Menu

Palau Baró de Quadras

Palau Baró de Quadras, Barcelona
Fachada da Avenida Diagonal

Entre 1902 e 1903, o arquiteto modernista Puig i Cadafalch trabalhou na reforma de um bloco de apartamentos, na rua Rosselló, atendendo uma solicitação do Baró de Quadras. O arquiteto transformou completamente o prédio, acrescentando uma característica muito singular: fachadas voltadas para duas ruas diferentes.

Palau Baró de Quadras, Barcelona
Fachada do Carrer Rosselló

Uma das fachadas, voltada para a avenida Diagonal, é um autêntico palácio neogótico, no estilo tão característico de Puig i Cadafalch.

Palau Baró de Quadras, Barcelona

Palau Baró de Quadras, Barcelona

Essa fachada está repleta de esculturas de personagens medievais, muitos motivos vegetais e heráldicos.

Palau Baró de Quadras, Barcelona

Palau Baró de Quadras, Barcelona

A outra fachada, que está voltada para o carrer Rosselló, tem as características de um bloco de apartamentos modernista, com alguns traços típicos da secessão vienense (movimento liderado por Gustav Klimt que buscava a ruptura com a tradição acadêmica dessa parte da Europa).

Palau Baró de Quadras, Barcelona

O interior, também modernista, mistura estilos que vão do neogótico ao neoarabesco.

Palau Baró de Quadras, Barcelona

A porta da fachada da avenida Diagonal exibe um maravilhoso trabalho em forja e vidro, obra de Manuel Ballarín.

Palau Baró de Quadras, Barcelona

Os mosaicos romanos e outros detalhes ajudam a dar um certo sabor oriental à obra.

Visita

O Palau Baró de Quadras foi até julho de 2013 a sede da Casa Asia, uma institução pública que foi criada em 2001 para promover as relações culturais e econômicas com a Ásia. O Palau é hoje a sede do Institut Ramon Llull.

O Palau abriu para visitação em 2016. A página web do Palau contém muitas informações de interesse. Em ela podem ser consultadas todas as informações relacionadas à visita.

A visita é guiada, com uma duração de 60 minutos.

Ingressos

ingresso

A Visit Barcelona Tickets é a loja oficial de turismo da cidade de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Saiba mais sobre ela aqui. Na Visit Barcelona Tickets você compra seus ingressos para o Palau Baró de Quadras aqui.

Como chegar

O Palau Baró de Quadras encontra-se no número 373 da avenida Diagonal, próximo da parte superior do Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Diagonal nas linhas 3 (verde) e 5 (azul).

Dica do passaporte BCN

É fácil dar uma passada rápida para conhecer o Palau Baró de Quadras em qualquer roteiro entre o bairro de Gràcia e o Eixample.

Não muito longe do Palau Baró de Quadras encontram-se outras casas modernistas muito interessantes, incluindo a Casa Comalat, La Pedrera (Casa Milá), a Casa Fuster, a Casa Serra e a Casa Terrades (Casa de les Punxes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima