Menu

Passeig de Gràcia

Passeig de Gràcia, Barcelona

O Passeig de Gràcia (passeio de Gràcia) poderia ser definido como o salão nobre de Barcelona, seus Campos Elísios. É uma grande avenida que começa na Plaça de Catalunya e termina no bairro de Gràcia.

Passeig de Gràcia, Barcelona

O Passeig de Gràcia encontra-se no bairro da Dreta de l’Eixample (direita do “Eixample”). Quando o Eixample foi projetado, as familías mais ricas da burguesia catalã começaram a construir suas casas aqui, competindo entre si para ver quem tinha a casa mais espetacular.

Passeig de Gràcia, Barcelona

No Passeig de Gràcia e ruas próximas é possível ver a maioria das casas de famosos arquitetos modernistas, entre eles Antoni Gaudí, Puig i Cadafalch e Domènech i Montaner.

Passeig de Gràcia, Barcelona

As elegantes luminárias que enfeitam o passeio são do artista modernista Pere Falqués. São muito originais, pois tanto servem para iluminação como para um descanso em seus bancos.

Passeig de Gràcia, Barcelona

No final do século XIX, quando foram instaladas, sofreram muitas críticas e ridicularização por parte da sociedade da época. Hoje são um bonito símbolo do passeio.

Passeig de Gràcia, Barcelona

O Passeig de Gràcia exibe espetaculares construções, que abrigam, em anos recentes e cada vez mais, lojas de grifes e marcas de luxo. Também sobrevivem algumas lojas muito tradicionais.

Passeig de Gràcia, Barcelona
Passeig de Gràcia, Barcelona

Vários ícones da hotelaria de luxo também tem seu endereço no passeio.

Passeig de Gràcia, Barcelona

No entanto, o destaque mais deslumbrante fica por conta das já mencionadas casas modernistas. Com um brilho todo especial estão duas joias de Antoni Gaudí, La Pedrera (Casa Milá) e a Casa Batlló, uma casa de Puig i Cadafalch, a Casa Amatller, e uma casa de Domènech i Montaner, a Casa Lleó Morera.

Passeig de Gràcia, Barcelona
Passeig de Gràcia, Barcelona
Passeig de Gràcia, Barcelona
Passeig de Gràcia, Barcelona

Junto com as casas modernistas mais famosas, no Passeig de Gràcia convivem outros exemplos lindíssimos do modernismo de Barcelona.

Passeig de Gràcia, Barcelona
Passeig de Gràcia, Barcelona

Como chegar

É muito fácil chegar no Passeig de Gràcia. Veja aqui a localização no mapa. Três estações do metrô te levam até o passeio: a Diagonal, na parte alta do passeio, a Passeig de Gràcia, na parte média e a Catalunya na parte inferior.

Dica do passaporte BCN

O Passeig de Gràcia é um espaço muito agradável para ser percorrido a pé. Recomendamos que você percorra o passeio durante o dia e, se possível, à noite também. São duas formas diferentes de observar o passeio e se deslumbrar com as casas modernistas iluminadas pelo sol ou com iluminação artificial. Difícil saber quando estão mais bonitas.

13 comentários em “Passeig de Gràcia”

    1. Tony

      Prezado Edson. Para que a informação disponível no passaporte BCN seja fácil de consultar, pedimos a colaboração de todos nossos leitores para que deixem suas dúvidas em textos relacionados com elas. Aqui respondemos a consultas relacionadas com o Passeig de Gràcia. Acreditamos que a resposta à sua consulta esteja aqui: bate-voltas. Se tiver qualquer outra dúvida sobre o assunto, por favor utilize o texto que acabamos de mencionar. Obrigado.

  1. Avatar

    Tony, pode-se dizer que o passeig de gracia é a melhor localização para quem quer ficar hospedado no meio da cidade com boas opções de locomoção ? Estou para acertar minha hospedagem e tenho essa dúvida. Obrigado e parabéns pelo blog.

    1. Tony

      Prezado Wagner, há várias localizações ótimas para se hospedar em Barcelona, dependendo dos seus interesses, e o Passeig de Gràcia está certamente entre as melhores. Caso você não tenha visto, publicamos um texto com indicações de hospedagem no distrito do Eixample, onde encontra-se o Passeig de Gràcia. Também temos uma consultoria personalizada sobre hospedagem, caso você precisar de alguma ajuda. Abraço.

  2. Avatar

    Olá Tony! Primeiramente gostaria de dizer que seu blog é excelente, tem me ajudado muito na organização da viagem! Gostaria de saber qual o horário de funcionamento do comércio em Barcelona e se há abertura aos domingos, principalmente no Passeig de Gràcia. Obrigada!

    1. Tony

      Prezada Carolina, não existe um horário rígido de funcionamento do comércio. As lojas costumam abrir por volta das 10 da manhã e fechar entre 8 e 9 horas da noite. As lojas menores fecham por algumas horas durante o dia (entre as 14h e 17h, em geral), as lojas de rede ficam abertas o dia todo. No domingo só abre o comércio de menor tamanho nas zonas turísticas da cidade, e o shopping Maremagnum. As lojas do Passeig de Gràcia ficam fechadas. Não esqueça de dar uma olhada no menu compras do site, com muitos textos de interesse. Abraço.

  3. Pingback: Os lugares de Isla – Editora Intrínseca

  4. Avatar

    Caro Tony parabéns pelo Blog e muito obrigado pelas informações muito úteis. Viajarei a Barcelona depois do natal e retornarei após o Reveillon, Estarei com minha esposa e gostamos muito de caminhar pelas cidades. Gostamos de usar o transporte público, mas achamos que caminhando as conhecemos melhor. Depois de ler muito as suas sugestões de hospedagem decidimos por ficar no Eixample. Nossa dúvida está em qual hotel escolher entre o Olivia Balmes e o Hotel Catalonia Passei de Gracia. Tendemos ao Hotel Catalonia devido a localização, nos pareceu que podemos ir caminhando para o Bairro Gótico e outras atrações da cidade antiga. Mas o Olivia Balmes é mais bem avaliado no Trip Advisor, tem um parecer do seu blog que nos deixa seguro, além de ter um quarto mais espaçoso. Portanto, não está fácil decidir. Você pode nos dá a sua opinião por favor.

  5. Avatar

    Boa noite Tony,
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar pelo maravilhoso site. Estou indo para Barcelona mês que vem e estou amando todos os roteiros. Ficarei um dia e meio antes de embarcar em um cruzeiro num hotel próximo da La Pedrera e farei este roteiro. Depois que completa-lo, ficaria muito puxado fazer o roteiro Las Ramblas? Ou você tem outra sugestão?
    Na volta do Cruzeiro ficarei mais quatro dias e ficarei no Bairro El Born e aí farei os outros roteiros. Todos os seus roteiros estão muito detalhados. Parabens MAIS uma vez.

    1. Tony

      Bom dia, Flavia. Seja bem-vinda ao passaporte BCN. Imaginamos que você já tenha visto os textos como chegar no porto de Barcelona e como é o embarque e o desembarque de um cruzeiro no porto de Barcelona. Não ficou claro para a gente qual seria “este roteiro” que você menciona acima. Se você quiser ajuda com a programação da sua estadia em Barcelona, o melhor lugar para deixar sua consulta seria o texto 5 dias ou mais em Barcelona, onde vai ser mais fácil ajudar você. Abraço.

  6. Avatar

    Olá Tony, ficarei na carrer Libertad en Gracia, você recomendaria alguns bons lugares para comer por lá? Estarei com minha filhota de 7 anos.

    1. Tony

      Olá Pedro, é muito importante que você entenda que Gràcia é uma região de Barcelona, e o Passeig de Gràcia (assunto do presente texto) é outra região diferente. Pode ver no texto restaurantes testados nossas dicas de comidas, incluindo um mapa com a localização. Um dos nossos restaurantes prediletos de Barcelona, o restaurante Goliard, fica muito próximo da rua Llibertat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima