Plaça de Catalunya

Plaça de Catalunya, Barcelona

Sem ser necessariamente a praça mais bonita ou a mais charmosa, a Plaça de Catalunya é provavelmente a mais importante de Barcelona.

Plaça de Catalunya, Barcelona

Plaça de Catalunya marca o coração da cidade e o ponto de encontro de Barcelona. É também o lugar onde se juntam a Ciutat Vella, a cidade antiga, com o Eixample, têm início Las Ramblas e o Passeig de Gràcia.

Plaça de Catalunya, Barcelona

Hoje a Plaça de Catalunya está rodeada por grandes estabelecimentos comerciais, incluindo lojas do El Corte Inglés, a FNAC e a principal Apple Store de Barcelona. Edifícios que já foram ocupados por elegantes hotéis, bares e teatros, no início do século XX.

Plaça de Catalunya, Barcelona

Na Plaça de Catalunya também está o principal escritório de turismo da cidade.

Plaça de Catalunya, Barcelona

É o ponto de partida e chegada do Aerobús, o ônibus do aeroporto.

Plaça de Catalunya, Barcelona

Além das fontes, a praça está ornamentada com várias esculturas. Para saber um pouco mais sobre elas, veja nosso texto sobre as estátuas de la Plaça Catalunya.

Como chegar

A Plaça de Catalunya está no coração da cidade. Veja aqui a localização no mapa. Pela estação de metrô Catalunya circulam as linhas 1 (vermelha), 3 (verde) e 7 (azul), além de várias linhas dos trens metropolitanos.

Dica do passaporte BCN

Plaça de Catalunya, Barcelona

Suba no La Plaça do El Corte Inglés, no último andar do prédio, para curtir uma vista muito bonita da Plaça de Catalunya, do Passeig de Gràcia e de boa parte de Barcelona.

20 comentários em “Plaça de Catalunya”

  1. Olá, primeiramente, muito obrigado pela excelente coletânea de informações, textos e fotos! Em todas as viagens que fiz utilizando consultas pela internet, e, diga-se de passagem, encontrei blogs muito bons, nunca havia me deparado com algo tão completo, profissional e ainda assim com um toque pessoal (sem aquele ar frio e comercial típico de agência). Enfim, parabéns!

    Gostaria, contudo, se possível, que me tirassem algumas dúvidas.

    Esclareço que meu plano inicial é seguir a sugestão de começar o dia com o passeio à Igreja Sagrada Família e à tarde seguir o roteiro Passeig de Gràcia com La Pedrera e a Casa Batlló. Para otimizar o tempo, visto que sairei nesse mesmo dia (que será o quarto e último na cidade) pela estação de trem Barcelona Sants, às 17h, pensei em deixar as malas, mais cedo pela manhã, na estação na Plaça de Catalunya (onde o segundo roteiro termina) de modo a evitar o retorno ao hotel (Ibis Barcelona Meridiana) só para pegar as bagagens.

    Assim, vocês saberiam dizer se a estação da Plaça Catalunia tem realmente guarda-volumes ou se o escritório de informações turísticas oferece o serviço?

    Outra dúvida, de acordo com o Google em cinco minutos vou de uma estação a outra usando o trem (Plaça Catalunia—>Sants). Eles apontam como opção pegar o trem no sentido Lhospitalet de Llobregat, descendo na seguinte (que seria a Sants). Todavia, pesquisando no site da Renfe por este trecho aparece a mensagem: “Para el trayecto de IDA no existe conexion directa o este tren no circula en la fecha solicitada.” Penso em não usar o táxi por receio de congestionamento, considerando o horário (lembrando que meu trem sai às 17h) e assim prejudicar o tempo que seria dedicado ao passeio. A outra alternativa que vi seria ir de metrô da Plaça Catalunia em direção à estação Sants pela linhas 1 ou 3. Enfim, qual seria o melhor trajeto em termos de custo/benefício?

    Mais uma vez obrigado pela atenção!

    Um forte abraço.

    1. Tony

      Prezado Bruno, muito obrigado pelos elogios. Sua programação para o dia é bem puxada, você vai pagar um ingresso caro para visitar a Sagrada Família, La Pedrera e Casa Batlló, mas vai ter que visitá-las às pressas. Veja que quando a gente foi para a Sagrada Família ficamos 3 horas (apesar de não sermos um exemplo muito representativo, gostamos de ver tudo com calma), no Hospital de Sant Pau 2 horas y meia, em La Pedrera 1 hora e meia e em Casa Batlló 1 hora e meia. Só queremos que você seja consciente da maratona que está programando. Sobre o assunto do guarda-volumes. Não há nada na estação da Plaça Catalunya (você vai ver que é uma estação bastante caótica) mas tem um serviço de guarda-volume prestado por uma empresa particular muito perto. É a Locker Barcelona. Para ir da Plaça Catalunya até Sants pegue o metrô, linha 3 (verde), no sentido Zona Universitària, descendo na Sants Estació. É uma viagem de 15 minutos. Táxi também é uma alternativa. Os congestionamentos em Barcelona são lights comparados com os das grandes cidades brasileiras. O horário do rush em Barcelona começa mais tarde, por volta das 20 horas. O táxi deve levar por volta de 10 minutos. Qualquer outra dúvida, estamos aqui para tentar ajudar. Um forte abraço para você também!

      1. Muito obrigado, Tony! Mais uma vez, excelente! Retorno ao Brasil somente no fim do próximo mês, mas pretendo depois voltar ao blog para compartilhar como foi a experiência a partir das tuas dicas, inclusive quanto ao guarda-volumes. Aliás, vi uma recomendação de vocês sobre outro blogz a respeito o aeroporto de Madrid, que já me ajudou no fechamento dos trajetos. Obrigado e um forte abraço, Bruno.

      2. Tony

        Bruno, adoraremos saber da sua experiência em Barcelona, com certeza. Ficamos felizes de que a informação do Espanha Total (que também é um site da nossa autoria) tenha sido útil para saber como sair do aeroporto de Madri. Uma ótima viagem para você!

      3. Tony…
        Nossa, lembra super explicação, estou meio temerosa quanto ao meu roteiro do dia 19 de setembro:
        Sagrada Família
        Hospital de San Paul
        Passeig de Gràcia
        Casa Batllò – Casa Amatler – Chocolate
        Casa Millà – La Pedreira
        Fica muito absurdo???
        Aproveitando, tem algum post ou dica sobre o festival La Merces?? Sem querer programei a viagem bem nessa época… é pra comemorar meu aniversário!!!
        Acho que percebeu que estou devorando cada página do seu blog, não? Obrigada!

  2. Olá!
    Estou planejado passar minhas próximas férias em BCN. Como vou viajar sozinha, estou pesquisando tudo e esse site me encantou! Obrigada e parabéns pelo capricho. Beijo grande.

    1. Tony

      Prezada Renata, seja bem-vinda ao passaporteBCN. Barcelona é um ótimo destino para quem viaja sozinho. Precisando de qualquer esclarecimento, aproveite as caixas de comentários do site para perguntar. Estamos por aqui para tentar ajudar. Abraço.

    2. Renata, pretendo fazer a viagem sozinha também! conte-me como foi sua experiência…se passou alguma dificuldade…aonde se hospedou (região da cidade)…Agradecida

      1. Tony

        Mayana, como já falamos para a Renata, se você tiver qualquer dúvida, aproveite para perguntar. Abraço.

  3. viajo em dezembro/16 e não conheço Barcelona, pretendo ficar 5 dias na cidade e depois irei a Madri.
    Estou propenso em me hospedar no H10 Montcada Hotel no bairro Gotic. Queria saber se a partir desse hotel eu tenho condição de conhecer vários lugares a pé. se a região é segura, etc.
    Caso tenha sugestão de hoteis melhores localizados, agradeço.
    abraços!!!
    grato
    Eduardo

    1. Tony

      Prezada Guaciara, é muito fácil, caminhe cinco minutos até o cruzamento da Gran Via com o Passeig de Gràcia para entrar na estação Passeig de Gràcia do metrô. Pegue a linha 2 (lilás) no sentido Badalona Pompeu Fabra, e desça na estação Sagrada Família, que fica bem do lado do templo. Abraço.

  4. Olá Tony e Cecília,
    Plaça Catalunya até Sagrada Família, é possível ir a pé para ir conhecendo? ou não vale a pena o tempo perdido?
    Antecipadamente agradeço,
    Lourdes

    1. Tony

      Prezada Lourdes, com tanta coisa para ver em Barcelona, não vale a pena perder o tempo caminhando da Plaça Catalunya até a Sagrada Família. Abraço.

  5. olá Tony, vou chegar de navio e me hospedar no hotel Rialto, vou pegar o ônibus azul que desce na praça da catalunya, minha duvida da pra ir a pe para o hotel?

  6. Boa Tarde!!

    Muito bom conhecer essa página de voces……realmente dão um show de informações e dicas; acho que é o melhor e mais completo ponto de informações que vi até agora…… Estive em Barça de passagem em 2016; no ano passado, estive aí por 04 dias; que valeram muito a pena; mas tem muita coisa ainda que quero “desbravar” nessa maravilhosa cidade; então estou voltando em setembro deste ano, e dai vou pegar um trem para Paris; Barça assim como Lisboa, é um excelente ponto de chegada e partida pra qualquer lugar da Europa;…
    Grande abraço e parabéns novamente…..Qqr hora conto algumas experiencias que tive por aí ……!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *