Font monumental de la Plaça Espanya

Plaça Espanya, Barcelona

No centro da Plaça Espanya, um ponto de convergência muito importante de Barcelona, encontra-se uma imponente fonte monumental, que foi construída por ocasião da Exposição Internacional de 1929.

Plaça Espanya, Barcelona

A obra foi desenhada pelo arquiteto modernista catalão Josep Maria Jujol (1879-1949), um colaborador muito próximo de Antoni Gaudí, com a participação de outros grandes artistas da época.

Plaça Espanya, Barcelona
Plaça Espanya, Barcelona

O monumento é uma alegoria aos rios e mares da Espanha, representados pelo Ebro, Guadalquivir e Tejo e pelo Mediterrâneo, Atlântico e Cantábrico, respectivamente. No alto do conjunto escultórico há uma pira, onde arde uma chama. A fonte foi construída com materiais nobres, como o mármore, o ferro e o bronze.

Plaça Espanya, Barcelona
Plaça Espanya, Barcelona

Como chegar

O monumento está no centro da Plaça Espanya. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Plaça Espanya nas linhas 1 (vermelha) e 3 (verde).

Dica do passaporte BCN

É uma pena que não seja possível contemplar a fonte de perto. Não há como atravessar, com segurança, até o meio da praça. Quem quiser ver uma imagem mais detalhada das esculturas, vai ter que usar a internet. Quem sabe um dia as autoridades de turismo de Barcelona providenciam um acesso para que os visitantes possam contemplar de perto a grandiosa fonte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *