Na Espanha, existe a possibilidade de devolução de parte do IVA (impuesto sobre el valor añadido, saiba mais aqui) pago pelos turistas na compra de produtos que não ficarão no território espanhol. Essa tramitação é conhecida como Tax Free.

Para ter direito à devolução do imposto é necessário:
- que você resida fora da União Europeia.
- que você realize compras em uma loja participante do programa Tax Free. A grande maioria das lojas de Barcelona fazem parte do programa, mesmo que não coloquem um cartaz na parte exterior do estabelecimento. Na dúvida, sempre é bom perguntar antes de comprar.
- que você exija o formulário do tax free no momento de fazer a compra.
- apresentar seu passaporte no ato da compra.
- apresentar a nota fiscal correspondente à compra. E não esqueça que pode ser solicitada a apresentação do produto comprado.

A devolução não contempla despesas com serviços, tais como: hospedagem, alimentação, ingressos ou aluguel de veículos.
Até pouco tempo atrás, o procedimento para obter a devolução do imposto devia ser realizado necessariamente no aeroporto de saída do país, onde existem duas empresas credenciadas pelas autoridades espanholas para a realização do trâmite: a Global Blue e a Planet.

Tenho direito à devolução integral do IVA?
É importante entender que ao solicitar a devolução do IVA você não vai receber 100% do IVA pago. Isto é porque há um teto na quantidade de imposto devolvido, que é de 15,70%. E ainda existe a comissão cobrada pela empresa que gerencia a devolução do IVA, uma comissão tabelada por lei.
Calcule que por uma compra de 100€ (quantidade que já inclui 21% de IVA), você vai rever aproximadamente 10,50€.
Como solicitar a devolução do IVA?
Nosso Espanha Total conta com um texto explicando em detalhe como solicitar a devolução do IVA na Espanha.
Novidades na Catalunha
A Generalitat de Catalunya, o governo da Catalunha, anunciou em 2013 uma novidade que vai beneficiar os turistas que visitam a Catalunha. O turista não vai ter que aguardar até a saída do país para solicitar a devolução do imposto no aeroporto.

Os turistas que tenham realizado compras, tanto na Catalunha como em qualquer outra cidade da Espanha, poderão solicitar a devolução do IVA nos escritórios de turismo das capitais catalãs, sem ter que aguardar para efetuá-la no aeroporto.

Na cidade de Barcelona é possível solicitar a devolução do IVA em dois endereços muito próximos:
- no principal escritório de turismo da cidade, localizado na Plaça de Catalunya. Funciona o dia todo.
- no escritório de turismo localizado no Palau Robert, no número 107 do Passeig de Gràcia, esquina com a Avenida Diagonal (veja aqui sua localização no mapa). Funciona o dia todo.
- no escritório localizado no Passatge de la Concepció, à esquerda do escritório de Barcelona Turisme (veja aqui sua localização no mapa). Este escritório só funciona a partir das 15h.
A Generalitat vai adiantar a devolução do dinheiro. Não é um gesto desinteressado. O intuito da medida é fazer com que o turista, com um dinheiro extra no bolso, acabe gastando um pouquinho mais na Catalunha, antes de voltar para seu país de origem.
Com o luxuoso Passeig de Gràcia às portas do escritório onde vai ser feita a devolução do dinheiro, razões para sair gastando não vão faltar!
Tony, parabens pelo site! Espetacular! Me tira algumas dúvidas por gentileza.
1- Há problema em comprar em espécie e pedir a restituição do IVA?
2- Comprarei um equipamento em Barcelona, porém, irei para Madrid de trem e somente lá pegarei voo. Posso entregar o formulário lá?
Bom dia, Daniel, seja bem-vindo ao passaporteBCN, e também ao passaporteMADRI, nosso guia dedicado inteiramente à capital da Espanha. Respondendo suas dúvidas:
1) não há problema.
2) você deve obter o carimbo da alfândega no aeroporto de saída da UE.
Abraço.
Olá, primeiro gostaria de agradecer pela disponibilidade e o maravilhoso trabalho.
Vou para Barcelona em novembro e volto para o Brasil num Cruzeiro, no navio Soberano. Não achei informações sobre a opção de carimbar a saída no porto.
Sabe se existe essa possibilidade?
Bom dia, Lúcia, seja bem-vinda ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e o EspanhaTotal). Até onde a gente saiba, não existe um posto permanente da alfândega no terminal de cruzeiros, consulte com sua companhia de cruzeiros qual seria o procedimento a ser seguido para obter o carimbo da alfândega, caso você estiver planejando solicitar a devolução do IVA. Abraço.
Oi, estou indo a Madrid vou comprar um celular MATE 20 PRO na FNAC terei direito ao IVA? Se sim, qual o percentual de devolução? Posso solicitar na própria FNAC?
Você teria alguma indicação de de alguma loja da FNAC para eu ir?
Parabéns pelo site e obrigado.
Prezado Elvis, não sabemos se você reparou que o passaporteBCN é um site dedicado à cidade de Barcelona. Contamos com um site específico sobre Madri, o passaporteMADRI, e por isso convidamos você a deixar sua consulta no texto a devolução do IVA em Madri. Obrigado!
Bom dia
Qual é o limite de valor de compra, em barcelona para que eu não precise pagar imposto quando chegar no brasil ?
Bom dia, Jordan, você teria que consultar a Receita Federal do Brasil, tudo depende da mercadoria comprada. Veja esta página da Receita.
Olá Tonny
Talvez seja legal deixar mais claro aqui no site quais são os documentos necessários para ter a devolução do IVA, pois no meu caso acabei esquecendo de pedir o formulário em cada loja que comprei algo, pensei que era somente apresentar a nota fiscal e o passaporte no barcelona turisme, tudo bem que não compramos grandes coisas, mais fica a dica para as pessoas que querem a devolução do IVA mesmo em pequenas compras até em grandes compras.
Acabei vendo depois que ali no espanha total essa informação do formulário está descrita ali, falha minha e não ler as letras miúdas do contrato kkkk ,mais talvez uma ideia para você fazer uma retificação nesta pagina enfatizando bem a documentação necessária para você ter a devolução do IVA.
Olá de novo, Jordan. Pois é, no texto como solicitar a devolução do IVA do Espanha Total, linkado no texto acima, explicamos com muito detalhe o passo a passo. Mas você está certo, acabamos de colocar uma linha no texto acima lembrando da necessidade de solicitar o formulário do Tax Free no momento da compra. Abraço.
Boa tarde!! Obrigada pelas excelentes informações. Fiquei com uma dúvida (que talvez até já tenha sido esclarecida mas não vi): se optar pela restituição no escritório de turismo em Barcelona, ainda assim terei que fazer todos os procedimentos no aeroporto ou tudo é resolvido ali mesmo? Grata!
Boa tarde, Janaina. A restituição do imposto é uma parte do trâmite, o carimbo da alfândega, é outra. Sem o carimbo da alfândega, não há restituição. Se você tiver pego o dinheiro na cidade antecipadamente e não obter o carimbo da alfândega, a empresa debitará no seu cartão o dinheiro devolvido, muito provavelmente com algum tipo de multa. Então, você vai ter que fazer, necessariamente, o trâmite no aeroporto, independente do lugar onde você tiver recebido a devolução. Abraço.
Bom dia, Tony! Excelente seu site, parabéns. Estarei na Espanha em março e as suas informações foram muito importantes, obrigada pelas dicas. Abraço.
A gente que agradece suas palavras, Liliana. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite para perguntar. Abraço!
Bom dia , eu recebi em dinheiro antecipado, porém não tive tempo de ir ao local no aeroporto na volta de Barcelona por causa do meu voo , e também não debitaram do meu cartão de crédito , como devo proceder? Consigo resolver no Brasil?obrigada
Laryssa, entre em contato com a empresa para pedir esclarecimentos. Você é obrigada a realizar o trâmite na alfândega espanhola, no momento da saída da União Europeia; sem o carimbo, você pode ter seu dinheiro debitado com o acréscimo de uma multa.
Olá! Vou viajar em abril e tenho dúvidas, apesar de ler alguns comentários. O aeroporto de saída da Espanha é o de Madrid, mas terei somente 1:40 minutos, impossível, pegar fila para carimbo da alfândega e fila para receber. Em Barcelona terei umas 5 hs, posso fazer o processo pra receber o IVA, neste aeroporto? Acho que não, mas….se eu for receber em algum escritório em Barcelona, depois posso pegar o carimbo da alfândega no aeroporto de Barcelona e depositar os documentos nos postos da Global BLUE? Como no aeroporto eles sabem se é o aeroporto de saída ou não? Eles pedem a passagem? Obrigada!
Soraia, pela lei, você deveria pedir o carimbo da alfândega no seu último aeroporto antes de deixar a União Europeia, no caso, Madri. O agente da alfândega vai querer ver sua passagem aérea. Devolução do IVA e escala curta não combinam bem. Pode ser que o agente da alfândega em Barcelona concorde em carimbar sua documentação, mas não é sua obrigação e existe a possibilidade de que não o faça. Abraço.
OLá Tony, obrigada pelas informações!
Outras dúvidas: existe a possibilidade de receber o tax free antecipado nos escritórios da Global, qual o procedimento? Levo as notas com os formulários e eles fazem o cálculo e me devolvem em espécie ou no cartão. Depois no aeroporto carimbo as notas e envio para o escritório? Ou posso colocar nos lugares disponíveis nos aeroportos? É isso?
Obrigada!
Soraia
Olá Tony!
Obrigada pelos esclarecimentos.
Mais algumas dúvidas: como faço para receber em uma loja Global Blue (tipo a Palau Robert), vc disse que existe a possibilidade, mas qual o procedimento para que não debitem no meu cartão de crédito? Posso receber em Barcelona e carimbar as notas em Madri? Em Madri consigo enviar para a loja de Barcelona? Ou posso carimbar em Madri e enviar daqui do Brasil? Existe algum formulário para preencher depois de carimbar ou é só colocar no envelope e depositar nos lugares específicos?
Obrigada!
Soraia
Olá Soraia, no texto devolução do IVA do nosso EspanhaTotal tentamos apresentar de uma forma muito clara como é o trâmite. Você deve pedir instruções específicas para a empresa que vai gerenciar a devolução do imposto. No último aeroporto antes de sair da Europa, você deverá carimbar os formulários na alfândega, para mais tarde retorná-los para a empresa. Abraço.
Boa noite Tony! Eu solicitei meu tá free antes de passar no raio x…na alfândega. Depois eles informaram que eu deveria ir até o represente Global refound. É que eu não deveria mostrar mais nada para eles. Então despachei esses papéis com as confirmações das minha compras na bagagem. Teria como eu receber o táxi free através de cartão de crédito uma vez que a alfândega/ Polícia Federal fez todo o processo junto com meu passaporte?
Bom dia, Brenda. Após obter o carimbo da alfândega espanhola, você deveria ter encaminhado a documentação para o Global Refund, indicando a forma na qual você quer receber o a devolução do IVA. Se você não encaminhou a documentação para o Global Refund, faltou completar os trâmites para solicitar a devolução do IVA.
Bom dia! Fiz uma compra de 109,00 euros em espécie. Ainda na loja, o vendedor preencheu o formulário de tax free e disse que bastava eu apresentá-lo no Tax free do aeroporto. No aeroporto, fui encaminhado à Global return para receber o dinheiro. Daria 13,00 euros, mas recebi em dólar e com desconto de taxa administrativa. É isso mesmo?!
Bom dia, Rodrigo, é isso mesmo. Veja a seção “Qual é a porcentagem de imposto que vou receber de volta?” no texto como solicitar a devolução do IVA do nosso EspanhaTotal. Abraço.
Fiz uma compra de 109,00 eur, em Barcelona. O próprio vendedor gerou a guia para que eu recebesse 13,00 eur. Ele me explicou que bastava apresentar essa guia junto com meu passaporte no tax free do aeroporto. Fiz isso! Foi bem prático.
Passei a guia no scanner. Após a aduana, fia encaminhado a outro guichê Tax free. Neste solicitaram que eu pegasse meu reembolso na Global Exchange, em frente ao Box Tax free. Recebi, mas cobraram 5,60 eur de “taxas administrativas”. É isso mesmo?! Eu questionei mas disseram que era assim.
Rodrigo, você já tinha deixado uma consulta idêntica aqui no site, que foi respondida rapidamente. Se você não consigue enxergar nossas respostas, clique F5 no teclado do seu computador para recarregar a página com todos os comentários recentes.
Olá Tony,
Parabéns pelo site,
Fui no endereço da Palau Robert, 107 e para Tax Free fora do aeroporto não vale a pena pois eles cobram comissão de 2,00 a 3,00 Euros. Quando a compra tem valor baixo é melhor fazer o processo no aeroporto onde não cobram esta comissão.
Abraço.
Antonio Carlos
Bom dia, Antonio Carlos, muito obrigado por ter compartilhado sua experiência com outros leitores. Grande abraço!
Olá. E como a pessoa obtém o carimbo no formulário do tax free para poder receber o valor de volta em um dos endereços acima indicados em Barcelona? Porque as empresas só pagam quando tem o carimbo.
Como conseguir o carimbo da alfandega para poder obter o tax free em Barcelona no escritório de turismo localizado no Palau Robert, no número 107 do Passeig de Gràcia, esquina com a Avenida Diagonal, se eles só carimbam no aeroporto? Isso que fiquei sem entender..
Por gentileza, não deixe sua consulta por duplicado, é mais trabalho para a gente. Acabamos de responder a consulta idêntica que você deixou neste mesmo texto.
Olá Manuella, como mencionado no texto acima, nosso Espanha Total conta com um texto explicando em detalhe como solicitar a devolução do IVA na Espanha. Você solicita o carimbo da alfândega na sua saída da União Europeia. As empresas adiantam o estorno do imposto, mas se você não encaminhar a documentação carimbada para eles, mais tarde, eles cobrarão de você o valor já devolvido, acrescido de uma multa.
Ah, entendi.
E como eles vão saber que obtive o carimbo? Existe algum lugar no aeroporto que eu mostre que consegui o carimbo na alfândega?
Veja a resposta à sua dúvida no ponto Passo 3 do texto que indicamos para você.
Olá, poderiam me informar se tenho direito ao TAX FREE mesmo comprando artigos pela internet (AMAZON e outros sites)? Meu tempo total aqui será de 11 meses e 17 dias, mesmo assim tenho direito à devolução do IVA?
Olá Luiz, as regras expostas acima aplicam-se a quem visita a Espanha como turista, o que não será seu caso. Mesmo assim, você pode ter direito à devolução do IVA sempre que manter sua residência no exterior. Pode pedir a devolução do IVA para compras feitas na Amazon (no caso de outros sites, deverá examinar cada um individualmente). As compras devem ter sido feitas com uma antecedência máxima de 90 dias antes da sua saída da União Europeia.
Bom dia . Sou brasileiro e vou viver em Barcelona por um ano. Quando voltar para o Brasil gostaria de levar algumas coisas. É possível ter a devolução do IVA para os produtos que comprar alguns dias anotes do meu retorno?
Bom dia, Vinicius. Se você manter a residência no Brasil e fizer as compras com uma antecedência máxima de 90 dias antes da sua saída da União Europeia, poderá solicitar a devolução do IVA.
Bom dia, gostaria de saber o procedimento passo a passo no aeroporto de Barcelona, não sei onde me encaminhar primeiro, se faço o checkin antes, ou procuro a alfândega ou empresa de taxa Free. O tempo e sempre corrido, obrigada
Bom dia, como linkado no texto, no EspanhaTotal você vai achar um texto detalhado explicando o passo a passo da devolução do IVA. A decisão de fazer o check-in antes ou depois do balcão da alfândega depende de se você vai viajar com os ítens para os quais está pedindo o estorno do IVA com você ou na bagagem que vai ser despachada. Você deve poder apresentá-los na alfândega se solicitado.
– peça o carimbo da alfândega.
– procure o escritório da empresa responsável pelo estorno do imposto para obter a restituição.
Muito importante, dispor de pouco tempo antes do embarque e a devolução do IVA não combinam bem. Pode ter filas muito demoradas no balcão da alfândega. Outros leitores dos nossos sites relataram não poder ter completado os trâmites por causa do tamanho da fila. Abraço.
Olá, estou no aeroporto de Bcn e já tenho o carimbo da oficina tax free. Informei que quero o reembolso no cartão, mas n entendi onde faço isso o pedido. Eles informam que é num balcão amarelo. Sabe se é depois do check in depois do embarque?
Bom dia, Emanuela. É uma pena que você não tenha aberto o texto que indicamos no texto acima (como solicitar a devolução do IVA na Espanha) onde apresentamos em detalhe o passo a passo para completar o trâmite. Os escritórios das empresas ficam após o controle de segurança do aeroporto.
Pessoal obrigada pelo site tão detalhado! Foi crucial nesta minha curta temporada pela terceira vez em Barcelona.
Estou aqui do aeroporto para compartilhar a devolução do IVA e, por incrível que pareça, foi mais tranquilo do que inaginava. Fiz por Madri, pois era daqui que partia meu voo de volta ao Brasil. Peço atentarem que as máquinas para a autorização do reembolso (passo 2) estão espalhadas no aeroporto, e o ideal é consultar antes no site do aeroporto onde se posicionam. Usei a do terminal 4S no primeiro andar, à direita das casas de câmbio.
Não havia fila, então pude ir tranquilamente até a Global Blue e a Planet. Na Planet, a pessoa tentou me convencer a receber o dinheiro em dólar ou real, o que obviamente não é vantagem, pois usam uma conversão bem ruim. Insista em receber em euros, caso assim o deseje
Por último, alguns dos meus códigos de barra não funcionaram na máquina. Na global blue reemprimiram os recibos e deu tudo certo.
Até a próxima!
Prezada Amaya, muito obrigado por ter compartilhado sua experiência. As máquinas são uma mão na roda mas o importante é entender que elas podem não liberar você de ter que passar pelo posto da alfândega. Dependendo do valor das compras, as máquinas podem encaminhar você para o posto da alfândega. Por isso é bom saber que existem, mas não contar com que o trâmite vai ser necessariamente rápido com a ajuda delas. Se for, ótimo! Abraço.
Irei dar meu depoimento aqui, pois vcs colaboraram muito para que eu elaborasse o meu roteiro, MUITO OBRIGADA e PARABÉNS!
Mesmo lendo o procedimento em vários blogs ainda fiquei com algumas dúvidas na prática (ex: como faria pra pegar o reembolso com empresas diferentes, onde pega o tal do carimbo na alfandega, tenho que guardar todas as notas e envelopes que entregam em cada loja? Tenho que preencher algum formulário? etc etc). O procedimento ao solicitar tax free nas lojas é como citado no blog. Tentarei colaborar aos próximos viajantes como eu fiz, primeiro vou citar alguns dados : estive em Barcelona e dps Madrid, de onde retornei ao Brasil pelo voo da TAM, 23:30, terminal 4 (onde faz o check in), seguindo para o S (onde embarca)
MINHA EXPERIÊNCIA NO AEROPORTO: Passei pelo processo no aeroporto no dia 04/09/2019, cheguei com quase 4 hs de antecedência, por sorte estava vazio. No terminal 4, dps que passar todos os guichês da TAM que fica à esquerda, vire a direita e encontrara vários totens da “agencia tributaria”, é lá que vc ira cadastrar seus formulários (que vem junto com a nota, na verdade parece uma nota ja da empresa conveniada) , coloque em português e vá escaneando os códigos de barra de cada nota, se todas derem um tique verde (OK), não precisa procurar a alfandega e ah, não espere sair algum tipo de comprovante ou finalização da operação apos acabar de lançar as notas…pq não sairá. Somente procure a alfandega/guarda nacional se tiver problema ao lançar o formulário.
Após isso, pode fazer o check in, despachar as malas e seguir para o terminal S, pode ir embora do terminal 4 sem medo (eu fiquei com receio de ir longe demais e errar e ter que voltar!). Chegando no terminal S, o balcão das empresas Global exchange e Global Blue fica após o Duty Free, atravesse o Duty e vire à esquerda e encontrará o balcão dessas empresas para que pegue o estorno do IVA. No Global Blue foi super rápido, apresentei todas as notas/formulários, fizeram as contas e tinha duas opções: receber em euro ou cartão, escolhi euro. Na Global Exchange, o atendimento foi demorado, e a opção era em dólar ou cartão. Foi tudo mais simples do que eu esperava e por sorte não tive filas.
Prezada Jenniffer, agradecemos muito seu retorno, adoramos saber que tudo deu certo. Grande abraço!
Olá. Gostaria de saber se posso pegar o carimbo no aeroporto em um dia e voar/ ir na global boie, uma semana depois. Terei pouco tempo no dia do voo e gostaria de me antecipar.
Obrigada
Bom dia, Flavia, o carimbo deve ser pego no momento da sua saída da União Europeia, não pode ser providenciado antecipadamente.
Olá,
Estou com o visto de estudos em Barcelona (1 ano) e gostaria de fazer uma compra e ter o IVA restituído. Surgiram algumas dúvidas:
1. É possível com o meu tipo de visto reaver o IVA?
2. É possível eu requisitar a devolução do valor antes de ir embora daqui (fora do aeroporto, por exemplo)?
Obrigado e parabéns pelo conteúdo!
Bom dia, Maicon, seja bem-vindo ao passaporteBCN!
1) sim, você pode ter direito à devolução do IVA sempre que manter sua residência no exterior.
2) pode receber o dinheiro antes de ir embora, mas sempre deverá fazer o trâmite da alfândega no dia da sua saída da UE. Lembre que as compras devem ter sido feitas com uma antecedência máxima de 90 dias antes da sua saída da União Europeia.
Abraço.
Olá gostaria de saber, por exemplo, e eu passar dos meus 90 dias em Barcelona a quando sair ainda assim posso pegar meu taxi free?
Jaqueline, ultrapassar seus 90 dias na Espanha, ficando irregular, e se apresentar no balcão das autoridades espanholas não parece uma boa ideia… Para poder ter direito ao estorno do IVA, as compras devem ter sido feitas no período de 90 dias anteriores ao momento de solicitar a devolução.
Estou saindo de Barcelona de navio como fazer para carimbar as notas no Porto
Pois mim foi dito que tem que fazer o chequinho primeiro mim ajuda por favor obrigado
Peça esclarecimentos sobre como proceder para sua companhia de cruzeiros.
Boa noite. Realizei um tax free em Milão, solicitando devolução por meio do cartão de crédito. Isso foi em novembro de 2019 e até a presente data não recebemos. Existe alguma forma de verificarmos o problema? Algum email ou telefone…
Obrigada
Caroline, este é um site sobre a cidade de Barcelona… você teria que entrar em contato com a empresa que gerenciou o trâmite da devolução do seu imposto, identidade que você não informa.
Muito didático e esclarecedor o artigo. Enorme ajuda aos turistas da cidade de Barcelona. No entanto, ainda possuo algumas dúvidas, cuja gratidão será ainda maior se você puder saná-las:
Se ainda no Brasil, eu adquirir produtos pela internet , com a opção de retirada dos produtos adquiridos na Loja situada na cidade de Barcelona, na ocasião em que eu estiver passeando na cidade. Nessa hipótese apresentada também é possível a restituição do IVA?
Bom dia, Leonardo, seja bem-vindo ao passaporteBCN (e ao passaporteMADRI e o EspanhaTotal), e também ao nosso canal no YouTube. Seu principal problema é deixar claro, no momento da compra, que você vai querer solicitar o estorno do IVA. Dependendo da loja onde você for fazer as compras, isso não vai ser fácil ou inclusive possível. Cada loja trabalha de uma forma diferente. Abraço.
Se comprar roupas e utilizar durante a viagem, perco o direito ao tax free?
Ou basta apresentá-las, mesmo que utilizadas na saída?
A devolução do IVA está pensada para produtos e mercadorias que vão ser levados fora do país. O agente da imigração pode (ou não) implicar com você no caso de roupa usada. Guarde, além do ticket de compra, as etiquetas e embalagens originais.
Olá. Ótimo artigo, parabéns!
Tenho uma dúvida: estou na Espanha por 1 ano com visto de estudante e quero comprar algumas coisas antes de retornar ao Brasil (meu visto ainda será válido na data de retorno, ou seja, não estarei como turista). Nesse caso, é possível pedir o retorno do IVA na saída do país? Grato desde já!
Bom dia, Maicon. Você poderá solicitar a devolução do IVA para compras realizadas no período de três meses anterior à sua volta ao Brasil, sempre cumprindo as exigências da Receita espanhola. Abraço!
OLA, NO CASO VOU FICAR EM BARCELONA E VOLTAR PARA BRASIL DE PARIS. PRECISO SOLICITAR EM TODOS PAIS QUE EU FOR?OU POSSO SOLICITAR UMA VEZ SO EM PARIS . VOCE SABE ME DIZER
Olá, Mari, por gentileza, não ESCREVA EM CAIXA ALTA, que na internet é usada para GRITAR. Você vai fazer a solicitação uma única vez, no aeroporto de saída da UE, no seu caso, Paris. Garanta tempo suficiente no aeroporto para poder realizar esse trâmite.
Olá,
Gostaria de comprar um novo iPhone, através do site online da Apple para garantir o modelo que procuro. Pretendo retirar a compra na loja de Madrid durante minha viagem de 1 semana. Dessa forma em compras online, por exemplo, posso solicitar a devolução do IVA ao voltar de viagem? Se sim, como?
Obrigado!
Leonardo, o melhor seria que você entrasse em contato com a Apple por algum canal de comunicação para obter uma resposta à sua pergunta, não queremos chutar uma resposta que depois não corresponda com a realidade. Abraço.
Caro Tony,
Obrigado pelas informações! Elas são de grande ajuda.
Fiquei com uma dúvida, espero que possa me ajudar neste esclarecimento. A minha saída é por Lisboa que, aparentemente, possui regras diferentes para devolução do IVA (por exemplo valor mínimo para compra em um estabelecimento).
Se as compras foram feitas em Barcelona, mas saio por Lisboa, a quais regras devo me submeter? As da Espanha ou de Portugal?
Mais uma vez agradeço pelo serviço de utilidade pública feito por você e Cecília.
Um abraço
Bom dia, Pablo. As regras são as do país onde foram feitas as compras. O lugar de solicitação do estorno é o último país antes de sair da UE. Pense que o tipo de IVA não é o mesmo em todos os países da UE e, mesmo assim, o trâmite é feito no último aeroporto. Abraço.
Compreendi, Tony!
Muito obrigado, mais uma vez e abraço!
Olá Tony,
Se eu fizer compras na Amazon.es e entregar em Barcelona, eu posso pedir a devolução do IVA quando estiver retornado para o Brasil, com seria, você sabe informar os passos?
Bom dia, Paulo. Em primeiro lugar, sua fatura deveria vir com IVA, são muitas empresas do exterior vendendo através de Amazon que não incluem IVA nas suas faturas. Mais tarde, você deverá seguir as orientações apresentadas, por exemplo, no seguinte texto. Não é fácil, nunca o fizemos, mas dá para fazer.
Vc sabe qual a taxa que a empresa que paga o reembolso do IVA pode cobrar?
No aeroporto de Barcelona me descontaram 26% do valor total que eu deveria receber (discriminado na nota fiscal como ‘cantidad a devolver’)
Falamos sobre isso no texto sobre a devolução do IVA no Espanha Total.
Ola, Tony!!
Obrigada por compartilhar tanto conhecimento ….. voces não imaginam como esse material é importante e educativo.
Tenho uma duvida em relação à devolução do Iva, sou brasileira, resido no Brasil, mas vou utilizar meu passaporte europeu (tenho cidadania italiana) nessa viagem
Posso solicitar a devolução? Pelo que vc explicou tenho direito por morar fora da Europa, certo?
Um grande abraço à voce e à Cecilia!
Cristiane Guedes
Bom dia, Cristiane. O que importa não é seu passaporte mas sua residência. Como residente no Brasil, você pode solicitar o estorno do IVA, independente do seu passaporte. Grande abraço para você também!
Olá, tudo bem?
Li seu artigo sobre tax free e achei super esclarecedor, porem ainda tenho uma duvida que nao encontrei resposta. Pretendo comprar um macbook na Apple Store da Holanda pela internet e retirar na loja, terei direito so formulário tax free? Como funciona nestes casos?
Agradeço
Bom dia, João, você precisa entrar em contato com a loja onde você vai fazer essa compra online para ver se eles fornecem um “VAT invoice” e o formulário do Tax Free.