Menu

Pla de l’Os

Pla de l'Os, Joan Miró, Barcelona

É muito provável que inúmeras das milhares de pessoas que pisam (literalmente!) a obra Pla de l’Os, do gênio Joan Miró (1893-1983), nem tenham notado a sua existência.

Quando Miró aceitou o encargo do painel para o terminal 2 do aeroporto de Barcelona, decidiu que doaria três obras à cidade, destinadas a dar boas-vindas a todos que chegassem a ela por ar, mar e terra.

Miró projetou para Las Ramblas, a avenida mais movimentada de Barcelona, um grande mosaico em formato circular. A obra foi executada pelos ceramistas Llorens Artigas e Joan Gardy-Artigas, utilizando peças em cores vibrantes como azul, vermelho, amarelo, branco e preto, com as quais se reconhece facilmente a linguagem do artista. O mosaico está muito perto da rua onde Miró nasceu e que também é um emblemático ponto de Barcelona, próximo ao antigo portal de Santa Eulália.

Essa é a obra de Miró destinada a dar boas-vindas a todos que chegam a Barcelona por mar, apesar dos maiores agraciados serem os pedestres que circulam por Las Ramblas. A obra simboliza o cosmos e a simplicidade de formas resgata a pureza da infância.

Como chegar

Pla de l’Os está em Las Ramblas, bem perto do Mercat de la Boqueria. Veja aqui a localização no mapa. A estação de metrô mais próxima é a Liceu na linha 3 (verde).

Dica do passaporteBCN

Dona i Ocell, no Eixample, é a outra obra de Miró para dar boas-vindas a quem chega em Barcelona por terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima