Menu

Monument al Dr. Robert

Monumento al Dr. Robert

O Monument al Dr. Robert ocupa o centro da Plaça Tetuán, no distrito do Eixample. Foi construído com aportes econômicos dos cidadãos de Barcelona, para render homenagem a Bartomeu Robert, um médico que foi prefeito de Barcelona no final do século XIX.

O monumento foi projetado pelo modernista Domènech i Montaner e construído pelo escultor Josep Llimona. O conjunto escultórico tem uma história interessante. Inicialmente, foi levantado na Plaça Universitat e, depois da Guerra Civil espanhola, acabou sendo desmontado e guardado em um galpão pelas autoridades franquistas. Quando o monumento foi levado de novo às ruas, em 1984, desta vez na sua localização atual, a Plaça Tetuán, causou grande comoção na população, que interpretou o fato como um símbolo do retorno da liberdade à Catalunha.

Como chegar

O monumento está na Plaça Tetuán. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Tetuán na linha 2 (lilás).

Dica do passaporteBCN

Partindo da Plaça Tetuán, em direção do mar, seguindo pelo Passeig de Sant Joan é um curto trajeto até o espetacular Arc de Triomf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima