Menu

Natal e fim de ano 2014/2015 em Barcelona

Arenas de Barcelona

[NOVO TEXTO: Natal, réveillon e Ano Novo 2015/2016 em Barcelona]

Já recebemos muitas consultas de leitores interessados em passar as festas de final de ano em Barcelona. Pensando nos leitores que já nos consultaram e naqueles que também estão pretendendo viajar nessa época do ano, elaboramos este texto com algumas informações importantes.

O tempo em Barcelona no fim do ano

Barcelona

Nos textos Barcelona em dezembro e Barcelona em janeiro explicamos, de forma detalhada, como é o clima no último e no primeiro mês do ano. Para ter uma ideia de como é o fim do ano, basta fazer uma média dos dados climáticos para ambos os meses.

Pode se esperar uma temperatura mínima média por volta dos 5° C. Isso significa que, na média dos dois meses, a temperatura noturna cai até os 5° C, podendo ter dias mais frios e dias mais quentes.

A temperatura máxima média é de 14° C. A média das temperaturas, considerando as máximas e as mínimas, fica por volta dos 9,5° C. É friozinho, mas nada que se compare com cidades mais ao norte da Europa, como París ou Londres.

Se você vai sair à noite, especialmente no dia 31, vai precisar se agasalhar muito bem e, se estiver soprando vento, a sensação térmica pode despencar muitos graus, ficando abaixo de zero.

Atividades no Natal

Portal del Ángel, Barcelona

Sem chegar à loucura do Brasil, o Natal em Barcelona é tempo de compras. As ruas do centro da cidade ficam enfeitadas com luzes coloridas e as pessoas vão para as lojas à procura daquelas comprinhas de fim de ano. A Rambla de Catalunya fica especialmente bonita no período.

Se você estiver em Barcelona no período um pouco antes do Natal, não pode perder a Fira de Santa Llúcia (demos mais detalhes sobre ela aqui). É um dos mercados mais tradicionais de Barcelona e acontece todos os anos antes Natal, bem em frente da catedral, no coração do Bairro Gótico.

Atividades no fim de ano

Como a maioria das grandes cidades europeias, Barcelona não tem uma forte tradição de celebrar o fim de ano na rua. O habitual entre os moradores de Barcelona é jantar em família ou com os amigos, aguardar até a meia noite, e então, para os mais dispostos, sair para comemorar o réveillon em cotillones, o nome que recebem as festas de réveillon. Jantar em hotel ou restaurante é coisa de turista estrangeiro.

No fim de ano 2013/2014, a prefeitura de Barcelona resolveu colocar a cidade no mapa das grandes capitais que comemoraram a entrada do novo ano. A modesta festa que acontecia na Plaça Catalunya foi trocada por uma grande festa ao pé da montanha de Montjuïc. Tudo indica que a festa se repetirá em 2014/2015. Quando soubermos os detalhes, atualizaremos o presente texto.

Site oficial

nadal 2014

Nadal 2014 (Natal 2014) é o site oficial das autoridades de turismo de Barcelona com todas as informações sobre as atividades que acontecem na cidade durante o periodo.

Restaurantes de Barcelona com ceia de Natal e réveillon

Veja nosso texto informando dos restaurantes e hotéis de Barcelona que oferecem ceia de Natal e ceia e festa de réveillon.

Se locomover no réveillon

O metrô de Barcelona costuma funcionar ininterruptamente durante a madrugada do dia 1 de janeiro. Porém, em lugares com grandes aglomerações de público, como a Plaça Espanya, pode ser difícil embarcar no metrô nos horários com maior movimento de pessoas.

Atrações fechadas

Veja a lista de atrações imperdíveis de Barcelona e como será o funcionamento durante o período.

Algumas tradições muito curiosas do período

Fira de Santa Llúcia

São inúmeras diferenças de como se comemora o Natal em Barcelona, quando comparamos com as tradições do Brasil. Conheça algumas tradições muito diferentes:

  • o Natal na Catalunha é protagonizado por dois elementos muito típicos (e únicos) que têm um curioso fator em comum: um perturbador interesse escatológico. O primero elemento está representado pelos caganers, pequenas figurinhas para o presépio que fazem um sucesso estrondoso entre os turistas por mostrarem diversos personagens no ato de, bom, pelo nome “caganer” você já deve ter sacado o que os personagens estão fazendo 🙂 O outro elemento típico é o Tió de Nadal, um tronco vestido com uma barretina (o gorro tradicional da Catalunha) e que é coberto com um pano bem grande durante a noite para que não fique com frio. Na véspera de Natal, as crianças batem no tronco com bastões para que este “cague” presentes. Até hoje não conseguimos entender muito bem essa estranha fixação. Se você for na Fira de Santa Llúcia vai ver várias bancas especializadas na venda das figurinhas.
  • a noite do dia 24 é reservada para comemorações familiares. O tradicional é jantar em casa com a família. A reunião familiar se repete no almoço do dia 25. O prato mais típico da data é a escudella, um cozido elaborado com carne de galinha ou frango, e diferentes partes do porco. O caldo resultante da preparação da escudella é servido junto com galets, um tipo gigante de massa. No 26 de dezembro, dia de São Estevão, o tradicional é comer canelones.
  • os catalães amam os doces. Nas mesas de Natal não falta o turrón e outros doces mega calóricos.
  • a bebida oficial do período é, naturalmente, o cava, o espumante típico da Catalunha.
  • o 28 de dezembro é o dia dos Santos Inocentes. Na Espanha, equivale ao nosso 1º de abril, e o tradicional na data é “gastar inocentadas”, pequenas brincadeiras. A mídia costuma publicar notícias falsas.
  • o jantar do dia 31 de dezembro não conta com nenhum ingrediente tradicional e costuma ser realizado ou em casa ou com os amigos. Finalizado o jantar, as pessoas se concentram nas ruas para dar a bem-vinda ao novo ano.
  • a entrada do novo ano é marcada pelas campanadas, o som dos sinos que anunciam a meia noite. É tradicional comer uma uva ao som de cada de cada campanada, até completar um total de 12. A tradição das uvas de la suerte está muito viva. Se você quiser se divertir, os supermercados vendem pequenas embalagens com as 12 uvas já sem pele e sem semente.
  • não existe tradição de vestir branco no réveillon. Quem estiver procurando sorte no amor, vestirá roupa íntima na cor vermelha.
  • na tarde do dia 5 de janeiro tem lugar a “Cabalgata de Reyes”, o desfile do Dia de Reis, um evento de massas que pode concentrar até meio milhão de crianças ao longo das ruas de Barcelona.
  • no dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis, quando as crianças tradicionalmente recebem os presentes de Natal. Para a felicidade das crianças, a tradição está mudando e, cada vez mais, os pequenos recebem seus presentes no dia de Natal, com tempo suficiente para brincar bastante durante as férias escolares.

Mais informações

Este texto será atualizado constantemente. A maioria das informações relacionadas com o Ano Novo em Barcelona costumam aparecer nos meses de novembro e dezembro. Volte por aqui para saber mais!

8 comentários em “Natal e fim de ano 2014/2015 em Barcelona”

  1. Avatar

    gostaria de dicas de hoteis próximos ao local onde tem fogos de artifício ou festa na rua no reveillon. agradeço a atenção.

  2. Avatar

    Olá Tony,
    Chegaremos em Barcelona na manhã do dia 25/12/2014; gostaria de saber como fica o comércio nesta data em relação aos restaurantes.
    Obrigada!

    1. Tony

      Prezada Ana, o comércio vai estar fechado no dia 25. Muitos restaurantes estarão abertos no horário do almoço, e alguns no horário do jantar também. Veja aqui uma seleção de restaurantes que vão servir almoço de Natal. Abraço.

  3. Avatar

    buenas ,gostaria de saber sobre restaurante cerca de los fuegos del dia 31 quais restaurante estaran recepcionando trabajando en esa noche por hacer reserva porfavor? gracias

    1. Tony

      Prezada Graziele, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na segunda-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

Comentários encerrados.

Rolar para cima