como ir de Barcelona a Paris

Barcelona e Paris estão entre as cidades europeias mais emblemáticas e surpreendentes, muito procuradas pelos brasileiros que viajam para a Europa. Elas fazem uma dupla perfeita e combiná-las na mesma viagem pode ser uma grande ideia. Se esse é seu objetivo, hoje vamos explicar, com detalhe, como ir de Barcelona a Paris.

Pont Alexandre III, Paris

1. De Barcelona a Paris de carro

A viagem de carro, entre Barcelona e Paris, é possível e dá para ser feita. Só parece justificável no caso de que seu objetivo seja conhecer o norte da Catalunha e visitar o interior da França. Isto é, só vale a pena quando a finalidade da sua viagem for conhecer tudo que há de interessante entre Barcelona e Paris.

Como forma de deslocamento entre as duas cidades, o carro não é a opção mais adequada, tanto pelo tempo que levará a viagem, quanto pelo custo envolvido (aluguel do carro, seguros, pedágios, combustível). No texto de carro já falamos que utilizar o carro em Barcelona não é a melhor das ideias. E com certeza o mesmo acontece em Paris, uma cidade muito maior que Barcelona, onde dirigir se transforma em uma aventura ainda mais complicada.

2. De Barcelona a Paris de avião

A rota Barcelona – Paris está muito bem servida, com uma grande quantidade de voos diários em ambas direções.

Em 2017, seis companhias aéreas operam voos diretos entre Barcelona e Paris:

  • Air France, a companhia de bandeira francesa. A KLM, parceira da Air France, também oferece voos com seu próprio código, que são todos operados pela Air France. A companhia voa para o aeroporto Charles de Gaulle (CDG). A partir de dezembro de 2017, os voos da Air France entre Barcelona e Paris são operados pela low-cost Joon.
  • Iberia, a companhia de bandeira espanhola. Voa entre o aeroporto de Barcelona (BCN) e os aeroportos de Orly (ORY) e Charles de Gaulle (CDG) em Paris.
  • Vueling, uma low-cost com participação da Iberia. Voa entre o aeroporto de Barcelona (BCN) e os aeroportos de Orly (ORY) e Charles de Gaulle (CDG) em Paris.
  • a low-cost EasyJet. Voa entre o aeroporto de Barcelona (BCN) e o aeroporto Charles de Gaulle (CDG) em Paris.
  • a low-cost Ryanair. Voa entre o aeroporto de Barcelona (BCN) e o aeroporto Beauvais-Tille (BVA) em Paris.
  • Transavia, uma low-cost com participação da Air France / KLM. Voa entre o aeroporto de Barcelona (BCN) e o aeroporto de Orly (ORY) em Paris.

É possível também voar entre Barcelona e Paris, fazendo uma escala em outro aeroporto europeu. A lista de companhias aéreas oferecendo essa conexão é interminável. Você pode consultar as possibilidades em buscadores como o Skyscanner. Dependendo do tempo de conexão e do preço da passagem, essa pode ser uma opção interessante para alguns.

Veja também o texto dicas para aproveitar as companhias aéreas low-cost na Espanha (e na Europa também) do nosso Espanha Total.

Saindo ou chegando a Barcelona

Barcelona tem um único aeroporto, o El Prat – Barcelona. Na seção chegando de avião você encontrará muitas informações sobre o aeroporto e como se deslocar até ele. De especial interesse são os textos como sair do aeroporto e como chegar no aeroporto.

3. De Barcelona a Paris de trem

de barcelona a paris

A conexão em trem entre Barcelona e Paris está passando por mudanças constantes, conforme se desenvolve a integração de serviços entre a Espanha e a França.

Hoje, a opção disponível para viajar em trem entre Barcelona e Paris é um trem-bala direto. O trem parte da estação de Sants e é operado em um AVE da RENFE ou da SNCF. O trem chega na estação de Gare de Lyon em Paris. A viagem mais rápida demora 6 horas e meia, com viagens de até 8 horas e meia. Pode conferir os preços no site da Renfe e no site da SNCF.

As autoridades da Espanha e da França trabalham no aperfeiçoamento da conexão de alta velocidade entre Barcelona e Paris. Em dezembro de 2013 foi eliminada a necessidade de troca de trem no caminho e foi anunciado o primeiro trem-bala “autêntico” ligando Barcelona e Paris. Mas o que poucos meios de comunicação noticiaram, fato que aqui queremos salientar, é que a viagem entre Barcelona e Paris ainda não é feita 100% em alta velocidade. No trecho francês entre Perpignan e Nimes, o trem-bala circula nos trilhos convencionais com uma velocidade reduzida.

As últimas estimativas para a transformação do trecho Perpignan-Nimes em alta velocidade falam na década de 2020, quando o tempo de viagem de 6 horas e meia deverá ser reduzido ainda mais.

Muita atenção: não são infrequentes os atrasos na rota de trem entre Paris e Barcelona.

4. De Barcelona a Paris de ônibus

Estación del Norte, Barcelona

Se houver alguém disposto a encarar uma viagem de 15 horas, as empresas Eurolines e Megabus operam rotas de ônibus de Barcelona a Paris. Mas veja bem, já houve uma época na qual o ônibus era a escolha dos orçamentos mais apertados. Hoje já não é mais assim, e a passagem de ônibus pode sair mais cara que a de trem ou mesmo de avião. Compare bem os preços antes de resolver encarar a viagem. Não pense que os ônibus de longa distância europeios são comparáveis com os ônibus leito ou semi-leito do Brasil.

Qual opção escolher? A opinião do passaporte BCN

Analisando prós e contras, pensamos que nem o carro nem o ônibus são as melhores opções para se deslocar entre Barcelona e Paris. Entre o avião e o trem a disputa é mais acirrada e existem argumentos a favor de cada uma das duas opções de transporte:

  • o avião é mais rápido que o trem-bala, já somados os tempos de deslocamento da cidade até o aeroporto de saída e do aeroporto de chegada até a cidade. O custo da passagem pode ser competitivo. É preciso estar muito atento à franquia de bagagem oferecida por cada companhia aérea, que dificilmente será a mesma franquia de sua passagem intercontinental. O ideal seria emitir a passagem Barcelona-Paris como parte da sua passagem de ida e volta para o Brasil, garantindo assim a mesma franquia de bagagem e conseguindo um preço muito bom para o percurso.
  • o trem-bala direto é interessante principalmente porque liga o centro de Barcelona com o centro de Paris. Em tempo de viagem ainda perde para o avião, mas compensa pelo conforto de poder se levantar e caminhar durante a viagem e ainda contemplar a paisagem se o percurso for feito durante o dia. Preste atenção, pois também existe uma limitação para o transporte de bagagens no trem-bala. O maleiro do trem é claramente insuficiente para a quantidade de bagagem que os passageiros quererem transportar, e já presenciamos as cenas mais incríveis que nenhuma lei da física poderia explicar. São frequentes os atrasos na viagem entre Paris e Barcelona.

Com preços parecidos, a escolha deve ser guiada pela emoção. Você está com sorte, pois tem duas alternativas de transporte muito boas para realizar uma viagem sensacional!

Mais informações sobre Paris

Procurando informações sobre Paris? Veja o excelente Conexao Paris.

50 comentários em “como ir de Barcelona a Paris”

  1. Avatar

    Olá ,
    Estou gostando muito do seu site.
    Tudo muito bem explicado.
    No final do ano vou para Barcelona com minha família e quero ir alguns dias para Paris.
    Estou pensando em fazer um dos trechos, ida ou volta de trem. Iremos com 2 malas grandes e as bagagens de mão. Você sabe se o preço da passagem do trem já está incluso a bagagem?

    1. Tony

      Karina, você encontra a resposta à sua pergunta aqui: O limite de bagagem no trem-bala. Esse texto forma parte de uma grande dossiê sobre o trem-bala publicado no nosso site Espanha Total. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o trem-bala, aproveite as caixas de comentários de lá para perguntar. Abraço.

  2. Avatar

    Olá, Tony!
    Irei iniciar uma “Eurotrip” em Fevereiro com início em Barcelona. Estou encantada com esse site e tentando absorver o máximo de informações possíveis.
    Já havia pesquisado sobre passagens de trem neste período, no dia 19 de fevereiro para ser mais exata, e não consigo achar no site da Renfe, nem no Raileurope.
    Você sabe se há um período de antecedência mínima para disponibilização das passagens?
    Obrigada!!
    Poliana

  3. Avatar

    Estou em um dilema. Consegui milhas fazendo – GIG-VCE chegando 20/7/15 e voltando CDG-GIG em 6/8.
    Vou fazer Veneza-Florença-Roma até 29 (ou 30/7/15), sinceramente estava planejando ir para a Grecia, mas tenho por mim que os restantes 8 dias-7 noites ficarão muito caros principalmente por conta da viagem de Santorini para CDG.
    Então pensei em fazer FCO-BCN de avião que não é cara, ficar uns dias em BCN e ir subindo para Paris mas não sei o que fazer, ir só para BCN e depois pegar um voo para Paris para vir embora não sei se vale, subir pela costa azul de carro, ir parando de trem? o que fazer? Poderia me dar uma dica?
    Sou eu, meu marido e minha filha de 10 anos.

    1. Tony

      Prezada Ana, o que a gente pode te dizer é que 7 noites em Barcelona passam voando. Ainda mais se você incluir algum bate-voltas (julho é mês de praia e tem vários bate-voltas muito legais). Precisando de ajuda sobre como distribuir seu tempo em Barcelona, veja o texto 5 dias ou mais em Barcelona e aproveite para consultar qualquer dúvida que você tiver. Abraço.

  4. Avatar

    Boa noite. Estou com uma viagem ja marcada e com tudo paro para Paris em Maio/2015, e estamos pensando em tirar dois dias para ir em Barcelona, para ver o GP de F1. Sera que voce tem alguma dica referente aos aeroportos, se possui alto indice de atrasos dos voos, já que estamos programando de ir no sabado e voltar no domingo para Paris. Sobre a mobilidade hotéis e segurança em barcelona, como é?

    Obrigado.

    1. Tony

      Prezado Fernando, o aeroporto não possui alto índice de atrasos, mas sempre pode acontecer uma greve (na França ou na Espanha) que acabe atrapalhando seu planejamento. Você vai encontrar informação muito detalhada que responde às suas dúvidas nos textos como se locomover em Barcelona, como escolher seu hotel e segurança e precauções. Precisando de outras informações, pode aproveitar os textos mencionados (ou qualquer outro relacionado com sua consulta) para deixar sua dúvida e tentaremos ajudar. Abraço.

      1. Avatar

        Boa tarde, obrigado pela atenção. Vou ler as materias que voce citou. Voce tem informações sobre o GP da Espanha, circuito de Catalunya. Uma visão geral do que voce souber entre organização, acessos ao circuito e hoteis perto do circuito.

        Obrigado.

      2. Tony

        Fernando, no final de semana do GP há um esquema especial de transporte público até o circuito, envolvendo ônibus e trem. Pode ver as informações sobre o GP 2015 aqui. As pessoas se hospedam sempre em Barcelona e viajam até o circuito, que fica a 35 quilômetros da cidade. Abraço.

  5. Avatar

    Olá Tony! Nos ajude. Somos 4 pessoas e nosso vôo vai até Milao . Estamos pensando em alugar um carro e ir até Paris , de la descer até Roma e voltar a Milao ! Serão 10 dias inteiros . Você acha viável esse meio de transporte ? Qual o tempo gastaria de Milão a Paris na estrada ? Tenho medo de perder mt tempo de deslocamento. Nos auxilie nesse roteiro, pois Paris e Roma são cidades que queremos conhecer e ninguém quer abrir mão delas. Obrigada

    1. Tony

      Prezada Larissa, o passaporte BCN é um guia dedicado a cidade de Barcelona e sua consulta não inclui Barcelona em nenhuma parte do roteiro. Para consultas sobre Roma, tente o blog Turismo em Roma. Para consultas sobre Milão, tente o blog Milão nas Mãos. Para consultas sobre Paris, tente o blog Conexão Paris. Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony,

    vamos de Barcelona à Provence de TGV e ficaremos hospedados bem próximos da Plaza Catalunya. Você sabe onde pegamos o trem? Obrigada!

  7. Avatar

    Oi Tony!

    Qual a melhor cidade em termos de distância para ir para Paris? Sair de Madri ou de Barcelona? Ou as duas cidades tem a mesma duração de viagem?

  8. Avatar

    Comprei uma passagem de trem TGV de Barcelona a Paris para um sábado às 6h10, saindo de Barcelona-Sants. Gostaria de saber se o transporte público estará funcionando nesse horário da manhã e em caso negativo, se é fácil pedir um táxi para esse horário. Obrigado desde já.

    1. Tony

      Prezado Alexandre, os ônibus de Barcelona costumam começar a rodar antes das 6 da manhã, e o metrô começa a funcionar às 5 da manhã, mas para poder ajudar você melhor precisariamos saber o endereço da sua hospedagem. É fácil pedir um táxi, no seu hotel podem ajudar com isso. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigado, Tony! Meu hotel é próximo à estação Passeig de Gracia, acho que não haverá problemas. Abs

      2. Tony

        Prezado Alexandre, não haverá problemas, não. Dependendo da proximidade do seu hotel da estação de trem do Passeig de Gràcia, você poderia até usar a linha R2 para viajar até Sants. O primeiro trem do dia parte às 05:08h, chegando em Sants às 05:12, e depois há um trem cada 30 minutos. Se você está viajando de trem-bala, pode pegar esse trem sem pagar por ele, aproveitando o “Combinado Cercanías” (saiba mais lendo aqui). Abraço.

  9. Avatar

    Tony, boa tarde como vai?
    Estarei pela Europa em julho, estaremos em Paris e resolvemos incluir Barcelona no roteiro.
    Depois de muito pesquisar, resolvemos pegar o trem noturno de Paris saindo as 22h fazendo uma conexão em Tolouse. (Uma longa viagem de aproximadamente 12h…mas enfim, férias e Europa…vamos que vamos!!kkk)
    Você têm alguma informação sobre essa conexão?
    Estou meio ansioso pois não falo nadica de francês e não tenho ideia de como funcionam essas conexões de um trêm para o outro.
    Se fica próximo um do outro…etc!rs

    1. Tony

      Prezado William, existe alguma razão específica para pegar o trem noturno? Como você falou, vocês estão de férias, e vão passar uma noite acordados e chegar em Barcelona muito cansados. Uma viagem de trem de 12 horas ninguém merece! Nunca fizemos essa viagem com conexão em Toulouse, por isso não podemos tentar esclarecer como funciona a conexão. Mas imaginamos que olhando nas telas com informação das saídas dos trens não deve ser nenhum problema saber onde pegar o trem que vai para Barcelona. Para quem quer viajar diretamente de Paris a Barcelona indicamos ou o trem-bala ou o avião. Abraço.

  10. Avatar

    estarei em madrid, no proximo 28/05/2015, gostaria de ir a paris, no entanto, passar pelo menos um dia em barcelona.
    é possível comprar uma passagem de trem madrid-paris e fazer uma escala de um dia em barcelona?
    agradeço a atenção.
    parabéns pelo site!

    1. Tony

      Prezado Pablo, você não pode fazer escalas no meio de uma viagem de trem. Precisa comprar uma passagem Madri-Barcelona e uma segunda passagem Barcelona-Paris. Veja nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha, publicado em nosso site dedicado à Espanha, onde você vai encontrar muitas dicas úteis. Abraço.

  11. Avatar

    Oi Tony!

    Como lhe disse em outra página aqui do seu site, estou indo de Paris a Barcelona em Junho. Farei o trajeto pelo trem bala. Gostaria de saber se na Estação Sant é fácil conseguir táxi e também que tipo de lanches são oferecidos no vagão restaurante do trem, tendo em vista que viajarei a tarde toda, certamente sentirei fome.
    Agradeço sua atenção e lhe parabenizo, novamente, pelo site. Ele tem me ajudado demais!

    1. Tony

      Prezado Alan, a estação de Sants é a mais importante de Barcelona e uma das mais importantes da Espanha. Sempre há táxis aguardando pelos passageiros, você não vai ter nenhum problema para pegar um. A fila dos táxis é organizada como nos aeroportos, é só seguir os cartazes que indicam sua localização.
      Sobre a lanchonete do trem, tudo depende de se o trem onde você vai viajar for operado pela SNCF ou pela RENFE. Na lanchonete no trem da RENFE, além de café, refrigerantes, cervejas e outras bebidas, são servidos sanduíches frios e quentes, batatinhas fritas e outros salgadinhos industrializados. Na lanchonete da SNCF a oferta é muito parecida. Ambas empresas oferecem “packs” incluindo uma comidinha quente, um salgadinho e uma bebida. Além da comida e bebida que você pode comprar no vagão restaurante, você ainda pode subir no trem com sua própria comida e/ou bebida, para ser consumida no seu próprio assento.
      Precisando de qualquer outra ajuda sobre sua viagem, aproveite a as caixas de comentários do site, estamos sempre por aqui para tentar ajudar. Abraço.

  12. Avatar

    Olá Tony,
    Vou a Madrid em janeiro de 2016 e de lá a Barcelona de carro. Depois iremos a Paris de trem bala e retornaremos de lá para o Rio de Janeiro. Como poderei levar minhas malas grandes de Barcelona a Paris já que iremos trem? Obrigada.

  13. Avatar
    Alan Gabriel Fernandes

    Eu fiz recentemente o trajeto inverso, Paris a Barcelona. Fui de TGV e fiquei um pouco decepcionado… O trem é confortável, a estação em Paris é bem charmosa e cria um clima bem legal, mas eu esperava mais da viagem em si. Fazendo uma analogia, o trem me lembrou uma van escolar, que vai parando de casa em casa. São muitas paradas durante o trajeto até Barcelona, o que deixa a viagem bem monótona e diminui bastante a sensação de velocidade e rapidez. Além disso, me garantiram que o TGV era rigorosamente pontual. Bom, devo ser muito azarado, pois durante a minha viagem o trem atrasou quase 15 min. Pode parecer pouco, mas como tinha um compromisso com hora marcada em Barcelona, esse atraso acabou por me criar um transtorno. Eu tinha opção de fazer o trajeto de avião, mas optei pelo trem exatamente pela pontualidade e por minha vontade de ter a experiência de cruzar a França em um trem de alta-velocidade. No final, a sensação foi de decepção, pois a viagem nem foi tão legal e o trem nem tão pontual.

    OBS: Destaco aqui a falta de cordialidade e respeito de alguns passageiros que estavam no trem comigo e minha família. Como o compartimento para colocar as bagagens, no início do vagão, é pequeno, quem embarca primeiro acaba sendo privilegiado. No entanto, dois casais (aparentemente de espanhóis) que embarcaram bem depois acabaram tirando as malas de outros passageiros para acomodar a deles próprios. Achei uma completa falta de educação e de respeito. Quando os passageiros notaram que suas malas não estavam no compartimento, criou-se uma situação desagradável. E quando questionados se haviam mexido na bagagem alheia, ambos casais fizeram de desentendidos. Uma vergonha. A situação só foi contornada quando um funcionário do trem interveio e conseguiu acomodar todas as bagagens. Por isso, sugiro a quem for fazer esse trajeto de TGV comprar as poltronas próximas a entrada do vagão e consequentemente ao compartimento para guardar as bagagens.

    1. Tony

      Muito obrigado por compartilhar sua experiência, Alan. Muitas pessoas escolhem o trem-bala como alternativa ao avião pelas mesmas razões que você, viver uma nova experiência. Mas no caso do elo Paris-Barcelona, o avião continua sendo mais competitivo, sem os perrengues associados ao transporte da bagagem. O problema é que existem umas regras sobre o transporte de bagagem, mas não há fiscalização, e ai vira uma bagunça. Acontece também que, por inexperiência ou falta de respeito com outros passageiros, algumas pessoas deixam suas malas deitadas ocupando o espaço de pelo menos três mala colocadas de lado; já vimos isso inúmeras vezes. Também tem gente que coloca malas que caberiam perfeitamente no bagageiro superior dos assentos na área destinada às malas mais volumosas. O que costumamos indicar é tentar embarcar o antes possível para garantir um bom lugar para suas malas e, se for o caso, ficar de olho nelas até a partida do trem para evitar que alguém mexa nelas. Abraço.

  14. Avatar

    Boa noite, Tony.
    Irei de Barcelona a Paris no dia 05 de outubro. Há tempos acompanho o comportamento das passagens do trem rápido e percebo que apenas dois horários – que não me interessam – estão disponíveis. O horário das 06:10 ainda está disponível apenas para o fim de Agosto, ou seja, pela lógica só abrirá para venda daqui a um mês. Isso é realmente habitual? Estou com receio de esperar e, quando for disponível para venda, o preço seja muito alto. Por outro lado, as passagens de avião devem aumentar daqui até lá. Abraço!

  15. Avatar

    Oi….. vou agora em novembro para Barcelona e de lá pretendo alugar carro para ir Carcassone e Toulouse, ou ir de trem. Você consegue me sugerir o que seria mais viável (em relação a tempo e custo) trem ou alugar carro? Vi algumas reportagens que fala em trem direto, mas no site da Renfe os horarios que aparecem são com baldeação. Onde poderia ver sobre os pedagios? helppppp

    1. Tony

      Prezada Sandra, para ir de Barcelona a Carcassonne e Toulouse o mais rápido é o carro alugado. De carro, você deve demorar aproximadamente 3 horas. Já a combinação de trem mais rápida, com baldeação, demora 4 horas e 20 minutos. Em termos de custo, você deve simular os preços das diversas passagens de trem que você vai precisar, para as datas da sua viagem, e comparar esse custo com o de alugar um carro (veja nosso texto com dicas para alugar um carro na Espanha). De Barcelona até a fronteira com a França você vai ter que pagar 28,38€ em pedágios (pode conferir os valores usando o site Via Michelin). O carro vai dar mais flexibilidade para ir de um lugar para outro. Abraço.

      1. Avatar

        Tony, muito obrigada pelas informações!!
        Quanto a rota das estradas departamentais (não pedagiadas) será que vale a pena? são as mais bonitas? o caminho via Andorra ou via Perpignan seria mais adequado? Será a primeira vez que utilizaremos carro na Europa, estamos meio receosos quanto a blitz, estacionamentos, pedagios.

      2. Tony

        Sandra, as rotas não pedagiadas são sempre mais interessantes, apesar de também contarem com trânsito mais pesado. Se você quer simplesmente chegar até o destino, escolha a rota mais rápida e segura. Já se você estiver planejando uma viagem dentro da sua viagem, escolha as rotas interiores. Para dar alguma ideia de qual caminho seguir seria interessante saber com quantos dias você conta para chegar até o destino. Abraço.

      3. Avatar

        Tony sairia de Barcelona dia 14 pela manhazinha e voltaria dia 16, ou seja, teria 3 dias p despender nesse trecho.

      4. Tony

        Sandra, na verdade, precisamos saber com quanto tempo você conta para fazer o trecho entre Barcelona e a fronteira com a França. Afinal de contas, imaginamos que você deva ficar algum tempo no destino. Tudo indica que não vai sobrar quase tempo e por isso indicariamos tomar a via mais rápida para poder dedicar algum tempo a visitar ao destino, caso contrário seu passeio não faria sentido nenhum. Seria possível organizar um passeio de carro pelo norte da Catalunha sem necessidade de atravessar a fronteria, mas isso já seria uma viagem diferente. Abraço.

  16. Avatar

    Bom dia, tentei realizar compra de duas passagens barcelona-paris no site da renfe.com, mas a na hora do pagamento aconteceu um erro no site, entretanto o cartão de credito foi debitado no valor das duas passagens num total de 98 euros, poderia me ajudar em como proceder nesse caso? Tentei enviar email e não obtive resposta. Seria melhor eu tentar cancelar o lançamento no cartão?

  17. Avatar

    Olá Tony, adorei as dicas do site.
    Tenho uma duvida, estou indo para Barcelona dia 10/12/16 e retorno para o Brasil dia 03/01/17. Vou eu e meu namorado, vamos ficar na casa da tia dele que mora em Barcelona a mais de 20 anos. Optamos por fazer reserva no hotel de barcelona e cancelar assim que chegarmos lá, ao invés da carta convite. Porém do dia 14/12 á 17/12 iremos para Paris e depois vamos retornar para Barcelona. Neste caso teremos que passar de novo pela imigração de barcelona quando chegarmos de paris certo? Como podemos fazer, faço uma reserva no hotel de 10/12/16 á 14/12/16 e depois outra reserva de 17/12/16 á 03/01/2017 ? ou faça uma reserva do período todo sem contar o período em Paris ?

    1. Tony

      Prezada Amanda, entre a França e a Espanha não existe controle de imigração. Porém, no momento da sua entrada no espaço Schengen (veja mais informações no texto voos com conexão: onde será feita a imigração do nosso Espanha Total) você deverá provar onde você vai ficar hospedada durante o tempo que você vai permanecer na Europa. Não esqueça que as reservas de hotel devem estar ativas no momento de entrar na Espanha. Isto é, você só poderá efetuar o cancelamento depois ter passado pelo controle de imigração. Abraço.

  18. Avatar

    Olá, Tony! Parabéns pelo site… muito bom
    Queria saber se você pode me ajudar. Pretendo ir de Barcelona a Paris no dia 02/04, mas já faz quase 1 mês que fico olhando o site da Renfe quase que diariamente na expectativa dos preços diminuírem (a passagem está custando 109 euros). Você acha que deveria comprar logo, mesmo nesse preço, ou esperar mais um pouco? Chego em Barcelona no dia 27/03. Você acha que seria arriscado demais deixar para comprar lá? Ou as passagens realmente ficam esgotadas? Obrigada!

  19. Avatar

    Olá Tony!

    Parabéns pelo excelente post!

    Viajarei para a Espanha no final de Maio por 15 dias e retornarei ao Brasil por Paris.
    Irei a Madri (4 dias), Barcelona (4 dias) e ainda terei cerca de 6 dias para explorar um pouco mais da Espanha ou o Sul da França até chegar a Paris (que já conheço, então não pretendo ficar mais que 2 dias).

    Qual sua sugestão de cidades a conhecer neste trajeto?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Vivi, seja bem-vinda ao passaporte BCN, que é um site dedicado a informar sobre a cidade de Barcelona e a região da Catalunha. Contamos com uma consultoria de roteiros no nosso Espanha Total onde respondemos consultas mais abrangentes como a sua. Uma segunda possibilidade para sua viagem é extender sua estadia em Barcelona e aproveitar para fazer vários dos maravilhosos bate-voltas a partir da cidade. Abraço!

  20. Avatar
    Manoel Agostinho

    Ola, planejo viajar a Barcelona e de lá ir a Paris de carro pois quero passar em Clemontferrand.

    Minha viajem esta programada para final de dezembro, sei que lá estará bem frio, pergunto se a temperatura baixa impede ou compromete a viagem de carro?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Manoel, unicamente podemos falar sobre a parte das estradas que conhecemos, até a frontera com a França. O frio não é um problema nas estradas, mas uma nevada intensa pode obrigar você a ter que colocar correntes nos pneus do carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *