Menu

Dona i Ocell

Dona i Ocell, Parc Joan Miró, Barcelona

Quando Joan Miró (1893-1983) aceitou o encargo do painel para o terminal 2 do aeroporto de Barcelona, decidiu que doaria três obras à cidade, destinadas a dar boas-vindas a todos que chegassem a ela por ar, mar e terra.

Dona i Ocell, Parc Joan Miró, Barcelona

Dona i Ocell (“mulher e pássaro” em catalão) é o nome de uma escultura com 21m de altura, obra do gênio Miró, destinada às boas-vindas para todos que chegam a Barcelona por terra. A escultura foi instalada em um parque que leva o nome do artista, o Parc de Joan Miró, em 1983, meses antes de sua morte. Nesse momento, Barcelona entrava na democracia e levava a arte para o espaço público.

Dona i Ocell, Parc Joan Miró, Barcelona

Pássaros e mulheres fazem parte da iconografia de Miró, além do uso das cores primárias e complementares. É o que se pode apreciar nessa escultura, colorida por um mosaico realizado pelo ceramista Joan Gardy Artigas.

Dona i Ocell, Parc Joan Miró, Barcelona

Como chegar

Dona i Ocell está no Parc de Joan Miró, no distrito do Eixample, muito perto da Plaça Espanya. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Tarragona na linha 3 (verde) e a Plaça Espanya nas linhas 1 (vermelha) e 3 (verde).

Dica do passaporteBCN

Pla de l’Os, em Las Ramblas, é outra obra do Miró que pode ser admirada em um espaço público da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima