o Museu Dalí em Figueres

Museo-Dalí, Figueres

O Museu Dalí, situado na cidade de Figueres, é um caso único no mundo: além de reunir dentro dele a maior coleção de obras do gênio catalão Salvador Dalí, o museu é a maior obra jamais criada pelo próprio Dalí.

Vamos saber mais sobre ele e como visitá-lo.

Brevíssima história do Museu

Museo-Dalí, Figueres

O Teatro-Museo Dalí, nome oficial do museu, foi desenhado pelo próprio Dalí e construído ainda quando o artista estava vivo. Foi levantado sobre as ruínas do antigo Teatro de Figueres seguindo as indicações do artista. Várias salas do museu contém obras realizadas por Dalí específicamente para o museu.

Museo-Dalí, Figueres

Quando Dalí desenhou o museu estava querendo oferecer ao visitante uma experiência única. Percorrendo seus estreitos corredores, visitando suas surpreendentes salas, você vai compartilhar um pouco da mágica surreal do artista.

Museo-Dalí, Figueres

O museu foi inaugurado em 1974.

Museo-Dalí, Figueres

Após seu falecimento, Dalí foi enterrado no museu, onde pode ser vista sua tumba.

Como é a visita ao museu

Museo-Dalí, Figueres

Não queremos revelar muitos detalhes sobre a visita ao museu para não estragar as surpresas que ele guarda para o visitante. Os turistas recebem um mapa que sugere um itinerário de visitação dos diferentes espaços do museu.

Museo-Dalí, Figueres
Museo-Dalí, Figueres

O museu é extremamente popular e recebe uma quantidade de visitantes muito superior ao que seria aceitável, tornando a visita, nos horários mais movimentados do dia, um verdadeiro suplício. Dalí quis que o museu tivesse um toque caótico, entretanto o enorme volume de visitantes, circulando pelos estreitos corredores do museu, transforma o caos em algo quase insuportável.

Museo-Dalí, Figueres
Museo-Dalí, Figueres

Se possível, escolha visitar o museu no periodo da tarde, quando o número de visitantes cai consideravelmente.

Dalí Joyas

Museo-Dalí, Figueres

No mesmo conjunto de prédios do museu Dalí, mas com acesso por uma porta separada do museu principal, está o espaço Dalí Joyas, com uma sensacional coleção de jóias desenhadas por Dalí.

Museo-Dalí, Figueres
Museo-Dalí, Figueres
Museo-Dalí, Figueres

O ingresso para o Museu Dalí inclui também o ingresso para o Dalí Joyas. Preste atenção, o horário de abertura do Dalí Joyas é menor que o do Museu principal.

Informações práticas

Museo-Dalí, Figueres

O site oficial do museu contém todas as informações relacionadas com horários de funcionamento e preço dos ingressos. Como já mencionamos, o ingresso para o Museu Dalí inclui também um ingresso para o espaço Dalí Joyas, que vale muito a pena conhecer.

Saiba mais lendo nosso texto sobre a compra de ingressos para o Museu Dalí.

Como chegar em Figueres

Há várias opções para viajar de Barcelona a Figueres.

  • De carro. Interessante unicamente no caso de Figueres ser uma cidade de passagem e sua viagem segue para outro destino, utilizando o carro também.
  • De trem. Barcelona e Figueres estão muito bem conectadas por trem. É preciso prestar atenção, existem duas estações de trem diferentes: Figueres, perto do centro da cidade, onde chegam todos os serviços regionais procedentes de Barcelona, e Figueres-Vilafant, um pouco mais afastada (a 1,5 km do centro) onde chega o trem-bala (tanto o AVE quanto o Avant). Veja preços e horários no site da Renfe. A viagem dura entre 55 minutos, no caso do AVE ou o Avant, e 1 hora e 50 minutos, no caso de outros tipos mais lentos de trens. O trem-bala é mais rápido e mais caro, os outros trens são mais demorados e econômicos. Há muitos trens ao longo do dia e todos partem da estação de trem Barcelona Sants. Da estação Figueres até o Museu Dali são 15 minutos a pé. Veja o trajeto aqui. Da estação Figueres-Vilafant até o Museu Dali são 20 minutos a pé. Veja o trajeto aqui.
  • De ônibus. Existem várias saídas por dia, operadas pela empresa Sagalés. O tempo de viagem é de 2 horas e 30 minutos.

A estação de trem e a rodoviária de Figueres ficam próximas uma da outra.

Pela oferta de horários, a velocidade e o conforto, a opção mais interessante para chegar em Figueres é o trem, muito especialmente no caso de um bate-volta no mesmo dia.

A opinião do passaporte BCN

Museo-Dalí, Figueres

Se você gosta de Salvador Dalí, a visita ao Teatro-Museo é imperdível. É uma pena que a visita nem sempre seja feita em umas condições mínimas de tranquilidade. Mas acreditamos que essa era a proposta de Dalí!

Se você quiser combinar, no mesmo dia, a ida ao Museu Dalí, com direito ao ingresso (sem filas), com uma a visita à lindíssima cidade de Girona, recomendamos o passeio oferecido pelo Catalunya Bus Turístic, que inclui ambas as cidades, e sobre o qual damos mais detalhes aqui.

43 pensamentos sobre “o Museu Dalí em Figueres”

    1. Tony

      Igor, o grande problema do Museu Dalí nem está tanto relacionado com o tempo que você puder dedicar à ele, mas ao fato de estar quase sempre lotado, por receber mais visitantes do que comporta. Você pode resolver dedicar várias horas para uma visita tranquila, mas ela provavelmente terá algo de estresse pela quantidade absurda de visitantes. De qualquer jeito, com 2 horas para o Museu Dalí e 1 para o Dalí Joyas deve ser suficiente. Abraço.

  1. Olá Tony, primeiramente parabéns pelo site, estou baseando toda minha viajem por Barcelona pelas sua dicas! Olhando o site do museu os horários de entrada são as 11h e depois apenas as 17h! Você sabe me dizer se isto é uma margem de horário que posso chegar ou é preciso estar pontualmente na hora escolhida?

    Muito obrigado pelas dicas!

    1. Tony

      Prezada Juliana, no momento estamos fazendo trabalho de campo. Na quarta-feira, já de volta em casa, responderemos sua consulta com a atenção que merece. Abraço.

    2. Tony

      Prezada Juliana, bem-vinda ao passaporteBCN! Não sabemos onde você consultou os horários do museu, não encontramos nenhuma página do site do museu com as informações colocadas por você. Pode conferir os horários aqui. Sabendo quando será sua viagem poderemos informar os horários correspondentes para esse período do ano. Abraço.

  2. Olá de novo.
    Irei na última semana de agosto.
    A página que comentei foi após selecionar o tipo de ingresso, na sessão Compra y Reserva de entrada, após a escolha do dia há uma página com escolha de horário de entrada. La está o que comentei anteriormente e fiquei confusa hehe.
    Novamente muito obrigado pela ajuda!

    1. Tony

      Prezada Juliana, agora que sabemos a data da sua viagem já entendemos o que está acontecendo. Os horários do museu são os informados no site, o problema é que o museu é um destino incrivelmente popular, especialmente nos meses de julho e agosto, e a disponibilidade de ingressos online é muito limitada. Fizemos agora mesmo uma simulação de compra para, por exemplo, o dia 28 de agosto e, dentro do horário de funcionamento do museu, somente há ingressos disponíveis para as 17h, 17:30h e 18h. Basicamente, nesse dia não há mais ingressos para visitar o museu no horário da manhã. Se você estiver querendo visitar o museu, recomendamos comprar os ingressos quanto antes possível. No caso do passeio organizado que inclui Girona e o Museu Dalí os ingressos estão garantidos como parte do passeio. Abraço.

      1. Obrigado Tony.
        Suas explicações foram de grande ajuda, corri no site e consegui comprar o ingresso para domingo!

      2. Tony

        Excelente, Juliana. Realmente na temporada alta é necessário garantir os ingressos antecipadamente. Abraço e um ótimo passeio para você!

  3. Prezado Tony,
    Como já lhe falei, o guia de vocês é um valioso complemento às informações do site. Parabéns novamente!
    Gostaria de uma opiniâo: pegando o trem que chega às 13:36 em Figueres, e saindo da cidade às 19:28 (horários de trem que achei mais favoráveis), acha que dá para aproveitar bem o museu e visitá-lo não tão cheio? Seria na 2ª ou 3ª semana de outubro. Mto grata

    1. Tony

      Prezada Luciana, com cinco horas na cidade você deveria poder aproveitar tanto o museu principal como o interessantíssimo museu de joias. Nunca dá para saber quanta gente vai visitar o museu em um dia específico, mas no período da tarde costuma ter menos gente que no período da manhã, nunca esquecendo que o museu sempre recebe muitos visitantes. Abraço.

      1. Obrigada Tony. Uma pena que, após consultar os horários de trens, fui consultar os horários disponíveis dos ingressos, e só aparecem horários muito limitados, como 11h da manhã (e queria à tarde para não ocupar o dia todo…). Provavelmente deixarei o museu para uma outra visita à Espanha. Grata novamente pela atenção.

      2. Tony

        Luciana, no texto compra de ingressos para o Museu Dalí explicamos que o museu unicamente disponibiliza horários muito limitados para quem compra ingressos online (não entendemos bem a razão). Mas isso não significa que não existam ingressos à venda nas bilheterias do museu. Leia o texto para saber mais. Abraço.

  4. Esqueci de perguntar no meu último comentário, desculpe: você acha que dá pra chegar ao museu por volta das 14h, sem ingresso, e comprar na hora? É arriscado não permitirem a entrada devido à lotação do museu?

    1. Tony

      Luciana, não gostamos de dar esse tipo de garantias que você está procurando. Pode acontecer que no dia da sua visita coincidam 10 ônibus de excursão com alunos de escolas. Mas normalmente você deveria poder comprar na hora, com maior ou menor fila, mas deveria poder comprar. Abraço.

  5. Décio Lavos Coimbra

    O Passaporte BCN estimula o suficiente pra que se vá ao Teatro-Museu Dalí, em Figueres. Passear por suas salas e admirar suas obras já é uma experiência sensorial fantástica. O que acrescento aqui, pra quem puder (tanto em termos de dinheiro quanto de tempo) é que se alugue o audioguia, ou consiga outra forma de se inteirar mais a respeito. Eu não o fiz, curti mesmo assim, mas certamente teria aproveitado mais com informações extras sobre o que naturalmente incorporava (por vezes me infiltrava em grupos de visitas guiadas para entender um pouco mais sobre a obra em questão). Enfim, novamente parabéns ao Tony pelo que faz ao turismo na Espanha.

  6. Décio Lavos Coimbra

    Apesar de tardiamente, gostaria de me desculpar por não ter creditado a Cecília por esse belo trabalho que vocês fazem. E para não ficar só nisso, lembro que há um estacionamento (privado, coberto, grande, e não tão caro) praticamente colado ao Museu; para quem está de carro só de passagem por Figueres, é perfeito.

    1. Tony

      Não precisa pedir desculpas, Décio. Meu rosto aparece aqui com mais frequência, mas este projeto é feito em uma deliciosa parceria com a Cecília. Mais uma vez, obrigado pelas suas valiosas dicas.

  7. Olá Tony e Cecília, parabéns pelo trabalho que desenvolvem no Passaporte BCN. É muito prazeroso ler as matérias do site.
    Pelo que encontrei aqui no portal e no do museu, a média de preço para a passagem de trem está em 21 euros por trajeto mas no texto há a indicação de que existem outros trens mais econômicos e demorados, pelo que eu entendi partindo de Sants.
    Vocês tem o nome desses outros trens e o preço aproximado da passagem?

    1. Tony

      Prezado Marcos, seja bem-vindo ao passaporte BCN! Se você pesquisar os horários de trens no site da RENFE, vai encontrar todos os tipos de trens que ligam Barcelona a Girona, e os preços das passagens também. No texto como comprar sua passagem do trem-bala, do nosso site Espanha Total, vai encontrar instruções passo a passo sobre como realizar essa compra (as instruções são válidas também para trens convencionais, o processo de compra é idêntico). Precisando de qualquer outro esclarecimento, aproveite as caixas de comentários para perguntar, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  8. Oi Tony, vou abusar de sua simpatia e conhecimento. Estou tentando comprar tudo com antecedência conforme suas orientações. para o museu dali que reservei dia 6 de junho (segunda) proximo para a ida. Porém, só há ingresso online com entrada as 9h30 com tolerância de 30 min para entrada. No entanto, o trem até figueres chega as 9h36 na estação, acha arriscado ou dá tempo? Ou melhor comprar na hora, mas terá muita fila esta epoca do ano? Outra alternativa seria pegar um trem até figueres vilafant, que tem horário chegando 8h15, no entanto, está o dobro do preço do trem até figueres e ainda tem que pagar o deslocamento de villafant até o museu. O que recomenda? abs, Amanda

    1. Tony

      Prezada Amanda, o Museu Dalí tem uma esquisita restrição às reservas online, é como se eles não quissessem facilitar o acesso à elas. Não entendemos a razão. Achamos que, no seu caso, o melhor é não arriscar a com compra antecipada. O mais seguro será chegar no museu sem ingressos, mesmo que tendo que encarar alguma fila. O trem pode atrasar e por isso não é bom arriscar ingresso com horário marcado. Abraço.

  9. Olá! Estou preparando meu roteiro para viajar para Espanha em setembro e suas dicas tem sido super importantes!!! Que trabalho bem feito e detalhado, muito obrigada! Queria ver se me ajudava com uma dúvida: eu e meu marido somos apaixonados por Dalí e pretendemos sair de Barcelona de trem e ir para Figueres e passar um dia e pernoitar lá e no dia seguinte ir para Cadaqués e também ficar lá, pernoitar. É tranquilo fazer esses trajetos de trem ou ônibus? Qual das duas cidades deve ser vista primeiro ou não faz diferença?
    A segunda dúvida é: de lá vou para Madri de trem. Posso pegar esse trem na região ou preciso retornar a Barcelona e pegar o trem lá? Queria ir no trem de alta velocidade.
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Tony

      Prezada Patricia, seja bem-vinda ao passaporte BCN. Não sabemos se você conhece o Espanha Total, que é nosso site dedicado a destinos na Espanha fora da Catalunha. Pode ser útil na preparação da sua viagem.
      De Barcelona para Figueres é tranquilo ir de trem-bala. De Figueres para Cadaqués vocês precisam ir de ônibus, a companhia que opera o serviço é a Sarbus. A linha que interessa para vocês é a Figueres-Costa Brava Nord.
      De Cadaqués até Port Lligat, onde fica a Casa Salvador Dalí, é um passeio de 15 minutos.
      A ordem da visita Figueres/Cadaqués não importa. No período da tarde há menos visitantes no museu Dalí em Figueres.
      Para voltar para Madri, você precisa viajar de Figueres a Barcelona e lá trocar de trem. Veja o texto viajando de AVE, o trem-bala, entre Madri e Barcelona e também nosso dossiê especial com tudo sobre o trem-bala na Espanha.
      Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do passaporte BCN ou do Espanha Total para perguntar. Estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

      1. Tony obrigada pela resposta!
        Conheço o Espanha Total sim, vou fazer pesquisas nele também!
        Nossa sua resposta está completa, obrigada!
        Só uma dúvida: de Figueres para Madri você disse que preciso trocar de trem em Barcelona. Existe por acaso uma passagem Figueres-Madri que já inclua essa troca de trem ou preciso comprar duas passagens não conectadas: uma de Figueres-Barcelona e uma de Barcelona-Madri?
        Obrigada pela atenção!
        Abraço, Patrícia

      2. Tony

        Prezada Patrícia, queremos pedir desculpas porque, na pressa de responder um grande número de consultas acumuladas, acabamos dando uma informação incorreta na sua resposta. Felizmente a notícia é boa para você, pois existe, sim, um trem-bala direto de Figueres até Madri. Há muitos horários ao longo do dia. Você precisa pesquisar como estação de saída “Figueres Vilafant” e como estação de chegada “Madrid (todas)”. Abraço.

  10. Não precisa se desculpar, imagina! Vocês fazem um trabalho incrível nos ajudando com respostas rápidas e atualizadas!
    Que bom que existe esse trem! Vou procurar por ele então!
    Muito obrigada e parabéns pelo trabalho excelente de vocês!!! Já divulguei para meus amigos!
    Abraços!

    1. Tony mais uma dúvida, se for possível você me ajudar: cliquei nos links que me deu do ônibus de Figueres para Cadaqués. Eles me levam a uma lista de linhas mas realmente fiquei perdida em qual seria…até testei todas e fiz vários testes mas não fiquei certa de qual comprar. O link “Figueres-Costa BravaNord” abre várias opções de linhas.
      Por outro lado eu resolvi tentar por mim mesma e apareceu a companhia Sarfa (http://compras.moventis.es/paginas/resultados_trayectos.php) que listou opção “CADAQUES Estació – FIGUERES Estació”. Seria essa? Não tem muitos horários mas parece que serve.

      1. Tony

        Olá de novo, Patrícia. A passagem que você achou no site da Moventis é a que serve para vocês. São poucos horários, como você já descobriu, e o valor da passagem (ida) é de 5,50€. Abraço.

      1. Mais uma vez obrigada Tony!
        Com certeza vou ver o link do trem bala! E também muitos outros do site para planejar minha viagem, são excelentes.
        Abraços

  11. PRISCILLA LOPEZ XAVIER DA SILVA

    Olá Tony. Como faço para ir para o Museu Dali a partir da estação de trem Figueres-Vilanfant (AVE)? Obrigada.

  12. EDUARDO CHRISTO TOREZANI

    Olá Tony. Gostaria de saber se o Museu Dali fica muito cheio no início de março. Estou programando uma visita no primeiro sábado do mês. Obrigado.

    1. Tony

      Eduardo, o museu fica cheio o ano todo. Ainda mais cheio nos finais de semana, quando os espanhóis aproveitam para visitá-lo também. Por isso, se der, seria uma boa ideia tentar evitar o final de semana. Abraço.

  13. Justin Vasconcelos

    Olá, Tony!
    Estamos planejando fazer um bate-volta de Barcelona a Figueres no dia 27/9 próximo para conhecer o Museu Dali. Entrei no site da RENFE e vi que os únicos horários disponíveis no momento são às 8:25 (ida) e às 12:39 (volta). Gostaria de saber se quando a data da viagem se aproximar a RENFE costuma disponibilizar mais horários, ou se essa seria uma possibilidade remota. Grato!

      1. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Olá Justin, você está falando em velocidades máximas, que nem sempre são atingidas, sendo que isso depende do tipo de trilhos pelos quais circulem. No caso do trecho Barcelona-Girona, ambos trens circulam na mesma velocidade. Abraço.

  14. Olá Tony! Gostaria de saber se seria viável fazer o bate e volta a Codorniu, e nos mesmo dia Figueres para visiar o museu! Você saberia me dizer também que dia da semana é mais tranquila a visitação ao museu? Estarei indo no final de janeiro.
    Abraços.

    1. Tony

      Olá de novo, Izabella. Essa combinação de passeios não é viável, calcule que você vai precisar de cinco horas para ir e voltar de Figures. O museu é muito movimentado de segunda a domingo, mas no mês de janeiro deve estar mais tranquilo, com menos visitantes durante a semana. O museu costuma estar mais tranquilo no período da tarde, quando os ônibus de excursão já foram embora. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *