Menu

o que fazer em Andorra

Você já resolveu visitar o pequeno país e agora está querendo saber o que fazer em Andorra. É surpreendente a quantidade de programas que podem ser feitos em Andorra. A seguir colocamos uma descrição dos principais, agrupados por época do ano na qual estão disponíveis.

o que fazer em Andorra

O que fazer em Andorra de janeiro a dezembro

  • Caldea. É um grande spa de arquitetura futurista, localizado em Escaldes-Engordany (clique aqui para ver a localização no mapa). Foi inaugurado em 1994 e aproveita as águas termais do lugar, que são conhecidas desde a antiguidade. Caldea está organizado em torno a um grande espaço central com espaços menores ao redor. Conta com banhos romanos, escandinavos e até um banho ao ar livre, muito gostoso no inverno, quando a neve cobre os arrededores. Em 2013, Caldea passou por uma ampliação, em um terreno do lado das suas instalações, criando o espaço Inúu, com uma proposta de wellness mais exclusiva e personalizada.
    Tanto Caldea como Inúu oferecem numerosas propostas de relax e diversão. Ótimos programas para encerrar um dia intenso e repleto de atividades por Andorra. Saiba mais entrando nos sites de Caldea e Inúu.
  • Compras. Andorra é um importante destino de compras e por isso dedicamos um texto exclusivo ao assunto que poderá ser lido no texto que publicaremos logo mais.
  • Naturlandia. Um grande parque de diversões ao ar livre, localizado no alto das montanhas do município de Sant Julià de Lòria, perto da divisa com a Espanha (clique aqui para ver sua localização no mapa). A atração mais famosa de Naturlandia é o Tobotronc, um tobogã de mais de 5,3 quilómetros de percurso, atravessando a floresta pirenaica (clique aqui para ver um vídeo com o percurso completo do Tobotronc). Há uma grande variedade de atividades que podem ser praticadas em Naturlandia, com diversão para pequenos e adultos. Com destaque para o Airtrekk (arvorismo na maior estrutura de madeira da Europa), tiro com arco, minigolf, tirolesa, camas elásticas, paintball, pequenos carros elétricos, pôneis, bicicletas BTT. Naturlandia conta também com um pequeno parque de animais. No inverno, é possível esquiar ou caminhar usando raquetes de neve. Dá para passar o dia todo em Naturlandia, o tempo voa! Saiba mais entrando no site de Naturlandia.
  • Palau de Gel. O Palácio de Gelo de Andorra está localizado na cidadezinha de Canillo (clique aqui para ver sua localização no mapa). Conta com uma grande pista de gelo e uma piscina coberta. Na pista de gelo, além de patinação no gelo, é possível praticar outras modalidades esportivas mais inusuais como o karting sobre gelo ou o futebol sobre gelo. Saiba mais entrando no site do Palau de Gel.
  • Santuário de Meritxell. A virgem de Meritxell é a padroeira de Andorra e seu templo encontra-se um pouco antes de entrar no município de Canillo (veja sua localização no mapa aqui). O templo românico, onde a virgem era venerada, foi destruído por um incêndio em 1972. No lugar ocupado por ele foi construído um templo moderno, obra do renomado arquiteto Ricard Bofill. A visita ao templo é gratuita.
  • Igrejas românicas (visita exterior). O românico é a arte mais importante de Andorra, e o pequeno país conta com uma excelente amostra de lindas igrejinhas espalhadas pelo seu território. É possível apreciar o exterior dessas construções durante o ano todo, mas para conhecer o interior, com o acompanhamento de um guia, é necessário visitar Andorra em julho ou agosto. Entre as numerosas igrejas de Andorra indicamos a visita a très grandes destaques do românico, todas as três muito bonitas: a igreja de Santa Coloma (veja sua localização aqui), a igreja de Sant Joan de Caselles (veja sua localização aqui) e a igreja de Sant Miquel d’Engolasters (veja sua localização aqui), com uma localização extraordinária na encosta da montanha, muito perto de Andorra la Vella.
  • 360° Extrem. Para quem gosta de esportes e muita ação, 360° Extrem é um centro coberto, onde é possível praticar uma grande variedade de modalidades esportivas sem se preocupar em como está o tempo: free ski, free snow, BMX, skate, scooter, ginástica artística ou camas elásticas. Está localizado no município de Santa Coloma (clique aqui para ver sua localização no mapa). Saiba mais entrando no site de 360° Extrem.

O que fazer em Andorra de dezembro até abril

  • Esqui. Junto com as compras, o esqui é o outro grande chamariz turístico de Andorra. Pode ser praticado entre os meses de dezembro e abril. Leia mais informações no texto sobre o esqui que publicaremos logo mais.
  • Outros esportes de inverno. A oferta de diversão na neve não termina no esqui. As estações de Andorra oferecem outras atividades como passeios em motos de neve, saídas noturnas com raquetes de neve, excursões no Gicafer, mushing (passeios em trenós puxados por huskis siberianos) e, para os mais aventureiros, o speedride.
  • Iglú hotel. Para quem quiser saber como é dormir dentro de uma casa de gelo, a estação de esqui Grandvalira monta um Iglú hotel.

O que fazer em Andorra de maio até outubro

  • Trekking nas montanhas. A neve some dos Pireneus quando chega o verão, facilitando as caminhadas pela montanha. Existe uma grande variedade de roteiros de senderismo, incluindo percursos pelos Parques Naturales de Andorra.
  • Mountain Park. Durante os meses de julho e agosto, a estação de esqui de Vallnord organiza o Mountain Park, um grande parque com diversões para crianças e adultos, ocupando os terrenos que no inverno estavam cobertos de neve. Veja as atividades oferecidas no parque aqui e sua localização no mapa aqui. O teleférico de La Massana serve de comunicação entre a cidade La Massana e o Mountain Park. Também é possível chegar de carro.
  • Family Park Canillo. Durante os meses de julho e agosto, a estação de esqui de Grandvalira organiza o Family Park Canillo, um grande parque com diversões para crianças e adultos, numa área que fica coberta de neve nos meses de inverno. Veja as atividades oferecidas no parque aqui e sua localização no mapa aqui. Para chegar no Family Park Canillo é preciso pegar o teleférico que parte da cidadezinha de Canillo.
  • Centre d’interpretació Andorra romànica. O românico é a arte mais importante de Andorra é no pequeno vilarejo de Pal encontra-se um interessante centro de interpretação da arte românica em Andorra (veja aqui sua localização no mapa). Com a ajuda de uma apresentação audiovisual, o visitante pode conhecer como era a vida em Andorra na antiguidade, como apareceu a arte românica é quais são suas principais características. O centro ainda conta com uma exposição com objetos de arte. O centro fica fechado entre novembro e abril.
  • Igrejas românicas (visita interior). Durante os meses de julho e agosto, as igrejinhas românicas de Andorra abrem suas portas, permitindo a visitação do interior. Sempre ha um guia de plantão preparado para compartilhar informações sobre o lugar com os visitantes. As visitas são gratuitas. Nossa indicação de igrejinhas é a mesma que para o periodo do inverno: a igreja de Santa Coloma (veja sua localização aqui), a igreja de Sant Joan de Caselles (veja sua localização aqui) e a igreja de Sant Miquel d’Engolasters (veja sua localização aqui), com uma localização extraordinária na encosta da montanha, muito perto de Andorra la Vella.
  • Cicloturismo e BTT. Andorra está muito bem preparada para receber os apaixonados pelo cicloturismo e por BTT, com espetaculares circuitos no alto das montanhas.

Mais informações sobre Andorra

o que fazer em Andorra

Para saber mais sobre Andorra, veja nosso índice de informações sobre Andorra.

Alguma dúvida ou consulta?

Respondemos todas as consultas sobre Andorra, inclusive as dúvidas sobre o que fazer em Andorra, aqui. Deixe sua dúvida na caixa de comentários, tentaremos responder assim que possível.

Rolar para cima