Cosmocaixa (Museu de la Ciència)

Cosmocaixa, Barcelona

O antigo Museu de la Ciència de Barcelona foi completamente reformado e reinaugurado, em 2004, com o nome de Cosmocaixa.

Cosmocaixa, Barcelona

O museu pertence à instituição financeira catalã La Caixa e ocupa um prédio modernista, obra do arquiteto Josep Domènech i Estapà, construído entre 1904 e 1909. Funcionou como asilo para cegos até 1980.

Cosmocaixa, Barcelona

O proceso de reforma acrescentou novos espaços ao museu, que hoje inclui nove andares, seis dos quais ficam no subsolo.

O museu está dividido nos seguintes espaços:

  • O muro geológico, com informações sobre geologia.
  • O bosque inundado, reproduzindo um igapó amazônico com sua vida animal e vegetal. Ocupa 1.000 m2 e para sua construção foram feitas pesquisas no Pará.
  • A sala de la materia, com experimentos sobre a matéria.
  • O Planetario 3D.
  • O Planetario Burbuja, para crianças de 3 a 8 anos.
  • A Plaza de la Ciência.
  • Flash e click, uma sala com experimentos e atividades para crianças de 7 a 9 anos.
  • Toca, toca, contato com a natureza através do tato.
  • A Estación meteorológica, para entender o clima.

Cosmocaixa, Barcelona
Cosmocaixa, Barcelona
Cosmocaixa, Barcelona

Visita

O Cosmocaixa abre de terça a domingo e fecha nos dias 1 e 6 de janeiro e 25 de dezembro. Abre também na segunda-feira de Páscoa, e nas segundas-feiras durante o verão e o Natal.

No site oficial do Cosmocaixa podem ser conferidos os horários atualizados.

No Cosmocaixa há uma lanchonete e também um restaurante.

Ingressos

No site oficial do Cosmocaixa podem ser conferidas outras informações sobre o museu. Crianças de menos de 16 anos não pagam ingresso.

ingresso com desconto

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para o Cosmocaixa com desconto exclusivo aqui.

Como chegar

O Cosmocaixa está na rua Isaac Newton, 26, no distrito de Sarrià-Sant Gervasi. Veja aqui a localização no mapa. O metrô não chega perto do museu. Para chegar até lá, pegue qualquer uma das seguintes linhas de ônibus: linha 17, linha 22, linha 58, linha 60, linha 73, linha 75 ou linha 196. Nos links você pode abrir um plano, em PDF, com o roteiro da linha de ônibus.

Dica do passaporte BCN

Se você estiver viajando com crianças, o Cosmocaixa é um programaço. Veja também nosso texto Barcelona para crianças.

43 comentários em “Cosmocaixa (Museu de la Ciència)”

  1. Avatar

    Oi Tony
    Olha eu de novo , rs !! Seu blog é simplesmente maravilhoso , já me sinto em cada bairro e cada ruazinha de Barcelona sem nem ter chegado ainda , parabéns !!!
    Me tire uma dúvida , vou fazer o roteiro de três dias sugerido no blog , porém quero incluir o Cosmocaixa e o L aquarium em que momento dos roteiros eles se encaixam melhor ? Pois fico sem saber se eles são perto de que atrações que já iremos ver !!
    Obrigado e até o dia da minha viagem você ainda vai receber muitas perguntas , rs !!
    Abraços
    Gabriela

      1. Avatar

        Oi Tony
        Obrigado pela sua resposta , na sua opinião em que momento do roteiro 5 você acha que podemos encaixar o L’Aquarium , pois estou sem saber em qual das atrações ele fica mais perto !!

      2. Tony

        Gabriela, é conveniente esclarecer que nossos roteiros não contemplam visitas demoradas a museus ou atrações turísticas. Mas se tiver que encaixar o Aquárium, seria no começo do roteiro. Todos nossos roteiros contam com um mapa onde você pode conferir a localização das atrações. Todos os textos sobre as atrações turísticas de Barcelona também indicam a localização de cada uma delas no mapa. Pedimos a gentileza de deixar suas consultas e dúvidas no texto do guia relacionado com cada uma delas. Se você tiver qualquer outra dúvida sobre o Cosmocaixa, pode deixá-la aqui. Se a dúvida for sobre qualquer outra atração, use um texto relacionado com ela. Assim conseguimos que a informação fique organizada para benefício de futuros leitores. Abraço.

  2. Avatar

    Tony, este foi um de nossos melhores passeios! E pensar que quase o deixamos de lado… Nossos filhos de 3 e 5 anos se deliciaram em todas as atrações e até conseguiram interagir no planetário para “bombollos”. Acho que é isso (rs). A cafeteiria é ótima e barata. A lojinha do museu é uma verdadeira tentação. Pegamos o trem linha 7 e descemos no ponto final, depois fomos andando a pé bem devagarinho, apreciando o bairro que é lindíssimo! Acho que deu uns 700 m de caminhada. Valeu a pena cada minuto!

    1. Tony

      O Cosmocaixa é fantástico, não é? Ficamos positivamente surpresos com seu retorno; achávamos que o conteúdo do Cosmocaixa seria mais apropriado para crianças um pouco maiores que seus “peques”, mas adoramos saber que eles se divertiram também! É um passeio tranquilo para chegar a pé a partir da linha 7 do metrô. A Avinguda Tibidabo tem casas muito bonitas e quase não notamos a subida. O percurso com o ônibus é muito bonito também, antes de chegar no Cosmocaixa sobe pela ladeira da montanha. Muito obrigado pelos comentários! Abraço.

  3. Avatar

    Ola!!! Q site encantador, pratico e informativo! Parabens!

    Vamos a Espanha daqui a um mes, com um bebe e um menino de quase 4 anos. Infelizmente, teremos so 3 dias em Barcelona e hoje comecei a pensar no roteiro. Nao cheguei ainda a ver programas pros adultos, so a parte “infantil”, q claro, será curtida por toda a familia, está me encantando.

    Pelo comentário da Priscila, o museu de la ciencia é um bom programa pro meu pequeno de 4 anos então.. mais um pra lista!!! Quero ver como faremos pra conhecer tudo q queremos!!! Estou ficando ansiosa!!

    Obrigada por esse site tão bom!

    1. Tony

      Prezada Luciana, obrigado pelos seus elogios! Realmente, há muitos programas super bacanas para crianças em Barcelona. Imaginamos que você já tenha visto o texto Barcelona para crianças. O Cosmocaixa é fantástico. Outros lugares que seu menino vai adorar são o aquário e o zoológico. Abraço!

  4. Avatar

    Meu Deus, eu ainda não tenho perguntas… ainda, pois quando tiver chegando perto claro que terei. Mas tenho que te agradecer muito, o site é muito perfeito, não tem como visitar e não querer ir correndo para Barcelona, obrigada por preparar para todos algo com tanta qualidade.

    1. Tony

      Leila, muito obrigado e bem-vinda ao passaporteBCN. Precisando de qualquer ajuda, aproveite as caixas de comentários do site. Abraço!

      1. Avatar

        Tony, pra mim ainda encontra-se indisponível a data de 18/10 para compra. Além dela, os dias 05, 19, 26, 27, 28, 29, 30 e 31/10 também.

      2. Tony

        Olá de novo, Marcio. Acabamos de entrar de novo e unicamente não vemos disponibilidade para os dias 5 e 19. Também, não há ingressos à venda ainda a partir do 26 de outubro. Mas para o dia 18 conseguimos comprar sem problemas. Não sabemos que pode estar acontecendo. Como não é um ingresso que vai esgotar, aguarde várias semanas e tente de novo. Abraço.

  5. Avatar

    CosmoCaixa é uma excelente atração. Meu filho adorou. Ele tem 9 anos e curtiu muito. O acesso não é dos melhores, optamos o caminho sugerido pelo Google
    maps. Estação de metro Penitents (linha 4) + 1,3 km a pé.

    1. Tony

      Obrigado, Gilsinei. As crianças costumam amar o Cosmocaixa. No texto acima explicamos como chegar de ônibus no museu. O metrô não é uma boa opção. O caminho da estação Penitents até o museu não percorre a linda Avenida Tibidabo, uma das ruas mais charmosas de Barcelona. Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony, gostaria de saber se vale a pena pedir a Carteira Mundial do Estudante para levar à Espanha. Obrigada! Todos os seus guias são ótimos! Ajudaram-me bastante.

    1. Tony

      Prezada Mayara, no presente texto respondemos consultas sobre o Cosmocaixa. No texto passes turísticos mencionamos a carteirinha do ISIC, que em Barcelona pode ser usada para ter direito ao desconto para estudantes. Dependendo dos lugares que você for visitar, pode valer a pena contar com ela, sim. Abraço.

  7. Avatar

    Olá, Tony.
    Não posso deixar de dizer que o seu site é incrível!
    Vou à Barcelona no início de Agosto, infelizmente nõ vou pegar nenhum fim-de-semana. Meu filho tem 9 anos e adora experiências e coisas do tipo. Minha pergunta é: Vale ir ao Cosmocaixa durante a semana com uma criança de 9 anos? Parece que as melhores atrações fecham durante a semana e algumas outras são para crianças pequenas.
    Muito Obrigada! Ale.

    1. Tony

      Prezada Ale, seja bem-vinda ao passaporte BCN. A informação de que as principais atrações do Cosmocaixa fecham durante a semana não procede. Pode até existir alguma oficina que unicamente seja oferecida de final de semana, mas a grande maioria das atividades está disponível de terça a domingo. Durante a semana é quando as escolas visitam o museu. Seu filho vai adorar o Cosmocaixa, há muitas atividades para crianças de todas as idades. Abraço!

    1. Tony

      Você ñao fez nada errado, o Cosmocaixa tirou do site a informação sobre o valor dos ingressos! Clicando no banner do Visit Barcelona Tickets você poderá conferir o valor dos ingressos. Abraço.

  8. Pingback: Pode haver vida nos planetas do sistema solar recém-descoberto? | A.C

    1. Tony

      Não, fica muito longe. Sempre colocamos nos textos sobre as atrações de Barcelona um link para que permite conferir a localização no mapa. Abraço.

  9. Avatar
    RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS

    oi, Tony!
    Quanto tempo, no mínimo, seria necessário para aproveitar bem este museu? Considerando que o mesmo abre a partir das 8h da manhã e que estarei hospedada em um hotel perto da praça da Catalunya, que horas e onde teria que pegar um ônibus para chegar lá exatamente às 8h? Existe algum local para almoçar ou lanchar lá dentro?
    Desde já, muito obrigada pelas informações!

  10. Avatar
    RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS

    Sou eu de novo, Tony. Vi agora em seu site que há restaurante e lanchonete dentro do museu e vi também que o museu abre na segunda-feira de Páscoa. O que seria a segunda-feira de Páscoa: a segunda feira que antecede o domingo de páscoa ou a segunda-feira após o domingo de páscoa? Estarei lá na segunda-feira seguinte ao domingo de páscoa.

  11. Avatar
    RUTHINEIA DIOGENES ALVES UCHOA LINS

    Na verdade, pela internet não consigo comprar nem para o dia 10/04 (segunda -feira antes do domingo de Páscoa) nem para o dia 18/04 (segunda-feira pós domingo de Páscoa). Vc poderia verificar essa informação (abertura na segunda-feira de Páscoa) para mim e também confirmar o horário de funcionamento, pois já vi q era das 8 às 20h como também das 10 às 20h?

    1. Tony

      Prezada Ruthineia, por gentileza, leia nossos textos com atenção para depois perguntar aquilo que não estiver explicado no texto. Para aproveitar bem o museu, dedique o dia completo a ele. Para poder dar orientaçãoes sobre transporte precisamos contar com um endereço exato. O “lunes de Pascua” é a segunda-feira seguinte ao Domingo de Páscoa. Pela informação do site do museu, ele deve abrir no lunes de Pascua, que é feriado em Barcelona. O horário de funcionamento é de 10h a 20h.

  12. Avatar

    Olá Tony! Parabéns pelo seu site! Estou pegando várias dicas pra nossa próxima viagem!
    Estou indo em dezembro com meus filhos de 7 e 11 anos, você acha que essas idades ainda curtem o museu Cosmocaixa? Vi que tem algumas áreas pra atividades para crianças menores.
    Obrigada!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Renata, seja bem-vinda ao passaporte BCN. O CosmoCaixa tem conteúdos para crianças e jovens, seus filhos devem curtir o museu! Abraço.

  13. Avatar

    Olá Tony,

    Estaremos no Retrome hotel, que reservamos por indicação aqui do site também. É possível chegar ao Cosmocaixa pela linha 7 do metrô, como vi em um comentário acima?

    Obrigado e estamos chegando!!!

    Abraços

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Priscila, é possível chegar, sim. Na verdade, a linha 7 vai deixar você ao pé da linda Avinguda Tibidabo. Você ainda vai ter que subir a pé pela Avenida, um percurso de 10 minutos até o museu. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigado pela atenção Tony!
        O site é incrível. Está sendo perfeito para eu programar a viagem com meu filho de 9 anos. Como vamos só nós dois, fico insegura de não conseguir planejar direito e ficarmos perdendo tempo pensando nos trajetos e atrações. Como recomendado, ao invés de 1/2 dia, ficaremos o dia todo no CosmoCaixa. Vou comprar o guia com os 15 roteiros também, ainda hoje, para termos o conteúdo completo. Abraços, Priscila

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Esperamos que tanto você quanto seu filho curtam muito o Cosmocaixa. Avise a gente se tiver qualquer problema para finalizar a compra do guia de Barcelona. Se sua viagem incluir outras cidades da Espanha, aproveite também as informações do nosso Espanha Total. Abraço!

  14. Avatar

    Tony, vc acha que daria para visitar o Park Guell e ir na Cosmocaixa no mesmo dia? Iria primeiro em qual dos dois lugares? Estou pensando em ir apenas no Park Guell (e não o roteiro 8 completo). Como seria o transporte até a Cosmocaixa? Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá mais uma vez. Daria para fazer essa combinação, sim. Visite primeiro o Park Güell, que exige ingresso com horário marcado, e depois o Cosmocaixa. Como você poderá ver aqui, não existe uma combinação direta de transporte para ir do Park Güell até o Cosmocaixa. Mais uma vez, um táxi (é um percurso rápido) poderia ser uma boa ideia, economizando muito tempo. Abraço.

  15. Avatar

    Olá Tony
    Em julho é preciso comprar antecipadamente a entrada?
    Há filas?
    As atrações que você cita estão incluídas no ingresso ou devem ser pagas dentro do museu?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo, Maristela. Como no caso do Museu Marítim, você deveria poder comprar os ingressos na bilheteria do museu, na hora, sem muitos problemas. Todas as atrações mostradas no texto acima estão incluídas no preço do ingresso. No caso de algum evento especial, pode ser necessário ter que pagar um ingresso adicional. Abraço.

      1. Avatar

        Muito obrigada Tony!
        Seu site é realmente incrível e a sua atenção para com todos os leitores é impressionante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *