Castell de Montjuïc

Castell de Montjuïc, Barcelona

A 173 metros de altitude em relação ao nível do mar, no alto do Parc de Montjuïc, encontra-se uma emblemática fortaleza.

Castell de Montjuïc, Barcelona

O Castell de Montjuïc foi um símbolo da repressão e das batalhas que foram travadas ao longo da história de Barcelona.

Castell de Montjuïc, Barcelona

Com uma localização privilegiada, mantém uma vista panorâmica completa da cidade de Barcelona e amplo controle das aproximações pelo mar.

Castell de Montjuïc, Barcelona

O aspecto atual do castelo data do século XVIII, após passar por uma remodelação, devido aos danos causados durante a Guerra da Sucessão.

Castell de Montjuïc, Barcelona
Castell de Montjuïc, Barcelona

A cidade de Barcelona sofreu, durante vários períodos da sua história, vários bombardeios a partir do castelo, que também foi usado como prisão.

Castell de Montjuïc, Barcelona

Em 1940, o então presidente da Generalitat (governo da Catalunha), Lluís Companys, foi fusilado no castelo, depois do final da Guerra Civil espanhola.

Castell de Montjuïc, Barcelona

Desde 2007, o castelo passou a ser propriedade da prefeitura de Barcelona.

Visitas

Castell de Montjuïc, Barcelona

Do 1 de outubro até o 31 de março o castelo abre de 10:00h a 18:00h. Do 1 de abril até o 30 de setembro o castelo fica aberto de 10:00h a 20:00h.

A visita ao castelo é paga. O valor do ingresso é 5€. O domingo após as 15h o ingresso é gratuito. Confira aqui os horários e preços atualizados.

Oferece uma estrutura com serviços básicos: duas lanchonetes e banheiros também.

Como chegar

O Castell de Montjuïc está no alto do Parc de Montjuïc. Veja aqui a localização no mapa. Há várias formas de chegar.

Uma delas é usando o o metrô até a estação Paral·lel na linha 2 (lilás) e linha 3 (verde) e aí fazer baldeação (gratuita) para o funicular de Montjuïc. Ao lado da estação superior do funicular, você pode pegar o Telefèric de Montjuïc, que sobe até o castelo.

Se você não quiser andar de teleférico, pode subir a pé, saindo da estação superior do funicular. É um trecho curto e íngreme, uma caminhada de aproximadamente 20 minutos.

Uma terceira alternativa é pegar o ônibus 150, que tem um ponto na porta da estação superior do funicular e que também sobe até o castelo.

Dica do passaporteBCN

Se você não quiser pagar para visitar o castelo, aproveite as vistas de Barcelona a partir do exterior. São muito lindas.

Descendo do castelo, não deixe de visitar o Mirador de l’Alcalde, com mais vistas muito bonitas de Barcelona. Lembre-se que o Parc de Montjuïc tem muitas coisas interessantes para ver, tanto que, se o tempo estiver bom, vale a pena dedicar o dia completo a percorrer a montanha.

59 comentários em “Castell de Montjuïc”

    1. Avatar

      Olá
      Não sabia direito onde comentar mas só para elogiado site de vocês! É excelente! Muito objetivo, informativo, com dicas precisas! Muito obrigada!

      1. Tony

        Muito obrigado, Nayara, agradecemos muito suas palavras. Precisando de qualquer informação, aproveite as caixas de comentários para perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  1. Avatar

    Tony, seu site é realmente fantástico! Muito informativo, adorei. Tanto que meu roteiro pra 10 dias em Barcelona está sendo baseado totalmente neste site.
    Chegarei em Barcelona por volta das 15h, mas pego um ônibus para a França nesse mesmo dia, às 22h. Passarei 4 dias na França, depois retorno a Barcelona por mais 10 dias.
    Como meu ônibus sai da estação Barcelona Sants, penso em visitar Montjuic nesse período, antes de embarcar para a França. Queria saber se vale a pena, uma vez que o Montjuic fica bem próximo à estação e longe do restante das atrações da cidade. Pretendia visitar o Castelo, mesmo que só o exterior, e as demais dependências gratuitas do parque.
    Vou no final de novembro, bem no finalzinho do mês mesmo.
    Obrigada!

    1. Tony

      Prezada Lays, 10 dias em Barcelona, que ótimo! Vale a pena conhecer Montjuïc, sim. Você já deve ter visto que há um serviço de guarda-volumes na estação de Sants em Barcelona. Deixe sua bagagem e parta a pé na direção da Plaça Espanya (ou pegue o metrô se quiser, são duas estações de distância). Na plaça, pegue o ônibus 150, que sobe até o castelo. A partir do castelo, comece a volta até a Plaça Espanya, sempre de olho no relógio. En novembro já deve estar escurecendo cedo, dependendo da luz, você pode querer encurtar o passeio. Pode pegar o ônibus 150 no sentido oposto para voltar. Sobrando tempo, não deixe de subir no terraço do Centro Comercial Arenas de Barcelona, na própria Plaça Espanya. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada, Tony!
        Já estou ciente do guarda-volumes sim, haha. Por conta de sua postagem no site mesmo!
        Obrigada pelas dicas, principalmente pelo ônibus 150.
        E também estou pensando em dar uma chegadinha no terraço do Centro Comercial Arenas mesmo, no final do dia.
        Novamente agradeço as dicas e a atenção!

      2. Tony

        Lays, tinha esquecido, entrando no parque de Montjuïc, pela avenida Reina Maria Cristina, passadas as grandes torres venecianas, o ponto do ônibus 150 fica à direita. Um ótimo passeio para você!

  2. Avatar

    Vi num programa aqui no Brasil um retaurante em Montjuic que se chama La Caseta, procurei em restaurantes por bairro mas não achei, você saberia dizer como se chega até lá, dizia que a vista é muito bonita. Grata desde já.

    1. Tony

      Prezada Cleide, o lugar que você procura é a Caseta del Midgia, que na verdade é um barzinho servindo comidinhas simples. No site da Caseta você encontra um mapa com a localização, fica próxima do castelo. Abraço.

  3. Avatar
    Ricardo Schmitz

    Oi Tony

    Eu de novo!!! Estou fazendo meu roteiro por Barcelona e só tenho mais um dia e gostaria de ir a praia e ao castelo de Montjuic, dá pra fazer este passeio de 1/2 dia começando às 16:00h para ir a praia pela manhã? Lembrando que vou em agosto.

    Um grande abraço
    Ricardo

  4. Avatar

    Estou em Barcelona com a minha família e gostaria de saber o que há no interior do castelo para saber se vale a pena entrar. Tenho uma filha de 10 anos.

    1. Tony

      Prezada Dirlene, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quarta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Tony

      Prezada Dirlene, no interior da edificação há um pequeno museu contando a história do castelo e como este foi utilizado ao longo dos séculos contra a cidade de Barcelona. Entraríamos somente se houvesse um interesse muito especial na história de Barcelona. Caso contrário, aproveitem para contemplar as vistas da cidade a partir do exterior do castelo mesmo. Abraço.

  5. Avatar

    Caro Tony, vou à Barcelona no próximo final de semana e usei muito seu site para me planejar! Muito obrigada pelas postagens, e parabéns pelo trabalho de excelente qualidade!

    Sobre o castelo, não achei venda de ingressos online. É possível comprar com antecedência?

    Agradeço desde já a atenção!

    1. Tony

      Prezada Rebeca, bem-vinda ao passaporteBCN! Pode comprar o ingresso para o castelo na hora, sem problemas. Aliás, pague para visitar o castelo unicamente se você estiver interessada na história de Barcelona. Não sabemos se você viu no texto acima que o domingo após as 15h o ingresso é gratuito. Abraço.

    1. Tony

      Os ingressos ainda não foram introduzidos no sistema. Para o Castell de Montjuïc não é imprescindível comprar o ingresso antecipadamente. Abraço.

  6. Avatar

    Boa noite!
    Para eu visitar esses locais das 5 primeiras fotos preciso pagar? (Ali por fora no gramado, ali em cima perto do canhão com vista pro mar, etc…)

    Ou pago apenas se quiser entrar no próprio e ver os videos e maquetes…?

    Agradecida.

    1. Tony

      Prezada Patrícia, os lugares que aparecem nas duas primeiras fotos ficam na parte externa do castelo, podem ser visitados sem precisar comprar o ingresso. Os demais lugares das fotos ficam dentro do castelo. Você pode subir até o castelo, contemplar as vistas a partir da parte externa, e julgar se quer entrar ou não na hora. Pode ser que você fique satisfeita com as vistas do exterior. Abraço.

    1. Tony

      Patricia, achamos que já respondemos sua pergunta no nosso comentário anterior: “os lugares que aparecem nas duas primeiras fotos ficam na parte externa do castelo, podem ser visitados sem precisar comprar o ingresso. Os demais lugares das fotos ficam dentro do castelo.” Então, fotos 1 e 2, na parte externa do castelo. Restantes fotos, na parte interna (acesso com ingresso).

  7. Avatar

    Olá Tony. Gostaria de visitar o Parc Motjuic somente com as atraçôes descritas a partir da Plaça de Espanya como caixa forum, shopping arenas, Fonte etc. indo até o Palau nacional com 1/2 dia pegando o show da Fonte a noite. Eu perco muito de não fazer o castelo e as outras atrações ate o Palau nacional ? Obrigado

    1. Tony

      Paulo, na verdade, você estaria ficando com a parte final do roteiro pelo Parc de Montjuïc, isto é, aproximadamente 1/5 parte do parque. Seria um passeio diferente.

  8. Avatar

    Olá Tony, estou em Barcelona e tenho até domingo aqui e penso em ir ao Castell Montjuic e Plaça de Espanya no domingo, vale a pena deixar o dia de domingo todo reservado para isso? Ou teria outros lugares que eu devesse conhecer? Hoje vou para o Park Guell, Torre Agbar e Sarada Família, amanhã para Tibidabo, também estou reservando o dia para ir lá, vale a pena também, ou devo dividir o dia para algum outro passeio?
    Obrigada pelas preciosas dicas que você dá!

  9. Pingback: La Mercè: vivendo Barcelona – Cultura navegável

  10. Avatar

    Estive hoje no castelo e a informação de entrada gratuita aos domingos não procede. Fica a informação. Mas todas as outras dicas do Site me ajudaram a aproveitar bastante a cidade. Obrigado

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Junior, você foi no castelo após as 15h e teve que pagar para entrar? É muito importante que você confirme essa informação para a gente. Até onde sabemos, e como informado no texto e no site oficial do castelo, o ingresso é gratuito todo domingo após as 15h. Aguardamos seu retorno.

  11. Avatar
    Adriana Valéta

    Boa Tarde Tony!

    Gostaria de saber se o ingresso é válido para o dia todo? Não é necessário marcar um horário como em outras atrações (Sagrada Família, por exemplo)?
    Qual seria a melhor opção de trem para irmos da Igreja Sagrada Família para o Castel de Montujic?

    Grata,

    Adriana Valeta

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Adriana. O ingresso é válido para o dia todo, sim, não é necessário marcar um horário. Para se deslocar pela cidade de Barcelona, o trem não é uma opção. Na Sagrada Família, entre na linha 2 (lilás) do metrô e viaje até a estação final (Paral.lel), onde você vai pegar o funicular que sobe até a montanha de Montjuïc (o começo do roteiro 10). Siga as instruções do roteiro mencionado para chegar até o castelo. Abraço.

  12. Avatar
    Adriana Valéta

    Olá Tony!

    Desculpe-me incomodá-lo novamente! Na hora de comprar o ingresso no site, ele pede para escolher um horário onde existe somente a opção 10:00 e logo acima está escrito Franja Horária. É assim mesmo? Já que estamos planejando para ir somente no período da tarde?

    Grata,

    Adriana Valeta

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Adriana, no próprio site de vendas está explicado que o horário é unicamente uma orientação, e que você poderá entrar no castelo entre as 10 da manhã e o horário de fechamento. De qualquer jeito, a compra antecipada do ingresso para o castelo não é imprescindível. Abraço.

  13. Avatar

    Oi Tony
    Só tenho um dia em Barcelona e a tarde gostaria de dar uma olhada no P Guel e depois ir p Montjuic mas só p ver as fontes mágicas pois já será bem no final da tarde .,mas essa distancia é grande e um taxí é mto caro.Como faço esse trajeto de onibus?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Lea, faça esse trajeto de metrô, peque a linha verde próxima do parque, que vai levar você até a Plaça Espanya, próxima da fonte mágica. Atenção, o Castell de Montjuïc (assunto do presente texto) fica muito distante da fonte mágica. Saiba também que a fonte mágica não opera todos os dias da semana. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Luisa. Unicamente se você já tiver visitado Barcelona várias vezes e tiver um interesse específico na história de Barcelona. Caso contrário, dispense a visita guiada. Trata-se de uma fortaleza militar mais do que um castelo medieval. Abraço.

  14. Avatar

    Oi Tony, estive até semana passada em Barcelona utilizando seu guia e queria deixar uma contribuição, ainda mais agora que vi sua última resposta.
    Quem gosta de história deve sim fazer a visita guiada (5 euros, além do valor do ingresso). Cheguei no Castelo às 14:45 e às 15h iniciava uma em inglês e achei que valeria a pena. Te digo que foi a mais grata surpresa de Barcelona. A visita dá direito a ir ao subsolo nas celas dos prisioneiros (de varios períodos da história espanhola, inclusive presos durante o regime fascista de Franco), um local triste, mas cheio de história e que atualmente passa por restauração para ser aberto ao público em algum futuro não próximo; também dá direito a visitar a torre, ponto mais alto da cidade de Barcelona e com um visual incrível.
    Se você ainda não fez essa visita, faça! 🙂

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Alessandra, muito obrigado por compartilhar sua experiência! Que ótimo que você adorou a visita guiada ao castelo. Como já falamos, acreditamos que o castelo seja um lugar indicado para aqueles com interesse específico na história de Barcelona e com bastante tempo sobrando na sua programação na cidade. Abraço.

  15. Avatar

    Olá Tony. Após visitar o castelo, como fazer para ir ao MNAC? O Parque de Montjuic é bem sinalizado com placas, indicando o caminho para ir aos lugares? Dá pra fazer esse trajeto a pé? A ideia é pegar o teleférico até o castelo e depois ir ao MNAC.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Henrique. O caminho do castelo até o MNAC é um longo passeio. Há sinalização, mas estude o caminho no mapa antes do dia do passeio. Nosso roteiro 10: Parc de Montjuïc percorre esse caminho, visitando bastantes lugares de interesse ao longo do passeio. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, consegue ir a pé, sim, seria, na verdade, nosso roteiro 10 ao contrário. Só que não achamos que seja o melhor uso do seu tempo, sendo que você sempre vai estar subindo, ao invés de descendo. E, de qualquer jeito, em algum momento você vai precisar usar o transporte público. Abraço.

  16. Avatar

    Boa noite Tony!! Adoro suas dicas de Barcelona…muito úteis.
    Gostaria de saber se é NECESSÁRIO COMPRAR ANTECIPADO o ingresso para o Castell de Montjuic e tbm para o telefério. As filas são longas ou nao??
    Muito obrigada.

  17. Avatar

    Olá! Na época em que viajarei, o teleférico só funciona até às 19h. Então, não tem como eu ver o show da Fonte Mágica e descer pelo teleférico. Após o show, qual a melhor opção pra descer? O mesmo ônibus 150? Onde ele passa? Será que demora muito às 22h de sexta-feira? Muito obrigada.

      1. Avatar

        Ixi! Me disseram que era “perto” e eu ainda não tinha colocado meu roteiro no mapa. Rs. Realmente, é bem longe. O Google Maps manda pegar o ônibus 150 mesmo pra descer até a fonte. Muito obrigada! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *