O ponto alto da visita à Colònia Güell, um interessante bate-volta de meio dia, é a cripta da igreja da Colònia, obra de Antoni Gaudí, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
No texto sobre a Colònia Güell explicamos como a Colònia foi um experimento de organização sócio-laboral, que teve como responsável Eusebi Güell, um rico empressário do ramo têxtil. Entre as instalações necessárias para a Colònia encontrava-se uma igreja.
Güell, que seria o grande mecenas da vida de Antoni Gaudí, encomendou a construção da igreja ao jovem arquiteto. Gaudí já tinha construído uma mansão para o empressário, localizada perto de Las Ramblas, o Palau Güell.
O projeto da igreja é de 1898, mas a construção só começaria 10 anos depois, em 1908. Em 1918, passados outros 10 anos e após a morte de Eusebi Güell, sua família ressolveu abandonar o projeto, momento no qual Gaudí havia construído somente a cripta do templo.
Com o projeto inacabado, a cripta tem hoje a aparência de uma pequena igrejinha, sendo que não existe um templo construído acima da cripta.
A importância da cripta
A grande importância da cripta é que para Antoni Gaudí foi um ensaio do que mais tarde seria a Sagrada Família.
Para vários especialistas, a cripta, vista do ponto de vista estrutural, é um grande ensaio da basílica da Sagrada Família. O próprio Gaudí declarou que, se finalizada, a igreja da Colònia teria sido uma “maquete monumental” da sua obra mais conhecida.
Na construção da cripta, Gaudí testou soluções arquitetônicas inovadoras que seriam empregadas posteriormente na Sagrada Família. Os arcos catenários, que são a marca registrada de Gaudí, simplificaram o problema das cargas. Dentro da cripta, deu um tratamento fluido e dinâmico ao espaço interior.
A cripta é uma vitrina maravilhosa da creatividade e genialidade de Gaudí, mostrando o domínio que o artista e seus colaboradores tinham das artes aplicadas: o uso de diferentes materiais (como a pedra basáltica ou o tijolo queimado), os elementos decorativos, a mobília, tudo é um show de talento.
Complexa simbologia
Como é habitual em Gaudí, a cripta da Colònia é uma grande coleção de símbolos complexos. Alguns são facilmente identificáveis, outros admitem diferentes interpretações.
O ponto com maior concentração de símbolos é a porta de entrada à cripta, com uma composição cerâmica e uma interminável coleção de símbolos. Com a ajuda do audioguia, fica fácil identificar os principais elementos.
Entendendo o trabalho de Gaudí
O Centro de Interpretação da Colònia contém maquetes, painéis e materiais que ajudam a entender o trabalho que Antoni Gaudí desenvolveu no projeto da igreja.
Vale muito a pena percorrer o centro para entender melhor a genialidade de Gaudí.
Informações práticas
A cripta da Colònia Güell é visitada como parte de um percurso pela Colònia. Veja todas as informações, sobre horários, ingressos e como chegar, no texto que dedicamos ao bate-volta até a Colònia Güell aqui no passaporte BCN.
A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para a Colònia Güell aqui.
Passeio de ônibus incluindo Montserrat e Colònia Güell de Gaudí
Conheça o passeio de ônibus, de um dia de duração, que visita Montserrat e a Colònia Güell. O passeio é feito no Catalunya Bus Turístic e conta com acompanhamento de guia (catalão, espanhol e inglês).
O passaporte BCN testou este passeio e contou para você como ele é aqui.
Que maravilha! Dá pra começar a pensar numa viagem dedicada só a Gaudí, seguindo os seus posts.
Carmem, em janeiro de 2014 eu fiz um viagem de 20 dias para Barcelona, predominantemente focada em Gaudí. Fiquei um dia inteiro na Colonia Güell e dediquei dois dias à Sagrada Família, entre outros passeios para conhecer o legado de Gaudí. até almoçar na Casa Calvet eu fui!
Se você aprecia arquitetura, leia mais sobre Gaudí e faça esta viagem, para que você possa apreciar ainda mais sua obra tão rica e inovadora, sob diversos aspectos.
Nós também ficomos um dia inteiro na Colònia Güell, além do trabalho do Gaudí, a Colònia é um experimento social que resultará muito interessante para quem se interessa pela história. Para a maioria das pessoas meio dia será mais do que suficiente, mas quem tiver um interesse mais específico no assunto pode reservar o dia todo. Abraço.
Sensacional a cripta!
Se comprarmos com audioguía, o horário do ticket é o da entrada na Colònia Güell ou na cripta? Obrigado.
Comprando no site do Visit Barcelona Tickets (link no texto acima) não é necessário definir nenhum horário. Abraço.
Obrigado, Tony! Excelente dica! Até o preço é melhor.