Menu

segurança e precauções

segurança em barcelona

Se você reside em uma grande, média ou pequena cidade brasileira, Barcelona não será nenhum desafio do ponto de vista da segurança. A ocorrência de crime com violência é muito pequena, especialmente se comparamos com o Brasil. Um crime acompanhado de violência sempre ganha destaque na mídia local e pode até parecer que ocorra com mais frequência do que realmente acontece.

O grande problema em Barcelona, como em outras grandes cidades turísticas da Europa, é o furto. Ter uma passagem de metrô furtada é uma coisa; ter seu passaporte furtado é outra bem diferente. Por isso, é preciso prestar muita atenção para evitar que um furto dessa natureza estrague suas férias.

Se você chegou no presente texto preocupado pela situação na Catalunha, leia o texto a crise em Barcelona e na Catalunha, devo cancelar minha viagem?

carro dos Mossos d’Esquadra, a policia da Catalunya

Nossas dicas:

  • Fique esperto. É a dica mais importante de todas. Não julgue que, por se tratar de uma cidade segura, você estará imune. Informe-se sobre os riscos e como pode evitá-los. O fato de estar lendo este texto indica que você já está consciente de que há riscos.
  • Relaxe, mas não exagere. Se você saiu do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte ou de outra cidade brasileira, já está acostumado a tomar cuidados relacionados com a segurança pessoal. Ao chegar a Barcelona, não se iluda com a ideia de que o primeiro mundo é uma ilha de paz e tranquilidade. Não é bem assim. É fato que nas ruas das cidades europeias existe maior sensação de segurança do que nas ruas de cidades brasileiras. Mas se você se descuidar em uma cidade como Barcelona, se tornará um alvo fácil para aqueles que tiram proveito dessa situação.
  • Não é necessário sair com tudo. Use o cofre do hotel. Deixe lá os documentos que você não vai utilizar. Você não precisa de todos seus documentos brasileiros, todos seus cartões de crédito, todo o dinheiro da viagem, suas passagens. Saia do hotel com uma cópia do passaporte. No caso de sair especificamente para fazer compras, utilizando o cartão de crédito, você vai precisar apresentar o passaporte na hora de pagar; alguns locais aceitam a apresentação do RG, mas a maioria exige o passaporte. Sempre será necessário apresentar um documento ao realizar pagamentos com cartão de crédito, algo pouco comum no Brasil.
  • Dificulte o acesso a documentos e dinheiro. Mantenha-os em algum bolso interno de difícil acesso. As bolsinhas de tecido que são colocadas junto ao corpo (doleiras) podem ser ótimas para o transporte de ítens de valor.
  • Dentro das bolsas femininas, não carregue absolutamente nada de valor, mesmo que estejam muito próximas do corpo e aparentemente em segurança.
  • Cuidado com aglomerações, especialmente nos lugares mais turísticos, no metrô, nos shoppings e nas lojas. Esses são os paraísos dos batedores de carteira, quando você precisa duplicar a atenção, precisamente porque as distrações se multiplicam. Não pense que por estar em um lugar turístico o risco diminui. É exatamente ao contrário!
  • Preste muita atenção durante seu deslocamento do aeroporto até sua hospedagem. É um momento muito crítico porque você está tendo que tomar conta das suas bagagens e, em algum momento, você vai ficar distraído. E os batedores de carteira sabem disso. Já tivemos vários leitores do passaporteBCN vítimas de furtos no deslocamento entre o aeroporto e a cidade. Se você estiver viajando com mais de uma mala, nossa indicação é que você pegue um táxi para sair do aeroporto. Quem viaja com mais de uma mala não consegue ficar alerta o tempo todo com o que passa ao seu redor, sendo que em algum momento vai precisar se concentrar no transporte da bagagem.
  • Cuidado na hora de comprar suas passagens de metrô. Ninguém vai roubar você enquanto compra as passagens, mas pode ter alguém de olho, para saber onde é que você guardou sua carteira, para tentar furtá-la mais tarde, já dentro de um vagão de metrô lotado. Procure chegar nas máquinas de venda de passagens do metrô com o dinheiro já separado. Uma nota de 10€ é suficiente para pagar um bilhete T-10.
  • Cuidado com as armadilhas e os golpes. Se alguém se aproxima de você para falar, tenha cuidado! Pode ser um golpe. Nós, autores do passaporte BCN, temos uma história de golpe para contar: o golpe da roupa manchada.
  • Cuidado com os falsos policiais. O próprio consulado do Brasil em Barcelona avisa: “desconfie de policiais que não se identificarem devidamente”. Se alguém não uniformizado se apresentar como policial, peça para mostrar sua identificação e, em caso de dúvida, fale que vai ligar para a policia para confirmar sua identidade.
  • Cuidado com a bolsa nos restaurantes. Não é nenhuma novidade; em várias cidades do Brasil existem dispositivos para prender as bolsas nas cadeiras. Não deixe a bolsa no encosto da cadeira ou sobre balcões e mesas. Mantenha no colo ou em outro lugar em contato direto com você. Não é tão confortável, mas você pode evitar um susto. Tome muito cuidado também com a carteira acima da mesa (veja o relato de noso leitor Moacyr no primeiro comentário abaixo).
  • Tome muito cuidado com pessoas que se aproximam para pedir sua assinatura em algum tipo de documento ou abaixo-assinado. Elas estão querendo aproveitar uma distração sua para roubar (veja o relato da nossa leitora Patricia aqui). Se você estiver sentado em uma mesa de restaurante, lanchonete, terraça, tome muito cuidado com quem se aproximar e colocar algum tipo de papel ou documento em cima da sua mesa (veja o ponto anterior). Esse papel ou documento é colocado propositalmente sobre algum pertence seu (carteira, celular, bolsa etc) e quando a pessoa retirar o documento da mesa, estará levando também aquilo que estava embaixo do papel.
  • Cuidado dentro das lojas. Há vários grupos organizados que começaram a atuar recentemente em Barcelona. Em geral são procedentes de outras cidades europeias, e se dedicam ao furto de dinheiro, documentos e bolsas de turistas dentro das lojas. Costumam estar em grupo de duas mulheres, bem vestidas e passando-se por clientes, que se dedicam a furtar os bens do turista, sem que ninguém se dê conta, enquanto este realiza suas compras. A área de atuação está concentrada nas lojas das zonas mais nobres de Barcelona.
  • Cuidado com seu smartphone. Não deixe ele na mesa do restaurante ou no balcão de check-in no hotel. Cuidado também ao utilizar seu smartphone na rua. Atualmente estão acontecendo diversos furtos desse tipo.
  • Cuidado na hora do check-in ou check-out no hotel ou no hostel. Especialmente se o lobby estiver muito movimentado. Há quadrilhas especializadas em furtar malas, enquanto o hóspede está cuidando do check-in ou do check-out. Nunca perca suas malas de vista.
  • Cuidado na hora do check-in no aeroporto. Há quadrilhas especializadas em furtar malas de mão e outros pertences de menor tamanho, enquanto o viajante está cuidando do check-in. Nunca perca de vista sua bagagem de mão, nem que seja por um instante! Não deixe bolsas, mochilas ou maletas de mão no chão, sem que estejam sob seu total controle. Um leitor do passaporte BCN teve sua mala de mão furtada enquanto fazia o check-in no balcão da companhia aérea. Uma pessoa se aproximou sigilosamente por trás e levou a mala de mão que o leitor tinha deixado no chão. Tudo aconteceu muito rapidamente.
  • Câmera fotográfica pode? Pode, sim! Circulamos por Barcelona, com bastante tranquilidade, levando equipamento fotográfico profissional. Sabemos que o momento em que tiramos uma foto ou gravamos um video é crítico, pois toda a atenção está focada na câmera e na fotografia. É o momento de mais vulnerabilidade. Nossa forma de controlar essa situação é simples; enquanto o Tony fotografa, a Cecília fica de olho aberto no que acontece ao redor, ou ao contrário.
  • iPad pode? Pode, sim! Mas com cuidado. Em uma fração de segundo podem pegar o tablet de suas mãos e você nunca mais vai ver a cor dele. Use-o sempre com cuidado.

Precisando de ajuda?

Procure, em primeiro lugar, a polícia espanhola, seja à Policía Nacional (corpo nacional de polícia) ou aos Mossos d’Esquadra (a polícia da Catalunha). Denuncie o roubo em uma delegacia.

A Polícia Nacional tem uma delegacia de atendimento ao turista na Via Laietana, 43, muito perto da catedral de Barcelona (veja a localização no mapa). O telefone é 932 903 327.

Precisando de documentos brasileiros, entre em contato também com o consulado do Brasil em Barcelona. Encontre todas as informações de contato aqui.

Sobre terrorismo

Leia o texto visitar a Espanha em tempos de terrorismo do nosso Espanha Total.

428 comentários em “segurança e precauções”

  1. Avatar

    Boa noite,
    Infelizmente cidades como Barcelona ou Paris fervilham de batedores de carteira (geralmente de outros países). Mas acho que andar com doleira dentro da calça já elimina o problema.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      É assim mesmo. Mas não pense que a doleira dentro da calça já elimina o problema não. Ainda resta a questão do celular e da sua documentação.

  2. Avatar

    Oi Tony, pergunta sem noção, mas vai lá: vou fazer uma conexão da uma da manhã até dez da manhã de um sábado 22 de Dezembro. Pensei em alugar um carro e ir ver os pontos turísticos pela janela do carro, vc acha plausível?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Roberta, se você achar alguma locadora aberta a uma da manhã, é plausível. Nunca jamais o fariamos (você dirigiria à noite em uma cidade que não conhece?), mas cada um é dono das suas viagens. Abraço.

  3. Avatar

    Gostaria de relatar…infelizmente fui vitima de um roubo em Barcelona. Estávamos eu e meu marido na região de Olympic Port, sentamo-nos naqueles bancos de concretos longos próximos à agua para descansar. Um rapaz passou de Bike pela nossa frente e deixou cair um molho de chaves. Meu marido o chamou, eu o chamei várias vezes, mas ele não olhou para trás, então meu marido, muito prestativo, pegou as chaves e foi atrás dele. A minha bolsa estava entre nós e ficou desprotegida quando o meu marido se levantou, ainda mais porque eu o acompanhei no sentido em que ele foi virando o meu rosto na direção contrária da bolsa, ficando a mesma desprotegida por segundos, mas foi o suficiente para que outra pessoa atrás de mim colhesse rapidamente a minha carteira de dentro dela. Lamentável…se há tanto roubo assim em Barcelona contra turistas, não seria hora de começarmos a boicotar a cidade, até termos mais proteção? Infelizmente só soube dessa fama, depois do ocorrido, mas não penso em voltar.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Marcia, obrigado por compartilhar sua experiência, sentimos muito o acontecido com você e entendemos perfeitamente sua raiva e frustração. Fazemos um trabalho intenso e constante para informar os viajantes sobre a existência de batedores de carteira em Barcelona, mas mesmo assim acontecem os furtos. Se você for boicotar uma cidade pela existência de batedores de carteira, você apagaria a Europa como destino de viagens. Paris, Roma, Londres, Madri, Atenas, Praga, Lisboa, todas as grandes cidades da Europa compartilham, infelizmente, o problema dos furtos. O importante é viajar sempre informado para reduzir o risco de ser vítima. É também muito importante sempre prestar depoimento na delegacia, se as pessoas não denunciam, para as autoridades os furtos não existem.

  4. Avatar

    Em 2016 fui para Barcelona, entre os lugares que visitei foi o Bairro Gótico na parte da manhã, estava com mochila, câmera fotográfica etc, e fui advertido por 3 cidadãos sênior espanhóis em partes diferentes, que eu estava chamado muita atenção, e que poderia ser vítima de assalto por imigrantes. Entrei imediatamente no Mercado e depois procurei a polícia que me confirmou que aquela localização precisa de atenção, imediatamente peguei o metrô e me retirei deste Bairro. Único local que não me senti seguro em Barcelona e não recomendo.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Aqui no passaporteBCN fazemos um esforço gigantesco para publicar informações confiáveis e embasadas, evitando espalhar boatos e dados inexatos. Você está falando de 2016 mas estamos agora em 2019. A situação é completamente diferente. Você fala em um mercado, mas não há mercados no Bairro Gótico, o que leva a gente a pensar que você está confundindo o Bairro Gótico com Santa Caterina ou com El Raval. O Bairro Gótico é um bairro seguro, é um bairro que concentra a catedral, a sede da Prefeitura e a sede do governo da Catalunha. É um bairro com alguns dos melhores hotéis de luxo de Barcelona. A única crítica que pode ser feita ao bairro é que perdeu seu caráter, hoje quase não conta com moradores nacidos em Barcelona, foi tomado pelo turismo. O problema dos furtos acontece, como na maioria dos bairros de Barcelona. Se você foi alertado sobre a possibilidade de um furto (não existem “assaltos” em Barcelona e, para sermos sinceros, detestamos a expressão “assalto por imigrantes”, que além de ser de uma xenofobia extrema, não representa a realidade de uma cidade incrivelmente multicultural como é Barcelona, onde os furtos são cometidos por bandos organizadas formadas por espanhóis e estrangeiros chegados em Barcelona com o único propósito de roubar), é provavelmente porque quem alertou você percebeu algum comportamento que o deixava vulnerável aos larápios. Vimos isso inúmeras vezes.
      Mais uma vez reiteramos. Não há bairros inseguros em Barcelona, onde existe um problema muito sério com os furtos, que pode ser evitado seguindo nossas indicações no texto acima.

  5. Avatar

    Tony, boa noite. A cópia do passaporte tem que ser colorida e autenticada por alguma autoridade brasileira ? A nossa CNH substitui o RG na Espanha para fins de documento de identificação?
    Grato.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Luiz, na verdade, o único documento válido é o original; cópia, autenticada ou não, é cópia. A Espanha exige que você esteja em posse de um documento original. A CNH não é válida como documento de identificação. Você poderia tentar andar com seu RG, mas para um estrangeiro de fora da União Europeia, o único documento válido é o passaporte.

  6. Avatar

    É seguro deixar malas dentro do carro por um dia, enquanto conhecemos a cidade, em um estacionamento pago, privado e com vigilância (câmeras)? No caso seria em outra grande cidade da Espanha e não em Barcelona. Obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      O mais importante é que vocês não devem deixar nada no carro que indique que está carregado com malas. Não abram o porta-malas no momento de estacionar o carro, não deixem absolutamente nenhum objeto à vista e, se possível, tentem estacionar o carro de ré encostado em uma parede, dificultando a abertura do porta-malas.
      Se tiver qualquer dúvida não relacionada com Barcelona, aproveite para perguntar tanto no nosso EspanhaTotal quanto no passaporteMADRI.

  7. Avatar

    Boa tarde! No caso das compras, será necessário mostrar o passaporte original, ou eles aceitam cópia? E no caso de compra em espécie?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Luciana, para as compras com cartão, se solicitado, você deverá apresentar um documento original. Para as compras em dinheiro não precisa apresentar documento nenhum. Abraço.

  8. Avatar

    Olá Boa Noite!

    O risco de usar celular é constante ou em situações específicas? Costumo utilizar muito para tirar fotos e usar o Google Maps e lendo os comentários fiquei um pouco preocupada. Utilizar câmera fotográfica também é perigoso? Tenho uma pequena que nem chama muita atenção, mas utilizo bastante ela nas minhas viagens

    Outra coisa, irei sozinha e comprei ingresso para um jogo no Camp Nou, estou pretendendo me hospedar no Bairro Gótico, é seguro voltar de metrô à noite após o jogo?(tomando as precauções com os batedores de carteira?)

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Débora. Nos pontos do texto acima, você encontrará ítens dedicados especificamente a smartphones e câmeras fotográficas. Dê uma olhada no texto! O maior risco em Barcelona são os furtos, resultado da distração.
      Sobre o jogo do Barça (quando seria? não há quase nenhum jogo com dia e horário confirmados), do ponto de vista da segurança é tranquilo voltar de metrô. O principal problema é conseguir entrar no metrô na saída do jogo (veja esclarecimentos sobre o assunto no texto como é um jogo do Barça. Abraço.

      1. Avatar

        Obrigada! Tomarei cuidado!

        Não tinha visto esse post, vou ler obrigada!! Eu comprei para BarçaxSevilha, dia 06/10.. ainda não está confirmado mas conversei com algumas pessoas que me disseram que essa data não varia muito caso não confirme no dia 06.. me disseram que será no dia 05 ou 06/10 provavelmente a não ser que ocorra alguma coisa mais grave. Se for num horário mais cedo, melhor ainda 🙂

      2. Avatar
        Bruno Ernesto Besteti Lima

        Olá Débora!
        Também comprei pra ir neste jogo, aparentemente será no dia 06/10 mesmo. Falta confirmar o horário. Eles enviam um e-mail informando quando o horário for confirmado. Acredito que deva ser ás 21:00h horário de lá, que é o horário mais usual para jogos desse porte.

      3. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Bruno, não conte com que o jogo vai ser no domingo, não! Há tantas chances de ser no domingo como no sábado – e pode até ser na sexta-feira. Aguarde até a confirmação da data para ter a certeza absoluta.

  9. Avatar

    olá boa tarde.
    vamos visitar barcelona no final de outubro e vamos ficar hospedadas no Kabul party hostel, Plaça Reial, 17, 08002 Barcelona, Espanha, estamos bem localizadas? é seguro?
    obrigada

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Paula, o Kabul é uma hospedagem muito básica que fica no coração da Barcelona antiga. É uma região muito muvucada mas sem problemas específicos de segurança.

  10. Avatar

    Boa tarde! Parabéns pelo Blog! Estamos montando nosso roteiro com a possibilidade de chegar de trem em Barcelona as 22:10 na estação Sants. Vê algum perigo em pegarmos um taxi para o hotel em eixample neste horario?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima