que inteiramente decoradas com peças de cerâmica colorida. Tudo pensado para criar uma casa integralmente decorativista, com detalhes em cada canto.

Como chegar

A Casa Comalat encontra-se no número 442 da avenida Diagonal, muito perto da parte superior do Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal nas linhas 3 (verde) e 5 (azul).

Dica do passaporte BCN

É fácil dar uma passada rápida para conhecer a Casa Comalat em qualquer roteiro entre o bairro de Gràcia e o Eixample.

Não muito longe da Casa Comalat estão outras casas modernistas muito interessantes, incluindo La Pedrera (Casa Milá), o Palau Baró de Quadras, a Casa Fuster, a Casa Serra e a Casa Terrades (Casa de les Punxes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima