Menu

“castells” e “castellers”, uma tradição espetacular

castellers, Barcelona

Os castells (em catalão, “castelos”) e os castellers (os construtores de castelos) são uma das tradições catalãs mais espetaculares e emocionantes. Os castells são torres humanas de vários andares de altura.

Castells, uma tradição Patrimônio Imaterial da Humanidade

Plaça de la Revolució de Setembre de 1868

Os castelos humanos são uma tradição que pode ser encontrada em muitos lugares da Catalunha e até das Ilhas Baleares. Mas onde os castells atingem a posição de verdadeira paixão é na região de Tarragona e na região de Penedès.

Em 2010 a UNESCO declarou os castells Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Castellers, Barcelona

As agrupações que levantam os castells são chamadas collas. As collas ensaiam durante muitas horas cada semana para aperfecionar sua arte e garantir uma apresentação espetacular e segura.

Vocabulário básico

Para poder entender melhor a tradição, vale a pena conhecer alguns termos básicos relacionados com os castells:

castellers, Barcelona

1. Piña. Poderia ser definida como as fundações do castell. A piña está formada por muitas pessoas que garantem que a construção tenha uma base sólida. Não é fácil ver a piña, pois tem sua formação no mesmo nível em que estão os espectadores que presenciam a construção do castell.

castellers, Barcelona

2. Tronco. É a parte do castell que fica entre a piña e o topo. A altura e a forma do tronco mudam de um tipo de castell para outro.

castellers, Barcelona

3. Pomo. São os últimos andares do castell, formado geralmente por crianças.

Castellers, Barcelona

4. Doses. O nível superior do pomo, formado por duas crianças.

Castellers, Barcelona

5. Aixecador. Uma criança que fica agachada sobre os doses.

castellers

6. Exaneta. Bem no alto do castell, uma criança pequena que levanta o braço para sinalizar que o castell foi completado.

Cada tipo de castell tem um nome, que faz referência à altura e à largura do castell. Quanto maior a altura e maior o número de colunas, mais difícil é o castell, ao precisar de um grande esforço para mantê-lo em pé.

Onde ver os castells

castellers, Barcelonacastellers, Barcelona

As apresentações de castells costumam acontecer nas festas das cidades e vilarejos da Catalunha. Durante uma apresentação, são levantados diferentes castells, de complexidade variada.

castellers, Barcelona

Em Barcelona, é possível ver castells ao longo do ano. Sempre que ficamos sabendo de alguma apresentação, acrescentamos ela no calendário mensal de eventos do passaporte BCN (pode abrir a edição mais atualizada clicando no banner azul “Acontece em BCN” na coluna direita do site).

A opinião do passaporte BCN

Monumento als Castellers na Plaça de Sant Miquel de Barcelona

Cansados de tantas tradições populares que envolvem algum tipo de maltrato aos animais, generalizadas na Espanha e menos comuns na Catalunha, é um verdadeiro alento descobrir uma tradição tão bonita, espetacular e emocionante como a dos castelos humanos. Se você tiver a chance de presenciar uma apresentação de castellers durante sua estadia em Barcelona, não a perca!

6 comentários em ““castells” e “castellers”, uma tradição espetacular”

  1. Avatar
    Décio Lavos Coimbra

    Fantástico, realmente. Lembrar desses patrimônios imateriais torna o site de vocês mais legal ainda. A sardana é outra manifestação muito legal, e não depende de festas, eu acho. Tudo eu leio por aqui, inclusive sobre os caganers e o tió, no Natal. Por fim, e voltando ao tópico, achei sensacional a escultura de castellers na cidade de Tarragona. Parabéns novamente.

    1. Tony

      Obrigado, Décio. A sardana não depende de festas, você está certo, é um evento que acontece ao longo do ano. A escultura de Tarragona é muito linda mesmo. Grande abraço!

  2. Pingback: Hoje é dia de festa, sim senhor! – Fatos&Feitos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima