Parc Diagonal Mar

Parque Diagonal Mar, Barcelona

O Parc Diagonal Mar está situado em uma zona completamente reabilitada e que deu origem a uma face contemporânea de Barcelona. A revitalização dessa área da cidade antecipou o Forum de las Culturas, que teve lugar nessa região, em 2004. O parque foi projetado pelos arquitetos Enric Mirailles e Benedetta Tagliabue e inaugurado em 2002.

No espaço que era ocupado por uma indústria metalúrgica de materiais para construção nasce um parque público com proposta sustentável.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

Ao redor do parque estão vários prédios de apartamentos de alto padrão.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

O parque abriga sete espaços temáticos distintos, unidos conceitualmente pela água. Há um lago, uma zona de jogos infantis, outra com escorregadores que aproveitam a topografia do parque, uma passarela sobre o lago, um caminho que segue pelo parque até o mar, além de uma linda praça.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

A sustenibilidade é um conceito central no design, com aproveitamento da água da chuva para criar diversos ambientes. Por isso, foram plantadas espécies vegetais nativas da cidade ou bem aclimatadas, como o belo exemplar de drago, árvore típica das ilhas Canárias. Existem muitas placas espalhadas pelo parque com informação sobre as árvores e plantas.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

Parte da irrigação, que utiliza águas pluviais, é feita através de estruturas de aço com grandes vasos pendurados.

Parque Diagonal Mar, Barcelona
Parque Diagonal Mar, Barcelona

Através das formas orgânicas e da inconfundível marca de Gaudí, dada pela utilização do trencadís, fragmentos de cerâmica com funções decorativas, esses imensos vasos são uma referência clara a obra do grande mestre catalão.

Parque Diagonal Mar, Barcelona
Parque Diagonal Mar, Barcelona

Os sinuosos e anatômicos bancos de concreto também chamam a atenção.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

Em uma pequena colina, dentro do parque, estão vários escorregadores que fazem a alegria das crianças.

Parque Diagonal Mar, Barcelona

As várias áreas do parque estão principalmente entre as ruas Llull, Josep Pla y Taulat.

Visita

O parque abre às 10:00h e tem diferentes horários para fechar, dependendo da época do ano, variando entre 19:00h e 21:00h.

Como chegar

O Parc Diagonal Mar está no bairro de Diagonal Mar i Front Marítim del Poblenou, dentro do distrito de Sant Martí. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Selva de Mar na linha 4 (amarela).

Dica do passaporte BCN

O Parc Diagonal Mar não é uma prioridade para quem visita Barcelona pela primeira vez e não dispõe de muito tempo. Porém, se você for ficar mais tempo em Barcelona ou quiser conhecer uma parte nova da cidade, vale a pena se deslocar até o parque. Uma ideia para um lindo dia de primavera ou outono é pegar o metrô ou o tram até o Parc Diagonal Mar, percorrer a região do Parc del Fòrum e voltar até a La Barceloneta, no centro de Barcelona. A caminhada pelo passeio marítimo percorre todas as praias da cidade. É um passeio de menos de 5 kilómetros com muitos pontos interessantes no caminho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *