Menu

horchatería El Tío Ché

Horchatería El Tío Ché, Barcelona

Quando apresentamos a horchatería Sirvent, há algum tempo, explicamos que quando chega o calor cresce o consumo da orxata (horchata em espanhol), uma bebida originária de Valência, muito popular em Barcelona também. A orxata é vendida o ano todo, mas como é uma bebida muito refrescante acaba sendo uma ótima pedida durante os meses mais quentes do ano.

chufas

A orxata é uma bebida não alcoólica elaborada com água, açúcar e os tubérculos de uma planta herbácea chamada chufa (Cyperus esculentus). Veja os tubérculos na foto acima. A orxata deve ser consumida fria e com fartons, uma espécie de pão de ló retangular, que é um acompanhamento clássico.

Um dos estabelecimentos mais clássicos de Barcelona para experimentar a orxata fica em um de nossos bairros preferidos da cidade, o Poblenou. Trata-se do El Tío Ché, estabelecido há mais de 100 anos, desde 1912. O endereço original estava no bairro de El Born, transferindo-se mais tarde para o Poblenou. Na seguinte página da web do El Tío Ché pode ser lida a história do estabelecimento.

Horchatería El Tío Ché, Barcelona

Muito mais do que uma “horchatería”, El Tío Ché é uma instituição centenária e uma viagem no túnel do tempo. A esquina que ocupa o estabelecimento é ponto de encontro de moradores e visitantes do bairro. O habitual é encontrar um grande acúmulo de clientes na frente da loja, mas não precisa se preocupar, a fila anda rápido. Aliás, há duas filas, uma para quem quer orxata e outra para quem vai tomar um sorvete, igualmente delicioso.

Horchatería El Tío Ché, Barcelona

A orxata do El Tío Ché é considerada por muitos como uma das melhores de Barcelona. Seu sabor é único, não tem nada a ver com as horchatas industrializadas ou aquelas servidas em outros lugares que usam ingredientes de qualidade inferior. A orxata do El Tío Ché tem um sabor delicioso e intenso, sabor inconfundível à chufa, isto, é, para quem estiver familiarizado com o gosto da chufa.

Horchatería El Tío Ché, Barcelona

Se você nunca tiver experimentado uma orxata e não estiver seguro se vai gostar, peça uma orxata pequena (petit). Nem todo mundo aprecia esse sabor tão distinto (o Tony ama e a Cecília nem tanto).

O local é simples e o habitual é pedir a orxata para levar e beber enquanto você passeia pela agradável Rambla del Poblenou.

Localização e como chegar

A Horchatería El Tío Che fica na Rambla del Poblenou, 44-46. Veja aqui a localização no mapa. A estação Poblenou da linha 4 (amarela) do metrô fica a 10 minutos a pé.

Confira horários de funcionamento e outras informações no site da Horchatería El Tío Ché.

A opinião do passaporte BCN

Um must para amantes de lugares clássicos, fora do circuitão turístico, e para quem quiser conhecer sabores da Espanha desconhecidos fora do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima