Perto da saída do Parc de la Ciutadella para o Passeig de Picasso, encontra-se uma obra de arte singular. Em 1981, o artista catalão Antoni Tàpies (1923-2012) recebe uma encomenda do Ajuntament de Barcelona para que crie uma obra de arte em homenagem a Picasso.
Como você vai descobrir logo mais, a proposta de Tàpies é uma revisão do conceito tradicional de monumento. Dentro de um cubo de vidro estão peças de mobília modernista, fazendo uma alusão à época na qual Picasso morou em Barcelona. Os ferros que atravessam os móveis representam a Barcelona industrial. E ainda há umas telas brancas com frases de Picasso.
A instalação está dentro de um espelho d’água, que sai pela parte superior das paredes do cubo e desce pelas laterais.
O monumento, que está em um passeio público, pode ser visitado a qualquer hora do dia, mas a água flui apenas de 11:00h â 19:00h, de outubro a abril, e até 21:00h de maio a setembro.
Como chegar
O monumento está na parte externa do Parc de la Ciutadella, próximo da saída ao Passeig de Picasso. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Jaume 1 na linha 4 (amarela), a Barceloneta também na linha 4 e a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha).
Dica do passaporteBCN
É fácil incluir uma visita rápida ao monumento em qualquer percurso entre o bairro de El Born e o Parc de la Ciutadella.
DE muito mal gosto. Horrivel.