Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona

A grandiosa Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia, ou simplesmente Catedral, é uma das construções mais importantes do Barri Gòtic. Sua presença no bairro é tão marcante que, até o início do século XX, o bairro gótico era conhecido como “Bairro da Catedral”, uma alusão ao papel exercido pela catedral como centro espiritual do bairro.

Catedral de Barcelona

A construção da catedral gótica foi um processo lento e gradual. Teve início em 1298 sobre os restos de um antigo templo cristão e só foi finalizada seis séculos mais tarde. A presença de uma mistura de estilos arquitetônicos, como gótico, barroco, neogótico e modernista, representam o desenrolar da história religiosa da Espanha.

Vamos percorrer com atenção as partes mais importantes do templo. As diferentes partes aparecem identificadas no mapa da catedral no final do texto.

A fachada

Catedral de Barcelona

A rica fachada da catedral é, na verdade, seu elemento mais moderno. A fachada principal e a torre são do final do século XIX e já pertencem ao estilo neogótico, embora acompanhem o desenho original de 1408. Como é próprio de um estilo que se inspira no gótico, a fachada está decorada com inúmeras imagens de anjos e santos. O zimbório (a parte mais alta e exterior da cúpula) foi terminado em 1913.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

O interior

Catedral de Barcelona

O interior da catedral segue a linha das grandes catedrais góticas. Divide-se em três naves da mesma altura, das quais unicamente a imensa nave central, que tem o dobro de largura das laterais, acaba em uma abside. Uma série de esbeltos pilares separam as naves. Várias capelas secundárias estão distribuídas pelas naves laterais. A luz que entra pelos vitrais ilumina delicadamente o interior do templo.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

Há três elementos muito valiosos na nave central.

O primeiro é o coração ou coro ricamente decorado. As cadeiras estão entalhadas com escudos pertencentes aos membros do XIX Capítulo da Ordem de Toisó de Ouro, do século XVI.

O seguinte está depois do coro em direção ao altar, onde uma grande escada desce até a cripta de Santa Eulália. Nela estão um sepulcro do século IX e o belo sarcófago gótico, para o qual foram transferidos os restos da santa.

E finalmente o altar maior da catedral, todo em mármore branco, que está apoiado em dois capitéis do século VI.

O claustro

Catedral de Barcelona

A parte mais surpreendente da catedral é, provavelmente, o seu claustro. Os visitantes não esperam encontrar um oásis no meio do Barri Gòtic, nem muito menos dentro dos muros de uma catedral. As visitas massivas de turistas, em alguns meses e horários determinados, podem não colaborar para essa sensação mágica e inesperada.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

O claustro, do século XIV, está ornamentado com palmeiras, uma fonte com uma estátua de Sant Jordi e um bando de 13 gansos; todos eles contribuem na criação de uma atmosfera única. Os 13 gansos, aliás, supostamente representam a idade que tinha Santa Eulália, quando morreu martirizada.

Os terraços

Um elevador localizado perto da Capella dos Santos Inocentes dá acesso aos terraços da catedral, que oferecem um privilegiado visual das torres do templo, do zimbório, do claustro e do Barri Gòtic.

Capella de Santa Llucia

Capella de Santa Llúcia, Catedral de Barcelona

Em um dos cantos do claustro encontra-se a Capella de Santa Llucia. O acesso à capela, que na verdade é uma construção separada da catedral, é feito pela parte exterior do prédio, bem na frente de la Casa de l’Ardiaca.

Capella de Santa Llúcia, Catedral de Barcelona

A capela é um dos poucos exemplos que restam de arte românica em Barcelona, com o interior predominantemente gótico. No dia 13 de dezembro, festa de Santa Luzia, muitos cegos visitam a capela.

Mapa da catedral


Ver Catedral em um mapa maior

Visitas

A catedral de Barcelona tem um interessante sistema de visitação. Os detalhes atualizados podem ser consultados na web oficial da catedral. O sistema pode deixar algum turista um pouco confuso, mas é bastante fácil de entender: existe uma entrada gratuita e uma entrada paga, cujo pagamento é chamado de “donativo”.

  • existe um horário pela manhã e um horário à tarde, nos quais a entrada à catedral é gratuita. A visitação de algumas partes específicas da catedral é paga à parte: o coro, os terraços e o museu. Os valores atualizados podem ser consultados na web oficial da catedral. A vantagem do horário gratuito é que não vai ter nenhum impacto no seu orçamento. A desvantagem é que, em muitos momentos do dia, a concentração de pessoas visitando a catedral e tão grande que é muito difícil curtir a visita.
  • existe um horário na metade do dia, no qual a entrada à catedral é paga em forma de donativo. O valor atualizado do donativo pode ser consultado na web oficial da catedral. O ingresso inclui a entrada ao coro, aos terraços e ao museu. A desvantagem do horário pago é o impacto no seu orçamento. A vantagem é que você vai percorrer tudo com mais tranquidade. Se você ainda estiver muito interessado na visita ao coro, terraços e museu, o valor pago é mais atraente que pagar individualmente para visitar essas partes da catedral.

Os horários de visita são:

  • De segunda a sexta, horários gratuitos: de 8:00h a 12:45h (o claustro: de 8:30h a 12:30h) e de 17:45h a 19:30h (o claustro: de 17:45h a 19:00h)
  • De segunda a sexta, horário pago: de 13:00h a 17:30h
  • Sábados, horários gratuitos: de 8:00h a 12:45h (o claustro: de 8:30h a 12:30h) e de 17:15h a 20:00h (o claustro: de 17:15h a 19:00h)
  • Sábados, horário pago: de 13:00h a 17:00h
  • Domingos e feriados, horários gratuitos: de 8:00h a 13:45h, unicamente para a celebração da missa; o claustro é aberto para visitas turísticas de 8:30h a 13:00h e de 17:15h a 19:00h
  • Domingos e feriados, horário pago: de 14:00h a 17:00h

Preste atenção ao código de vestimenta, muito especialmente durante os meses de verão, quando o calor não anima a cobrir o corpo com muita roupa.

Como chegar

A catedral está na Plaça Nova, no coração do Barri Gòtic. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I na linha 4 (amarela) e a Liceu na linha 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

Catedral de Barcelona

Se você quiser conhecer um aspecto muito interessante da cultura catalã, reserve a tarde do sábado (a partir das 18:30h) ou a manhã do domingo (por volta do meio dia) para ver as pessoas dançando a “sardana”, que é a dança nacional da Catalunha. Na praça, em frente à catedral, os grupos se reúnem e, com uma orquestra tocando ao vivo, dançam em círculos, sempre com as mãos dadas.

A catedral de Barcelona é visitada no roteiro Barri Gòtic.

27 comentários em “Catedral de Barcelona”

  1. Avatar

    Estou me preparando para ir a Barcelona em maio e tenho visto que o seu roteiro é bastante explicativo. Parabéns pelo trabalho. Um abraço.

    1. Tony

      Rodrigo,não dá para comprar na BCN Shop. O ingresso à catedral durante o horário pago (a catedral pode ser visitada gratuitamente durante a maior parte do dia) é controlado pela igreja católica. Não se preocupe, em geral não há filas no horário pago. Compre na catedral mesmo. Abraço.

    1. Tony

      Olá Sheila, no inverno é ainda melhor, sem o calorão do verão. A partir deste mês começamos a publicar uma agenda mensal de atividades, na qual estamos trabalhando há vários meses. Na agenda, entre outros eventos, incluímos o calendário de apresentaçãoes de sardana na frente da catedral. É só acompanhar nossas novas publicaçãoes para ficar sabendo das atividades que vão rolar durante sua visita a Barcelona. Abraço.

      1. Tony

        Sheila, a ideia é publicar a agenda do mês próximo 10 dias antes de começar o mês, para que todo mundo consiga se programar. Abraço.

  2. Avatar

    Oi Tony

    Eu e minha familia estaremos em Barcelona em julho 2015- 2 dias. Verão né? Não me assusta pois sou carioca. Estamos em excursão, mas reservei 1 dia livre. Sei que a excursão fará vários passeios panorâmicos. Gostaria de ir em algum lugar por conta própria para desfrutar melhor esse dia extra. Excursão é sempre tudo corrido e panorâmico. Pode me dar uma sugestão? Parc Guell? Em julho fica muiiiito cheio? Agradeço a atenção.

    1. Tony

      Prezada Fátima, para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas.
      Aqui respondemos a consultas relacionadas com a catedral de Barcelona. Pode deixar sua consulta no texto 1 dia em Barcelona. Abraço.

  3. Avatar

    Uma amiga falou-me deste site e eu resolvi pesquisar. Nunca pensei que fosse encontrar um site tão completo, com explicações simples e tão fácil de navegar como este! Parabéns!
    Tenho a certeza que me irá ser muito útil na minha viagem a Barcelona.
    Parabéns pela precisão das informações nele contidas e pela facilidade de utilização!

    1. Tony

      Prezada Catarina, seja-bem vinda ao passaporteBCN. Muito obrigado pelas suas palavras, ficamos muito felizes de poder ajudar na preparação da sua viagem. Aproveite as caixas de comentários para tirar suas dúvidas, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  4. Avatar

    Boa Tarde Tony, tudo bem?

    Estou organizando o roteiro pelo Barri Gotic na data provável de 1 de janeiro. Contudo fiquei em dúvida se a Catedral estará aberta. No site não fala em dias fechados… mas não custa perguntar.. Será que vou encontrá-la aberta no horário de visitação?
    Obrigada!

    1. Tony

      Prezada Aline, pela informação que aparece no site e que você já consultou, a catedral deve abrir no dia 1 em horário de feriado. Abraço.

  5. Avatar

    Bom dia!
    Vou chegar em Barcelona no dia 14/08 e ficar ate o dia 18/08/16.
    Em relação a Igreja Sagrada Família, para ter acesso a essas entradas gratuitas, e muito difícil conseguir?

    Quero fazer seu roteiro do Bairro Gótico ao pé da letra. Seguindo esse roteiro, que horas você acha que deveria agendar a minha entrada na igreja, se eu começar o roteiro as 09:00h?
    Se eu quiser agendar a torre, quanto tempo eu tenho que deixar destinado a igreja para fazer o agendamento da torre?
    Seu blog e maravilhoso, muito detalhado. Parabens!!!

    1. Tony

      Prezada Neia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Por suas perguntas estamos achando que há uma confusão entre a Catedral de Barcelona, assunto do presente texto, com a Sagrada Família (veja todas as informações sobre esta segunda no texto Sagrada Família). Para visitar a catedral não é preciso nem comprar ingressos (para os horários de visitação gratuita) nem agendar horário nenhum. Nem sequer para subir no terraço da catedral. Abraço.

  6. Avatar

    Em junho2017, eu e duas amigas, passamos seis dias em Barcelona. Para elaborar o nosso roteiro, usei suas sugestões e dicas, apenas “ajustando” ao nosso ritmo. Só posso agradecer e elogiar o PassaporteBCN, nossa estadia foi um sucesso!
    Apesar do calor, aproveitamos ao máximo e trouxemos muitas e boas lembranças
    Obrigada, sua contribuição foi ótima!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Beatriz, muito obrigado pelo seu feedback. Tanto a Cecília como eu ficamos muito felizes em saber que sua estadia em Barcelona foi um sucesso. Grande abraço!

  7. Avatar

    Achei o seu site óptimo! Fiquei só com uma dúvida, é possível aceder aos claustros em horário de visita gratuita ou para aceder aos claustros é necessário comprar o acesso ao terraço ou ir em horário pago?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Andreia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. A catedral de Barcelona conta com um único claustro, também aberto à visitação durante o horário de visita gratuita. Abraço.

  8. Avatar
    André Paulo Zuchetto Maisonnave

    Olá, Tony! Irei para Barcelona no início de setembro e estou pensando em visitar a catedral em um dia de semana no primeiro horário da manhã, mas tenho receio de ter fila e perder muito tempo, de forma que talvez fosse mais seguro agendar uma visita no horário pago da tarde. O que você acha? A catedral costuma ter muitas filas?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, André Paulo. Durante o horário gratuito, a catedral costuma ter uma grande fila, mas como não há bilheteria, ela anda rápido. Se você for no primeiro horário da manhã, é muito provável que consiga entrar sem perder muito tempo. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *