como chegar em Andorra

A foto que abre este texto é uma pequena brincadeira, você não vai chegar em Andorra de teleférico. Continue lendo para saber quais são os meios de transporte que levam até Andorra.

chegar em Andorra

Chegar em Andorra de carro

É muito fácil chegar em Andorra de carro. As estradas tanto na Espanha como em Andorra são muito boas e costumam estar em ótimo estado de conservação. Em alguns trechos você poderá encontrar obras nas estradas em Andorra, sendo que há vários grandes projetos de engenharia em andamento. Mas a sinalização é muito boa.

O tempo aproximado de viagem entre Barcelona e Andorra é de duas horas e meia, sem contar com a possível demora na alfândega, causada pela fila de veículos aguardando a fiscalização.

A melhor rota para ir de Barcelona para Andorra é:

  • saia de Barcelona pela C-16, perto do Tibidabo.
  • continue pela C-16 por aproximadamente 110 km.
  • saindo do Túnel del Cadí, tome a LP-4033 na direção de Bellver de Cerdanya e La Seu d’Urgell.
  • chegando em La Seu d’Urgell, a cidade espanhola mais próxima de Andorra, é só seguir a sinalização até Andorra, pela N-145.

Veja os detalhes no mapa abaixo:


Exibir mapa ampliado

A maioria das empresas de aluguel de carro não tem restriçoes com a saída do veículo até Andorra, mas é bom conferir com a empresa antes de fechar o aluguel. Também verifique com atenção qual a cobertura dos seguros.

Se você é um motorista experiente, vai descobrir que dirigir em Andorra é um autêntico prazer, as estradas na montanha são maravilhosas, com vistas muito bonitas.

Contar com um carro em Andorra permitirá o máximo aproveitamento da sua estadia no país. É bem fácil chegar rapidamente em muitos lugares e atrações, que podem ou não contar com transporte público, que mesmo assim demandaria muito tempo nos deslocamentos. Adicionalmente, você não precisará contratar transporte para ir a lugar nenhum.

Só não indicamos a utilização do carro para quem for viajar a Andorra no inverno e não tiver experiência em dirigir na neve e no gelo. As estradas principais costumam estar sempre limpas de neve, há uma frota de máquinas liberando os caminhos da neve. Mas em qualquer momento pode acontecer de cair muita neve, obrigando você a instalar correntes nos pneus do carro e dirigir com elas. Se você nunca dirigiu com correntes, descarte viajar de carro até Andorra no inverno, pela sua própria segurança e a dos seus acompanhantes.

Veja as seguintes dicas para quem está pensando em alugar um carro para viajar até Andorra:

  • o maior perrengue associado a visitar Andorra de carro é o estacionamento. Estacionar na rua nas principais cidades, especialmente em Andorra la Vella e Les Escaldes, é muito difícil. Afortunadamente, existem muitos estacionamentos públicos (pagos) que resolvem o problema. Os estacionamentos têm um valor bem camarada para o pernoite, se você deixar o carro no estacionamento no final do dia e logo no início da manhã sair com ele para os passeios, vai gastar bem pouco de estacionamento. Muitos hotéis também oferecem estacionamento para seus hóspedes, em geral bem mais caros e pagos à parte do valor da diária.
  • preste muita atenção aos límites de velocidade, tanto na Espanha como em Andorra. Há muitos radares em funcionamento e você não quer voltar das férias com uma multa pesada.
  • o combustível em Andorra é mais barato que na Espanha. Aproveite para abastecer por lá. Antes de voltar para Barcelona, encha o tanque na saída de Andorra; há muitos postos na estrada antes da alfândega espanhola.

Chegar em Andorra de ônibus

Existem linhas de ônibus com destino Andorra, partindo de várias cidades espanholas. Com saídas de Barcelona, as principais empresas são:

  • Andorra Direct Bus. Parte do aeroporto de Barcelona, passa pela estação de ônibus Barcelona Sants e continua viagem até Andorra. A viagem entre Barcelona e Andorra dura três horas (meia hora mais nos serviços partindo do aeroporto). Pode conferir preços e horários aqui.
  • Andorra by bus. Parte do aeroporto de Barcelona e vai direto para Andorra. O ônibus não entra na cidade de Barcelona. A viagem entre o aeroporto de Barcelona e Andorra dura três horas e quinze minutos. Pode conferir preços e horários aqui.
  • Alsa. Parte da estação de ônibus Barcelona Nord e segue até Andorra. Existem serviços diretos, que demoram três horas e quinze minutos, e serviços com múltiplas paradas, muito mais demorados. Preste atenção para escolher o serviço mais rápido. Pode conferir preços e horários aqui (escolha “Destinos internacionales”).

Se você for para Andorra de ônibus, precisará de algum meio de transporte para se locomover pelo país. Veja o texto como se locomover em Andorra.

Chegar em Andorra de trem

Andorra não conta com transporte ferroviário, por essa razão não é possível chegar de trem até lá.

Chegar em Andorra de trem-bala e ônibus

A RENFE, que é a operadora espanhola do AVE, o trem-bala, em parceria com a empresa de ônibus Alsa, oferece a possibilidade de viajar até Andorra combinando trem e ônibus.

O serviço está disponível para quem parte de Madri. O trajeto Madri-Lleida é feito de trem-bala e em Lleida é feita uma conexão com um ônibus com destino a Andorra. Veja mais informações sobre a passagem combinada aqui.

É uma opção muito interessante, especialmente para quem não for encarar Andorra como um bate-volta a partir de Barcelona. Uma triangulação Madri-Andorra-Barcelona é muito bacana e permite um aproveitamento ótimo do seu tempo na Península Ibérica. Você parte de Madri, com destino a Andorra, e depois viaja de Andorra para Barcelona de ônibus. Querendo se locomover com mais independência dentro de Andorra, sempre existe a possibilidade de alugar um carro lá.

A escolha do passaporte BCN

Andorra de carro alugado ou Andorra de ônibus? Já acumulamos muitas viagens para Andorra, várias de ônibus e as mais recentes de carro. Sem dúvida, o aproveitamento de nosso tempo no país foi muito maior quando viajamos de carro. As distâncias em Andorra são pequenas e de carro você chega rapidamente em lugares onde você demoraria muito mais tempo se dependesse do transporte público. Há vários lugares de interesse onde o transporte público não chega.

Indicamos o ônibus no periodo mais frio do inverno, pelos possíveis problemas causados pela neve e pelo gelo nas estradas. No resto do ano, nossa escolha de meio de transporte para visitar Andorra é o carro. Mas fique sabendo que ambas possibilidades são viáveis. O importante é que você avalie prós e contras, conseguindo chegar ao seu ponto ideal.

Mais informações sobre Andorra

Para saber mais sobre Andorra, veja nosso índice de informações sobre Andorra.

Alguma dúvida ou consulta?

Respondemos todas as consultas sobre Andorra aqui, inclusive as dúvidas relacionadas com como chegar em Andorra. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

26 comentários em “como chegar em Andorra”

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Leila. Não existe um “centro de Andorra”, são muitas cidadezinhas espalhadas pelo país. O ônibus da AndorraDirectBus vai deixar você no primeiro vilarejo entrando em Andorra. O ônibus da Alsa vai deixar você em Andorra La Vella, a capital do país. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, qual onibus é mais confortável: DirectBus ou Alsa? Pergunto porque o da Alsa deixa em Andorra-a-Velha e o outro no primeiro vilarejo. Outra pergunta: tem taxi na estação de onibus para levar aos hoteis?

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Claudia, sempre fomos para Andorra de carro, nunca experimentamos os serviços das companhias de ônibus e por isso não temos como avaliá-los. A escolha da empresa dependerá muito da localização da sua hospedagem. Nos pontos de parada dos ônibus vindos da Espanha você deve poder encontrar táxis, sim. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Vitor. É viável, sim. Já para chegar até as pistas de esqui, pode ser necessário o uso de correntes nos pneus, dependendo das nevadas e do estado das estradas secundárias. Abraço.

  1. Avatar

    indo de carro, com todas as condições de clima favorável, é possível fazer um bate e volta de barcelona? as atrações são distantes um das outras? a pergunta é para saber quantos estacionamentos teremos que pagar. obrigado

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Um bate-volta no dia até Andorra não faz sentido nenhum, você vai ter que escolher entre ver este ou aquele lugar. Andorra é maior do que as pessoas pensam. Aproveitamos para pedir um favor, não escreva seus comentários EM CAIXA ALTA, que na internet é usada para GRITAR.

  2. Avatar

    Bom dia,

    Estarei indo em Fevereiro para Barcelona e irei 2 dias para Andorra. Gostaria de dicas para alugar o carro, onde alugar e se precisa da carteira de habilitação internacional. E também se tem algum problema em ir para Andorra ou as locadoras não tem problema com isso. Obrigado.

      1. Avatar

        Obrigado pela resposta Tony. Outra questão, se é tranquilo ir de Barcelona para Andorra la velha em fevereiro, se tratando da estrada e da neve. Obrigado, abraços.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        A estrada principal deve estar livre de neve. Já em Andorra, se cair alguma nevada forte, pode ser necessário usar correntes nos pneus. Será recomendável acompanhar a previsão do tempo nos dias anteriores à viagem. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Por nada, Adilson, precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite para perguntar, teremos o maior prazer em tentar ajudar. Abraço.

  3. Avatar

    Vamos para Andorra no final de março por um período de 24 horas, saindo de Barcelona. De lá iremos para Toulose.
    Vamos ficar na capital.
    Você poderia indicar um serviços guia turístico para um período curto como esse?
    Desde já agradeço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Ficamos muito gratos com suas palavras, Marcelo. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários para deixar suas dúvidas. Abraço.

  4. Avatar

    sabe me dizer se é possível comprar passagem do ônibus da alsa um dia antes em barcelona nord ou é melhor comprar antecipadamente via internet?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Pode tentar comprar na hora, mas em datas com alta ocupação na linha, você corre o risco de não encontrar assentos para o horário da sua escolha.

  5. Avatar

    Boa tarde! Por favor, você saberia informar o valor desse ticket combinado de trem + ônibus de Madrid para Andorra? No site da Renfe não consegui encontrar essa informação (e nem como comprar, na verdade). Obrigada! 🙂

  6. Avatar

    Olá!
    Estou planejando uma viagem para Andorra na primeira quinzena de janeiro, e gostaria de saber se é viável ir de carro nessa altura? Em relação a colocar corrente nos pneus, como se faz isso quando se trata de um carro alugado?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Cecília. Até hoje, caiu muito pouca neve nas montanhas no inverno. Hoje chegar de carro em Andorra não apresenta nenhuma complicação. Porém, se vier um temporal de neve, as condições na estrada podem ficar complicadas, especialmente dentro do país. Ficamos sempre com receio de indicar o uso de correntes no carro para quem não tem experiência de condução na neve. Pense que as correntes são colocadas normalmente em momentos complicados, e sem a experiência necessária, você pode sofrer bastante. Hoje, muitos carros são equipados com pneus de neve, que dispensam o uso de correntes. Mas são poucas as locadoras oferecendo esse tipo de veículo. Você teria que fazer contato diretamente com a locadora do seu interesse para saber se oferecem esse modelo de pneu. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *