Parc de la Ciutadella

Parc de la Ciutadella, Barcelona

O Parc de la Ciutadella (parque da cidadela), no coração da cidade, é um dos parques mais importantes de Barcelona.

Parc de la Ciutadella, Barcelona

É também o parque mais antigo. Foi construído para a Exposição Universal de 1888, utilizando uma área antes ocupada pela antiga fortaleza da cidade, a Ciutadella. O projeto está inspirado em jardins europeus da Inglaterra, França e Italia. Da mesma época é também o vizinho Mercat del Born.

Parc de la Ciutadella, BarcelonaParc de la Ciutadella, Barcelona
Parc de la Ciutadella, BarcelonaParc de la Ciutadella, Barcelona

Vários prédios, construídos especificamente para a Exposição de 1888, ainda podem ser vistos no parque.

A fonte monumental e o lago

Parc de la Ciutadella, Barcelona

Um dos lugares mais bonitos do parque é o pequeno lago e sua fonte monumental. Nesse monumento trabalharam os melhores escultores da época, no qual o conjunto escultórico do El carro de l’Aurora destaca-se de forma resplandecente (literalmente!), na parte alta do monumento. O então jovem Antoni Gaudí colaborou em alguns elementos do desenho da cascata.

Parc de la Ciutadella, Barcelona

Suba pelas escadas laterais da fonte para admirar a obra mais de perto.

Parc de la Ciutadella, BarcelonaParc de la Ciutadella, Barcelona
Parc de la Ciutadella, BarcelonaParc de la Ciutadella, Barcelona

Castell dels Tres Dragons

Parc de la Ciutadella, Barcelona

O Castell dels Tres Dragons (castelo dos três dragões) foi construído para ser o restaurante da Exposição Universal. É obra do arquiteto modernista Lluís Domènech i Montaner.

Parc de la Ciutadella, Barcelona

O modernismo ainda não tinha despontado e o castelo segue o estilo neogótico. No entanto, já é possível observar soluções arquitetônicas inovadoras, que anunciavam o novo estilo, como o uso do ferro e o tijolo à vista.

O castelo está fechado à visitação.

Umbracle e Hivernacle

Parc de la Ciutadella, Barcelona
Parc de la Ciutadella, Barcelona

O Umbracle e o Hivernacle são duas estufas instaladas no parque. A segunda foi construída utilizando ferro e vidro, imitando o Crystal Palace de Londres.

Parc de la Ciutadella, Barcelona
Parc de la Ciutadella, Barcelona

As estátuas do parque

Parc de la Ciutadella, Barcelona

O parque está repleto de estátuas e esculturas capazes de surpreendem seus visitantes.

Parc de la Ciutadella, Barcelona

Parc de la Ciutadella, BarcelonaParc de la Ciutadella, Barcelona

No passaporte BCN, elaboramos textos para as obras de arte mais importantes, que podem ser vistas dentro do parque ou nos arredores:

O zoológico de Barcelona

Zoo de Barcelona

O zoológico de Barcelona ocupa uma grande área em um extremo do parque. Veja mais informações no texto Zoo de Barcelona.

O parlamento da Catalunha

Parlament de Catalunya, Parc de la Ciutadella, Barcelona

A sede do parlamento da Catalunha encontra-se no lugar ocupado anteriormente pelo arsenal militar da Ciutadella. Veja mais informações no texto Parlament de Catalunya.

Mapa do parque


Ver Parc de la Ciutadella em um mapa maior

Visita

O parque pode ser visitado todos os dias do ano. Abre sempre às 10:00h. Em dezembro, janeiro e fevereiro, fecha às 18:00h; em março e novembro, fecha às 19:00h; em abril e outubro, fecha às 20:00h; de maio até setembro, fecha às 21:00h.

O ingresso é gratuito.

Como chegar

O Parque de la Ciutadella fica em um extremo da Ciutat Vella de Barcelona. Veja aqui a localização no mapa. As estações de metrô mais próximas são a Arc de Triomf na linha 1 (vermelha) e a Ciutadella / Vila Olímpica na linha 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

O Parc de la Ciutadella de Barcelona é um lugar muito legal para passear em um dia com tempo bom. Pode combinar a visita ao parque com um roteiro pelo vizinho bairro de El Born.

27 pensamentos sobre “Parc de la Ciutadella”

  1. A Fonte Monumental é de babar. Esplendida e gigantesca! Pra mim, é uma das coisas mais belas da cidade. É a Fontana di Trevi de Barcelona. Espetacular!

    1. Tony

      João, a fonte é muito linda mesmo, é nosso cantinho predileto do parque. Já com os dragões funcionando, vira um espetáculo ainda maior. Abraço.

  2. Tony, estou com uma viajem marcada para novembro e gostaria de saber o melhor horário para visitar o Parc e aproximadamente qual o tempo gasto com a visita.

    1. Tony

      Prezada Dilceia, qualquer horário durante o dia, enquanto houver luz, é bom para visitar o parque. Já o tempo que você vai ficar nele dependerá muito da sua forma de viajar e percorrer os lugares. Dá para ver o parque em aproximadamente uma hora, dá para ficar por lá por mais tempo, sempre dependendo do seu ritmo e interesses. Abraço.

    1. Tony

      O parque tem algum playground pequeno para crianças, além de outros divertimentos, como um mamute gigante. O Parc de Montjuïc também é divertido, contando com vários escorregadores gigantes.

    1. Tony

      Prezado Rogério, no momento está fechado ao público em geral, contendo vários escritórios de pesquisa científica do Museu das Ciências de Barcelona. Abraço.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Isadora, pegue o ônibus H16, no ponto que fica na entrada da rua Portal de l’Àngel, e desça no ponto Pg. LLuís Companys – Jutjats, muito próximo de uma das entradas do parque. Abraço.

  3. Muito Obrigada! Vou ao aquario Aquárium no Domingo e a tarde vou ao parque Guell. Acha que dá tempo? Vou marcar o aquario de manha.
    Na hora de comprar os ingressos no site eu coloquei para 2 pessoas só que só tinha lugar para pôr um nome. Como faço? compro um de cada vez?

  4. Bom dia, saindo da Sagrada familia como faço para chegar ao o parque Ciutadella?Eu já vou estar no parque e vou para o zoologico, pega a L4 amarela, certo? Como vi no outro post

  5. Boa tarde Tony,

    Gostaria de muito de agradecer a vc e ao excelente trabalho que presta a todos que querem visitar Barcelona, sem dúvida nenhuma o seu site é o mais completo e melhor sobre o assunto. Parabéns!!! Deus te abençoe!!!
    Fiz minha terceira viagem a Barcelona (já estou com saudades e preparando a próxima) fui no final de novembro e início de dezembro de 2017, esse parque é fantástico, uma pena que estava muito frio, mas Barcelona até no frio tem sua beleza. Aproveitando para alertar os turistas que visitam o parque, que dentro do parque tem algumas pessoas com um balde e um coco descascado na mão, eles ficam querendo ajudar as pessoas a tirar foto e tudo mais e dp colocam aqueles cocos descascados na sua mão, aí dp vem a cobrança. Fiquem espertos para evitar que eles estraguem o seu dia nesse parque maravilhoso. Abs, Junior.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Bom dia Junior, e feliz 2018. Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Malandro que não falta nas ruas de Barcelona, como acontece em quase todas as grandes capitais da Europa. É bom ficar sempre esperto mesmo. Abraço!

  6. Eu de novo, Tony!
    Será que dá tempo de passar no Parc da Ciutadela depois de ir à Sagrada Familia, Hospital Sant Pau e Parc Guell? Ou é melhor ir ver a parte da Orla/Barceloneta?

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo. São muitas combinações de roteiros para um único dia. Escolha unicamente combinar dois roteiros. Abraço.

  7. Adriana Valéta

    Boa Noite Tony!

    Gostaria de saber se mesmo nos estacionamentos nos sub-solos com câmeras de monitoramento, como a rede saba, empark…, é arriscado deixar as malas dentro do carro?

    Grata,

    Adriana Valeta

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *