Menu

IVA e outros impostos

IVA

O principal imposto pago pelo consumidor na Espanha é o IVA, o Impuesto sobre el Valor Añadido (imposto sobre o valor acrescentado).

A taxa normal do IVA é de 21%. Existem dois tipos reduzidos: de 10% e de 4%. Não é preciso esquentar a cabeça com o valor do IVA, pois o preço final cobrado ao consumidor já deve incluir o respectivo imposto.

Todos os preços que você vai encontrar em lojas, transportes, hospedagem e atrações turísticas já devem incluir o IVA.

O mesmo acontece com os restaurantes, apesar de já termos visto, em mais de uma ocasião, restaurantes que anunciam o valor do seu menu e, depois do preço em letra pequena, acrescentam “IVA no incluído” ou “IVA no inclòs“. Nesse caso você deve saber que o tipo de IVA aplicado é de 10%.

O normal é que, caso não conste que o IVA não está incluído, este já faça parte do preço.

Devolução do imposto pago

Na seção de compras do passaporte BCN você vai encontrar uma página dedicada a explicar como conseguir a devoluçaõ do IVA.

“Tasa turística” na hotelaria

No final de 2012, entrou em vigor a cobrança de uma taxa turística nos hotéis da Catalunha. No texto a taxa turística nos hotéis da Catalunha você encontra todas as informações sobre ela.

4 comentários em “IVA e outros impostos”

  1. Avatar

    Por favor, comprei um IPhone em Barcelona em Junho. Passei pela aduana, mostrei o produto adquirido e lá carimbei a devolução na nota. Tudo certo. Fui ao banco no aeroporto para receber o reembolso. A atendente/caixa falou que não poderia fazer o pagamento e que eu teria que pedir isso por e-mail para creditarem no meu cartão de crédito. Como estava na hora do voo, deixamos para fazer isso aqui no Brasil. Não tenho o e-mail para pedir o reembolso. Já liguei aqui no Brasil para a Polícia Federal e Receita Federal e disseram para entrar em contato na Espanha. Como devo proceder ?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Rosimar, você deve entrar em contato com a empresa responsável pela devolução do IVA. Não sabemos qual é, há várias empresas responsáveis pelo pagamento, tudo depende de onde foram feitas as compras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima