passeio visitando a Colònia Güell e Montserrat

montserrat

Premium Montserrat é o nome de um passeio de ônibus, com duração de quase um dia, que visita a Colònia Güell, a Cripta da Colònia (obra de Gaudí) e Montserrat.

Colònia Güell, Barcelona

É um passeio oferecido pelo Catalunya Bus Turístic (clique no link para saber mais sobre ele) e conta com acompanhamento de guia (catalão, espanhol e inglês).

Fomos testar o passeio para compartilhar com você como foi nossa experiência. Se você quiser saber mais sobre cada um dos destinos visitados no passeio, leia nossos extensos textos dedicados à Colònia Güell, à Cripta da Colònia e a Montserrat.

Saída de Barcelona

Catalunya Bus Turistic

O ponto inicial do passeio é a Plaça de Catalunya, bem em frente ao El Corte Inglés, e ao lado do ponto final do Aerobús, o ônibus do aeroporto. O passeio sai às 8:30h e a indicação é que você esteja no ponto inicial 20 minutos antes do horário de partida. Dependendo do dia da semana, você pode encontrar mais de um ônibus do Catalunya Bus Turístic estacionados um atràs do outro. Cada ônibus realiza um passeio diferente. É fácil saber qual é o seu, pois o nome de cada um deles aparece indicado na parte frontal do ônibus.

Subindo no ônibus, o guia do passeio vai conferir sua passagem. No caso do passeio Premium Montserrat, não indicamos a compra de um audioguia, sendo que não vai ser necessário durante a maior parte da viagem. O guia acompanha o grupo e vai oferecendo explicações durante o passeio pela Colònia Güell, primeiro, e por Montserrat, mais tarde.

de Barcelona à Colònia Güell

A Colònia Güell não fica longe de Barcelona, e o guia aproveita a viagem para apresentar a excursão, explicar o que vai ser feito durante o dia e oferecer várias informações sobre Barcelona, a Catalunha e a região que vai ser visitada.

Logo após uma curta viagem de ônibus, de menos de meia hora, chega o momento da primeira visita do dia, a Colònia Güell.

Colònia Güell

colonia guell

A Colònia Güell poderia ser definida como um experimento de organização sócio-laboral, que teve como responsável Eusebi Güell, um rico empressário do ramo têxtil e que foi o grande mecenas de Antoni Gaudí.

A rápida visita à colònia conta com três partes diferentes. Logo após a chegada, a visita se inicia percorrendo algumas ruas da colônia a caminho do principal destaque dessa visita, a a espetacular cripta/igreja obra de Antoni Gaudí, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

cripta de la Colònia Güell

Antes de entrar na igreja, é explicada a importância da cripta, que para Antoni Gaudí foi um ensaio com formas e elementos estruturais e que mais tarde seriam empregados no projeto e construção da Sagrada Família.

cripta de la Colònia Güell

As explicações continuam no terraço que há no teto da cripta, com vistas da Colònia Güell.

cripta de la Colònia Güell

Finalizadas as explicações no alto da igreja, a entrada no seu espetacular interior acontece pela área destinada ao coro, continuando a seguir pela parte inferior da cripta, descobrindo novos detalhes do trabalho de Gaudí.

cripta de la Colònia Güell
cripta de la Colònia Güell

A segunda parte da visita à Colònia Güell é um passeio pelas ruas da cidadezinha, conhecendo sua história, as razões pelas quais foi construída e como estava organizada.

cripta de la Colònia Güell

A visita segue até a pracinha central da colônia, onde há uma estátua dedicada ao mecenas Eusebi Güell.

Colònia Güell, Barcelona

A parte final da visita leva até o Centro de Interpretación de la Colònia Güell, que fica no prédio onde funcionava a cooperativa de consumo da Colònia.

cripta de la Colònia Güell

No Centro, os visitantes são convidados a degustar uma taça de cava, o tradicional espumante catalão. O tempo de permanência no centro de interpretação é curto, e por isso é importante prestar atenção para não deixar de visitar o andar superior do centro.

No total, a visita à Colònia Güell tem uma duração aproximada de uma hora e meia.

da Colònia Güell a Montserrat

A viagem de ônibus da Colònia Güell até o pé da montanha de Montserrat demora aproximadamente meia hora. A parte final da estrada é muito bonita, permitindo contemplar a grandiosidade da montanha mágica.

Cremallera de Montserrat

A subida até Montserrat é realizada no Cremallera de Montserrat, operado pela FGC, os trens da Catalunha. A passagem do trem-cremalheira está incluída no passeio e o ônibus deixa os passageiros na estação do cremalheira, sempre acompanhados pelo guia.

Cremallera de Montserrat

O trem cremalheira sobe pela encosta da montanha e tem um percurso de 15 minutos, com lindas vistas de Montserrat. O cremalheira usa trens muito modernos com grandes janelas que facilitam a contemplação da paissagem. Dica: sente do lado esquerdo do trem na subida para ter as melhores vistas.

Na subida, o trem faz uma parada rápida na estação de Monistrol Vila.

Montserrat

Monasterio de Montserrat

A visita a Montserrat é divida em quatro partes diferentes:

  • introdução e tempo livre (visita ao espaço Audiovisual).
  • canto da Escolania.
  • visita à Escolania.
  • tempo livre até a saída do ônibus de volta para Barcelona.

Apesar da programação apresentada, você é livre de organizar seu tempo em Montserrat do jeito que você preferir, o único horário que deve ser cumprido é estar no ônibus às 15:45h, horário marcado para retornar a Barcelona (por favor, confirme este e todos os horários mencionados no texto com seu guia, pois eles podem mudar).

Logo depois de chegar no mosteiro, o guia vai reunir os visitantes e oferecer uma explicação sobre o lugar, antes de entrar no mosteiro. Finalizada a explicação, os visitantes contam com aproximadamente 45 minutos a 1 hora até a apresentação da Escolania de Montserrat, que canta no templo às 13 h.

audiovisual, Montserrat

Nesse período de tempo é possível visitar o espaço audiovisual do mosteiro, um lugar muito interessante, onde são apresentadas informações sobre a montanha, o mosteiro e o santuário.

audiovisual, Montserrat

É um lugar muito indicado para quem quiser saber mais sobre a geologia da região, sobre a história da presença humana na montanha e sobre como é a vida no mosteiro. O ingresso está incluído no passeio.

La Moreneta, Basílica de Montserrat

Às 13:00h a maioria dos visitantes se dirige à basílica, onde a Escolania de Montserrat entoa o Salve e o Virolai, um hino dedicado a Virgem de Montserrat, que é um símbolo espiritual e patriótico da Catalunha. Nos dias de grande afluência de visitantes a Montserrat, pode ser muito difícil conseguir entrar na basílica para ouvir a Escolania. Por isso o guia vai indicar que você tente entrar na igreja com um mínimo de quinze minutos antes da apresentação (e mesmo com essa antecedência pode não ser suficiente!).

Finalizada a apresentação da Escolania, começa uma visita exclusiva de 45 minutos à Escolania propriamente dita, visita que também está incluída no preço do passeio. Se você preferir explorar outros espaços, pode não fazer a visita.

escolania de montserrat
escolania de montserrat

A Escolania de Montserrat é um dos coros mais antigos da Europa, formado só por vozes de meninos. A existência desse coro data do século XIV! Durante a visita, você vai conhecer como é a vida e a rotina dos jovens cantores, vai visitar as classes nas quais recebem sua formação em diferentes áreas do conhecimento, e também os espaços dedicados ao aprendizado musical. Vai conhecer a biblioteca, a capela e até um grande salão onde os meninos descansam.

escolania de montserrat
escolania de montserrat

A visita, na companhia de um guia local, oferece a rara oportunidade de conhecer por dentro como funciona um estabelecimento de ensino tão tradicional.

escolania de montserrat

Agora, se o tempo estiver lindo e você quiser dedicar os 45 minutos da visita à Escolania para percorrer outras partes de Montserrat, sinta-se à vontade para fazer isso.

Entre às 14 horas, quando finaliza a visita à Escolania, e às 15:45, quando é preciso estar de volta no ônibus, você conta com tempo livre para ir onde você quiser. Entre as diferentes atividades destacamos.

1. Visita à “Moreneta”

La Moreneta, Basílica de Montserrat

Na parte posterior do altar, no alto, encontra-se a imagem da Virgem de Montserrat, uma belíssima peça talhada no século XII. Pela cor escura da sua pele é conhecida como “La Moreneta”. Junto com a Virgem de Núria, a Virgem de Montserrat é a santa de maior importância simbólica para os catalães.

O acesso à imagem da virgem é feito pela nave lateral direita da igreja. Partindo no pátio, localizado em frente da basílica, a entrada é feita pela porta da direita. Quando há muitos visitantes no mosteiro, formam-se longas e demoradas filas para chegar até a virgem.

2. Subida no Funicular de Sant Joan

funicular de Sant Joan, Montserrat

A espetacular subida no funicular de Sant Joan (preço não incluído no passeio) é um dos passeios imperdíveis em Montserrat. O funicular foi inaugurado em 1918 e liga o mosteiro com a ermita de Sant Joan.

funicular de Sant Joan, Montserrat

Na estação superior do funicular, as vistas do mosteiro e da montanha de Montserrat são fantásticas. As enormes rochas assumem diferentes formas, dependendo da sua imaginação.

3. Descida no Funicular de Santa Cova

funicular Santa Cova, Montserrat

O funicular Santa Cova, à esquerda na fotografia, desce até o local onde, de acordo com a lenda, a imagem da Virgem de Montserrat foi encontrada por pastores.

funicular Santa Cova, Montserrat

A partir da estação inferior, há um caminho muito bonito, que tarda uns 20 minutos de caminhada, até a Santa Cova. A igreja está apoiada na rocha em uma localização incrível. Ao longo do caminho, o visitante encontrará várias obras de arte religiosa espalhadas por ele.

Almoço

montserrat

Como a programação em Montserrat é muito apertada, a refeição não está incluída no passeio. Há um restaurante e duas lanchonetes onde é possível almoçar ou tomar um lanche.

Você também pode levar sua própria comida desde Barcelona e aproveitar para completar sua refeição com produtos típicos da região, que podem ser encontrados em umas barraquinhas, incluindo o tradicionalíssimo mató, um tipo de queijo fresco. Uma sobremesa bastante popular é o mel i mató, uma mistura deliciosa de queijo e mel. Existe uma área especial para picnic com lindas vistas da montanha.

de Montserrat a Barcelona

barcelona bus turistic

A volta de Montserrat é feita de ônibus, partindo do mosteiro (a descida não é feita no trem-cremalheira). O ônibus vai estar aguardando por você no estacionamento reservado para ele. A localização do estacionamento é muito fácil de achar e o guia explicará com detalhe como chegar nele.

A volta de Montserrat para Barcelona leva aproximadamente uma hora. Tempo para descansar, dar uma olhadinha nas fotos tiradas e lembrar dos lindos lugares visitados durante o dia. O ônibus deixa todos os passageiros de volta na Plaça de Catalunya em torno das 17:00h.

O que inclui e o que não inclui o passeio

O preço do passeio inclui:

  • transporte até todos os pontos visitados na excursão.
  • acompanhamento de guia.
  • na Colônia Güell: ingresso à Cripta da Colònia, visita guiada à colônia, ingresso ao Centro de Interpretação e taça de cava.
  • em Montserrat: subida em trem-cremalheira, visita ao Espaço Audiovisual e visita guiada à Escolania.

O passeio não inclui:

  • refeições e bebidas, fora as oferecidas na degustação, que são por sua conta.
  • bilhetes para os funiculares de Montserrat.
  • ingresso para o Museu de Montserrat.

como comprar o passeio

O passeio Montserrat Premium deve ser comprado antecipadamente. Pode ser comprado diretamente em Barcelona, nos escritórios de turismo da cidade.

passeio com desconto

O passeio também pode ser comprado online na Visit Barcelona Tickets, que é a loja oficial de turismo de Barcelona, parceira do passaporte BCN. Compre seu passeio online, com um desconto exclusivo, aqui.

a opinião do passaporte BCN

O passeio Premium Montserrat permite combinar dois destinos em um único dia, a Colònia Güell e Montserrat, que, apesar de não estarem distantes, não poderiam ser visitados por conta própria no mesmo dia. Sempre buscamos fazer tudo por conta própria, e nos textos Colònia Güell e Montserrat demos muitas dicas de como visitar a região para quem não quer fazer passeios organizados.

Apesar de gostarmos de viajar por conta própria, achamos bastante interessante a experiência do passeio Premium Montserrat. É ideal para quem gosta de passeios organizados, onde você é levado até todos os lugares sem ter que esquentar a cabeça com transporte, horários e demais ou para quem tem pouco tempo. Os guias são muito atentos e preparados, e estão sempre dispostos a atender as solicitações dos turistas. Os roteiros estão muito bem organizados, com um cálculo de tempos otimizado para ter um contato inicial rápido com cada destino.

Se você quer ir até Montserrat e quer acrescentar no seu passeio uma visita a uma obra de Gaudí, declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, o Premium Montserrat pode ser seu passeio.

—————————————————–
Os autores do passaporte BCN escolheram escrever sobre o passeio Premium Montserrat por saber que certamente seria um assunto de interesse para nossos leitores. Para realizar o passeio contamos com o apoio do Catalunya Bus Turístic. As opiniões, comentários, avaliações e fotografias publicadas aqui refletem nossa experiência pessoal e nosso compromisso com nossos leitores.

29 pensamentos sobre “passeio visitando a Colònia Güell e Montserrat”

  1. Estive em Barcelona com a namorada entre 17 e 23/11, e como gostamos de viajar por conta própria (experiências negativas no passado nos deixaram um pouco reticentes sobre a contratação de excursões), a opção de conhecer Montserrat através do Catalunya Bus Turístic não nos interessou em um primeiro momento. Todavia, considerando o conceito que temos do site Passaporte BCN (que foi fundamental para o planejamento de nossa viagem), resolvemos dar uma chance. Fizemos a contratação através do site do Passaporte BCN (com o desconto de 10%, pois o preço oferecido em folders nos hotéis é de € 70) quando já estávamos em Barcelona, com dois dias de antecedência (para 20/11). Não nos arrependemos, a descrição nesse post é fiel ao que é oferecido na excursão, além de possibilitar a visita em um único dia a dois lugares que dificilmente poderiam ser conhecidos desta forma por conta própria. O guia (que se chama Marc, se não estou enganado), foi extremamente atencioso, educado e profissional, dando de maneira muito clara todos os avisos necessários para que pudéssemos aproveitar melhor o passeio. Além disso, era uma verdadeira metralhadora de informações (dadas em inglês e espanhol) sobre os locais, curiosidades e fatos relevantes sobre Gaudí, Güell, Montserrat e etc. Os horários prometidos de saída e de chegada nas atrações foram quase que todos religiosamente cumpridos, com exceção da volta para Barcelona, mas que não foi culpa da empresa, pois o trânsito no final da tarde de sexta-feira estava muito pesado, então houve um atraso de quase 40 minutos no retorno para a Plaça de Catalunya – nada que tenha comprometido a excelência do passeio. Recomendo sem ressalvas, é uma ótima maneira de conhecer dois locais maravilhosos, e que fogem da agitação de Barcelona, que pode ser aproveitada nos demais dias da viagem.

    1. Tony

      Prezado Vladimir, agradecemos muito seu extenso e detalhado feedback. A gente também gosta de fazer tudo por conta, mas há casos nos quais uma excursão organizada não é uma alternativa ruim. É o caso aqui e também no passeio Girona/Museu Dalí. Gostamos muito dos passeios oferecidos pelo Catalunya Bus Turístic, com um padrão de serviço muito bom. Muito obrigado pela confiança demonstrada por vocês seguindo nossa indicação! Abraço.

  2. Olá Tony, tudo bem?

    Entro diariamente no teu site que tem me ajudado muito a montar o meu roteiro. Estou amando!!

    Gostaria de tirar uma dúvida contigo.
    Este passeio pela Colònia Güell é o mesmo que fazemos ao Parc Guell? PErgunto porque programei o Parc Guell no roteiro da Sagrada Família.

    Outra pergunta.é difícil chegar sozinha e caminhar em Monserrat ou você considera mais interessante fazer este roteiro com a operadora de turismo?

    Já agradeço tuas orientações e deixo um grande abraço,

    Denise

    1. Tony

      Prezada Denise, bem-vinda ao passaporteBCN! A Colònia Güell e o Park Güell são dois lugares diferentes e muito distantes. Entre nos links sobre cada um para saber mais. Não é dificíl chegar em Montserrat sozinha, e no alto do mosteiro a sinalização turística é ótima. Tudo vai depende der se você estiver acostumada a fazer as coisas por conta própria ou não. Indicamos o passeio de ônibus para quem quer conhecer a Colònia Güell e Montserrat no mesmo dia. No texto Montserrat você vai ver os diferentes passes de transporte que podem ser utilizados para chegar em Montserrat, além de muitas outras informações sobre o bate-volta. Aproveite as caixas de comentários do site para tirar suas dúvidas, estamos aqui para tentar ajudar. Abraço.

  3. Oi,Tony.
    Boa noite!
    Pretendo fazer esse passeio com o ônibus,por conta das pessoas idosas do grupo.
    Apenas uma dúvida:Comprar aqui no Brasil ou já em BCN. Chego dia 30/05 e fico até 03/06.
    Meu receio é quanto ao tempo e se comprar com antecedência e estiver chovendo no dia?
    Abraços!

    1. Tony

      Prezada Giovanna, pode deixar para comprar um pouco antes de sair do Brasil, quando você já pode ter uma ideia bem aproximada de como vai ser o tempo em Barcelona nos próximos dias. Os ingressos podem ser comprados já em Barcelona (para aproveitar o desconto, você precisará comprá-los pela internet). A compra antecipada dos ingressos para o passeio é obrigatórioa, nem que seja feita um dia antes. Abraço.

  4. Boa tarde
    Gostaria de saber se existe esse passeio com guia que também fale português. Somos 3 brasileiras e vamos pra Barcelona em outubro.
    Atenciosamente
    Elza

    1. Tony

      Prezada Elza, o passeio é unicamente oferecido nos idiomas catalão, espanhol e inglês. É muito fácil se virar na língua espanhola! Abraço.

  5. Prezado Tony,
    parabéns pelo MELHOR site de viagens que já conheci.
    Pretendo fazer o passeio de ônibus, em setembro, com duas idosas (que gostam de fazer tudo com calma). Como não me interessei pela visita à Escolania, mas acho que elas vão querer assistir à apresentação, pergunto:
    1) entre a chagada ao mosteiro e a apresentação daria tempo de almoçar e visitar o Espaço Audiovisual, para conhecer o local?
    2) quanto tempo devo dedicar ao espaço audiovisual?
    3) após a apresentação, acha que há tempo suficiente para visitar a Basílica, conhecer “La Moreneta”, subir o Funicular de SAN JOAN para apreciar a paisagem e descer no Funicular SANTA COVA até o local do aparecimento da imagem?
    Ou acha melhor abrir mão do espaço audiovisual e visitar Lá Moreneta antes da apresentação?

    o tempo após a apresentação

    1. Tony

      Prezada Rosangela, seja bem-vinda ao passaporte BCN. O passeio que visita Colònia Güell e Montserrat é perfeito para quem quer um aproveitamento máximo do seu tempo. Mas não indicaríamos para aquelas pessoas que estão querendo visitar Montserrat com calma, pegando os funiculares. Você vai ter tempo, no máximo, de pegar um funicular.
      1) daria tempo de visitar o audiovisual ou almoçar, as duas coisas só na maior correria.
      2) entre 30 minutos e 1 hora.
      3) não há tempo suficiente.
      No seu caso, o melhor seria ir até Montserrat por conta própria, comprando algum dos passes oferecidos para visitar o destino. Pode ver mais informações no texto Montserrat. Abraço.

      1. Obrigada pela resposta.
        Acho que visitarei por conta própria, então! Preferimos fazer menos passeios e aproveitar tudo com tranquilidade.
        Tenho uma pergunta sobre Montserrat, mas farei no local apropriado. Abraço.

  6. Boa noite, conheci o site através de pesquisa e acompanho quase que diariamente, mas como vou pela primeira vez, e será com meu filho de 9 anos, encontro algumas dificuldades para montar meu roteiro.
    Vocês conseguem me indicar um bom roteiro para pouquíssimos dias.
    Chego dia 14/04 a noite, preciso de um roteiro para dia 15 e 17. No dia 16 vou ao jogo do Barça, o que da pra fazer nesse mesmo dia.
    Desde já obrigado!

  7. Bom dia, Tony!

    Você diria que a experiência na Colònia Güell é essencial para quem vai a Barcelona pela primeira vez? Terei 5 dias completos na cidade e 2 desses dias serão dedicados a bate-voltas: Montserrat e Tossa de Mar.

    Sendo assim, estou em dúvida entre as seguintes opções:

    1) Fazer mesmo a excursão Colònia + Montserrat;
    2) Ir por conta própria a Montserrat e ficar até o fim do dia (quero fazer algumas trilhas curtas);
    3) Ir por conta própria a Montserrat, estar de volta a Barna pelas 14h ou 15h e emendar um roteiro curto nos arredores da Plaça de Catalunya.

    Qual das opções você sugeriria?

    Nota: gostei tanto do texto e das fotos sobre o Parc de Montjuic que acho que vale a pena dedicar um dia inteiro a eles, mesmo não tendo tantos dias assim na cidade.

    Obrigado mais uma vez e abraço!

    1. Tony

      Bom dia Thiago, resulta difícil definir o que é essencial e o que não é, sendo que o que para uma pessoa pode ser de interesse secundário, para outra pode ser imperdível. Se você não tiver um interesse muito grande na obra de Gaudí, pode abrir mão de visitar a Colònia Güell. Por isso, estamos achando que, no seu caso, o melhor seria fazer a opção 2. Visite Montserrat com calma. O Parc de Montjuïc é muito interessante mesmo e vale a pena dedicar suficiente tempo para percorrê-lo, especialmente em um dia com tempo bom. Abraço.

      1. De fato, não sou um “gaudimaníaco” e acho que Sagrada Família, Parc Güell e Casa Batlló já me serão suficientes para apreciar a obra desse grande arquiteto. Vou mesmo curtir a paisagem montanhosa de Montserrat, cuja arquitetura do mosteiro me lembra muito a basílica de Nossa Senhora Aparecida (outra semelhança entre os dois: a Nossa Senhora negra).

        Confidenciando meus planos: farei com minha esposa uma viagem pelo mundo em 90 dias, entre junho e setembro, que incluirá Madri no início (embora eu volte mais duas vezes de passagem por ser o hub europeu que utilizarei na entrada e na saída) e Barcelona no fim de agosto. Gostaria muito que os outros destinos tivessem páginas tão explicativas e atendimento tão solícito quanto essas suas. Agradeço de novo! Abraço!

      2. Tony

        Decisão perfeita, Thiago. Mesmo sendo um lugar muito interessante, pode abrir mão da Colònia Güell. Montserrat é fantástica e vale muito a pena conhecer. 90 dias de viagem, que maravilha! Aproveite as caixas de comentários tanto aqui como no Espanha Total para tirar todas suas dúvidas sobre Barcelona e Madri. Grande abraço.

  8. Adorei essa dica , já esta em nosso roteiro. Obrigada Tony, por todas as dicas.
    Não poderia montar um roteiro melhor, sem suas dicas .

  9. Tony, boa tarde!

    Vou pra barcleona em janeiro e reservei um dia todo pra Montserrat.

    É possivel usar esse passeio e visitar a Moreneta e os dois funiculares?

    Obrigado!

    1. Tony

      Rick, o passeio sobre o qual fala o texto acima visita a Colònia Güell e também Montserrat. O tempo é dividido entre os dois destinos. Na parte de Montserrat, você vai contar com tempo livre para visitar a Moreneta e os dois funiculares (os bilhetes não estão inclusos no passeio), apesar do tempo ser um pouco apertado para fazer as três coisas, especialmente se houver uma fila muito demorada para ver a Moreneta. Abraço.

  10. Oi, Tony, eu de novo. Minha mulher é designer e muito sensivel à Obra de Gaudi. Portanto, nosso bate-volta será Colonia/Montserrat, comprando os ingressos aqui mesmo em seu site. Perguntas: 1)poderemos dispensar o ônibus e voltar de trem, se obviamente vc achar que vale a pena pela paisagem, ausencia de tráfego na volta etc.?
    2) deixaremos La Moreneta para fazer percursos a pé; gostamos de piquenique e lá tem área pra isso. Entre as coisas da matalotagem poderíamos levar bebida alcóolica? E esses comes-e-bebes têm onde ser comprados em Montserrat?

    Obrigado.

    1. Tony | PASSAPORTE BCN
      Tony | PASSAPORTE BCN

      Olá de novo. Suas dúvidas:
      1) podem voltar de trem, mas não deixem de avisar o guia que acompanha o grupo. Vocês vão ter que comprar uma passagem para o trem cremalheira e uma segunda passagem para o trem até Barcelona. Na volta para Barcelona, o ônibus faz um percurso muito bonito pela parte de trás da montanha de Montjuïc.
      2) podem levar bebida alcoólica, sem problemas. Tem um mercadinho em Montserrat, mas vale mais a pena preparar o piquenique em Barcelona, vai sair bastante mais barato.
      Abraço.

      1. Tony, então o ônibus oferece essa linda paisagem contornando Montjuic? O trem não oferece uns landscapes bonitos tb? Em qualquer um dos dois, a dica é sentar-se no lado direito na volta, né?

      2. Tony | PASSAPORTE BCN
        Tony | PASSAPORTE BCN

        Luis, a linda paisagem na volta, de ônibus, é contornando Montserrat e não Montjuïc! Não há um lado certo para sentar, cada um oferece vistas diferentes. No caso da volta de ônibus, o lado esquerdo pode ser melhor durante alguns trechos. Abraço.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *