idioma

Em Barcelona há duas línguas oficiais, o espanhol (ou castellano) e o catalão.

Espanhol, catalão, português e francês (além de outras línguas) têm uma origem comum, sendo todas línguas românicas, derivadas do latim vulgar. Você descobrirá, devido a raiz comum entre essas línguas, muitas palavras semelhantes ao seu português nativo. Tanto o espanhol como o catalão têm inúmeras palavras que são quase idênticas na língua portuguesa. Como acontece também com o espanhol, há um bom número de termos que são completamente diferentes. Do ponto de vista da pronúncia, o catalão é uma língua foneticamente mais rica que o espanhol.

Por todas as partes, é muito provável que você escute tanto espanhol como catalão, além de vários outros idiomas de turistas do mundo inteiro. A presença de grande número de imigrantes procedentes de outras partes da Espanha e da América Latina faz com que o catalão não seja tão dominante em Barcelona, como acontece em outras regiões da Catalunha.

Caso você se arrisque com um portunhol, ou mesmo com inglês, vai conseguir se comunicar em Barcelona. Mas se esse não for seu caso, não se preocupe, Barcelona é uma cidade muito turística e está preparada para facilitar a comunicação com os muitíssimos turistas que recebe o ano todo.

Na internet

Ao pesquisar para sua viagem a Barcelona, você vai descobrir que a grande maioria das webs turísticas tem, no mínimo, versões em catalão, espanhol e inglês (identificadas com as iniciais CAT, ESP ou CAST e ENG, ou com as bandeiras relacionadas aos respectivos idiomas).

Terminologia adotada no passaporte BCN

Decidimos adotar os termos em catalão para nos referirmos a lugares de interesse em Barcelona. É dessa forma que você irá encontrar com maior frequência. A primeira vez que mencionarmos um termo também daremos o equivalente em espanhol.

Como exemplo: Barri Gòtic (espanhol: Barrio Gótico), Montjuïc (espanhol: Montjuic), Paral·lel (espanhol: Paralelo) ou Lleida (espanhol: Lérida).

Mini-dicionário de catalão

Algumas expressões úteis em catalão:

Bom diaBon dia
Boa tardeBona tarda
Boa noiteBona nit
AdeusAdéu
Por favorSi us plau
Muito obrigadoMoltes gràcies
Não entendoNo l’entenc
Não falo catalãoNo parlo català
Fala espanhol?Parles castellà?
Quanto é?Quant val?
Onde é o banheiro?On és el bany?
AbertoObert
FechadoTancat
Que horas são?Quina hora és?
AtéFins després
Até logo Fins aviat
Carrer Rua

Os números do 1 a 10:

Um/umau/un/una
Dois/duasdos/dues
Trêstres
Quatroquatre
Cincocinc
Seissis
Seteset
Oitovuit
Novenou
Dezdeu

Os dias da semana são:

Segundadilluns
Terçadimarts
Quartadimecres
Quintadijous
Sextadivendres
Sábadodissabte
Domingodiumenge

E os meses do ano:

Janeirogener
Fevereirofebrer
Marçomarç
Abrilabril
Maiomaig
Junhojuny
Julhojuliol
Agostoagost
Setembrosetembre
Outubrooctubre
Novembronovembre
Dezembrodesembre

Ah, sim é si e não é no, como em espanhol.

Interessado em aprender catalão? Então aproveite o Parla.cat, o curso online da língua catalã mantido pela Generalitat de Catalunya, o governo da região.

16 comentários em “idioma”

  1. Boa noite, pretendo fazer uma viagem para Barcelona em maio. Não tenho o básico do inglês, mas vou começar a estudar até a viagem. É difícil se comunicar na cidade ou teria dificuldades.

    Responder
    • Leonardo, muito mais útil e importante do que melhorar no inglês seria ter umas noções básicas de espanhol. De qualquer jeito, você vai se virar bem, Barcelona é uma cidade cosmopolita acostumada a receber turistas do mundo todo. Leve um pequeno dicionário para conseguir entender os cardápios. Abraço!

      Responder
  2. Olá pessoal,

    Vou pra Barcelona daqui a 10 dias e o Passaporte BCN está salvando minha vida, o site é incrível!

    Tenho uma dúvida em relação ao idioma, mas é mais cultural/ de educação.

    Eu falo espanhol, morei por um tempo na Argentina e me apaixonei pelo idioma. Entendo e me comunico perfeitamente em espanhol.

    Li algumas coisas sobre essa confusão separatista, e queria saber se as pessoas se sentem ofendidas/ não gostam/ te olham feio se você tenta conversa/ perguntar algo em espanhol ao invés de usar o catalão.

    Abraços, e obrigada desde já!

    Responder
    • Prezada Débora, como turista, você não vai ter problema nenhum por usar o espanhol, ninguém vai te olhar feio. Tem quem, mesmo percebendo que você não fala catalão, continua usando essa língua para se comunicar com você, mas trata-se de uma minoria. Pode ir sossegada, ninguém vai te olhar feio. Até porque Barcelona é uma cidade cosmopolita onde muitas pessoas não falam catalão (o mesmo não acontece em outras regiões da Catalunha onde o uso da língua catalã é maioritário). Abraço.

      Responder
  3. Boa tarde. No ano passado um colega de trabalho esteve em Barcelona. Ele não sabia sobre a existência da língua catalã, foi à uma padaria e pediu “cheese”. A atendente não compreendeu, o que é aceitável, ele optou então por pedir “queso” e a atendente também não entendeu. Ele teve que apontar o produto para a balconista. Levando-se em conta que no comércio as pessoas entendem até mímica pois o objetivo é vender, e não parece razoável que o comerciante – ou seus funcionários – decidam obrigar o turista a falar catalão por orgulho ou posição política, eu perguntaria se é comum pessoas não compreenderem o castelhano básico aí em Barcelona. Um abraço.

    Responder
    • Prezado Enaldo, o incidente do seu colega é realmente excepcional, nunca ouvimos nada parecido. No caso, ele topou com um indesejável que quis fazer algum tipo de posicionamento político na frente do seu colega, que não tem absolutamente nada a ver com a política local. Todos os catalães são bilingües, todos eles entendem e falam espanhol (melhor ou pior). Todos. Nunca jamais tivemos problemas. O pior que pode acontecer, e já aconteceu muitas vezes com a gente, é que o atendente comece a falar em catalão, você responda em espanhol, e ele volte a falar catalão mesmo percebendo que não é sua língua. Mas isso acontece mais com espanhóis visitando Barcelona. As pessoas são inteligentes e se dependem do turista estrangeiro para garantir seu trabalho vão fazer o possível para facilitar a vida dele. Respondendo sua pergunta mais uma vez, todo mundo em Barcelona entende castelhano. Não se preocupe, a língua não é um problema. Abraço.

      Responder
  4. Olá Tony,
    Estarei em Barcelona em out/15, por 10 dias, vindo de Madrid. Quanto a cidade de BCN estou muito bem assessorado pela indicações que produz em seu blog. Parabéns!!!
    Peço, se possível, que indique blog assemelhado que faça o mesmo trabalho para a cidade de Madrid.
    Com admiração, receba o meu abraço,
    AL Ferriol

    Responder
  5. Olá! Muito bom o seu blog!
    Estou me preparando para ir à Barcelona em 2017 para fazer intercâmbio. Escolhi BCN pela beleza e mar, mas eu não sabia sobre o idioma catalão. Escolhi estudar na Espanha para falar e ouvir espanhol durante todo o período em que eu estiver lá e agora descubro que falam catalão e espanhol ! Estou mega preocupada!
    Então o espanhol é a segunda opção lá?
    Você acha que vale a pena ir para Barcelona estudar espanhol?
    Obrigada!

    Responder
    • Prezada Ana Claudia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Barcelona conta com inúmeros méritos, somos apaixonados pela cidade. Mas por causa da interferência do catalão, não indicaríamos a cidade como destino para quem quer estudar espanhol. Abraço.

      Responder
  6. Adoro esse site! Parabéns pelo trabalho. Estou me planejando para ir em Março para a Espanha e as dicas que consigo aqui e no Espanha total são sensacionais.

    Responder
  7. Dizer que em território espanhol se fala o espanhol é de uma aberração histórica enorme. E então o Galego, o Navarro e o Basco?
    Mencionar que a língua oficial é o Castelhano, ainda vai que não vai, mas a palavra “falar” é muito mais abrangente, principalmente quando de vez em quando, vemos esses grandes grupos étnico/culturais a solicitarem a sua independência.
    E é tudo por agora.

    Responder

Deixe um comentário