Menu

compras em Andorra

Leia o presente texto para saber tudo sobre as compras em Andorra.

compras em andorra

Durante muitas décadas, a fama de Andorra esteve associada a dois temas diferentes: esqui e compras. Hoje a oferta turística do pequeno país é muito mais diversificada, como é fácil constatar dando uma olhada no texto sobre que fazer em Andorra.

O esquí continua firme e forte, mas o tema de Andorra como paraíso das compras mudou muito nos últimos vinte anos.

Um pouco de história sobre as compras em Andorra

É difícil de imaginar, para quem não viviu esse periodo da história da Espanha, mas houve uma época na qual as pessoas faziam viagens de ônibus de 12 horas, no mesmo dia, só para comprar em Andorra. O Tony já acordou às cinco da manhã para sair de Zaragoza, subir em um ônibus e percorrer a distância até Andorra, por estradas que nada tinham nada que ver com as modernas rodovias da Espanha atual, só para fazer compras. O tour incluía dois ou três grandes hipermercados e, depois das compras, já para o ônibus de volta à casa. Antes não faltava a fila na alfândega para entrar na Espanha, mais seis horas de ônibus e finalmente a chegada em casa por volta da meia noite.

A Espanha estava acordando, depois da interminável e cruel ditadura franquista, e Andorra oferecia iguarias que ainda não estavam disponíveis no país. Vocês vão dar risada, mas a memória mais fortemente associada com as compras em Andorra daquela época está na manteiga holandesa e nos queijos franceses.

Mas tarde viriam o tabaco e o álcool a preços muito mais reduzidos que na Espanha, e finalmente o fascínio pelos eletrônicos.

Poderíamos estabelecer uma relação entre o que passou com Brasil e Paraguai, nos tempos em que comprar no Paraguai levava uma quantidade enorme de brasileiros para lá. Com todo respeito, Andorra não tem nada a ver com Paraguai em termos de natureza, história e atrativos turísticos.

Compras sem IVA

O que torna os preços mais atrativos em Andorra, país que não forma parte da União Europeia, é a ausência de IVA, o principal imposto pago pelo consumidor na Espanha. Em Andorra existe um imposto similar, o Impuesto General Indirecto, do 4,5%.

Mas se engana quem pensa que a ausência do IVA significa que automaticamente os preços em Andorra equivalem aos preços na Espanha, menos o IVA. Existem outros mecanismos de compensação que, mesmo sem o IVA, aproximam os preços das lojas em Andorra aos preços cobrados na Espanha.

Aliás, veja bem. Ao não existir IVA, também não existe a devolução do IVA. Isto faz que os preços de Andorra fiquem ainda menos interessantes, para um turista estrangeiro não residente na União Europeia, quando comparados com os preços que vai encontrar em Barcelona.

Onde estão as lojas?

compras em andorra

A maioria das lojas de Andorra está distribuída entre nas cidades de Andorra la Vella e Escaldes-Engordany. O eixo formado pela Avenida Meritxell e sua continuação a Avenida Carlemany é o coração das compras em Andorra (veja sua localização no mapa aqui). É uma sucessão interminável de lojas, com muitas grifes internacionais.

Vale a pena citar dois grandes centros de compras localizados ao longo das avenidas já mencionadas:

Além das inúmeras lojas nas duas maiores cidades de Andorra, há grandes hipermercados espalhados ao longo da rodovia que corta Andorra, concentrados especialmente no trecho entre a fronteira com a Espanha e Escaldes-Engordany. Se você estiver de carro vai passar na frente deles.

Quando abrem e quando fecham as lojas em Andorra?

A maioria das lojas de Andorra tem os seguintes horários:

  • de domingo a quinta, abertas de 9h a 20h.
  • sextas e sábados, abertas de 9h a 21h.

Há somente quatro dias ao longo do ano nos quais as lojas de Andorra ficam fechadas:

  • 1 de janeiro, Ano Novo.
  • 14 de março, dia da Constituição de Andorra.
  • 8 de setembro, dia de Nuestra Señora de Meritxell, a padroeira de Andorra, quando é comemorada a Festa Nacional do país.
  • 25 de dezembro, Natal.

As compras em Andorra hoje em dia

Afinal de contas, o que vale a pena comprar em Andorra hoje em dia? Vamos dar uma olhada:

  • alimentação. Os preços de produtos alimentícios nos grandes supermercados (a rede Lecrelc é especialmente boa e há vários espalhados por Andorra) são, em geral, mais baratos que na Espanha. Mas estamos falando de diferenças de preços bastante pequenas. Mas já que… aproveite e capriche nas compras de chocolates e outras guloseimas!
  • bebidas alcoólicas. É fato que o álcool é mais barato em Andorra. Mas não é o tipo de produto que seja fácil de transportar de volta para o Brasil. E ainda existem restrições alfandegárias (veja mais detalhes no texto Informações básicas sobre Andorra). Não está permitido entrar na Espanha com um carregamento de garrafas.
  • tabaco. É mais barato em Andorra. Veja que também há restrições alfandegárias.
  • eletrônicos. Perdão pelo trocadilho, mas a era de comprar eletrônicos em Andorra já era. Os preços são muito parecidos com os praticados na Espanha (quando não mais caros!) e quando aparece um preço muito mais em conta, é bom ficar de olho aberto. Produtos sem garantia internacional, produtos reutilizados, produtos falsificados. Vendedor que dá um preço primeiro, mas depois corrige porque errou ao consultar o computador… sabe como é fazer compras em Ciudad del Este? Andorra é a mesma coisa, no quesito compra de eletrônicos. Se você estiver pensando em comprar um produto da Apple, compare os preços com as lojas na Espanha, a última vez que fizemos isso não havia diferença nenhuma. O mesmo princípio serve se você estiver interessado em comprar um produto específico. É imprescindível saber quanto custa na Espanha para poder comparar.
  • roupa e moda. Pode encontrar bons preços nos finais de temporada, mas isso também acontece na Espanha. Tivemos um exemplo disso, quando no final do verão a Cecília buscava umas papetes e encontrou umas muito confortáveis e com ótimo preço em uma loja da Geox, porém não tinha o seu número. De volta à Espanha, ainda pensando nas papetes de Andorra, conseguiu encontrá-las, em uma loja multimarca de sapatos, por um preço um pouquinho mais baixo que em Andorra.
  • farmácia. Remédios costumam estar um pouco mais em conta que na Espanha.
  • perfumaria e cosméticos. Tem preço mais em conta que na Espanha, tem preço mais caro. É preciso pesquisar.
  • óculos. Cuidar da visão costuma sair mais barato em Andorra que na Espanha. Por isso muitas pessoas aproveitam para renovar seus óculos em Andorra. Mas é preciso ficar no país tempo suficiente para que os óculos fiquem prontos.

A opinião do passaporte BCN

Fazer compras em Andorra continua sendo um grande apelo do país. Aproveite o final do seu día para percorrer as lojas das grandes cidades. Mas não encare Andorra como um destino de compras. Se encantou com algum produto? Compare preços antes de comprar!

Em geral, o nível dos preços em Andorra não é muito diferente da Espanha. E lembre, mais uma vez, que em Andorra não existe a devolução do IVA. Compras em Andorra hoje são mais uma opção de lazer do que um investimento econômico.

Mais informações sobre Andorra

Para saber mais sobre Andorra, veja nosso índice de informações sobre Andorra. A querida Mari Campos também foi para Andorra e igualmente opinou que você não deve se empolgar ao pensar nas compras no pequeno país.

Alguma dúvida ou consulta?

Respondemos todas as consultas sobre Andorra aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima