Uma das obras mais grandiosas do modernismo de Barcelona é a Casa Terrades, conhecida popularmente como Casa de les Punxes (casa das pontas). Mais uma obra do arquiteto modernista Josep Puig i Cadafalch, contratado pelas irmãs Terrades para a reforma de três imóveis que ocupavam essa área.
O resultado da reforma, terminada em 1905, foi a união dos três imóveis em um único prédio, que ocupa um quarteirão inteiro na avenida Diagonal, no distrito do Eixample.
A inspiração medieval, tão característica de Puig i Cadafalch, é muito evidente aqui, a tal ponto que as quatro torres redondas fazem com que o prédio pareça um castelo. No alto das torres e em pontos do telhado é possível notar as “punxes”.
A decoração, realizada em estilo gótico, lembra elementos de outras obras do arquiteto, como a Casa Amatller, a Casa Serra ou a Casa Macaya.
No alto das fachadas, é possível ver vários painéis de cerâmica com motivos patrióticos catalães.
O painel mais conhecido é o que representa Sant Jordi (São Jorge), no qual aparece a frase “Sant Patró de Catalunya, torneu-nos la llibertat” (“santo padroeiro da Catalunha, nos devolva a liberdade”). Um texto bastante controverso, que sobreviveu à ditadura franquista sem ter sido alterado.
Visita
A Casa de les Punxes abriu para visitação em 2016. A página web da Casa contém muitas informações de interesse. Em ela podem ser consultadas todas as informações relacionadas à visita.
A visita é realizada na companhia de um audioguia, disponível em 10 idiomas, incluindo o português.
Ingressos
A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Casa de les Punxes aqui.
Como chegar
A Casa de les Punxes encontra-se na avenida Diagonal, 416-420. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Verdaguer na linha 5 (azul).
Dica do passaporte BCN
Não muito longe da Casa de les Punxes estão outras casas modernistas muito interessantes, incluindo La Pedrera (Casa Milá), o Palau Baró de Quadras, a Casa Fuster, a Casa Serra e a Casa Comalat.
Parece-me que a Cassa Terrades abriu à visitação recentemente.
Antonio, você está certíssimo. Ela abriu as portas este verão. Estamos aguardando para fazer uma cobertura completa da visita para atualizar o texto, mas já corrigimos a parte onde falamos que não estava aberta à visitação. Obrigado!
Pretendo visitar e fazer um evento nas salas de reunião Puig i Cadafaclh. Há elevador até o andar das salas de reuniões ?
Grata
Helly Camargo
Prezada Helly, encaminhe sua consulta diretamente para a Casa Terrades, sendo que no passaporte BCN lidamos unicamente com informações turísticas.