O outono na Europa (e na América do Norte também) está associado, no imaginário do brasileiro, com lindas paisagens de florestas coloridas. Em geral é assim, o outono é uma época privilegiada do ano, para quem gosta de ver a explosão de cores provocada pelo frio.
Em Barcelona, a mudança da estação é sentida, mas o impacto visual é menor que em outras cidades europeias. A razão é que o bosque mediterrâneo de pinheiros compõe a maioria da cobertura vegetal de Barcelona. Os pinheiros são árvores perenes que mantêm as suas folhas durante todo o ano. O pinheiro domina espaços verdes e locais muito simbólicos da cidade, como o Park Güell ou o Parc de Montjuïc.
Mesmo assim, um passeio pelo Parc de la Ciutadella ou pelo Parc Diagonal Mar, que tem muitas espécies de árvores diferentes, como por outros espaços arborizados da cidade, pode ser muito gostoso durante o outono.
Os plátanos (Platanus orientalis) estão presentes no paisagismo de muitas ruas e passeios de Barcelona, por oferecerem abundante sombra no verão e perderem todas as folhas no inverno, deixando passar o sol. Assim, as ruas ficam cobertas de folhas de plátanos, formando um verdadeiro tapete, quando as temperaturas começam a baixar, logo no início do outono.
Agora, se você quiser ver essa explosão de cores, vai ter que pegar o carro e seguir rumo aos Pireneus, pois aí o espetáculo é para valer. Onde tiver um “bosque de hayas” (floresta de faias, uma espécie de árvore do género Fagus que não existe no Brasil) o espetáculo está garantido.
É muito difícil saber com precisão quando as cores das folhas estarão mais bonitas. O periodo de explosão de cores é muito breve e dura menos de uma semana. De um ano para outro existem grandes variações de datas, dependendo de como tiver sido o verão em termos de temperatura e umidade.