Menu

El 300 del Born

Fábrica Moritz, Barcelona

Quando o Mercat del Born foi reformado, para se converter no novo El Born Centre Cultural, ganhou um espaço gastronômico com o nome de El 300 del Born. O nome recorda que, quando o centro cultural foi inaugurado, tinham se passado 300 anos do assédio sofrido por Barcelona pelas tropas de Felipe V e a posterior rendição da cidade.

O espaço gastronômico é tocado pela cervejaria catalã Moritz, dona também da recomendadíssima Fábrica Moritz. A Moritz é uma das duas grandes marcas cervejeiras da Catalunha e foi a primeira fábrica a produzir cerveja, em escala industrial, na Espanha.

El 300 del Born, Barcelona

O espaço é bem bonito, com um pé direito muito alto e com enormes painéis de vidro transparente com vistas para o interior do Centro Cultural. No fundo da sala há um grande telão onde são exibidas imagens relacionadas com a reforma do mercado.

El 300 del Born, Barcelona

A decoração lembra aspectos da vida cotidiana do lugar que, no passado, foi o mais importante mercado de Barcelona.

El 300 del Born, Barcelona

O cardápio de comidas é muito extenso e interessante, visto que recria pratos com nomes relacionados aos eventos históricos comemorados no Centro Cultural. Porém, não é muito amigável para o turista. Primeiro, porque está unicamente em catalão, e segundo, porque muitos pratos tem nomes de episódios da história da Catalunha, tornando o conjunto da obra bastante difícil de decifrar.

El 300 del Born, Barcelona

Nossa experiência gastronômica não foi muito afortunada. Pedimos umas patatas bravas, nada baratas por sinal, e recebemos o que deve ser o pior prato de patatas bravas que já comemos em Barcelona. As batatas fritas pareciam requentadas no micro-ondas, tinham uma textura de terem sido preparadas com muita antecedência; além disso, estavam nadando em uma piscina de azeite. Não gostamos.

El 300 del Born, Barcelona

Se voltarmos, vamos de cerveja Moritz, uma pedida muito mais segura e garantida!

Localização e como chegar

O El 300 del Born encontra-se em um canto do El Born Centre Cultural, no bairro do mesmo nome. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume 1 da linha 4 (amarela), a Barceloneta também da linha 4 e a Arc de Triomf da linha 1 (vermelha).

A opinião do Passaporte BCN

O El 300 del Born é um lugar muito bonito para tomar uma bebida em um passeio pelo bairro.

O passaporte BCN comeu no El 300 del Born de forma anônima, pagando todos os gastos relacionados com a refeição.

6 comentários em “El 300 del Born”

  1. Avatar
    Daniel Santiago Ribeiro

    O Passaporte BCN está sendo de grande ajuda na minha estadia na cidade. No momento que escrevo, estou degustando uma Moritz no El 300 Del Born e esperando um Bacalao a la llauna. Destaque para a trilha sonora. Parabéns pelo guia!

  2. Avatar

    Estamos no sexto dia de viagem em BCN, seguindo suas dicas e roteiros. Neste momento no El 300 del Born comemorando o grande achado: o Passaporte BCN !
    Parabens muitas vezez

  3. Cecília

    Rose, ficamos muito felizes por compartilhar suas experiências por Barcelona, ainda mais ao vivo! Continue aproveitando ao máximo! Grande abraço.

  4. Avatar

    Excelente guia! Usamos muito em nossa viagem a Barcelona. Estivemos no El 300 del Born para almoçar. O cardápio é confuso, apesar disso o Pato com Pêras e o Asado de Pollo com Ameixas e Passas foram sensacionais. Melhor ainda com a Cerveja Moritz.

    1. Tony

      Obrigado pelo feedback, Gilsinei. Realmente, o cardápio do 300 não é muito amigável, uma pena porque a proposta é interessante. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima