grande furada: os restaurantes de Las Ramblas

Las Ramblas, Barcelona

No texto top 5: erros na programação da sua viagem a Barcelona apresentamos algumas armadilhas das quais era conveniente fugir durante a preparação da sua viagem a Barcelona. Hoje vamos focar na sua estadia na cidade, apresentado a que, na nossa opinião, muito provavelmente é a maior armadilha para turistas e grandíssima furada em Barcelona: os restaurantes de Las Ramblas.

Pense no lugar mais turístico da sua cidade, aquele que você paga para não frequentar, e multiplique por um número bem astronômico; pois bem, isso é parecido com Las Ramblas de Barcelona. É o tipo de lugar que pode inspirar dois sentimentos antagônicos: por um lado, os moradores da cidade fogem delas como da peste. Muitos barceloneses nem lembram quando foi a última vez que pisaram Las Ramblas. Por outro lado, os turistas simplesmente amam Las Ramblas. Muitos, por razões que fogem ao nosso entendimento, até fazem questão de ficar hospedados na famosa avenida (convenhamos, há melhores lugares para se hospedar em Barcelona, como mostramos em como escolho meu hotel em Barcelona).

Las Ramblas, Barcelona Las Ramblas, Barcelona

Aqui no passaporteBCN nem morremos de amores por Las Ramblas nem detestamos passear por elas. Descer ou subir pelas Ramblas costuma ser um grande divertimento (há várias estátuas humanas sensacionais no trecho da Rambla de Santa Mònica!), e costumamos descer por elas com frequencia, até porque elas levam até muitos lugares interessantes à sua direita, no bairro de El Raval e à sua esquerda, no Bairro Gótico.

restaurantes em Las Ramblas

Mas há um tipo de lugar ao longo da avenida que simplesmente não podemos indicar: são os restaurantes que ficam no calçadão central de Las Ramblas. Sempre que se faz uma afirmação categórica vale a pena salientar que estamos falando em geral, e que seguramente existe algum restaurante que fuja à regra, oferecendo um produto e um serviço de qualidade aos seus clientes.

Las Ramblas, Barcelona

Há três razões para fugir dos restaurantes de Las Ramblas.

  • o comportamento dos garçons, interpelando o turista que passeia pela avenida e tentando se aproveitar dos clientes. Leitores do guia relataram problemas com o troco, depois de pagar uma conta. O garçom simplesmente sumiu sem voltar com o troco e ninguém sabia quem era nem aonde estava, foi o relatado por um de nossos leitores.
  • a pouca qualidade da comida servida. Quando encontrar um cartaz anunciando diferentes tipos de paella, pode ter certeza que se trata de uma paella congelada, que será aquecida na hora. As tapas servidas nos restaurantes da avenida costumam ser também de qualidade inferior.
  • os preços. Você vai pagar por uma refeição em Las Ramblas um preço muito mais elevado que em outras partes da cidade. Tome cuidado com as bebidas, você até pode achar que o custo da comida poderá ser o normal, mas a conta pode revelar uma surpresa desagradável na hora de pagar essa sangria que você pediu.

restaurantes em Las Ramblas

Por essas e por outras, na próxima visita a Barcelona, tente algo menos turístico. Evite comer em Las Ramblas. Se você estiver no pedaço na hora do almoço, entre nossos restaurantes prediletos, há vários próximos de diversas partes de Las Ramblas: o restaurante Fonda España, a Granja Dulcinea, a Granja La Pallaresa, a Granja Viader, o restaurante Lluis de les Moles e o restaurante Rasoterra. Escolhas de qualidade não faltam!

Veja também no passaporteBCN: 10 comidas típicas de Barcelona que você deve conhecer | restaurantes: manual de uso | restaurantes testados pelo passaporteBCN | onde comer em Barcelona: nossos restaurantes prediletos | onde comer as melhores paelhas em Barcelona

4 comentários em “grande furada: os restaurantes de Las Ramblas”

  1. Outro motivo que se deve ressaltar é o péssimo atendimento dos garçons. Para nós brasileiros, se comparar o atendimento em restaurantes do Brasil com da Espanha, ainda mais os das ramblas, vc vai ficar assustado como é ruim.
    Enquanto vc está caminhando, eles tentam te levar a qualquer custo pra dentro e, assim que vc entra, terá o pior atendimento da vida. São grosseiros e mal educados! Não vá!

  2. Ótimo post! Deveria ser lido por todos que vão a BCN pela primeira vez.

    Confesso que foi tentador parar em um dos restaurantes das Ramblas. Porém, graças a este post, eu acabei desistindo. Os preços eram altos e eu não sabia se a comida era de qualidade.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Dri. Você não sabe como pode ser ruim a comida servida em alguns restaurantes de Las Ramblas. O pior é que o turista parece não perceber que está sendo enganado. Pelo valor que você pagaria por uma comida medíocre em Las Ramblas, você consegue almoçar em um restaurante badalado de Barcelona. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *