Casa Terrades (Casa de les Punxes)

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

Uma das obras mais grandiosas do modernismo de Barcelona é a Casa Terrades, conhecida popularmente como Casa de les Punxes (casa das pontas). Mais uma obra do arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch, contratado pelas irmãs Terrades para a reforma de três imóveis que ocupavam essa área.

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

O resultado da reforma, terminada em 1905, foi a união dos três imóveis em um único prédio, que ocupa um quarteirão inteiro na avenida Diagonal, no distrito do Eixample.

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

A inspiração medieval, tão característica de Puig i Cadafalch, é muito evidente aqui, a tal ponto que as quatro torres redondas fazem com que o prédio pareça um castelo. No alto das torres e em pontos do telhado é possível notar as “punxes”.

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona
Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona
Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

A decoração, realizada em estilo gótico, lembra elementos de outras obras do arquiteto, como a Casa Amatller, a Casa Serra ou a Casa Macaya.

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

No alto das fachadas, é possível ver vários painéis de cerâmica com motivos patrióticos catalães.

Casa Terrades / Casa de les Punxes, Barcelona

O painel mais conhecido é o que representa Sant Jordi (São Jorge), no qual aparece a frase “Sant Patró de Catalunya, torneu-nos la llibertat” (“santo padroeiro da Catalunha, nos devolva a liberdade”). Um texto bastante controverso, que sobreviveu à ditadura franquista sem ter sido alterado.

Visita

A Casa de les Punxes abriu para visitação em 2016. A página web da Casa contém muitas informações de interesse. Em ela podem ser consultadas todas as informações relacionadas à visita.

A visita é realizada na companhia de um audioguia, disponível em 10 idiomas, incluindo o português.

Ingressos

ingresso

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Casa de les Punxes aqui.

Como chegar

A Casa de les Punxes encontra-se na avenida Diagonal, 416-420. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Verdaguer na linha 5 (azul).

Dica do passaporte BCN

Não muito longe da Casa de les Punxes estão outras casas modernistas muito interessantes, incluindo La Pedrera (Casa Milá), o Palau Baró de Quadras, a Casa Fuster, a Casa Serra e a Casa Comalat.

4 comentários em “Casa Terrades (Casa de les Punxes)”

    1. Tony

      Antonio, você está certíssimo. Ela abriu as portas este verão. Estamos aguardando para fazer uma cobertura completa da visita para atualizar o texto, mas já corrigimos a parte onde falamos que não estava aberta à visitação. Obrigado!

  1. Avatar

    Pretendo visitar e fazer um evento nas salas de reunião Puig i Cadafaclh. Há elevador até o andar das salas de reuniões ?
    Grata
    Helly Camargo

    1. Tony

      Prezada Helly, encaminhe sua consulta diretamente para a Casa Terrades, sendo que no passaporte BCN lidamos unicamente com informações turísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *