Catedral de Barcelona

Catedral de Barcelona

A grandiosa Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia, ou simplesmente Catedral, é uma das construções mais importantes do Barri Gòtic. Sua presença no bairro é tão marcante que, até o início do século XX, o bairro gótico era conhecido como “Bairro da Catedral”, uma alusão ao papel exercido pela catedral como centro espiritual do bairro.

Catedral de Barcelona

A construção da catedral gótica foi um processo lento e gradual. Teve início em 1298 sobre os restos de um antigo templo cristão e só foi finalizada seis séculos mais tarde. A presença de uma mistura de estilos arquitetônicos, como gótico, barroco, neogótico e modernista, representam o desenrolar da história religiosa da Espanha.

Vamos percorrer com atenção as partes mais importantes do templo. As diferentes partes aparecem identificadas no mapa da catedral no final do texto.

A fachada

Catedral de Barcelona

A rica fachada da catedral é, na verdade, seu elemento mais moderno. A fachada principal e a torre são do final do século XIX e já pertencem ao estilo neogótico, embora acompanhem o desenho original de 1408. Como é próprio de um estilo que se inspira no gótico, a fachada está decorada com inúmeras imagens de anjos e santos. O zimbório (a parte mais alta e exterior da cúpula) foi terminado em 1913.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

O interior

Catedral de Barcelona

O interior da catedral segue a linha das grandes catedrais góticas. Divide-se em três naves da mesma altura, das quais unicamente a imensa nave central, que tem o dobro de largura das laterais, acaba em uma abside. Uma série de esbeltos pilares separam as naves. Várias capelas secundárias estão distribuídas pelas naves laterais. A luz que entra pelos vitrais ilumina delicadamente o interior do templo.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

Há três elementos muito valiosos na nave central.

O primeiro é o coração ou coro ricamente decorado. As cadeiras estão entalhadas com escudos pertencentes aos membros do XIX Capítulo da Ordem de Toisó de Ouro, do século XVI.

O seguinte está depois do coro em direção ao altar, onde uma grande escada desce até a cripta de Santa Eulália. Nela estão um sepulcro do século IX e o belo sarcófago gótico, para o qual foram transferidos os restos da santa.

E finalmente o altar maior da catedral, todo em mármore branco, que está apoiado em dois capitéis do século VI.

O claustro

Catedral de Barcelona

A parte mais surpreendente da catedral é, provavelmente, o seu claustro. Os visitantes não esperam encontrar um oásis no meio do Barri Gòtic, nem muito menos dentro dos muros de uma catedral. As visitas massivas de turistas, em alguns meses e horários determinados, podem não colaborar para essa sensação mágica e inesperada.

Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona
Catedral de Barcelona Catedral de Barcelona

O claustro, do século XIV, está ornamentado com palmeiras, uma fonte com uma estátua de Sant Jordi e um bando de 13 gansos; todos eles contribuem na criação de uma atmosfera única. Os 13 gansos, aliás, supostamente representam a idade que tinha Santa Eulália, quando morreu martirizada.

Os terraços

Um elevador localizado perto da Capella dos Santos Inocentes dá acesso aos terraços da catedral, que oferecem um privilegiado visual das torres do templo, do zimbório, do claustro e do Barri Gòtic.

Capella de Santa Llucia

Capella de Santa Llúcia, Catedral de Barcelona

Em um dos cantos do claustro encontra-se a Capella de Santa Llucia. O acesso à capela, que na verdade é uma construção separada da catedral, é feito pela parte exterior do prédio, bem na frente de la Casa de l’Ardiaca.

Capella de Santa Llúcia, Catedral de Barcelona

A capela é um dos poucos exemplos que restam de arte românica em Barcelona, com o interior predominantemente gótico. No dia 13 de dezembro, festa de Santa Luzia, muitos cegos visitam a capela.

Mapa da catedral


Ver Catedral em um mapa maior

Visitas

O ingresso a catedral é pago (no passado teve um horário gratuito que não existe mais).  Os detalhes atualizados podem ser consultados na web oficial da catedral.

Preste atenção ao código de vestimenta, muito especialmente durante os meses de verão, quando o calor não anima a cobrir o corpo com muita roupa.

Como chegar

A catedral está na Plaça Nova, no coração do Barri Gòtic. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I na linha 4 (amarela) e a Liceu na linha 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

Catedral de Barcelona

Se você quiser conhecer um aspecto muito interessante da cultura catalã, reserve a tarde do sábado (a partir das 18:30h) ou a manhã do domingo (por volta do meio dia) para ver as pessoas dançando a “sardana”, que é a dança nacional da Catalunha. Na praça, em frente à catedral, os grupos se reúnem e, com uma orquestra tocando ao vivo, dançam em círculos, sempre com as mãos dadas.

A catedral de Barcelona é visitada no roteiro Barri Gòtic.

42 comentários em “Catedral de Barcelona”

  1. Estou me preparando para ir a Barcelona em maio e tenho visto que o seu roteiro é bastante explicativo. Parabéns pelo trabalho. Um abraço.

    Responder
    • Rodrigo,não dá para comprar na BCN Shop. O ingresso à catedral durante o horário pago (a catedral pode ser visitada gratuitamente durante a maior parte do dia) é controlado pela igreja católica. Não se preocupe, em geral não há filas no horário pago. Compre na catedral mesmo. Abraço.

      Responder
    • Olá Sheila, no inverno é ainda melhor, sem o calorão do verão. A partir deste mês começamos a publicar uma agenda mensal de atividades, na qual estamos trabalhando há vários meses. Na agenda, entre outros eventos, incluímos o calendário de apresentaçãoes de sardana na frente da catedral. É só acompanhar nossas novas publicaçãoes para ficar sabendo das atividades que vão rolar durante sua visita a Barcelona. Abraço.

      Responder
  2. Oi Tony

    Eu e minha familia estaremos em Barcelona em julho 2015- 2 dias. Verão né? Não me assusta pois sou carioca. Estamos em excursão, mas reservei 1 dia livre. Sei que a excursão fará vários passeios panorâmicos. Gostaria de ir em algum lugar por conta própria para desfrutar melhor esse dia extra. Excursão é sempre tudo corrido e panorâmico. Pode me dar uma sugestão? Parc Guell? Em julho fica muiiiito cheio? Agradeço a atenção.

    Responder
    • Prezada Fátima, para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas.
      Aqui respondemos a consultas relacionadas com a catedral de Barcelona. Pode deixar sua consulta no texto 1 dia em Barcelona. Abraço.

      Responder
  3. Uma amiga falou-me deste site e eu resolvi pesquisar. Nunca pensei que fosse encontrar um site tão completo, com explicações simples e tão fácil de navegar como este! Parabéns!
    Tenho a certeza que me irá ser muito útil na minha viagem a Barcelona.
    Parabéns pela precisão das informações nele contidas e pela facilidade de utilização!

    Responder
    • Prezada Catarina, seja-bem vinda ao passaporteBCN. Muito obrigado pelas suas palavras, ficamos muito felizes de poder ajudar na preparação da sua viagem. Aproveite as caixas de comentários para tirar suas dúvidas, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

      Responder
  4. Boa Tarde Tony, tudo bem?

    Estou organizando o roteiro pelo Barri Gotic na data provável de 1 de janeiro. Contudo fiquei em dúvida se a Catedral estará aberta. No site não fala em dias fechados… mas não custa perguntar.. Será que vou encontrá-la aberta no horário de visitação?
    Obrigada!

    Responder
  5. Bom dia!
    Vou chegar em Barcelona no dia 14/08 e ficar ate o dia 18/08/16.
    Em relação a Igreja Sagrada Família, para ter acesso a essas entradas gratuitas, e muito difícil conseguir?

    Quero fazer seu roteiro do Bairro Gótico ao pé da letra. Seguindo esse roteiro, que horas você acha que deveria agendar a minha entrada na igreja, se eu começar o roteiro as 09:00h?
    Se eu quiser agendar a torre, quanto tempo eu tenho que deixar destinado a igreja para fazer o agendamento da torre?
    Seu blog e maravilhoso, muito detalhado. Parabens!!!

    Responder
    • Prezada Neia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Por suas perguntas estamos achando que há uma confusão entre a Catedral de Barcelona, assunto do presente texto, com a Sagrada Família (veja todas as informações sobre esta segunda no texto Sagrada Família). Para visitar a catedral não é preciso nem comprar ingressos (para os horários de visitação gratuita) nem agendar horário nenhum. Nem sequer para subir no terraço da catedral. Abraço.

      Responder
  6. Em junho2017, eu e duas amigas, passamos seis dias em Barcelona. Para elaborar o nosso roteiro, usei suas sugestões e dicas, apenas “ajustando” ao nosso ritmo. Só posso agradecer e elogiar o PassaporteBCN, nossa estadia foi um sucesso!
    Apesar do calor, aproveitamos ao máximo e trouxemos muitas e boas lembranças
    Obrigada, sua contribuição foi ótima!

    Responder
    • Prezada Beatriz, muito obrigado pelo seu feedback. Tanto a Cecília como eu ficamos muito felizes em saber que sua estadia em Barcelona foi um sucesso. Grande abraço!

      Responder
  7. Achei o seu site óptimo! Fiquei só com uma dúvida, é possível aceder aos claustros em horário de visita gratuita ou para aceder aos claustros é necessário comprar o acesso ao terraço ou ir em horário pago?

    Responder
    • Bom dia, Andreia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. A catedral de Barcelona conta com um único claustro, também aberto à visitação durante o horário de visita gratuita. Abraço.

      Responder
  8. Olá, Tony! Irei para Barcelona no início de setembro e estou pensando em visitar a catedral em um dia de semana no primeiro horário da manhã, mas tenho receio de ter fila e perder muito tempo, de forma que talvez fosse mais seguro agendar uma visita no horário pago da tarde. O que você acha? A catedral costuma ter muitas filas?

    Responder
    • Bom dia, André Paulo. Durante o horário gratuito, a catedral costuma ter uma grande fila, mas como não há bilheteria, ela anda rápido. Se você for no primeiro horário da manhã, é muito provável que consiga entrar sem perder muito tempo. Abraço.

      Responder
  9. Ola obrigada por todas as dicas:) alguem sabe me dizer o que e a parte ao lado da caredral q esta escrito Gaudi? Nao fiz o tour por falta de tempo e estou curiosa, obrigada!

    Responder
    • Boa tarde, Bárbara, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Você está perguntando pelo Gaudi Exhibition Center, que é um museu moderno dedicado a informar sobre a vida de Gaudí. Abraço.

      Responder
  10. Olá boa tarde, parabéns pelo site, estou adorando e planejando minha ida a barcelona por ele! Sendo assim eu gostaria de saber se o horário para subir no terraço da catedral é assim que ela abre. Queria ir no primeiro horário para não pagar porém não sei se o terraço já estaria aberto ou se ele segue os horários da catedral. Aguardo a resposta, obrigada

    Responder
  11. Oi Tony!!! Ótimo conteúdo, estou adorando!! Será que a visita na catedral ainda conta com horários gratuitos? Não encontrei essa informação no site, apenas a venda do ingresso…

    Responder
    • Bom dia, Adriana, a informação no site da catedral é muito confusa mesmo, parece que estão empurrando a venda dos ingressos mesmo. Como estamos voltando para Barcelona este mês, vamos conferir essa informação e atualizar o texto na volta. Abraço.

      Responder
      • Boa tarde Tony,

        O Site da Catedral é um pouco confuso quanto aos horários, sabes informar se realmente acabaram os acessos gratuitos à Catedral?

      • Bom dia, Renaldo, o site é bem confuso mesmo. Estivemos na catedral e confirmamos com os funcionários, acabou o horário gratuito. Abraço.

  12. Olá Tony e Cecília!
    Nossa, já perdi a conta de quantas vezes consultei esse site nos últimos dias. Mais uma vez parabéns e muito obrigada pelo excelente trabalho!
    Gostaria muito de assistir alguma apresentação bem típica como a “Sardana” ou “Castells”.
    Além dessa que acontece aos sábados e domingos em frente à Catedral tem mais alguma com horário e local pré definido?
    Estaremos em Barcelona dias 28, 29 e 30 de julho. Já definimos o roteiros diários, mas não em qual dia serão executados.
    Chegaremos bem tarde de Veneza, então no dia seguinte pensei que seria mais tranquilo visitar o Palau de la Musica Catalana, a Catedral, almoçar na Boqueria (o grupo curte muito um Mercadão) e passar o restante da tarde no Monjuïc, ficando para ver o espetáculo da Fonte Mágica e jantar no terraço da Arena.
    Num outro dia faríamos Sagrada Família, o exterior do Recinte Modernista de Sant Pau e o Park Güell pela manhã. Casa Milà, Casa Batlò (entrando), Plaça de Catalunya e La Rambla à tarde/noite.
    Outro dia seria reservado para Montserrat e depois “tapear” em algum lugar, Barceloneta ou Rambla.
    Será que existe possibilidade de ver a “Sardana” ou “Castells” em alguns desses locais e dias?

    Responder
    • Bom dia, Ione, seja muito bem-vinda ao passaporteBCN. Há apresentação de sardana em outras partes da cidade, mas a da catedral é a mais fácil de identificar. Peça orientações no escritório de turismo, onde devem ter uma agenda atualizada desse tipo de eventos, tanto de sardana como de castells.
      Para ajudar com os roteiros de visitação, contamos com uma consultoria de roteiros onde ajudamos a aprimorar as visitas à cidade (algumas das suas propostas são uma verdadeira maratona, prática que tentamos desincentivar). Abraço.

      Responder
      • Obrigada pela dica do escritório de turismo, Tony!
        Então, o roteiro já está corrido e se tiver oportunidade ainda quero parar para curtir uma sardana ou castells, hehe.
        Pesquisei como funciona a consultoria e como já estava bem interessada nos guias, acho que irei mesmo investir em algum.
        Além de Barcelona também iremos visitar Madri, Cádiz, Córdoba, Sevilha e Granada. E deixar Valência de fora com muita dor no coração kkk.
        As consultorias são limitadas ao conteúdo do guia ou posso adquirir o guia de Barcelona e obter ajuda em Madri e outras cidades que fazem parte do nosso roteiro também?

      • Olá Ione. Aqui na consultoria respondemos dúvidas sobre Barcelona, mas independente do guia ou guias que você comprar, você vai ter acesso também à consultoria de roteiros do EspanhaTotal, onde respondemos consultas sobre outros destinos na Espanha. Podemos ajudar a aperfeiçoar sua viagem sugerindo melhoras na distribuição dos dias e das cidades. Como é lógico, nas consultas específicas sobre as cidades vamos nos referir ao material incluido nos guias de cada uma delas. Abraço.

  13. Ótimo! Por enquanto olhei apenas Barcelona e acredito que será esse mesmo, pois são muitas atrações e poucos dias.
    Mas vou dar uma olhada nas outras cidades antes. Obrigada pela atenção!

    Responder

Deixe um comentário