Menu

Casa Vicens

Casa Vicens, Barcelona

A Casa Vicens foi a primeira obra importante do jovem arquiteto Antoni Gaudí, construída no bairro de Gràcia entre 1883 e 1888. Na época, Gràcia era um município independente de Barcelona.

Casa Vicens, Barcelona

Manuel Vicens i Montaner, que algumas fontes citam como um fabricante de azulejos e outras como um corretor de comércio e bolsa, solicitou à Gaudí, no ano de 1878, um projeto para construção de sua casa. A construção teve início em 1883 e realizou-se de acordo com as possibilidades financeiras de Vicens, tardando nada menos que 5 anos para ser concluída.

Casa Vicens, Barcelona

Na época, Gaudí ainda buscava seu próprio estilo e a obra tem uma forte inspiração oriental e também mudéjar (estilo artístico e arquitetônico, que aparece nas obras cristãs realizadas pelos muçulmanos que permaneceram na Espanha após 1492).

Casa Vicens, Barcelona

Os detalhes em azulejo e pedra são os grandes protagonistas na construção e nas fachadas. Gaudí já revelava sua tendência a utilização de motivos vegetais e florais, estampando flores de tagetes nos azulejos da fachada. A inspiração veio das flores que ocupavam o terreno onde foi construída a Casa Vicens.

Casa Vicens, Barcelona

O trabalho em ferro fundido que gradea a frente do jardim reforça a tendência no emprego de motivos vegetais presente na obra de Gaudi.

Casa Vicens, Barcelona
Casa Vicens, Barcelona

Por sua importância para a história da arte e da arquitetura, a Casa Vicens foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2005 (veja a lista do Patrimônio Mundial da Humanidade em Barcelona).

Casa Vicens, Barcelona

Visita

A Casa Vicens abriu para visitação em novembro de 2017. A página web da Casa contém muitas informações de interesse. Em ela podem ser consultadas todas as informações relacionadas à visita.

Ingressos

ingresso

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Casa Vicens aqui.

Casa Vicens, Barcelona

Como chegar

A Casa Vicens encontra-se na rua Carolines, 18-24. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Fontana na linha 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

A Casa Vicens deve ser uma parada obrigatória em qualquer passeio pelo bairro de Gràcia.

10 comentários em “Casa Vicens”

  1. Avatar
    renata meirelles

    Por favor, estarei em Barcelona no início de novembro. Será que a visitação a casa Vicens já estará aberta?? Como podemos saber quando ela abrirá?? Abraço, Renata

    1. Tony

      Renata, essa pergunta, só a Casa Vicens vai poder responder, e é muito possível que nem eles tenham ainda uma resposta. Pode ver mais informações aqui, onde você vai poder assinar a newsletter da Casa Vicens.

  2. Avatar
    Hiroshi Takahashi

    estou programando visitar Barcelona em novembro de 2017 e quando terá disponível ingressos para visitar a Casa Vicens.

    Grato

    1. Tony

      Hiroshi, essa pergunta, só a Casa Vicens vai poder responder, e é muito possível que nem eles tenham ainda uma resposta. Pode ver mais informações aqui, onde você vai poder assinar a newsletter da Casa Vicens.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá, Isabella. No caso específico da Casa Vicens, você não deveria ter problemas para comprar na hora. A compra antecipada pela internet é interessante para quem gosta de se planejar e deixar gastos pagos antes mesmo de começar a viagem. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima