o problema de comprar em sites como StubHub ou Viagogo

Camp Nou, Barcelona

Com a melhor das intenções, e durante vários meses, o passaporte BCN indicou a empresa StubHub como um lugar idôneo para a compra de ingressos para jogos do FC Barcelona.

Após recebermos uns tantos relatos de problemas ocorridos recentemente, e após nossas tentativas de interceder em prol de nossos leitores, ao final tomamos a decisão de descontinuar a parceria com o StubHub e deixar de indicar a compra de ingressos tanto no StubHub, como em outros sites de revenda de ingressos, como o Viagogo.

O caso de um leitor do passaporte BCN

Com a palavra, Diego, leitor do passaporte BCN, através de três comentários deixados no site:

Boa tarde. Gostaria de deixar uma mensagem para que o site repensasse a indicação do StubHub como opção para a compra de ingressos de eventos em Barcelona, pois realizei a compra de um par de ingressos para um jogo do Barcelona neste último final de semana e na hora de passá-los na catraca constavam como repetidos, ou seja, já haviam entrado com as mesmas entradas no estádio. Busquei na internet e há muitas reclamações semelhantes desta empresa sobre venda de entradas duplicadas. Acredito que o site PassaporteBCN não merece ter seu nome ligado a uma empresa que pratica esse tipo de procedimento. Agora estou na torcida para recuperar meu dinheiro.

Abri uma reclamação e solicitei a devolução de meu dinheiro, pois tive que comprar ingressos lá na hora e só havia ingressos em um setor mais caro, então o prejuízo foi maior ainda. Eles solicitam uma prova de que os ingressos não foram aceitos, mas isso infelizmente não tenho, apenas tenho os ingressos novos comprados para enviar, já que o acontecido foi em cima da hora e o pessoal do staff do clube disse que os ingressos eram falsos e não havia o que fazer.

Por enquanto, infelizmente não consegui reembolso e não tenho como conseguir a prova por escrito do clube que eles me solicitaram, acho que vou ter que arcar com os 400 e poucos reais que gastei comprando os ingressos com eles 🙁 Estive olhando o site Reclame Aqui e infelizmente há muitas reclamações de problemas semelhantes.

Quando soubemos do problema experimentado por Diego, entramos diretamente em contato com o StubHub para pedir esclarecimentos, e também para saber como ia ser resolvido o problema acontecido com nosso leitor. Fomos muito bem atendidos pelos nossos contatos no StubHub mas, infelizmente, não foi proposta nenhuma solução para o caso do Diego.

Pelas regras do StubHub, o leitor que for vítima de fraude na compra dos ingressos, é responsável por providenciar documentação escrita provando o tal fraude o que, sinceramente, coloca a vítima no papel de suspeito. Conseguir um documento do FC Barcelona afirmando que o ingresso já tinha sido usado é uma façanha praticamente impossível, especialmente porque o ingresso não era falso, simplesmente tinha sido vendido várias vezes.

O StubHub se recusou a estornar o dinheiro pago pelo Diego por dois ingressos que tinham sido colocados à venda de forma fraudulenta, argumentando que o comprador não apresentou um documento oficial do clube afirmando que o ingresso que ele comprou não era válido no momento de tentar entrar no estádio (documento que, cá entre nós, ele nunca ia ter conseguido providenciar).

Além do Diego, recebemos mais um relato muito parecido de outro problema na hora de acessar o estádio do Barça com um ingresso comprado no StubHub.

O que são o StubHub, o Viagogo e outros sites similares?

O StubHub, o Viagogo, e outros sites similares, são sites de compra e venda de ingressos entre particulares. Na verdade, são a versão da era digital do cambista na porta do estádio.

É legal a compra-venda de ingressos? A legislação espanhola sobre a reventa é confusa, fato que é aproveitado pelos sites mencionados. Para complicar a situação, as diferentes Comunidades Autónomas da Espanha contam com leis distintas sobre o assunto. Mas o fato é que quem compra em site de reventa, não está protegido pelas leis de defesa do consumidor.

Um convite à fraude

A culpa não é desta ou aquela empresa, e sim do sistema. As plataformas de compra-venda de ingressos são um convite à fraude. Por que? Porque uma empresa como StubHub não tem como impedir que um indivíduo coloque o mesmo ingresso à venda em sites diferentes. É o que deve ter acontecido com nosso leitor. O vendedor deve ter colocado o ingresso à venda em outro site também. O comprador do primeiro ingresso, deve ter entrado no Camp Nou antes que nosso leitor.

Os sites defendem-se afirmando que o vendedor só recebe o dinheiro quando o uso do ingresso é confirmado. Mas no caso da fraude sofrida por nossos leitores, o vendedor deve ter se dado muito bem. Como o StubHub se recusa a estornar o valor pago por nosso leitor, entendemos que esse dinheiro foi repassado para o vendedor, legitimando a fraude. O vendedor ganhou duas (ou mais vezes) pela venda do mesmo ingresso. O prejuízo ficou por conta do comprador.

Dá para entender como o sistema é um convite à fraude?

Uma olhada nas opiniões sobre as empresas de compra-venda de ingressos em sites como o Reclame Aqui pode ajudar a entender o tamanho da encrenca.

Comprar ou não comprar?, eis a questão

Se você compra um ingresso em sites como o StubHub ou o Viagogo, pode ser que seu ingresso não seja alvo de uma fraude e que você consiga entrar no estádio sem problemas. Porém, é importante que você seja ciente dos seguintes pontos:

  • existe um risco, real, de ser vítima de uma fraude. Alguns leitores do passaporte BCN já foram vítimas.
  • se acontecer uma fraude, você pode ter frustrado seu sonho de assistir um jogo do Barça.
  • além de não conseguir assistir ao jogo, se você for vítima de uma fraude, ainda vai ter que enlouquecer para conseguir um documento escrito do FC Barcelona provando que seu ingresso não era válido. Sem esse documento, o site não vai estornar o valor pago pelo ingresso. Um valor que não costuma ser baixo, longe disso.

Em caso de fraude, o prejuízo fica por sua conta. Você fica sem o dinheiro e sem assistir ao jogo sonhado.

Quais são as alternativas?

No texto como, quando e onde comprar seus ingressos para um jogo do Barça tentamos apresentar suas opções para conseguir ingressos para um jogo do FC Barcelona.

18 pensamentos sobre “o problema de comprar em sites como StubHub ou Viagogo”

  1. Gerardo Donatiello

    Olá, boa tarde!
    Primeiramente gostaria de parabenizar o excelente site que vocês tem pois já estive em Barcelona e usei muitas dicas valiosas, nunca vi um site tão completo de informações sobre uma cidade.

    Agora sobre esse assunto polemico, fiquei com uma duvida.

    – quando se afirma que o ingresso (fraude) não era falso, e alguma outra pessoa entrou com o “mesmo” ingresso antes, entendo que o ingresso é falso, afinal só existe uma identificação unica por ingresso.

    Mais uma vez obrigado.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Prezado Gerardo, seja bem-vindo ao passaporte BCN! Muito obrigado pelos seus elogios. Então, como os ingressos hoje são digitais, o fraudador pode colocar a venda o mesmo ingresso em várias plataformas. Todos esses ingressos são legítimos, até seu primeiro uso. Quando o ingresso é registrado como usado, outros ingressos idênticos são invalidados pelo sistema de acesso ao estádio. Isso é o que aconteceu com Diego. Seu ingresso era legítimo, não era falso. Mas foi invalidado na hora que outra pessoa, em posse do mesmo ingresso, comprado provavelmente em outra plataforma, entrou no estádio. O fato dos ingressos serem digitais, facilita ainda mais as fraudes. Abraço.

      1. Gerardo Donatiello

        Olá Tony, boa noite!

        Obrigado pelo seu esclarecimento, não tinha entendido que eram ingressos “digitais”. Cheguei até aqui pois estou precisando de ingressos para a Copa do Mundo e o Stubhub é um dos portais que vendem esses ingressos, porém na Copa o ingresso é impresso, aí acho muito difícil eles comercializarem ingressos falsificados.

        Mais uma vez, obrigado.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Olá de novo, Gerardo. No caso de ingressos físicos a chance de fraude deve ser bem menor mesmo. Não sabemos como são os ingressos para os jogos da Copa, se aparece um nome escrito neles, e se o nome do torcedor deve bater com o nome impresso no ingresso. Confira esse assunto atentamente. Abraço.

  2. Olá Tony! Sobre eventos esportivos que acontece em Barcelona ,eu estarei em maio, onde ocorrerá o GP de Fórmula 1 mais precisamente no dia 13 de maio, lendo o passaporte BCN sobre os sites de venda de ingressos, eu estava vendo de comprar com o viagogo e agora com a dica que você deu de não arriscar comprar com eles, você tem uma sugestão de onde posso comprar esse ingresso p a corrida?? Obrigado e fico no aguardo!!

  3. Tony boa noite!! Entrei no site oficial q vc me passou p comprar o ingresso p a corrida de fórmula 1 eu não consigo finalizar a compra, liguei no meu banco p ver o q tá acontecendo e eles falaram q está tudo certo, simulei uma compra c o cartão da minha esposa e foi a mesma coisa, não consigo decifrar se o site tem um sistema de segurança mais rigoroso e está bloqueando a compra, vc tem alguma noção disso?? Fico no aguardo obrigado!! Lembrando q eu fiz uma transação p um evento de tênis em Madrid parecido com o da corrida e foi tudo bem , eu consegui comprar o ingresso!!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Boa noite, Maurício, não sabemos qual é o problema que pode estar acontecendo (mas muitas vezes o banco fala para o cliente que está tudo certo quando o cartão não está equipado com o sistema Verified by VISA/MasterCard, exigido por muitos sites na Europa). O cartão da sua esposa também é do mesmo banco? Abraço.

      1. Olá Tony!! O cartão é do mesmo banco, o q eu posso fazer é tentar c outro cartão diferente p ver se bloqueia tbem, e nesse caso temos uma noção do q pode estar acontecendo! Agradeço mais uma vez pela sua atenção!! Obrigado e continue seu trabalho q está maravilhoso!! Abraços.

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Por nada, Maurício, precisando de novos esclarecimentos, volte por aqui. Sorte com a compra!

  4. Nossa, fiquei super preocupada agora, tinha visto apenas a outra publicação sobre o Stubhub há um tempo atrás e acabei comprando ingresso digital pro jogo do Barcelona e Real Madrid em 06/05. E pior é que pra esse jogo, se eu não conseguir entrar, não vai ter ingresso na hora. Agora só me resta torcer pra que dê tudo certo, mas estou com poucas esperanças.

  5. Luiz Filipe Figueirêdo Belo Batista

    e aí? Conseguiu? Comprei ingressos para o jogo do Brasil x Costa Rica na Copa pelo Viagogo.com estou aqui no aguardo.

  6. boa tarde! voces sabem de algum caso em que o extorno foi feito logo após o cancelamento da compra pela viagogo? (dentro do prazo de 7 dias). Comprei ingressos para o show do roger waters, tive que cancelar, recebi um email com a confirmação de cancelamento e tudo, mas depois de ler essa matéria e várias outras sobre o site, estou em dúvida se receberei meu dinheiro de volta. Obrigado!

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia, Lucas, infelizmente não temos nenhuma experiência com a Viagogo, site que, pelas razões expostas acima, não indicamos. Abraço.

  7. Ester Ribeiro de Andrade

    Comprei dois ingressos para o show de Tribalistas amanhã aqui em Recife e recebi os ingressos com o valor de 75 reias, como se fosse o valor da meia entrada. Entretanto, paguei 126,50 por cada ingresso de entrada inteira. Estou receosa de chegar amanhã no evento e não conseguir entrar. Alguém pode me ajudar, por favor?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Você postou no site errado. O passaporte BCN é um site com informações turísticas sobre a cidade de Barcelona, na Espanha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *