Font de Canaletes

Font de Canaletes, Barcelona

Apesar de que em outras partes de Barcelona há 16 fontes idênticas, desenhadas em 1889 pelo arquiteto modernista Pere Falqués, a Font de Canaletes, no começo de Las Ramblas, é a mais famosa de todas.

Font de Canaletes, Barcelona

Sua fama está baseada em dois fatos. O primeiro, a lenda que diz que quem bebe da fonte voltará um dia para Barcelona. Essa é uma lenda que ainda não testamos, mesmo porque a qualidade da agua de Barcelona não é das melhores… (posso beber água da torneira em Barcelona?)

Font de Canaletes, Barcelona

O segundo fato é que a fonte vira ponto de encontro dos torcedores do FC Barcelona cada vez que o time conquista algum troféu, algo bastante frequente. A razão dos torcedores se reunirem aqui remonta aos anos 1930, quando atrás da fonte estava a redação de um diário esportivo. Na porta do diário era afixada, no final do dia, uma tabela informando os resultados esportivos do dia.

Infelizmente, as comemorações recentes sempre acabam incluindo atos de vandalismo. Se você for assistir a alguma comemoração na fonte, é conveniente tomar o mesmo cuidado que teria no caso de uma celebração similar no Brasil.

Como chegar

A Font de Canaletes está no começo de Las Ramblas, muito perto da Plaça de Catalunya. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Catalunya nas linhas 1 (vermelha), 3 (verde) e 7 (azul).

Dica do passaporte BCN

Não espere uma fonte grandiosa e monumental. A fonte é bem pequena e se você tiver meio distraído pode passar direto.

4 comentários em “Font de Canaletes”

  1. Andei muito pela Las Ramblas e praça Catalunya e não vi a fonte.Gostei muito da cidade e dos moradores que foram receptivos. É uma cidade que literalmente pega o turista no colo a começar no Aeroporto a facilidade para o transporte até o centro sem complicações. Até breve BARCELONA.

    Responder
    • Ademar, no texto acima indicamos que “a fonte é bem pequena e se você tiver meio distraído pode passar direto”. Para evitar que isso acontecesse, colocamos várias fotografias para ajudar a identificar a fonte e ainda incluímos também sua localização exata no mapa. Achamos muito estranho que, mesmo com todas essas informações, você não achasse a fonte. É pequena mas não é invisível! 🙂

      Responder

Deixe um comentário