Menu

a Fira de Santa Llúcia, o mercado de Natal em Barcelona

Fira de Santa Llúcia

Natal em Barcelona | réveillon em Barcelona

A Fira de Santa Llúcia é um dos mercados mais tradicionais de Barcelona, que é organizado todo Natal bem em frente da catedral, no coração do Bairro Gótico.

Fira de Santa Llúcia

A história do mercado é muito antiga. A primeira referência ao mercado data de 1786. No século XIX a fira já tinha estabelecido sua fama como o lugar para comprar peças para os típicos presépios de Natal.

Um passeio pela fira é uma das grandes tradições do Natal em Barcelona. O mercado é um lugar muito popular e também muito muvucado. Por favor, tome muito cuidado com seus pertences quando for visitar o mercado. É um lugar muito propício para a atuação dos batedores de carteira.

Fira de Santa Llúcia

As bancas dos mercados vendem quatro grupos de produtos:

  • presépios completos, figuras e enfeites para os presépios, assim como todo tipo de enfeites de Natal.
  • vegetação, com árvores naturais ou artificiais, assim como galhos de eucaliptos e outras espécies vegetais.
  • artesanato de todo tipo.
  • instrumentos musicais, com destaque para a zambomba, um instrumento muito tradicional do Natal, parecido com a cuica brasileira.

Quando

Em 2013 o mercado vai ficar aberto de 10:30h a 20:30h durante os dias de semana e de 10:30h a 21:30h durante feriados e vésperas de feriado. O mercado tem início no dia 30 de novembro e termina no dia 23 de dezembro. O site oficial do mercado contém mais informações.

Onde

A Fira de Santa Llúcia fica na Plaça Nova, bem na frente da Catedral de Barcelona, no coração do Barri Gòtic. As estações de metrô mais próximas são a Jaume I da linha 4 (amarela) e a Liceu da linha 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

caganers

Preste atenção a dois elementos muito típicos (e únicos) do Natal na Catalunha que têm um curioso elemento em comum: um perturbador interesse escatológico. O primero elemento são os caganers, pequenas figurinas para o presépio que fazem um sucesso estrondoso entre os turistas por mostrar diversos personages no ato de, bom, pelo nome “caganer” você já deve ter sacado o quê os personagens estão fazendo 🙂 Na feira você vai ver várias bancas especializadas na venda das figurinhas (veja também a notícia Imagem da Virgem Maria defecando provoca indignação na Espanha).

Fira de Santa Llúcia

O outro elemento típico é o Tió de Nadal, um tronco vestido com uma barretina (o gorro tradicional da Catalunha) e que é coberto com um pano bem grande durante a noite para que não fique com frio. Na véspera de Natal, as crianças batem no tronco com bastões para que este “cague” presentes. Até hoje não conseguimos entender muito bem essa estranha fixação.

2 comentários em “a Fira de Santa Llúcia, o mercado de Natal em Barcelona”

  1. Avatar

    Olá , estmos indo para Barcelona amanhã a noite. Chegaremos quinta-feira ( 08/12) feriado. Gostariamos de visitar esta feira de natal e aproveitar para jantar em algum restaurante lá proximo à catedral . ( Somos em 4 adultos e 2 crianças ( 7 e 12 anos) . Tem algum restaurante para indicar? Obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima