Menu

Fundació Antoni Tàpies

Fundació Tapiès, Barcelona

Em um belo prédio modernista, que foi sede da editora Montaner i Simón, funciona hoje a Fundació Tàpies, um museu dedicado à obra do artista catalão Antoni Tàpies (1923-2012).

Fundació Tapiès, Barcelona

O prédio foi construído pelo arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner, entre 1880 e 1882. É uma das primeiras obras do período modernista, levando para o distrito de Eixample uma forma inovadora de projeto destinado a instalação industrial, utilizando materiais como ferro e tijolo à vista. Uma pequena mostra dos ares de renovação arquitetônica que se apoderavam da Barcelona daquela época.

Fundació Tapiès, BarcelonaFundació Tapiès, Barcelona
Fundació Tapiès, BarcelonaFundació Tapiès, Barcelona

A fachada exibe uma influência do estilo mudéjar (estilo artístico e arquitetônico que aparece nas obras cristãs realizadas pelos muçulmanos que permaneceram na Espanha após 1492), destacando também o uso de tijolos vermelhos, ferro e aço.

Fundació Tapiès, Barcelona

Com o crescimento do bairro, o prédio ficou encaixotado entre as paredes dos prédios vizinhos. Em 1984, o prédio foi convertido na Fundação Tapiès. Para elevar a altura do prédio e marcar sua nova identidade, o artista Antoni Tàpies criou uma escultura, instalada no alto do prédio, denominada Núvol i cadira (nuvem e cadeira). A obra, na linguagem abstrata do artista, representa uma cadeira que se destaca sobre uma nuvem. A cadeira, que sugere uma atitude de meditação, reflexão e contemplação estética, é um símbolo recorrente na obra de Tàpies.

O prédio foi restaurado e acondicionado para ser sede da Fundação. O interior do museu aproveita a estrutura da antiga editora, que funcionou dentro do prédio, para apresentar uma seleção da obra do artista em seus amplos espaços.

Fundació Tapiès, Barcelona

Fundació Tapiès, BarcelonaFundació Tapiès, Barcelona
Fundació Tapiès, BarcelonaFundació Tapiès, Barcelona

A coleção inclui mais de 300 obras de Antoni Tapiès, obras que foram doadas pelo artista e sua mulher. A Fundação recebe também exposições temporárias, conferências e ciclos de cinema. Antes de visitar a Fundação, vale a pena ler e se informar sobre a obra de Antoni Tapiès, para ir entrando no clima, principalmente para quem não está familiarizado com arte contemporânea.

Fundació Tapiès, Barcelona
Fundació Tapiès, Barcelona
Fundació Tapiès, Barcelona
Fundació Tapiès, Barcelona

Visita

A Fundació Tàpies abre de terça a domingo. Fecha as segundas-feiras, nos dias 1 e 6 de janeiro e 25 de dezembro e também durante um período de 10 dias, duas vezes por ano. A informação sobre os dias de abertura, os horários e os preços pode ser consultada no site oficial do museu.

Lembre-se que o passe articket BCN inclui o ingresso para a Fundació Antoni Tàpies.

Como chegar

A Fundació Tàpies está no carrer Aragó, 255, no distrito do Eixample. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Passeig de Gràcia nas linhas 2 (lilás), 3 (verde) e 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

Mesmo que você não tenha interesse em entrar para visitar a Fundació Tàpies, dê uma passadinha para contemplar a parte externa do prédio. Fica muito perto da Casa Batlló.

2 comentários em “Fundació Antoni Tàpies”

  1. Avatar

    Preciso comunicar-me com a Fundação, poderia enviar-me o e-mail?

    sou professora daUniversidade de Pernambuco, agradeço-lhe , professora Selma

    1. Tony

      Prezada Selma, apagamos seu endereço de email; não é uma prática segura informar seu email em páginas de acesso público. O intuito do site é compartilhar informações, não encaminhamos respostas por email. Basta entrar no site oficial da Fundação para achar os dados de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima