Museu Picasso

Museu Picasso, Barcelona

O Museu Picasso encontra-se no bairro de El Born, na carrer Montcada, a rua que já foi a mais importante e nobre da Barcelona medieval. Hoje apresenta uma sucessão de palácios medievais e renascentistas que foram testemunhas de um passado glorioso.

Museu Picasso, Barcelona

O museu, que abriu suas portas há 50 anos, ocupa cinco palácios góticos que foram interligados entre sim.

Museu Picasso, Barcelona

A ideia do museu foi de Jaime Sabertés, amigo pessoal de Picasso. Sabertés queria que o museu fosse construído em Málaga, mas foi o próprio Picasso quem sugeriu que ficasse em Barcelona. Desde 2003, Málaga também conta com um museu dedicado a Picasso, reunindo um número 90% inferior de obras com relação ao acervo do museu de Barcelona.

Museu Picasso, Barcelona

O museu conta com mais de 3.800 obras de Picasso, com ênfase nas produzidas na sua juventude.

Museu Picasso, Barcelona

O ponto alto da coleção está na série de reinterpretações do quadro Las Meninas, de Velázquez (cujo original pode ser visto no Museu de El Prado, em Madri), feitas por Picasso.

Museu Picasso, Barcelona

A visita ao museu é uma combinação entre a exposição da obra de Picasso e o surpreendente percurso pelos belos pátios góticos dos palácios restaurados e adequados para receber esse acervo.

Visita

O Museu Picasso abre de terça a domingo, de 10:00h a 20:00h. Fica fechado nas segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, 1 de maio, 24 de junho e 25 e 26 de dezembro. No site oficial você pode conferir as informações atualizadas sobre preços e horários.

Aliás, saiba que às quintas-feiras, de 18h a 21:30h, o ingresso é gratuito. No primeiro domingo de cada mês, o acesso é gratuito o dia todo. O museu também abre as portas de forma gratuita nos dias 18 de maio e 24 de setembro.

Lembre-se que o passe articket BCN inclui o ingresso para o Museu Picasso.

Como chegar

O Museu Picasso está no carrer Montcada, 15-23, no bairro de El Born / La Ribera. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I na linha 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

Nos dias de visitação gratuita formam-se grandes filas para entrar no museu. Se você estiver muito interessado em visitar e admirar a obra do Picasso con calma, escolha algum outro dia para a visita.

49 pensamentos sobre “Museu Picasso”

    1. Tony

      Prezado João, pelo que aparece na página web do museu, continua existindo a abertura gratuita na quinta-feira, nos horários indicados por você. Abraço.

  1. Prezado Tony,

    Parabéns pelo site! Estou lendo muitas dicas extremamente uteis nele.
    Não sei se você consegue me ajudar mas estou tentando comprar ingressos para o Museu Picasso com antecedência no site recomendado no post acima e não consigo finalizar a compra.
    Você teria alguma dica?
    Estarei em Barcelona na primeira semana de agosto. Você acha necessário comprar com antecedência? Não consegui achar informação sobre esse museu especificamente no post das atrações que devem ser compradas com antecedência.
    Obrigada.

    1. Tony

      Prezada Elizabete, bem-vinda ao passaporteBCN! Qual é o problema que você está tendo para finalizar a compra? É na fase do pagamento? Se você não conseguir comprar o ingresso online, tente visitar o Museu ou no primeiro ou no último horário do dia. É um museu muito popular, especialmente nos meses de julho e agosto, e as filas são parte habitual da paisagem. Vamos incluir o Museu Picasso no post sobre a compra antecipada de ingressos para as atrações de Barcelona. Abraço.

      1. Oi Tony, obrigada pelo retorno!
        O problema é na fase de pagamento, digito todos os dados do cartão de crédito mas quando clico em concluir o site pede para esperar e depois não acontece nada. Jé tentei várias vezes sem sucesso.
        Abraço.

      2. Tony

        Elizabete, tudo indica que você está sofrendo um problema clássico no processamento dos pagamentos online com um cartão que não tem o sistema de segurança “Verified by Visa/MasterCard”. Como o Museu está em um endereço bastante central, sugerimos ir até ele no final de qualquer dia, unicamente para comprar os ingressos, e voltar outro dia para visitá-lo com os ingressos já comprados. Ou, como alternativa, escolher um horário bem no começo do dia ou bem no final para fazer a visita, quando as grandes filas ainda não se formaram. Abraço.

  2. Oi Tony,
    Foi exatamente isso que aconteceu. Porém consegui comprar usando outro cartão.
    Agora estou com o mesmo problema na compra dos ingressos para o Park Guell e esse ainda não consegui resolver…
    Muito obrigada pela informação e pela atenção!

    1. Tony

      Elizabete, tanto o Museu Picasso como o Park Güell são administrados pela prefeitura de Barcelona. O sistema de venda de ingressos deles é bastante fechado e não há muito o que fazer. Se você não conseguir comprar ingressos antecipadamente para o Park Güell, tente subir no primeiro horário da manhã ou no final da tarde. Abraço.

  3. Oi Tony,

    Depois de muitas tentativas e troca de cartões e de navegadores da internet acabei conseguindo.
    Obrigada pelas dicas!
    Abraço

  4. Tony!

    Vi no site oficial de compra de ingressos que há entrada gratuita para “Duly accredited university students”.

    Você saberia me informar se isso vale para todas as universidades do mundo?

    Obrigada desde logo!

    1. Tony

      Prezada Anna Luíza, não vimos nenhuma restrição por país, acreditamos que o desconto é aplicado a estudantes universitários de qualquer universidade do mundo. Acompanhe sua carteirinha da universidade com a carteirinha da ISIC, para evitar qualquer problema. Abraço.

  5. Tony, boa noite!
    Não sei se você poderá me ajudar, mas vamos lá…
    Estou com dificuldades com a compra online para o Museu Picasso.
    Na verdade, a compra foi concluída (inclusive recebemos a notificação do banco por mensagem no celular), mas apareceu uma mensagem no site dizendo que não foi possível mostrar o Voucher e que, se ele não chegasse no nosso email em poucos minutos, deveríamos entrar em contato com o código de transação. O problema é que eles não fornecem o contato, deixando dúvidas para que endereço devo mandar o email.
    Como você acha que devo proceder?

    1. Tony

      Prezada Marina, no momento estamos viajando e não vamos poder responder sua consulta com a atenção que merece. Não temos experiência de compra online no Museu Picasso. Procure um email de contato no site deles e na web de compra de ingressos. Sorte!

  6. Tony,

    Bom dia. Gostaria de saber se é difícil conseguir táxi do museu Picasso à Fundação Miró, em Barcelona. Estaremos na cidade em maio, com horário apertado para visitar os dois museus, e acredito que o táxi seria melhor opção para um deslocamento rápido.

    1. Tony

      Luciana, o Museu Picasso está em uma rua unicamente para pedestres, você vai ter que sair na Via Laietana, por onde circulam muitos táxis. Combinar dois museus tão distantes no mesmo dia não é uma estrategia interessante de aproveitar seu tempo em Barcelona, por conta do tempo perdido para ir de um ao outro. Abraço.

    1. Tony

      Prezado Aurélio, não se preocupe, apesar do museu ocupar cinco palácios, quando você está dentro dele tem a sensação de estar em um único espaço. O museu está bem sinalizado e você não vai se perder. Abraço.

  7. Prezadíssimo,

    Aproveitando sua gentileza, já que me respondeu (ninguém mandou…) vou “abusar” um pouco da sua boa vontade.

    1) Vou comprar aquele passe para os SEIS museus (Miró, Picasso, Catalunya,…) é UMA BOA??!!

    2) Vou fazer o seguinte em DOIS dias:

    — SAGRADA FAMÍLIA CASA MILÁ // CASA BATTLÓ PICASSO (uma quinta, que fecha às 21hs)

    — CATALUNYA MIRÓ // MACBA CCCB (SÁBADO)

    O que você acha, meu caro? Faria diferente? Dá pra fazer?

    Se você quiser “enfiar” alguma coisa no meio das ATRAÇÕES, fique à vontade!

    OUvi que o MACBA é “meia-boca”. verdade? E o CCCB?

    Manda, meu filho!

    Obrigadíssimo. a viagem vai ser de 25 a 30 de maio

    1. Tony

      Prezado Aurélio, respondemos as consultas dos nossos leitores com o maior prazer, e nunca achamos que seja um abuso. Pode ficar à vontade para deixar todas suas dúvidas nas caixas de comentários do site. A única gentileza que pedimos para nossos leitores é que deixem suas consultas em um texto relacionado com elas. Aqui respondemos dúvidas sobre o Museu Picasso. Os melhores lugares para deixar suas consultas recentes são os textos articket BCN e 2 dias em Barcelona. Aguardamos você por lá! Abraço.

  8. Prezado Tony,
    Falamos anteriormente no post sobre a sagrada família.
    Estou agora no site do museu de Picasso, e localizei na informação de ENTRADA GRATUITA consta :
    -Estudiants universitaris degudament acreditats
    Nesse caso, como citou antes, me encaixaria com a carteira ISIC, correto?
    Obrigado e abs.

    1. Tony

      Mario, a carteira do ISIC é uma carteira de estudante, o ingresso gratuito no Museu Picasso é para estudantes universitários. Se na carteira do ISIC estiver claramente identificada sua condição de estudante universitário, poderá usá-la. Abraço.

  9. Olá
    Já fui ao museu Picasso de BCN. Mas agora estou indo novamente e, para bãi pegar filas, comprei o ingresso pela web. As dúvidas que tenho são:
    O acesso ao museu é pelo mesmo portão de quem compra o ingresso na hora?
    Quais são as demais orientações para quem compra on line, além de levar o comprovante de compra, claro.
    obrigado
    fábio

    1. Tony

      Prezado Fábio, se o procedimento não mudou, há um acesso separado para quem compra o ingresso online. Peça orientações para os atendentes que ficam na entrada do museu. Leve seu comprovante de compra para trocar pelo ingresso. É só isso. Abraço.

  10. Olá bom dia,

    Estava a pensar em aproveitar o Museu Picasso no domingo a partir das 15 h (gratuitamente). As filas costumam ser complicadas? Assim aproveitava e comprava outros bilhetes e da parte da manhã fazia Sagrda Família e Cripta. Obrigada 🙂

    1. Tony

      Prezada Sandra, as filas no Museu Picasso de domingo costumam ser gigantescas. Você deve ir preparada para várias horas de fila. No nosso entender, não vale a pena a perda de tempo. Abraço.

      1. Pois, parece me que se calhar não valerá a pena . Tempo é dinheiro 🙂 Obrigada Sandra Freire

  11. Estarei em Barcelona de 26 a 30 de Abril 2017,será que no Domingo(30 de Abril) a fila para visitar o Museu Picasso será muito longa,haverá muitos turistas ,o que me aconselha?Atendendo ser feriado e estar fechado o museu no dia a seguir…Muito Obrigada!!!

    1. Tony

      Prezada Isaura, as filas para entrar no Museu Picasso no dia de visitação gratuita são gigantescas. Se você realmente quer conhecer o museu, escolha outra data, evitando perder várias horas na fila e garantindo uma contemplação mais tranquila das obras expostas. Nos dias de visitação gratuita a quantidade de gente dentro do museu é insuportável.

  12. Olá, mais uma pergunta:

    Pretendo visitar o Museu em março (dia 17). O Museu é muito concorrido/cheio nesta época do ano?

    Obrigado mais uma vez.

  13. Olá!
    Chego em Barcelona dia 16 de junho com previsão as 11:30. Estarei indo com esposa e um filho de 8 anos. Como estaremos chegando um pouco cansado, estava pensando nesse primeiro dia ir “apenas” no Camp Nou e Museu do Picasso. Dá para conciliar os dois, ou fica rui pra quem só tem basicamente das 14:00 as 19:00 ou 20:00. Em caso negativo, o que eu poderia conciliar em conjunto com o museu?

    Um abraço!

    1. Tony

      Olá Ramses, se vocês vão chegar cansados, não parece uma boa ideia programar visita a dois museus no primeiro dia. Aproveite os textos do menu Roteiros, na parte superior do site, para que possamos ajudar com a programação da sua viagem (não sabemos com quantos dias vocês contam). Abraço.

    1. Tony

      Sarah, é o tipo de pergunta difícil de responder, sendo que a resposta dependerá muito do perfil de cada visitante. Calcule entre 1 e 3 horas, dependendo do seu interesse por Picasso.

  14. Oi Tony, o Museu abre aos domingos das 09 às 19h. Isso significa que até 19h eu posso adentrar o recinto e ele, mesmo fechando as portas deixará as visitas correrem normalmente? Ou será que FECHA às 19h e os visitantes têm que sair?

    Muito obrigado.

  15. Bom dia Tony!!!
    Nas quintas a partir das 18 horas o museu picasso é de graça.Existe a necessidade de fazer alguma reserva?Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa tarde, Milene. O museu mudou recentemente o dia do horário gratuito, que antes era no domingo (com um horário mais generoso). Não é possível reservar os ingressos antecipadamente, o que pode transformar a visita no horário gratuito num grande mico. A fila pode ser grande ou gigantesca (dependendo do número de turistas na cidade na data da sua viagem), você vai ter que chegar bem antes para pegar um lugar na fila, e estar ciente que, mais tarde, vai visitar um museu lotado. Precisa avaliar se a economia compensa ou não. Abraço.

  16. Existe algum sitio para guardar malas ou bagagem se necessário? Gostava de visitar o museu no dia em que vou embora e vou andar com a mala média cmg, gostava de saber se existe um sítio assim no museu

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Os museus costumam contar com pequenos escaninhos para guardar objetos de tamanho médio e pequeno, mas guarda-volumes para malas são inusuais, você teria que consultar diretamente o museu.

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Muitos museus não permitem a entrada com nenhum tipo de mala. Mais uma vez, indicamos a consulta direta ao museu para saber qual é sua política sobre o assunto.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *