Menu

museus grátis em Barcelona

museus grátis em barcelona

No caso de Barcelona, o valor dos ingressos para as atrações turísticas acaba pesando bastante no bolso do visitante. Para dar uma aliviada no seu orçamento, aqui está nosso guia de museus gratuitos em Barcelona. Na nossa entrada para museus, você vai encontrar uma descrição dos principais museus da cidade com links para informações mais detalhadas.

Museus grátis de segunda a domingo

templo de Augusto, Barcelona

Infelizmente, a lista de museus de Barcelona com ingresso gratuito permanente é muito restrita e inclui unicamente pequenos e desconhecidos museus. Entre os mais importantes:

  • MUHBA Templo de Augusto. Dentro de um prédio do Barri Gòtic, ainda se conservam quatro colunas do que foi o Templo de Augusto, consagrado ao culto a César Augusto e construído no século I a.C. Veja nosso texto sobre este interessante cantinho do Bairro Gótico aqui.
  • MUHBA El Call. O centro de interpretação do bairro judéu de Barcelona. Veja mais informações aqui.
  • Museo de Carrozas Fúnebres. O museu de carruagens funerárias da prefeitura de Barcelona encontra-se no Cementiri de Montjuïc. Veja mais informações aqui.
  • Museu Bagués-Masriera. Contém joias artísticas da grife Masriera, que interpreta a joia como um veículo de expressão plástica. O principal foco da coleção está inspirado no modernismo do começo do século XX. Encontra-se no primeiro andar do luxuoso Hotel Bagués. Pode ser visitado de segunda a sexta às 13 horas.
  • Palau de la Virreina. É a sede do La Virreina Centre de la Imatge. Veja nosso texto aqui.

BarcelonaBarcelona

Outros dois lugares com grande beleza, que não são exatamente museus, mas que apresentam um espetáculo arquitetônico e artístico muito valioso e podem ser visitados de forma gratuita: o Ajuntament de Barcelona e o Palau de la Generalitat, ambos situados no coração do Bairro Gótico. No caso do Palau de la Generalitat, é necessário realizar agendamento prévio. Veja mais informações e fotos clicando nos respectivos links.

Museus com dia/horário de visitação gratuitos

Museu Maritim, Barcelona

Algo muito interesante para o visitante é saber antecipadamente que poderá conhecer alguns museus importantes de forma gratuita, em alguns dias específicos da semana, e assim organizar adequadamente seus passeios pela cidade. Veja a seguir a nossa lista organizada em ordem alfabética:

As regras de visitação dos museus mudam constantemente, por isso recomendamos conferir os horários nos sites oficiais de cada um dos centros.

Quais escolher?

Cada um tem um gosto e preferências, mas se tivéssemos que escolher três museus para visitar de forma gratuita seriam: o MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya) no sábado e o MUHBA Plaça del Rei e o Museu Maritim no domingo.

E o Museu Picasso? As filas que se formam na rua do Museu Picasso, no horário de abertura gratuita, são tão gigantescas que se você quiser apreciar com tranquilidade a obra do artista, seria mais adequado ir em um dia de ingresso pago para não perder seu tempo na fila e depois mal poder se aproximar das obras.

Obras de Antoni Gaudí com ingresso gratuito

museus grátis em barcelona

Todas as grandes obras de Antoni Gaudí têm ingressos pagos de segunda a domingo. A única exceção é a cripta da Sagrada Família, com ingresso gratuito. Vale a pena conhecer!

Datas especiais

museus grátis em barcelona

Lembramos que há datas especiais, como o Día Internacional de los Museos, ou o 24 de septiembre, dia de la Mercè, a padroeira de la Ciudad de Barcelona, quando muitos museus abrem suas portas de forma gratuita. É bom conferir nos sites individuais de cada museu.

Veja nossa lista de museus aqui. E, querendo saber quais são nossos museus prediletos, veja o top 5: museus.

Rolar para cima