Girona, a capital de província da Catalunha mais próxima da França, é um lindo bate-volta para ser feito em um dia. Chamada de “Cidade dos Quatro Rios”, Girona conta com um centro histórico medieval muito bem preservado, que ainda incorpora restos romanos, árabes e judaicos.

A parte histórica da cidade está conectada à parte nova por uma sequência de belas pontes, uma delas construída pela empresa de Gustave Eiffel em 1876.

O que fazer em Girona
Veja a seguir vários destaques turísticos de Girona:
Força Vella

Fortaleza construída pelos romanos e protegida por grandes muros. Parte da cidade medieval fica dentro dos muros da Força Vella.
Catedral

Construída entre os séculos XI y XVIII dentro da Força Vella. A gigantesca catedral mistura vários estilos arquitetônicos, do românico ao barroco.
Sant Pere de Galligants y Sant Nicolau

Um notável conjunto românico do século XII formado pelo monastério beneditino de Sant Pere de Galligants, hoje um museu, e pela capela de Sant Nicolau.
Basílica de Sant Feliu

Foi a primeira catedral de Girona e desempenhou essa função até o século X. Mistura elementos românicos, góticos e barrocos.
Judería

O Call, o bairro judeu de Girona, é uma das zonas mais importantes da Força Vella. Está formado por um labirinto de ruas medievais que testemunham a importância que teve a cultura judaica na região.
Rambla de la Llibertat

Uma linda avenida paralela ao rio Onyar que é um dos principais centros comerciais e de lazer de Girona. A Rambla conta com muitos restaurantes turísticos onde é possível fazer sua refeição.
Plaça de la Independència

A praça mais importante de Girona, em estilo neoclássico. Conta com vários restaurantes ao seu redor.
Casas del Onyar
As casas situadas às margens do rio Onyar, pintadas nas mesmas cores que as casas de Florência (Itália), são provavelmente o cartão postal mais conhecido de Girona.
A lenda da “lleona”

No seu percurso pela Girona medieval, não deixe de conhecer a lenda da “lleona” (leoa) e o divertido verso que fará você voltar para a cidade!
A sorveteria Rocambolesc

Na linda Girona nasceu Rocambolesc, um doce projeto tocado pelo mestre dos doces Jordi Roca, um dos talentosos irmãos Roca do Celler de Can Roca, eleito várias vezes melhor restaurante do mundo. Saiba mais sobre a sorveteria, que fica no centro de Girona, lendo aqui.
Como distribuir seu tempo em Girona

Tanto a estação de trem de Girona quanto a rodoviária ficam uma do lado da outra. Nossa recomendação é que, saindo da estação de trem (pela saída da rodoviária) você vire à esquerda (no sentido do norte) e acompanhe os trilhos do trem até chegar nas proximidades do rio Onyar. É um passeio de 15 minutos. Veja o caminho a ser seguido aqui. No número 3 da rua Berenguer Carnicer está o Punt de Benvinguda (ponto de boas-vindas), um pequeno escritório de turismo que deveria ser sua primeira parada na cidade.
O ponto de boas-vindas está estrategicamente localizado nas proximidades da entrada na Girona medieval. Pegue um mapa e peça orientações sobre a rota a ser seguida para visitar a cidade.
Entre o 19 de março e o 15 de novembro, do ponto de boas-vindas partem as visitas guiadas a pé. As visitas, em espanhol ou inglês, tem uma duração aproximada de 2 horas e meia e um custo, no momento de publicar este texto, de 10€ por pessoa (os menores de 14 anos não pagam). O horário de início das visitas é as 10:15h da manhã. Uma visita guiada é uma ótima forma de conhecer a cidade e otimizar seu tempo nela.
Quando visitar Girona

Girona pode ser visitada o ano todo. Durante 10 dias no mês de maio, Girona se cobre de flores para a celebração do festival Girona Temps de Flors. Se você tiver a chance de conhecer a cidade durante as datas da celebração, vai ser uma viagem inesquecível. Mas a cidade é bonita o ano todo.
Como chegar em Girona
Há várias opções para viajar de Barcelona a Girona.
- De carro. Interessante unicamente no caso de Girona ser uma cidade de passagem e sua viagem segue para outro destino, utilizando o carro também.
- De trem. Barcelona e Girona estão muito bem conectadas por trem. Veja preços e horários no site da Renfe. A viagem dura entre 38 minutos, no caso do AVE ou o Avant (dois tipos de trem-bala), e 1 hora e meia, no caso de outros tipos mais lentos de trens. O trem-bala é mais rápido e mais caro, os outros trens são mais demorados e econômicos. Há muitos trens ao longo do dia e todos partem da estação de trem Barcelona Sants.
- De ônibus. Existem poucas saídas por dia, realizadas em parceria entre as empresas Sagalés e Alsa. Os horários podem ser conferidos aqui. O tempo de viagem é de uma hora e 30 minutos.
A estação de trem e a estação de ônibus de Girona ficam uma do lado da outra.
Pela oferta de horários, a velocidade e o conforto, a opção mais interessante para chegar em Girona é o trem.
Veja também o texto explicando como ir de Barcelona até o aeroporto de Girona.
Hospedagem em Girona
Veja nossas dicas e orientações no texto onde se hospedar em Girona.
Mais informações sobre Girona

O site oficial de turismo da cidade de Girona é uma fonte muito rica de informações sobre a cidade. Aproveite para consultá-lo. Nele é possível descarregar um mapa turístico de Girona em formato PDF.
Veja também nosso texto sobre o restaurante Can Roca, onde começou a aventura culinária de três dos maiores talentos da gastronomia espanhola.
A opinião do passaporte BCN

Se você estiver interessado em cidades com muita história e um delicioso sabor antigo, Girona é um dos bate-voltas mais bonitos que podem ser feitos saindo de Barcelona.
Se você quiser combinar, no mesmo dia, a ida a Girona com uma visita à cidade de Figueres, onde está o Museu Dalí, recomendamos o passeio oferecido pelo Catalunya Bus Turístic, que inclui ambas as cidades, e sobre o qual damos mais detalhes aqui.
O passeio a Girona e Figueres deve ser comprado antecipadamente.

Pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.
Tony, estou indo para Girona em Fev. Já li sobre como desembarcar no aero de Barcelona. Você acha melhor ir de onibus do aero de Barcelona para Girona, ou pegar um trem da estação sants ate Girona?
Ficarei em Girona quase dois meses, tendo apenas o final de sábado e domingos livres. Você me aconselha a quais paises/cidades consigo ir nesse intervalo de tempo (saindo e voltando de Girona). Queria conhecer Roma, Paris.. Você acha que é muito apertado para ir e voltar?
Obrigada desde já!
Você ja esclareceu muitas dúvidas minhas ao responder as demais pessoas, bem como todos os posts aqui! MUITO OBRIGADA!
Prezada Maria, o mais confortável e sair diretamente do aeroporto, mas tudo vai depender de conseguir um horário compatível com seu voo. A alternativa de pegar um trem-bala na estação de Sants também é viável. Tentamos desincentivar a prática do maraturismo, com viagens como as sugeridas por você (Roma, Paris). Aproveitaríamos o fato de estar em Girona para conhecer as maravilhosas cidades que ficam tanto no interior como na costa da província de Girona. Veja a lista: Begur, Besalú, Cadaqués, Calella de Palafrugell, Cap de Creus, Castellfollit de la Roca, Monells, mosteiro de Sant Pere de Rodes, Pals, Peratallada, ruínas de Empúries e Tossa de Mar. Abraço.
Boa noite, pensei em sair de Barcelona e ir para Girona. dormiria uma noite em Girona e no dia seguinte visitaria Besalu, retornando a Girona e depois a Barcelona. É facil ir de Girona para Besalu? Há outras cidadezinhas bem próximas que eu poderia visitar com facilidade? Se necessario posso ficar hospedada mais uma noite em Girona ou outra cidade. Nao estarei de carro.
Obrigada
Bom dia, Karina, é muito fácil ir de Girona para Besalú com a empresa de ônibus Teisa. Na mesma linha de ônibus está Castellfollit de la Roca. Você também poderia visitar Figueres e o Museu Dalí. Abraço.
Olá Tony, eu e minha esposa pretendemos conhecer Barcelona em janeiro de 2018 , além de alguns bate voltas em cidade próximas.
Mas minha dúvida é em relação a população da catalunha com o turistas, pois em um post aqui do passaporte BCN evidenciou a preocupação dos moradores de Barcelona com turismo, que é visto hoje, como principal problema para uma a saturação e insatisfação dos moradores da cidade.
Enfim, como é a recepção hoje dos turistas em Barcelona?
Prezado Marcos, hoje o único tópico de conversação em Barcelona é a crise política (veja mais informações no texto a crise em Barcelona e na Catalunha, devo cancelar minha viagem?), que fez que a discussão sobre o turismo fosse completamente esquecida. Os turistas continuam sendo bem-vindos em Barcelona. Abraço.
Oi Tony. Primeiro preciso te agradecer por tanta informação e com tanta riqueza de detalhes… Estarei indo para Barcelona e Madri no começo de abril de 2018. Eu estou organizando toda a viagem (com muita pesquisa no seu site) e gostaria muito de conhecer uma cidade que não fosse tão turística. Queria conhecer uma cidade e interagir com os habitantes, comer suas comidas típicas e realmente ver como eles vivem. Você teria alguma recomendação para mim? Obrigada por sua atenção e gentileza.
Bom dia, Sandra, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Girona (assunto do presente texto) é uma cidade muito bonita, que recebe bastantes turistas durante o dia, mas fica bem mais tranquila no final da tarde. Tarragona também pode ser o tipo de cidade que você está procurando. Abraço.
Obrigada! Já li tudo no seu site sobre Tarragona!!! Muito sucesso para você. Abraços
Vou para Barcelona no carnaval de 2018 e penso em conhecer Girona. Como é o carnaval nessa cidade? É possível conhecer a parte histórica ? O comércio fica fechado? Abraço
Margarida, não há uma forte tradição de carnaval nem em Barcelona nem em Girona. Não há feriado e tudo funciona normalmente. Abraço.
Olá Tony?Maravilhoso site !!! Iremos p barcelona fev 18 ,4 noites. de lá Girona, cadaques,Besalu.
Uma noite em cada lugar. Temos mais uma noite o que vc sugere para se ter uma visão mesmo que rapida da Catalunha.
Algumas sugestões mas não sei por qual optar e se esse roteiro está legal: cap de creus,olot ou seguir a Andorra pela paisagem dos pirineus.
Gostamos de belas paisagens locais históricos e apesar de mais de 60 anos fazemos trilhas e Adoramos vinho.
Outra dúvida : alugaremos carro é uma boa?abr
Prezada Maria Lúcia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. No presente texto respondemos consultas sobre a cidade de Girona. Você viu nossos roteiros prontos para quem planeja percorrer a província de Girona? Alugar o carro é uma escolha quase imprescindível, especialmente no inverno, quando as frequências do transporte público são reduzidas. Abraço.
Bom dia, estou em Barcelona e queria saber se você acha que Girona é um bom passeio pra um domingo é se da pra fazer em meio dia!
Obrigada
Luisa, é um ótimo passseio, e não dá para fazer em meio dia (você vai precisar de mais de quatro horas para ir e voltar).
Ola! Irei para Espanha agora em maio e conseguirei ir no festival de flores em Girona, minha duvida é com a compra da passagem no site da Renfe, existem opções de preços “ida e volta” mas no final é calculado o valor de duas passagens, por ex, preço ida e volta custa 12,95 mas ao escolher o total fica 25,90…. fiquei confusa, é melhor comprar na estação ou nas máquinas, no dia ? ou o preço é esse mesmo? super confusa aqui…
Ah, e outra coisa, vcs tem dicas de Madrid ? Obrigada!
Janaina, veja nosso extenso dossiê com tudo o que você precisa saber sobre o trem-bala na Espanha. No texto o preço das passagens no trem-bala explicamos o engano da tarifa ida e volta. E no texto quando é melhor comprar as passagens explicamos por que comprar os bilhetes na estação é um grande mico. Abraço.
Olá, Tony! Os serviços de aluguel de carro nao funcionam em Girona aos domingos,nem nas ferias de julho? Vc saberia me informar?
As locadoras oferecem aluguel de carros 7 dias por semana, 365 dias por ano. O que pode acontecer em cidades menores como Girona é que os escritórios fiquem fechados no final de semana, estando habilitados unicamente para o retorno de carros, não para a retirada. O horário de funcionamento pode ser diferente de uma locadora para outra..
Oi Tony, no site da renfe estou vendo para comprar a passagem de Barcelona à Girona, mas fiquei com uma dúvida e não achei para entrar em contato com eles.
Ali diz 12,65 ida e volta, eu clico no horário de ida, o horário de volta eu tenho que marcar? Pois qdo fui marcar ele cobra os 12,65 de novo…
Se der pra comprar no dia seria melhor, sabe se tem como ou melhor comprar com antecedência?
Att., Luciana.
Olá de novo, Luciana. No texto o preço das passagens no trem-bala espanhol, que forma parte de um extenso dossiê com tudo sobre o trem-bala na Espanha, no nosso Espanha Total, explicamos como funciona a passagem de ida e volta. No texto quando é possível e quando é melhor comprar as passagens do trem-bala explicamos a razão pela qual comprar as passagens na estação não é uma boa ideia. Abraço!
Olá. Vou a Barcelona com minha família em fevereiro e gostaria de conhecer Girona e Besalu. Pretendo alugar carro para o trajeto. A dúvida é se é possível conhecer ambas as cidades num mesmo dia e voltar a Barcelona, ou seria melhor pernoitar em Girona, conhecer Besalu no dia seguinte e então retornar.
Outra, há risco de neve nas estradas da região?
Obrigado pela resposta desde já.
Bom dia, Eduardo. Pode conhecer Besalú e Girona no mesmo dia, sim, mas a parte de Girona pode ficar um pouco prejudicada por falta de tempo, especialmente em fevereiro quando fica escuro bastante cedo. Para Besalú, entre duas e três horas são suficientes para um percurso básico. No inverno sempre há risco de neve, não é habitual, mas pode acontecer, por isso é bom estar preparado. Veja nosso dossiê com tudo o que você precisa saber para dirigir na Espanha, no nosso Espanha Total. Abraço.
Tony, me ajuda com uma dúvida, iremos passar alguns dias próximos ao Natal em Barcelona. É furada programar o bate-volta pra girona dia 25 ou 26? Vi que é feriado, o quanto isso impacta em restaurantes e serviços abertos?
Muito obrigado por todas as informações já disponíveis!
Bom dia, José, os feriados do 25 e 26 impactam no número de lugares abertos, sim. Seria melhor ficar em Barcelona durante os feriados ou fazer um passeio organizado com garantia de encontrar lugares abertos. Abraço.
Obrigado pela resposta. Vai ser meio difícil, teremos que escolher entre os dias 23 a 26. Domingo e o resto feriado ou véspera. hehe
Abraço
O 23 seria uma melhor opção. Abraço.
Prezado Tony, seu site nos ajudou muito ha 2 anos, na primeira viagem que fizemos à Barcelona, onde ficamos por 14 dias em dezembro. Conhecemos bem a cidade e voltaremos a Barcelona no próximo dezembro por 21 dias para conhecer mais da Catalunha em geral. Iremos eu, minha esposa e minha filha agora com 4 anos de idade. O que vc acha de pernoitarmos em Girona por cerca de 8 ou 9 dias do total de 21 dias de viagem a fim de maximizar o aproveitamento do tempo e custo de deslocamentos em bate-voltas de ônibus de Girona (que não conhecemos) para Besalú, Cadaqués, Calella de Palafrugell, Figueres, Tossa de Mar, La Molina …? está excessivo este tempo de permanência em Girona, quantos dias você recomendaria? Melhor fazer alguns desses bate-voltas a partir de Barcelona? Grato
Em complemento, perguntamos se é possível se deslocar pelas principais cidades da província de Girona por meio de ônibus intermunicipais (pois não pretendemos alugar carro)?
Bom dia, Guilherme, seja bem-vindo de volta ao passaporte BCN. 9 dias em Girona no inverno podem ser muitos dias mesmo. Os horários do transporte público no interior da província de Girona são muito restritos, você pode descobrir, por exemplo, que há um único ônibus por dia até Cadaqués. Por isso, antes de mais nada, seria necessário dar uma conferida aos horários do transporte público. Fazer um percurso de ônibus pode ser muito limitante. De carro, por exemplo, você pode visitar Palls, Peratallada e Monells em uma manhã. De ônibus, pode até não ser possível fazê-lo num mesmo dia, por falta de horários! Pense também que fica escuro muito cedo. Besalú e Figueres são boas escolhas para o inverno, e podem ser encaradas como bate-voltas a partir de Girona. Dedicariamos um máximo de cinco noites para Girona. Já as cidades da Costa Brava são uma aposta arriscada. La Molina pode ser visitada facilmente saindo de Barcelona, o mesmo serve para Tossa de Mar. Abraço.
Olá. Vamos a Barcelona em inicio de dezembro de 2018.
Queremos ir a Girona no bate e volta no dia 11/12. É necessário comprar antecipadamente ou podemos comprar na hora os bilhetes?
Grato
Bom dia, Eduardo. As passagens de ônibus podem ser compradas na hora. Já as passagens de trem-bala devem ser compradas com a maior antecedência possível, para garantir os bilhetes e para evitar as tarifas mais caras que acabam sobrando no último momento. Se você comprar as passagens na estação de trem, ainda vai acabar pagando uma taxa por fazer essa compra na bilheteria. Abraço.
Adorei seu site Tony. Iremos (2) pra Barcelona em abril/15 ficaremos 5 dias e pretendemos alugar um carro e irmos pela Costa Napolitana e Amalfitana. O que vc nos diz, somos em duas. Ou tem Onibus que faça este trajeto…e quantos dias levaremos , dirigindo o dia inteiro e parando pra conhecer…Existe esta possibilidade…te agrafeço em nos orientar. Abraço Nina e Val
Bom dia, Nina e Val, sejam bem-vindas ao passaporteBCN. Como vocês já devem ter reparado, este é um site dedicado a informar sobre a cidade de Barcelona e sua região. A Costa Napolitana e Amalfitana ficam no sul da Itália, a mais de 1.500 km de Girona (assunto do presente texto) e fora do escopo do site. Ficamos à sua disposição para responder dúvidas sobre Barcelona e a Catalunha. Abraço.
Bom dia . Fiz a viagem para Girona ontem e tenho visto todos os tópicos pelo seu site que tem me ajudado muito . No entanto, me enrolei um pouco ao sair da estação de trem em Girona . Como fomos no trem de alta velocidade ao sair da estação viramos à esquerda e acabamos indo para a direção errada . A direção indicada se aplica no caso da estação do trem comum . O site é muito bom , não estou querendo colocar defeitos mas, apenas relatar esta situação que pode acontecer também com outras pessoas . Tem um mapa da cidade bem em frente à estação do trem de alta velocidade mas, só vimos depois ( coisa de turista ). Agradeço as indicações que tem me ajudado muito . Já fomos à Monserrat , Sitges e vamos ainda para outras cidades . Um abraço e muito obrigado.
Prezado Paulo, muito obrigado pelo feedback, ficamos felizes ao saber que aproveitaram o passeio. Na verdade, a orientação é seguir à esquerda mesmo, mas agora percebemos que há duas saídas possíveis da estação do trem-bala. Acrescentamos um esclarecimento no texto. Você deve sair pelo lado da rodoviária e caminhar à esquerda, em direção ao norte. Abraço!
Olá, eu sempre soube que Barcelona é a capital da província.
Barcelona é a capital da província de Barcelona. Girona é a capital da província de Girona. Ambas, junto com Lleida e Tarragona, são as quatro províncias que formam a Catalunha. Nosso texto está correto.
Tony,
Amei ter ido até Girona! Foi o único bate e volta numa estada de 06 dias em Barcelona, mesmo porque minha filha queria visitar o local onde foram gravadas cenas do seriado Game of Thrones.
Suas dicas de como fazê-lo ajudou muito mesmo !
Fomos pela Renfe e não tive problemas nenhuma em reconhecer como sair da estação de trem e se dirigir à praça principal, de La Independencia.
Cidade bem interessante e agradável, principalmente de ver os moradores locais no dia a dia, considerando que eu cheguei lá umas 9:00 horas.
Fiz o tour guiado e valeu muito, muito mesmo a pena. Você chegar lá e visitar sozinho sem entender a história local pode não ser tão bom.
Muito marcante ver como alguém constrói uma igreja naqueles moldes numa altura daquelas !
Recomendo fortemente!
Minha preparação para outra vez, seria levar uma blusa com capuz pois o vento é bem intenso. Segundo o guia, ventos do norte.
Que bom, Valéria, Girona é fantástica, vamos voltar em breve para gravar vídeo para o canal do YouTube. E sim, fazer o tour guiado vale a pena mesmo, o aproveitamento do passeio é muito maior. Abraço!
Olá Tony, estou a Espanha em Dezembro. Vi em um dos seus vídeos que tem um passeio a Vall de Nuria de ônibus guiado saindo de Barcelona. Queria saber se ainda está acontecendo pois não consegui encontrar no link disponibilizado.
Euzebio, todos os passeios de ônibus foram cancelados por causa da pandemia. O passeio até o Vall de Núria deve voltar a partir de dezembro.
Boa tarde Tony, gostaria de saber se a Estação de Trem de Girona tem guarda bagagens. Muito obrigada
Margarete, até onde a gente saiba, não tem.
Ola Tony, estou planejando uma viagem com minha família em Janeiro 23 e estamos usando muito suas dicas. Muito obrigada!!!
Estou precisando de uma ajuda, quero fazer um bate volta em Girona, mas nao estou encontrando passagem de trem na parte da manha, o trem só parte as 12:45, será que estou muito antecipada para comprar o ticket do trem?
Vale a pena ir nesse horário? teremos tempo suficiente para conhecer a cidade voltando para Barcelona por volta das 19:00?
Não, não vale a pena.
Bom dia, Evelin, as passagens ainda não foram introduzidas no sistema.
Olá boa noite!
Estarei de visita na última semana de Março. Onde poderia obter informações sobre atividades e sítios na cidade para crianças de 2 e 4 anos? Enquanto eu estarei em formação o meu marido estará com as nossas filhas. A cidade têm parques ou lugares fechados para visitar com elas? Sei que o mês de Março é caracterizado um pouco pela chuva. Obrigado!
Bom dia, Adriana, pode tentar no site oficial de turismo de Girona. Sobre o tempo, só consultando a previsão uma semana antes para ter alguma certeza. Abraço.
Olá Tony e Cecília, sou um seguidor assiduo do canal.
Vivo em Barcelona e pretendo conhecer melhor a região da Costa Brava por 7 dias no inicio de Setembro.
Como não conheço Girona ainda, você acham viável ficar em Girona como base e ir conhecer as praias da Costa Brava em idas e voltas (Carro alugado) ou o contrário, seria melhor escolher uma cidade já nas praias ? Begur ou Lloret del Mar ou outora? e visitar Girona 1 ou 2 dias de lá?
Fica a sugestão de criar um roteiro pra a Costa Brava!
grande abraço!
Bom dia, Felipe. Já contamos não com um mas com vários roteiros para a Costa Brava aqui. Você pode usar Girona como base, sim. Abraço.
Bom dia, Tony.
Parabéns pelo site, acompanho seus vídeos pelo YouTube, comprei recentemente seu guia de Barcelona. Você e Cecília são incríveis!
Minha dúvida é a seguinte: vou em novembro para Barcelona com meu esposo e minha filha adolescente. Ficaremos 10 dias, os primeiros 4 dias visitaremos Barcelona, depois vamos para Girona e dormiremos 2 noites lá pois queremos visitar Besalu e Castellfollit de la Roca. Tudo com calma e sem correria. Depois voltamos para Barcelona e faremos um bate volta pra Montserrat, além de curtir um pouco mais a linda Barcelona até o dia da volta ao Brasil.
Gostaria de saber quanto tempo antes devo comprar a passagem de trem Barcelona-Girona, Girona-Besalu. E também a passagem de ônibus Besalu-Castellfollit. Obrigada!
Bom dia, Giselle. Seja muito bem-vinda ao site também. Tente comprar o trem de Barcelona a Girona o quanto antes possível. Não há trem até Besalú, só ônibus. Pode comprar essa passagem poucos dias antes da viagem. Abraço.