Menu

a gostosa tradição do vermut em Reus

vermut, Reus

Reus deu à Catalunha e à Espanha uma das tradições mais gostosas: o vermut. A bebida que tem como base o vinho aromatizado com flores de absinto, recebeu essa denominação na Alemanha (wermut é absinto em alemão). Entretanto, Antonio Carpano, um italiano de Turin, é considerado o inventor da bebida que se tornou muito popular entre a nobreza da região de Piemonte. A fama estendeu-se para a França e teve como porta de entrada na Espanha a cidade de Reus.

Reus

A base da bebida é o vinho branco macerado com várias ervas aromáticas e álcool. A aparência escura da bebida é o resultado do acréscimo de açúcar caramelizado à preparação. Enquanto o vermut italiano é mais amargo, o vermut de Reus é mais aromático.

Reus

Existem vários fabricantes muito tradicionais na cidade. O proceso de elaboração do vermut em todos eles é o mesmo, se diferenciando no mix de ervas aromáticas utilizado, que é um grande segredo industrial. Os vermutes mais tradicionais são o Miró, o Iris, o Yzaguirre e o Rofes.

vermut, Reus

A tradição de tomar o vermut atravessa hoje um renascimento, sendo cada vez mais popular em lugares como Reus ou Barcelona. O tradicional é tomar o vermut como aperitivo, antes do almoço, ou na metade da tarde. É servido acompanhado ou de azeitonas ou de batatas fritas (tipo chips).

Se você quiser experimentar um vermut “na fonte”, visite o Vermut Rofes, que fica muito perto do centro da cidade, no carrer de Sant Vicenç, 21-23 (veja aqui a localização no mapa).

Veja outros textos do passaporte BCN sobre a interessante cidade de Reus aqui. Descubra como chegar na cidade partindo de Barcelona e como organizar seu bate-volta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima