El Prat, o aeroporto de Barcelona

Aeropuerto de Barcelona - El Prat

Aeropuerto de Barcelona - El Prat

Barcelona – El Prat é o nome oficial do aeroporto internacional de Barcelona. Está localizado no município de El Prat de Llobregat, ao lado do mar, 13 kilómetros ao sul do centro de Barcelona.

El Prat, aeroporto de Barcelona
El Prat, aeroporto de Barcelona

O aeroporto conta com dois grandes terminais:

  • o Terminal 1, ou T1, é o aeroporto mais moderno. Foi inaugurado em 2009 e nele operam quase todas as grandes companhias aéreas, incluindo a Singapore Airlines que, no momento é, a única companhia com um voo direto do Brasil (São Paulo) a Barcelona.
  • quando foi inaugurado o T1, o antigo aeroporto virou o Terminal 2, T2. Nele operam quase todas as companhias low-cost (incluindo a EasyJet e a Ryanair) menos a espanhola Vueling, que opera no T1.

Como deslocar-se entre o T1 e o T2

Aeropuerto de Barcelona - El Prat

A distância entre o T1 e o T2 é muito grande e não pode ser feita a pé. Existe um serviço gratuito de ônibus, o Bustransit, que conecta os dois terminais.

O ônibus tem pontos no T1 (no nível das chegadas e no nível das saídas) e no T2.

Circula entre 5:30h e 24:00h, com uma frequência de aproximadamente 6 ou 7 minutos, e de 00:00h a 5:30h, com uma frequência de 20 a 25 minutos. Mas atenção, já pegamos o ônibus às 7h da manhã e esperamos 20 minutos por ele. O percurso entre os dois terminais leva aproximadamente 10 minutos.

No seguinte mapa é possível ver a localização dos dois terminais e da estação de trem, que liga o aeroporto com Barcelona. A linha azul indica o percurso do ônibus entre os dois terminais.


Visualizar aeroporto de BCN em um mapa maior

Como chegar e como sair do aeroporto

Colocamos a informação detalhada de como chegar e sair do aeroporto de Barcelona nos seguintes links:

Serviços do aeroporto

El Prat, aeroporto de Barcelona

O aeroporto de Barcelona conta, entre outros, com os seguintes serviços:

  • aluguel de carros. Com balcões das empresas Avis, Europcar, Hertz, Nacional Atesa e Sixt. Todas as empresas estão presentes no T1 e no T2.
  • lojas, inclusive o Free Shop. A seguinte ferramenta permite pesquisar a localização das lojas.
  • alimentação, com uma série de bares e cafés e de restaurantes e lanchonetes.
  • guarda-volume (consigna) no nível 0 do Terminal 1 e no hall de check-in do Terminal 2. Pode ver mais informações, incluindo os valores cobrados, no site do aeroporto aqui.
  • caixas eletrônicos.

El Prat, aeroporto de Barcelona

A página da AENA (a Infraero espanhola) contém mais informações sobre o aeroporto. Veja também o texto voos low-cost saindo do aeroporto de Barcelona.

55 pensamentos sobre “El Prat, o aeroporto de Barcelona”

  1. Pingback: como viajar de Barcelona a Ibiza | Espanha Total

  2. Pingback: como viajar de Barcelona a Bilbao | Espanha Total

  3. Pingback: como viajar de Barcelona a Granada | Espanha Total

  4. Pingback: como viajar de Barcelona a Mallorca | Espanha Total

  5. Pingback: como viajar de Barcelona a San Sebastián | Espanha Total

  6. Pingback: como viajar de Barcelona a Lisboa | Espanha Total

  7. Pingback: como viajar de Barcelona a Lanzarote | Espanha Total

  8. Pingback: como viajar de Barcelona a Menorca | Espanha Total

  9. Roberta Giordano

    Cheguei em Barcelona pela Alitalia, após um parada de 2 dias em Roma.
    Adorei o aeroporto, muito bem sinalizado, prático, limpo, amplo e bem iluminado. Não posso falar sobre a imigração, já que a fiz na Itália.
    A única coisa que não gostei muito é a distribuição das lojas na área segura, fora isso estão de parabéns.
    A facilidade em se locomover para a cidade também impressionou.

    1. Cecília

      Roberta, obrigada por compartilhar sua experiência no El Prat. Realmente é um ótimo aeroporto com diversas alternativas para se deslocar até a cidade. Abraço.

      1. Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
        Sabe qual o tamanho do guarda volumes?
        Vamos fazer outra viagem de avião saindo do terminal 1 é gostaríamos de deixar uma caixa do tamanho de uma mala até a nosso retorno.
        Você acha isso possível e seguro? Sabe qual o valor por semana?
        Muito obrigada e parabéns pelo blog!!!
        Abs

      2. Tony

        Prezada Isadora, você vai conseguir deixar sua caixa sem problemas, se não couber no guarda-volumes normal, há um guarda-volumes maior para objetos de grande tamanho. O serviço é seguro. Pode ver todos os detalhes, inclusive os valores, aqui (guarda-volumes é “consigna” em espanhol). O preço hoje é de 10€ por dia por objeto. Abraço.

  10. Boa tarde
    Eu vou fazer um circuito, que é Barcelona – Andorra.
    Vamos estar 3 dias em Barcelona e depois 2 dias em Andorra.
    Para voltarmos para casa. temos de no dia 10 ir de autocarro de Andorra para Barcelona e depois em Barcelona é que apanhamos o avião. Só que o nosso voo é à noite, mas chegamos a Barcelona, vindos de Andorra a seguir ao almoço. Ainda temos umas horinhas e queríamos aproveitar para ver mais um pouco de Barcelona, o problema é a mala de porão. Andar a circular por Barcelona com ela atras, alem de não ser pratico também, não deve ser muito seguro.
    Gostaria de saber se dará para a guardar no aeroporto, e se é seguro? Ficávamos só com as malas de mão, que já é mais fácil.
    Obrigada

  11. Olá amigos do Passaporte BCN.

    Passaremos 1 noite em Barcelona antes de seguir para Andorra. Como iremos em Fevereiro e por ser inverno, preferimos utilizar o serviço de onibus. Por isso, gostariamos de sugestões de hotéis que facilitassem o transito apenas nessa noite.
    Obrigada e um forte abraço!

    1. Tony

      Prezada Giselle, queríamos pedir uma gentileza para você. Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores, para que deixem suas dúvidas em textos relacionados a elas.
      Aqui respondemos a consultas relacionadas com o aeroporto de Barcelona. Pode deixar sua consulta sobre hospedagem aproveitando nossa consultoria. Abraço.

  12. Pode me informar, por favor, se é possível fazer check in nas máquinas automáticas do aeroporto El Prat para a companhia TAP Portugal e onde estão localizadas as máquinas de auto- check in?

    Muito obrigada

  13. Antonio jose lopes

    Bom Dia!!!!
    Estarei chegando em Barcelona no aeroporto Plat em 2
    voo tap chegada em barcelona 24 09 2016 as 13:45 saindo para o porto em 25 09 cruzeiro de 7 dias .Qual orientação gostaria de conhecer Igreja sagrada familia las ramblas e bus tour

    1. Tony

      Bom dia. Contamos com uma proposta de roteiro para quem conta com 1 dia em Barcelona. Se você não quiser seguí-lo e busca orientações sobre como organizar seu tempo, aproveite para deixar sua consulta no texto mencionado.

    1. Tony

      Helena, esse termo que aparece na sua passagem é muito antigo. Corresponde ao aeroporto Barcelona – El Prat, o nome oficial do aeroporto (código BCN). Abraço.

  14. Tony parabéns pelo site, suas dicas são espetaculares. Uma dúvida… Tem alguma loja da Orange, Vodafone ou outra opção para eu comprar um Sim Card já no aeroporto de Barcelona?

    1. Tony

      Paulo, sabemos que colocam todo dia uma banquinha da Lebara, que vende sim cards, no caminho entre as chegadas internacionais e o metrô e o trem do aeroporto. Como alternativa ao sim card, aqui no site indicamos o serviço Wifivox . Abraço.

  15. Pingback: como viajar de Barcelona a Sevilha | Espanha Total

  16. Pingback: cómo viajar de Barcelona a Málaga | Espanha Total

  17. Prezado Tony,
    vou chegar no aeroporto de Barcelona em fevereiro/17. Estou pensando em ir diretamente para Terragona. Existe trem ou ônibus do aeroporto direto para Tarragona?

    Desde já agradeço.

  18. Ola Tony …como disse em post anterior estarei chegando em Barcelona- Latam e já partindo pela Iberia para Madri. Vc sabe me informar se o local de Check in é no P3 (Check in Iberia) ou P1 onde dizem ser Iberia só ponte aérea local? Obrigado novamente.

    1. Tony

      Carlos, nunca usamos a ponte áerea Barcelona – Madri, mas a Ibéria tem um espaço reservado para ela e, pelas informações no site oficial do aeroporto, o check-in é feito no andar primeiro do T1 do aeroporto. Mas confira as telas com informação sobre os voos e, em caso de dúvida, pergunte em algum balcão de informação (há vários no aeroporto). Abraço.

  19. Pingback: dicas para aproveitar as low-cost na Espanha

  20. Boa Noite Toni,
    Tenho q aqui dizer o incoveniente q temos no aeroporto de Barcelona. Nosso portão é o D, e qual foi nossa surpresa ao saber q o portão D e E não tem acesso a área de lojas e restaurantes. Digo q a reclamação não é só nossa, é da maioria das pessoas nesses portões. Aviso para quem voltar de Barcelona.

    1. Tony

      Bom dia Desire, já embarcamos várias vezes no setores D e E do aeroporto, e existiam tanto lojas quanto opções de alimentação, como pode ver no mapa aqui. O que pode estar acontecendo é que essa parte do aeroporto esteja sendo reformada, mas não temos certeza disso.

    1. Tony

      Boa tarde, pode comprar o cartão no escritório de turismo que há no aeroporto ou comprá-lo pela internet, com desconto, e trocar o voucher pelo cartão nos escritórios de turismo (saiba mais lendo aqui). Abraço.

  21. Tenho um voo as 07:20 do dia 18/08 para Roma. Qual horario vocês recomendam para chegada no aeroporto? Tinha pensado em pegar o primeiro aerobus (5:00) para chegar por volta de 05:30.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Diego, ficamos monitorando a situação do aeroporto hoje, o dia teoricamente mais crítico, e a normalidade foi absoluta. Vamos seguir acompanhando a movimentação nos próximos dias. Em um dia normal, tentaríamos chegar no aeroporto com uma antecedência mínima de duas horas.

  22. ROBERTO DA SILVA CURRA

    viajo em novembro pra Barcelona, vou ficar duas semanas, e desde já estou estudando e pesquisando por este site, todas as dicas sobre a cidade, passeios, pequenas viagens. Gostaria também de aproveitar que a Espanha é ao lado de Portugal, e fazer uma viagem pra Lisboa, ficar lá por 3 dias. Qual a melhor opção de viagem pra lisboa partindo de Barcelona ida e volta?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Roberto, veja como ir de Barcelona a Lisboa. O “está ao lado” é relativo, seria um pouco como o espanhol que visita o Rio de Janeiro e resolve dar um pulo até Buenos Aires porque também “está próximo”. Aqui no passaporte BCN defendemos uma forma de viajar que minimize os deslocamentos (que consomem tempo e dinheiro) para otimizar suas viagens ao máximo. Há tantos lugares legais próximos de Barcelona! Esses três dias que você está querendo dedicar para Lisboa poderiam ser usados para conhecer a bela Valência, por exemplo. De qualquer jeito, a informação solicitada por você está no link mencionado anteriormente.

  23. Boa tarde! Não sei se pode me ajudar… viajarei para a Espanha em janeiro e aluguei um carro pela Hertz para pegar em Madrid e devolver em Barcelona. Você saberia me dizer qual o terminal da devolução do carro?! Obrigada e parabéns pelo site!!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezada Greice, essa informação deveria aparecer na sua reserva. A Hertz conta com escritórios tanto no T1 quanto no T2. No caso de não achar essa informação, peça orientações no momento de retirar o carro em Madri. Os funcionários do escritório de Madri vão poder dar orientações precisas para você. Abraço.

  24. Oi Tony, boa noite.
    Uma dúvida: a Ryanair opera apenas em El Prat ou em outros aerop também? O artigo de um outro blog informa que essa cia só opera em Girona, por isso fiquei confusa. No caso, é um vôo saindo do Porto-PT (e gostaria muito que chegasse em El Prat rsrs). Decidi perguntar porque às vezes os sites informam que o destino é BCN mas apenas como referencia à cidade, e não como sigla do aeroporto…
    Obrigada!

  25. Ola Tony. Nosso voo do Brasil, faz escala em Londres está previsto para chegar em Barcelona as 19:50. Eu pensei em comer algo rapido no aeroporto mesmo para depois ir para o hotel. Vc sabe até q horas os restaurantes/lanchonetes ficam abertos no aeroporto? Achei uma opção mais rapida do q chegar no hotel, fazer check-in e depois ainda procurar um restaurante para comer. Vamos nos hopedar no Hotel Barcelona Center. O que vc acha?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá Flavia. Não faça isso, não. A comida no aeroporto é cara e sem interesse nenhum. Na Espanha você vai poder jantar até muito tarde. Chegue no seu hotel, troque de roupa e saia para procurar um lugar para jantar. Você falou que ia ficar no Hotel Barcelona Center, não é? A região é CHEIA de bares e restaurantes. A Cervecería Catalana, muito popular entre os brasileiros, fica muito próxima do seu hotel. Fica aberta até às 1h30h da madrugada. Abraço.

  26. Olá! Estou chegando em Barcelona dia 14/7, neste sábado à noite e gostaria de comprar um chip para usar na Europa. Precisaria comprar no próprio aeroporto e gostaria de saber se há lojas que vendem e a localização das mesmas. Chego pelo Terminal I e se pudesse me orientar , ficaria extremamente grata. Abraço, Denise Aguiar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *