A Casa Macaya, também conhecida como Palau Macaya pelas suas características de palácio urbano, é um lindo projeto do arquiteto modernista Puig i Cadafalch. Foi construída entre 1899 e 1901, período no qual o arquiteto também estava trabalhando na Casa Amatller.
É possível notar que muitos elementos da decoração da fachada e do interior do prédio resultarão familiares para quem já visitou a Casa Amatller.
A fachada do prédio tem o branco como cor predominante e está emoldurada por duas torres.
A parede da fachada está decorada com uma técnica chamada esgrafito, que consiste na elaboração de desenhos, utilizando argamassa com cores diferentes da base na qual é aplicada.
No interior, somente o hall de entrada e o pátio interior foram conservados e podem ser visitados, surpreendendo com seus tetos e paredes ricamente decorados com esgrafitos, com um ar de palácio medieval de Barcelona.
A decoração, tanto do hall como do pátio, está repleta de motivos florais e de azulejos.
Logo na entrada, não deixe de ver o capitel com a representação de um ciclista. Essa seria uma homenagem de Eusebi Arnau a Puig i Cadafalch, que na época utilizava uma bicicleta para fazer o percurso entre as obras da Casa Macaya e da Casa Amatller.
Visita
Hoje a casa é propriedade de La Caixa, a principal instituição financeira da Catalunha. Foi reabilitada para ser o EspaiCaixa Casa Macaya, um espaço de pesquisa sobre sustenibilidade econômica, social e de meio ambiente. O prédio não está aberto à visitação, mas é possível entrar para contemplar o hall e o pátio.
Como chegar
A Casa Macaya encontra-se no número 108 do Passeig de Sant Joan. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Verdaguer nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).
Dica do passaporte BCN
Se você gosta do estilo do Puig i Cadafalch não pode perder a Casa Amatller.