como ir de Barcelona a Roma

Muitos viajantes incluem Barcelona e Roma num mesmo roteiro de viagem à Europa. Aqui você encontrará as opções para realizar o trajeto Barcelona-Roma.

1. De Barcelona a Roma de carro

A viagem de carro, entre Barcelona e Roma, é possível e dá para ser feita. Só parece justificável no caso de que seu objetivo seja conhecer o sul da França e o norte da Itália. Isto é, só vale a pena quando a finalidade da sua viagem for conhecer tudo que há de interessante entre Barcelona e Roma.

Como forma de deslocamento entre as duas cidades, o carro não é a opção mais adequada, tanto pelo tempo que levará a viagem, quanto pelo custo envolvido (aluguel do carro, seguros, pedágios, combustível). No texto de carro já falamos que utilizar esse meio de transporte em Barcelona não é a melhor das ideias. E com certeza o mesmo acontece em Roma, uma cidade com um trânsito muito mais enlouquecido que o de Barcelona.

Abaixo você verá que é possível levar seu carro de ferry-boat entre Barcelona e Roma, se essa for sua opção de transporte.

2. De Barcelona a Roma de barco

A companhia Grimaldi Lines opera uma linha regular de ferry-boats entre o porto de Barcelona e a cidade italiana de Civitavecchia, próxima a Roma. O barco aceita passageiros a pé e passageiros com veículo. É uma opção interessante para quem quiser levar o carro, mas é bom comparar o custo da viagem de ferry-boat com carro com o custo de voar e alugar carro tanto em Barcelona como na Itália.

3. De Barcelona a Roma de avião

Existem vários voos diários na rota Barcelona-Roma.

Em março de 2016, quatro companhias aéreas operam voos diretos entre Barcelona e Roma:

É possível também voar entre Barcelona e Roma, fazendo uma escala em outro aeroporto europeu. A lista de companhias aéreas oferecendo essa conexão é interminável. Você pode consultar as possibilidades em buscadores como o Skyscanner. Dependendo do tempo de conexão e do preço da passagem, essa pode ser uma opção interessante para alguns.

Saindo ou chegando a Barcelona

Barcelona tem um único aeroporto, o El Prat – Barcelona. Na seção chegando de avião você encontrará muitas informações sobre o aeroporto e como se deslocar até ele. De especial interesse são os textos como sair do aeroporto e como chegar no aeroporto.

Veja também o texto dicas para aproveitar as companhias aéreas low-cost na Espanha (e na Europa também) do nosso Espanha Total.

4. De Barcelona a Roma de trem

Estación de Sants, Barcelona

Não existe uma conexão de trem direta entre Barcelona e Roma. O percurso mais direto de trem entre as duas cidades envolve três trens diferentes, fazendo com que essa opção seja completamente desinteressante, tanto em termos de tempo de viagem como em termos de custo. O trem não é uma opção viável para se deslocar rapidamente entre Barcelona e Roma.

5. De Barcelona a Roma de ônibus

Estación del Norte, Barcelona

Se houver alguém disposto a encarar uma viagem de 20 horas, a Eurolines opera uma rota de ônibus de Barcelona a Roma. Mas veja bem, já houve uma época na qual o ônibus era a escolha dos orçamentos mais apertados. Hoje já não é mais assim, e a passagem de ônibus pode sair mais cara que a de trem ou mesmo de avião. Compare bem os preços antes de resolver encarar a viagem. Não pense que os ônibus de longa distância europeus são comparáveis com os ônibus leito ou semi-leito do Brasil.

Qual opção escolher? A opinião do passaporte BCN

Analisando prós e contras, fica bastante claro que a melhor opção para se deslocar entre Barcelona e Roma é o avião. O custo da passagem pode ser competitivo quando comparado com as outras alternativas. E é muito mais rápido. É preciso estar muito atento à franquia de bagagem oferecida por cada companhia aérea, que dificilmente será a mesma franquia de sua passagem intercontinental. O ideal seria emitir a passagem Barcelona-Roma como parte da sua passagem de ida e volta para o Brasil, garantindo assim a mesma franquia de bagagem e conseguindo um preço muito bom para o percurso.

22 comentários em “como ir de Barcelona a Roma”

  1. José Eduardo Dallegrave

    O trabalho de vocês é FANTÁSTICO! Já viajei para diversos destinos internacionais sempre buscando dicas, mas como o site de vcs não existe nenhum outro. Já pensaram em reproduzir a idéia para outros destinos?

    1. Tony

      Prezado José Eduardo, obrigado pelos seus comentários! Bem que gostaríamos de reproduzir o modelo do passaporte BCN para outros destinos. Porém o investimento em tempo e dinheiro é tão grande que vai ser difícil. Só para você ter uma ideia, em 2013 percorremos Barcelona por mais de 60 dias em diferentes épocas do ano, haja fôlego! Testamos quase 30 hotéis, uma enorme quantidade de atrações, bares e restaurantes. E ainda faltou tempo para testar vários bate-voltas. Agora mesmo não teríamos como fazer um esforço similar para outra cidade. Nosso próximo projeto é um site para ajudar com a elaboração de roteiros de viagem pela Espanha. Pretendemos que esteja disponível dentro de dois meses. Abraço.

    1. Tony

      Obrigado, Guilherme. Precisando tirar qualquer dúvida sobre Barcelona, aproveite as caixas de comentários do site. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  2. Joao Batista Guerra

    Boa tarde.
    Vi algumas informações em seu site e achei interessante e útil o modo com que responde as solicitações que lhe encaminham.
    Estamos com viagem marcada, e chegaremos (de navio) em Barcelona dia 24 de abril, bem de manha. Nossa intenção é ficar somente um dia em Barcelona e queremos ir para Roma, onde ficaremos uma semana -retornamos de Roma dia 02/05). Somos em 3 casais. Hoje, qual dos meios de transporte me indicaria para fazer este percurso? A travessia de navio é agradável? pelos comentários que já vi, não é aconselhável ir de carro, certo?

    1. Tony

      Prezado João. Os meios de transporte para fazer a viagem entre Barcelona e Roma estão detalhados no texto acima (atualizamos a informação sobre as companhias aéreas). Você tem que comparar os custos e os tempos de viagem e avaliar qual é a opção que mais agrada vocês. A travessia de navio vai depender do estado do Mediterrâneo. É feita em uma embarcação de grande porte, costuma ser tranquila. O carro não vai ter nenhum uso em Barcelona e você ainda vai pagar uma fortuna para transportá-lo de navio até Roma, não faz sentido. Abraço.

    1. Tony

      Obrigado, Debhora. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  3. sempre que viajo p europa passo por aki…e me atrai barcelona mais uma vez……….
    este site é muito lindo e voces sedutores..atraindo a galera p barcelona..
    obrigada por tanto carinho

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Tony/Marcus, como explicado no texto acima, o trem não é uma opção viável. Você vai ter que pesquisar valores dos trechos Barcelona-Lyon, Lyon-Torino e Torino-Roma, com diferentes companhias. Calcule que não vai gastar menos de 200€. Sai mais em conta voar.

  4. gostariamos de sair de barcelona paras roma, mas parando em cidades por tresn paradasn para conhecer um pouco do percurso rodoviario, poderia alguem me dar uma dicas, um casal

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      O presente site está dedicado a informar sobre a cidade de Barcelona. Você deverá procurar um site que fale sobre vários países da Europa, ajudando a elaborar seu roteiro.

  5. Ana Carolina Lopes

    Olá! Você escreveu aqui que “O ideal seria emitir a passagem Barcelona-Roma como parte da sua passagem de ida e volta para o Brasil, garantindo assim a mesma franquia de bagagem e conseguindo um preço muito bom para o percurso”. Estou começando a olhar minha viagem e ainda bem perdida rs… Como fazer essa inclusão e qual cia você sugere? Obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Ana Carolina, você precisa comprar uma passagem com a ida de A (Brasil) a B (Barcelona, por exemplo) e a volta de C (Roma, por exemplo) a A (Brasil). Se você acha complicado, um bom agente de viagens deveria poder pesquisar essa passagem para você. Se ainda fosse possível incluir o voo entre B e C, seria perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *